• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

Tela azul após ativar o D.O.C.P

The Elden Lord

Member
Registrado
Galera, bom dia. Após ativar o D.O.C.P na minha BIOS, e setar o preset para 3000mhz de frequência da memória RAM, meu pc ligava mas não durava nem 15 min que dava tela azul, e até mesmo em jogos dava crash.

Então eu coloquei o preset para 2933mhz que é o mais baixo após 3000, e até agora está estável, não deu tela azul e meus jogos estão rodando sem crash, com um pouco mais de performance.

Alguém sabe por que não funcionou em 3000mhz? e também, isso impossibilita eu de comprar um kit de memórias com 3200mhz??

OBS: Meu processador está batendo temperaturas muito altas, no cinebench passa do limite de 95°, e em jogos como valheim, chega a 85°

Placa-mãe: Asus Tuf Gaming b550m-plus
CPU: Ryzen 7 5700g
GPU: RTX 4070 Windforce OC 12G Gigabyte
CPU Fan: Cooler Box
Memória RAM: 2x 8GB Adata XPG Spectrix D80 3000mhz
Fonte: Cooler Master MWE White 650w
Discos: 1x SSD M.2 NVME 1TB, 1x HD Sata Seagate 2TB 7200RMP
Gabinete: Corsair Carbide Spec Alpha
Gabinete Fans: Os 3 que vem no gabinete


Sistema operacional: Windows 10
BIOS: Versão 3405
 
Alguém sabe por que não funcionou em 3000mhz?
Estão nos slots indicados pelo manual da placa mãe? Geralmente A2 e B2.

e também, isso impossibilita eu de comprar um kit de memórias com 3200mhz??
Não, desde que a ideia seja substituir as memórias atuais e não utilizar junto com elas, as mais lentas sempre limitarão as mais rápidas.

OBS: Meu processador está batendo temperaturas muito altas, no cinebench passa do limite de 95°, e em jogos como valheim, chega a 85°
Causas prováveis: Cooler box; Ineficiência na refrigeração do gabinete; Temperatura ambiente alta (ou tudo isso junto).

Se ocorre apenas em stress e a placa de vídeo estiver numa temperatura ok não vejo porque se preocupar num primeiro momento.
 
Estão nos slots indicados pelo manual da placa mãe? Geralmente A2 e B2.
R: Sim, ontem estava no A1 e B3, mas mudei pro A2 e B2. Queria saber qual o problema, pq a placa mãe suporta 3200mhz de boa, e até 4400mhz em overclock se não me engano, e com essa memoria nao to conseguindo 3000mhz direito
 
Galera, bom dia. Após ativar o D.O.C.P na minha BIOS, e setar o preset para 3000mhz de frequência da memória RAM, meu pc ligava mas não durava nem 15 min que dava tela azul, e até mesmo em jogos dava crash.

Então eu coloquei o preset para 2933mhz que é o mais baixo após 3000, e até agora está estável, não deu tela azul e meus jogos estão rodando sem crash, com um pouco mais de performance.

Alguém sabe por que não funcionou em 3000mhz? e também, isso impossibilita eu de comprar um kit de memórias com 3200mhz??

OBS: Meu processador está batendo temperaturas muito altas, no cinebench passa do limite de 95°, e em jogos como valheim, chega a 85°

Placa-mãe: Asus Tuf Gaming b550m-plus
CPU: Ryzen 7 5700g
GPU: RTX 4070 Windforce OC 12G Gigabyte
CPU Fan: Cooler Box
Memória RAM: 2x 8GB Adata XPG Spectrix D80 3000mhz
Fonte: Cooler Master MWE White 650w
Discos: 1x SSD M.2 NVME 1TB, 1x HD Sata Seagate 2TB 7200RMP
Gabinete: Corsair Carbide Spec Alpha
Gabinete Fans: Os 3 que vem no gabinete


Sistema operacional: Windows 10
BIOS: Versão 3405

Bom eu acho um Cooler Box para um Ryzen 7, principalmente da série 5000 muito sub dimensionado recomendo um water cooler de 240mm, resolveria seu problema de temperatura... Com relação as memorias, experimente ativar o DOCP a 3000Mhz com apenas uma delas, e veja se volta a dar tela azul.
Consegue dar uma olhada qual o código do erro do BSOD?
 
Bom eu acho um Cooler Box para um Ryzen 7, principalmente da série 5000 muito sub dimensionado recomendo um water cooler de 240mm, resolveria seu problema de temperatura... Com relação as memorias, experimente ativar o DOCP a 3000Mhz com apenas uma delas, e veja se volta a dar tela azul.
Consegue dar uma olhada qual o código do erro do BSOD?
A questão da temperatura é isso mesmo que vou fazer, um water cooler 240mm e um kit de 6 ventoinhas (meu gabinete atual só tem 3, e nem são tão fortes), além de trocar a pasta térmica para a que vai vim no próprio water cooler.

E sobre a memória, vou tentar esse single channel com 3000mhz e te aviso o resultado.

Sobre o código do erro, não tenho ele, caso ocorra novamente eu tiro uma foto no momento da tela azul, porém eu visitei o arquivo Log dessa tela azul e analisei ele com a ferramenta WinDbg, não sei se da pra extrair alguma informação disso, mas está aqui https://justpaste.it/dhuex
 
Alguém sabe por que não funcionou em 3000mhz? e também, isso impossibilita eu de comprar um kit de memórias com 3200mhz??
DOCP (Direct Over Clock Profile) é fazer overclock na RAM com perfil "pré-testado", portanto está sujeito a instabilidades. Se está funcionando bem a 2933MHz, não vejo muita vantagem em usá-las a 3000MHz. Talvez seja possível solucionar isso aumentando um pouco a tensão da memória (até 1.4V, de preferência) e VSoC (1.1~1.15V).

Quanto à temperatura do processador, recomendo desabilitar o PBO enquanto estiver com o cooler box (ou configurar o "Platform Thermal Limit" na temperatura que considere adequada).
 
Cara, eu tava com tela azul quase toda semana até o início do ano passado. O que resolveu foi atualizar a BIOS e reinstalar os drivers da AMD. 3000MHz com essa CPU é (deveria ser) de boas em stock no SOC.
 
Cara, eu tava com tela azul quase toda semana até o início do ano passado. O que resolveu foi atualizar a BIOS e reinstalar os drivers da AMD. 3000MHz com essa CPU é (deveria ser) de boas em stock no SOC.
atualizei para a mais recente esses dias, deveria ser de boa msm, mas *ACHO* que descobri o problema:

Aparentemente tenho dois pente de memória idênticos, a não ser pelo timing, uma é CL-16-18-18, e outra é CL 16-20-20. Uma eu comprei em uma loja física em um certo momento, e outra eu comprei na Kabum um bom tempo depois, achando que era a mesma, provavelmente essa memória passou por uma revisão e mudou essas coisas, tanto é que no código do produto, uma tem a letra "A" no final e outra não, porém essa informação ta muitissimo escondida nos fundos da caixa.

Minha solução foi, colocar em 3000mhz, deixar a tensão em 1.35v que é o recomendado para essa frequência, e mudar MANUALMENTE o timing para 16-16-20, assim a outra memória com o timing mais rápido pode acompanhar a mais lenta (não sei se o raciocínio é esse, mas foi oq resolveu)

Aqui a foto: https://prnt.sc/np6gOQfN00y8
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

DOCP (Direct Over Clock Profile) é fazer overclock na RAM com perfil "pré-testado", portanto está sujeito a instabilidades. Se está funcionando bem a 2933MHz, não vejo muita vantagem em usá-las a 3000MHz. Talvez seja possível solucionar isso aumentando um pouco a tensão da memória (até 1.4V, de preferência) e VSoC (1.1~1.15V).

Quanto à temperatura do processador, recomendo desabilitar o PBO enquanto estiver com o cooler box (ou configurar o "Platform Thermal Limit" na temperatura que considere adequada).
Fiz uma mudança no timing e até agora ta estável. Aparentemente tenho dois pente de memória idênticos, a não ser pelo timing, uma é CL-16-18-18, e outra é CL 16-20-20. Uma eu comprei em uma loja física em um certo momento, e outra eu comprei na Kabum um bom tempo depois, achando que era a mesma, provavelmente essa memória passou por uma revisão e mudou essas coisas, tanto é que no código do produto, uma tem a letra "A" no final e outra não, porém essa informação ta muitissimo escondida nos fundos da caixa.

Minha solução foi, colocar em 3000mhz, deixar a tensão em 1.35v que é o recomendado para essa frequência, e mudar MANUALMENTE o timing para 16-16-20, assim a outra memória com o timing mais rápido pode acompanhar a mais lenta (não sei se o raciocínio é esse, mas foi oq resolveu)

Aqui a foto: https://prnt.sc/np6gOQfN00y8
 
atualizei para a mais recente esses dias, deveria ser de boa msm, mas *ACHO* que descobri o problema:

Aparentemente tenho dois pente de memória idênticos, a não ser pelo timing, uma é CL-16-18-18, e outra é CL 16-20-20. Uma eu comprei em uma loja física em um certo momento, e outra eu comprei na Kabum um bom tempo depois, achando que era a mesma, provavelmente essa memória passou por uma revisão e mudou essas coisas, tanto é que no código do produto, uma tem a letra "A" no final e outra não, porém essa informação ta muitissimo escondida nos fundos da caixa.

Minha solução foi, colocar em 3000mhz, deixar a tensão em 1.35v que é o recomendado para essa frequência, e mudar MANUALMENTE o timing para 16-16-20, assim a outra memória com o timing mais rápido pode acompanhar a mais lenta (não sei se o raciocínio é esse, mas foi oq resolveu)

Aqui a foto: https://prnt.sc/np6gOQfN00y8
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


Fiz uma mudança no timing e até agora ta estável. Aparentemente tenho dois pente de memória idênticos, a não ser pelo timing, uma é CL-16-18-18, e outra é CL 16-20-20. Uma eu comprei em uma loja física em um certo momento, e outra eu comprei na Kabum um bom tempo depois, achando que era a mesma, provavelmente essa memória passou por uma revisão e mudou essas coisas, tanto é que no código do produto, uma tem a letra "A" no final e outra não, porém essa informação ta muitissimo escondida nos fundos da caixa.

Minha solução foi, colocar em 3000mhz, deixar a tensão em 1.35v que é o recomendado para essa frequência, e mudar MANUALMENTE o timing para 16-16-20, assim a outra memória com o timing mais rápido pode acompanhar a mais lenta (não sei se o raciocínio é esse, mas foi oq resolveu)

Aqui a foto: https://prnt.sc/np6gOQfN00y8
Este é um dos contras de comprar memórias individuais em épocas e/ou locais diferentes, sempre corre-se o risco de acabar com memórias não exatamente iguais, apesar de aparentar serem num primeiro momento.

Via de regra a recomendação é nivelar as duas de acordo com as especificações da mais lenta, pelo que entendi foi o que vc fez e corrigiu o problema de instabilidade, agora o negócio é testar por mais alguns dias pra ver se está 100%.

Se/quando for trocá-las busque comprar ao mesmo tempo ou (melhor ainda) um kit com 2 pentes na mesma embalagem.
 
Este é um dos contras de comprar memórias individuais em épocas e/ou locais diferentes, sempre corre-se o risco de acabar com memórias não exatamente iguais, apesar de aparentar serem num primeiro momento.

Via de regra a recomendação é nivelar as duas de acordo com as especificações da mais lenta, pelo que entendi foi o que vc fez e corrigiu o problema de instabilidade, agora o negócio é testar por mais alguns dias pra ver se está 100%.

Se/quando for trocá-las busque comprar ao mesmo tempo ou (melhor ainda) um kit com 2 pentes na mesma embalagem.
Isso. Comprei 2 XPG na Kabum, 3 meses depois comprei 2 da mesma memória na Terabyte. Uma veio Micron e a outra veio Samsung.

E tem mais, mesmo que fossem idênticas, tem placa mãe que simplesmente NÃO PRESTA pra rodar 4 módulos, mesmo que fossem todos idênticos talvez eu tivesse que reduzir aumentar os timings pra manter em 3200MHz. E mais uma: Aqui 3200 de boa com SoC e CoreV automáticos + PBO negativo. Muito cuidado com as tensões do SoC nesses ryzens, não só 99% deles pega bem 3200MHz stock como também eles são muito mais sensíveis a mudança de tensão. Se está tendo problema com RAM a solução pode estar em outro lugar.
 
Última edição:
Isso. Comprei 2 XPG na Kabum, 3 meses depois comprei 2 da mesma memória na Terabyte. Uma veio Micron e a outra veio Samsung.

E tem mais, mesmo que fossem idênticas, tem placa mãe que simplesmente NÃO PRESTA pra rodar 4 módulos, mesmo que fossem todos idênticos talvez eu tivesse que reduzir aumentar os timings pra manter em 3200MHz. E mais uma: Aqui 3200 de boa com SoC e CoreV automáticos + PBO negativo. Muito cuidado com as tensões do SoC nesses ryzens, não só 99% deles pega bem 3200MHz stock como também eles são muito mais sensíveis a mudança de tensão. Se está tendo problema com RAM a solução pode estar em outro lugar.
Exatamente o ideal é que vc atinja a quantidade que vc precisa em 2 slots principalmente por parte da AMD, ryzen não gosta muito de 4 slots não...
 
Exatamente o ideal é que vc atinja a quantidade que vc precisa em 2 slots principalmente por parte da AMD, ryzen não gosta muito de 4 slots não...
Tem vários problemas que acabam ficando empilhados além do Ryzen ter aquela tendência pra alguns chips.
A forma que os canais das memórias estão interligados, por exemplo. Daisychain é ruim com Intel também, não é TÃO cruel quanto com AMD, mas também tem chance de dar problema, geralmente as placas mães em que os canais não são feitos cada um com seu próprio 'caminho', você acaba forçado a aumentar os timings e dependendo nem reduzindo a frequência resolve. Aí você pega uma memória que não tá lá bem otimizada pra sua plataforma, que a própria fabricante só te garante 2 slots estáveis e mistura com outra que nem na lista está... Essas coisas as vezes são mais culpa do modelo da placa do que do fabricante da CPU. Fora alguns bugs que ficaram das placas antigas. Aqui por exemplo, a B350 tem alguns tempos que ficam "desincronizados" e se eu botar igual, mesmo que eu coloque com uma folga, dá BSOD, se eu deixar diferente (no auto) funciona perfeitamente.

Enfim, o problema todo é que os problemas empilham com mais facilidade em AMD, mas eles também existem na Intel, só que por exemplo, esse lance do daisy chain, se você só aumenta o CAS latency geralmente já resolve em Intel. Na AMD, pelo menos na minha experiência, passou de 3000 MHz você vai mexer em todos os timings. E se misturar memória é pior... Mas funciona.
 
R: Sim, ontem estava no A1 e B3, mas mudei pro A2 e B2. Queria saber qual o problema, pq a placa mãe suporta 3200mhz de boa, e até 4400mhz em overclock se não me engano, e com essa memoria nao to conseguindo 3000mhz direito
A placa-mãe pode suportar essas frequências, mas tudo depende do controlador que está na CPU suportar também com o seu kit de memórias. O problema pode ser o CPU ou as memórias ou ambos trabalhando juntos, infelizmente, é a loteria do silício.
 

Tela azul após ativar o D.O.C.P​

Alguém sabe por que não funcionou em 3000mhz?



analisei ele com a ferramenta WinDbg, não sei se da pra extrair alguma informação disso

O próprio dbg diz:

"KMODE_EXCEPTION_NOT_HANDLED (1e)
This is a very common BugCheck"

e depois:

"IMAGE_NAME: ntkrnlmp.exe"

O kernel capotou no ring 0.


Esses kits da Adata são só a xepa. DDR4 3000MT/s 16-20 pode ser qualquer coisa... IC da Nanya, Spectek, outras mais obscuras, Hynix e Samsumg bem podres...
 




O próprio dbg diz:

"KMODE_EXCEPTION_NOT_HANDLED (1e)
This is a very common BugCheck"

e depois:

"IMAGE_NAME: ntkrnlmp.exe"

O kernel capotou no ring 0.



Esses kits da Adata são só a xepa. DDR4 3000MT/s 16-20 pode ser qualquer coisa... IC da Nanya, Spectek, outras mais obscuras, Hynix e Samsumg bem podres...

Tão vendendo tanto que estão mudando os módulos em menos de 3 meses. Já vi gente com 3 bins diferentes de samsung e 2 de Micron. Acho que a XPG não trabalha com a Nanya pra esses módulos. Mas é aquela, não é como se fossem os únicos, a HyperX também ama fazer isso desde antes de virar HP.
 
Desativa o DCOP e faz manual.

Tenho 32gbs de ram 3200mhz, com o docp sempre dava uma tela azul por dia e não estabilizava de jeito nenhum.

Poderia por 3000mhz que era tela azul, 1,4v que vinha 1 tela azul por dia...

Por fim decidi configurar a memória sem ativar o docp e advinha o resultado ? Acabou as telas azuis.

Estou rodando as memórias em 3333mhz cl16 sem uma tela azul, vou até subir para 3400mhz e testar.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo