• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

[Tópico Oficial - SSD] Compartilhe conosco suas impressões e dúvidas #2

Fala pessoal!
Alguém poderia ajudar com uma ideia de como conseguir remover esse dissipador que se encontra colado na placa SSD NVME ?
Estava com esse SSD M2 de 512gb guardado e resolvi comprar um case para transformar ele em um SSD Externo, mas ao tentar remover o dissipador eu me deparei com esse problema de ele estar muito grudado a placa.

Já tentei jogar ar quente em cima do dissipador e não tive sucesso, já joguei álcool isopropílico para ver se desgrudava e nada também, meu medo é fazer muita força usando alguma ferramenta para ter mais apoio e acabar soltando os chips de memoria... inclusive eu até vi relatos de pessoas com esse mesmo SSD que tentaram remover o dissipador mas estava também grudado e ao forçar acabou quebrando o SSD.

3BA7Or.jpeg
 
Fala pessoal!
Alguém poderia ajudar com uma ideia de como conseguir remover esse dissipador que se encontra colado na placa SSD NVME ?
Estava com esse SSD M2 de 512gb guardado e resolvi comprar um case para transformar ele em um SSD Externo, mas ao tentar remover o dissipador eu me deparei com esse problema de ele estar muito grudado a placa.

Já tentei jogar ar quente em cima do dissipador e não tive sucesso, já joguei álcool isopropílico para ver se desgrudava e nada também, meu medo é fazer muita força usando alguma ferramenta para ter mais apoio e acabar soltando os chips de memoria... inclusive eu até vi relatos de pessoas com esse mesmo SSD que tentaram remover o dissipador mas estava também grudado e ao forçar acabou quebrando o SSD.

3BA7Or.jpeg
É o SN750 da assinatura?

Pelo que eu vi o pessoal só pegou alguma espátula plástica fina e só deu uma forçadinha pelo canto
 
É o SN750 da assinatura?

Pelo que eu vi o pessoal só pegou alguma espátula plástica fina e só deu uma forçadinha pelo canto

O caso aqui é um pouco mais difícil. Parece que o colega aqui conseguiu tirar a "armadura" onde o dissipador é parafusado, porém o heatsink continua grudado no PCB do SSD, enquanto que no vídeo bastou desparafusar que o heatsink já saiu facilmente. Ele vai ter que enfiar uma palheta ou espátula no contato entre um dos chips e o dissipador e tentar empurrar aos poucos para ver se descola, mas tem que ser com muito cuidado para não acabar arracando um dos chips do SSD.
 
É o SN750 da assinatura?

Pelo que eu vi o pessoal só pegou alguma espátula plástica fina e só deu uma forçadinha pelo canto


Foi exatamente esse vídeo que assisti e inclusive dei desse vídeo que vi comentários de pessoas que ao tentar remover o dissipador acabou danificando o SSD.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

O caso aqui é um pouco mais difícil. Parece que o colega aqui conseguiu tirar a "armadura" onde o dissipador é parafusado, porém o heatsink continua grudado no PCB do SSD, enquanto que no vídeo bastou desparafusar que o heatsink já saiu facilmente. Ele vai ter que enfiar uma palheta ou espátula no contato entre um dos chips e o dissipador e tentar empurrar aos poucos para ver se descola, mas tem que ser com muito cuidado para não acabar arracando um dos chips do SSD.

Pois é, meu caso aqui está um pouco mais complicado... a parte de baixo foi super difícil também de remover, mas como na parte de baixo não tinha nenhum componente ou chip eu acabei fazendo uma alavanca com uma chave aqui e saiu.
Agora a parte de cima infelizmente se eu fizer essa alavanca vai sair os chips com dissipador... e o duro que até tentei exatamente o que você sugeriu com uma espátula de plástico, mas está tão grudado que não tem espaço para espátula entrar.

Vou ver se consigo novamente jogar ar quente com secador no dissipador e se amolece (duro que já tentei mas não tive muito sucesso).
 
Foi exatamente esse vídeo que assisti e inclusive dei desse vídeo que vi comentários de pessoas que ao tentar remover o dissipador acabou danificando o SSD.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---



Pois é, meu caso aqui está um pouco mais complicado... a parte de baixo foi super difícil também de remover, mas como na parte de baixo não tinha nenhum componente ou chip eu acabei fazendo uma alavanca com uma chave aqui e saiu.
Agora a parte de cima infelizmente se eu fizer essa alavanca vai sair os chips com dissipador... e o duro que até tentei exatamente o que você sugeriu com uma espátula de plástico, mas está tão grudado que não tem espaço para espátula entrar.

Vou ver se consigo novamente jogar ar quente com secador no dissipador e se amolece (duro que já tentei mas não tive muito sucesso).
Se enfiar de volta no pc e usar por uns minutos, tipo rodando um crystaldiskmark da vida, não ajuda a dar uma esquentada? São as próprias pads que estão grudando a heatsink? Cacildes, não sabia que a coisa ficava tão feia assim depois de anos

Eu só tinha visto com o SN850x, esse parece que era colado mesmo e não só um heatpad, também vi gente matando esse drive tentando descolar o bicho.

É uma pena que você já comprou a case, tem alguns modelos que dá pra só desparafusar a "tampa", daria pra usar sem precisar necessariamente soltar essa heatsink (https://www.aliexpress.com/item/329....order_list.order_list_main.91.13801802J3rHwq) é o quarto modelo do anúncio.
 
Tenho uma dessas; na verdade nem parafusada ela é. A tampa só encaixa mesmo.

Inclusive uso ela com um SSD da Adata que também veio com heatsink:

20240409-145949.jpg
Tenho 2 modelos diferentes aqui mas agora que parei pra pensar, é só não colocar a "capa" né? Esse da Ugreen em tese é mais simples que é só não parafusar aquele miolo, mas mesmo esse outro em tese é só não colocar essa parte de fora, fica no plástico preto interno mas como tem essa presilha plástica, a menos que você carregue e chacoalhe o bicho, não é pra dar problema. Esse seu conjunto dá pra fechar? Ou tá usando assim mesmo e boa?
 
Tenho 2 modelos diferentes aqui mas agora que parei pra pensar, é só não colocar a "capa" né? Esse da Ugreen em tese é mais simples que é só não parafusar aquele miolo, mas mesmo esse outro em tese é só não colocar essa parte de fora, fica no plástico preto interno mas como tem essa presilha plástica, a menos que você carregue e chacoalhe o bicho, não é pra dar problema. Esse seu conjunto dá pra fechar? Ou tá usando assim mesmo e boa?
A minha case é similar àquela do anúncio que você tinha postado antes. Ela não é parafusada. Para fechar, ela desliza e encaixa. E sim, dá para fechar com o SSD dentro, o heatsink não atrapalha. Mas não sei se o colega ali de cima conseguiria fechar a case também, pois o heatsink do SN750 parece ser mais alto que o heatsink do meu.

20240409-185206.jpg
20240409-185036.jpg


Além desse modelo da Ugreen, tenho uma outra case (modelo da Orico, igual ao da figura abaixo) que tem o formato de "caixinha" e a tampa na parte superior é parafusada. Essa já me dava dificuldade para fechar o com o SSD dentro. Tipo, até era possível fechar, mas era preciso forçar o SSD para baixo e eu comecei a imaginar que isso poderia não ser bom no longo prazo. Além disso ela também tinha uns problemas de instabilidade (ou compatibilidade?) com esse SSD da Adata. Por isso acabei comprando essa outra da Ugreen.


71qpSejv5FL._AC_SX569_.jpg
 
Última edição:
@goms, @Vhasegawa
Pessoal acabei conseguindo soltar aqui o dissipador, deu bastante trabalho mas deu certo!
No caso aqui existia uma película de cola no dissipador que de fato grudava no chip pqp... o que fiz foi jogar ar quente com secador de cabelo e vim com uma espátula e forçando para desgrudar.
 
@goms, @Vhasegawa
Pessoal acabei conseguindo soltar aqui o dissipador, deu bastante trabalho mas deu certo!
No caso aqui existia uma película de cola no dissipador que de fato grudava no chip pqp... o que fiz foi jogar ar quente com secador de cabelo e vim com uma espátula e forçando para desgrudar.
Putz o bicho era colado mesmo então? Cara, qual a necessidade disso... Não é como se o bicho já não fosse parafusado :que:
 
Silicon Motion estima que os SSDs PCIe 5.0 compatíveis com laptops poderão chegar ao mercado no final de 2024

No início de 2022, a Phison apresentava os seus primeiros controladores de SSD NVMe PCIe 5.0 para desktops, os quais precisavam de soluções de resfriamento ativo devido aos requisitos de energia mais altos que levam a uma emissão de calor consideravelmente maior. Naquela ocasião, a Phison confirmou que já estava trabalhando em soluções para contornar a necessidade de resfriamento ativo em laptops, mas não divulgou nenhum cronograma a esse respeito. Enquanto isso, na CES 2023, a MSI apresentou os SSDs PCIe 5.0 Spatium M570 Pro montados nos primeiros protótipos de laptops com Raptor Lake aparentemente sem resfriamento ativo para armazenamento e, mais uma vez, nenhuma data de lançamento real foi divulgada para esses modelos. Um relatório do site chinês ITHome afirma agora que a Silicon Motion está preparando controladores especiais para as primeiras SSDs PCIe 5.0 compatíveis com laptops, que podem chegar ao mercado no final de 2024.

É certo que, até o momento, também não vimos muitos SSDs PCIe 5.0 para desktops. No entanto, conforme sugerido por Liu Yaoren, gerente de planejamento de produtos da Huirong Technology/Silicon Motion, a situação deve mudar. A Silicon Motion já está fornecendo o SM2504XT para fabricantes de SSD, enquanto a Phison está oferecendo o controlador E26, portanto, podemos esperar novos modelos da Samsung, WD e Adata nos próximos meses.

A Silicon Motion também está desenvolvendo um novo controlador SM2508 PCIe 5.0 para dispositivos menores, como laptops. Ao contrário dos controladores da Phison, que esquentam bastante sem o resfriamento ativo adequado, o SM2508 é otimizado com transistores de 6 nm da TSMC para aumentar a eficiência energética. O controlador integra um processador Cortex R8 de núcleo duplo e suporta 8 canais NAND com até 3600 MT/s. Nesse aspecto, o SM2508 é mais eficiente do que o modelo high-end SM2504XT, pois requer apenas 3,5 W para atingir velocidades de leitura e gravação de até 14 GB/s e 2,5 milhões de IOPS sem a necessidade de resfriamento ativo.


dcf08e1d-8466-4df6-9366-8d5e651f1251.jpg
 
Putz o bicho era colado mesmo então? Cara, qual a necessidade disso... Não é como se o bicho já não fosse parafusado :que:
Sim, nem tinha um thermalpad para você ser ideia, era um adesivo fino dupla face apenas para fixar ao chip, desnecessário já que o dissipador já era parafuso.
 
 

1080 PRO. Pior que com os impostos de importação a probabilidade de algum trouxa cair numa dessas é maior ainda, qualquer SSD meia boca maior que 1TB já passa dos $50,00

Fica o bom senso... Se um SSD de 2TB de boa procedência tá beirando R$ 800 + 800 de imposto, como que um outro drive vai custar tão menos? Infelizmente a era de importar SSD do Aliexpress em preço decente acabou...
 
tava vendo noticia hj se refere server 2025 que ta mesma build do w11 26100 deram melhorada bem boa em ssd NVME taxas bem maiores leitura gravacao, se no w11 24h2 tb melhora isso, se feature tiver no w11, vai ser bom hein pra quem tem ssd acima de 1500 mbps vai da boost bom, nao fala que tipo de particao usaram
link original da notcia https://www.neowin.net/news/new-win...ing-hotpatches-for-security-updates-and-more/


pCJzi2J.png



no site nao diz como foi feito esses testes pelo que vi é em maquinas virtuais, e nao no pc, mas ta melhor na maquina virtual no host principal deve melhorar tb né oque acha @Cata e @Vhasegawa
 
tava vendo noticia hj se refere server 2025 que ta mesma build do w11 26100 deram melhorada bem boa em ssd NVME taxas bem maiores leitura gravacao, se no w11 24h2 tb melhora isso, se feature tiver no w11, vai ser bom hein pra quem tem ssd acima de 1500 mbps vai da boost bom, nao fala que tipo de particao usaram
link original da notcia https://www.neowin.net/news/new-win...ing-hotpatches-for-security-updates-and-more/


pCJzi2J.png



no site nao diz como foi feito esses testes pelo que vi é em maquinas virtuais, e nao no pc, mas ta melhor na maquina virtual no host principal deve melhorar tb né oque acha @Cata e @Vhasegawa
Eu li por cima tanto a fonte quanto o post no blog da microsoft, ele mencionava alguma coisa de NVMe over fabric, que em tese poderia ser via ethernet. Não sei se isso é só redução de overhead, corte de ineficiência, também não vi nada mencionando em específico se era pra máquina virtual. Teoricamente significa que consegue receber e enviar mais respostas no mesmo tempo, não significa necessariamente que a escrita ou leitura vai ser mais rápida, mas consegue processar mais pedidos sem aumentar o uso de CPU. Imagino que pra coisa pequena, várias pessoas usando ou acessando o mesmo drive, não sei se um usuário doméstico conseguiria saturar um drive em uso normal em número de operações pelo menos :haha:
 
Quais são os melhores custo benefício no br p ssd de 2tb hoje? Quero por um no meu note g15
 
Team Group revela o SSD MP44Q M.2 Gen 4 NVMe

A renomada marca global de memória Team Group Inc. está comprometida em fornecer aos consumidores soluções de armazenamento diversas e ideais. Hoje, ela orgulhosamente apresenta o Team Group MP44Q M.2 PCIe 4.0 Solid State Drive, apresentando a mais recente tecnologia 3D QLC NAND, combinando tecnologia de ponta com a tendência de exigir alta capacidade de armazenamento para atender às necessidades diárias de sistema e armazenamento de arquivos.

O SSD Team Group MP44Q M.2 PCIe 4.0 utiliza o mais recente 3D QLC NAND, oferecendo capacidades de até 4 TB. Com a interface PCIe Gen 4 x4 e a tecnologia SLC Caching, ele atinge velocidades máximas de leitura e gravação sequencial de até 7.400 MB/s e 6.500 MB/s, respectivamente. O SSD MP44Q opera com baixo consumo de energia, atendendo a todas as aplicações de processamento e armazenamento de documentos, melhorando significativamente a eficiência do trabalho. Emparelhado com o adesivo de dissipação de calor de grafeno patenteado exclusivamente do Team Group, cuja espessura é inferior a 1 mm, eliminando o potencial de interferência mecânica em qualquer montagem, juntamente com o dissipador de calor nativo da placa-mãe, tal arranjo aborda efetivamente o calor gerado pelo alto desempenho , estendendo a vida útil do SSD.

8DO2bia.jpeg


Além disso, ele oferece suporte ao software de monitoramento inteligente de SSD patenteado exclusivamente pelo Team Group, SMART, permitindo configuração e testes rápidos e fáceis, monitorando sem esforço a qualidade e o desempenho do SSD. O produto também fornece o mais recente SSD QLC Gen 4 x4 de alta velocidade para atender a diversas necessidades de armazenamento, tanto para a vida quanto para o trabalho.

A embalagem do SSD Team Group MP44Q M.2 PCIe 4.0 adota materiais de embalagem recicláveis e foi aprovada RoHS, REACH e outras certificações de proteção ambiental com o esforço de contribuir para uma vida sustentável. O produto vem com garantia abrangente de 5 anos, garantindo a confiança do consumidor na qualidade do produto. Espera-se que esteja disponível globalmente a partir do início de maio.

Para mais informações, visite a página do produto .
 
Quais são os melhores custo benefício no br p ssd de 2tb hoje? Quero por um no meu note g15
Cara, estava dando uma olhada nos preços dos SSDs hoje...
Fiquei espantado. Tudo absurdamente caro. Pena que não temos mais a opção de comprar no AliExpress...

O SSD mais decente que eu vi custando menos é o WD SN580, que é R$ 840 na Kabum. Recomendado, se puder gastar esse valor.

O Kingston NV2 custa R$ 740. É um modelo inferior ao SN580, mas que costuma ser popular devido à disponibilidade e ao preço. Ele tem lista de componentes variável, nesta capacidade pode ser que você receba a variante QLC.
 
Eu confesso que poderia ter procurado um pouco mais a fundo, mas o maldito google só me dá resultado do SanDisk Plus SATA, nada sobre o NVMe. Alguém faz alguma ideia de que diabos a WD/SanDisk está usando nesse drive? SanDisk Plus SSD NVMe no caso:

Eu lembro que a WD fez uns anúncios ou final do ano passado ou começo desse ano de que os SSDs eventualmente iam migrar pra SanDisk e WD ia se manter nos HDDs, mas até então eu não tinha visto nada concreto. Alguém faz alguma ideia de que diabos vem nesse produto? No papel parece ser próximo ao WD Green NVMe que ... na falta de outras palavras, tem uma péssima reputação.


Edit: Ok, não tinha achado num primeiro momento no site da WD:

No papel acho que é a mesma desgraça, mesmas velocidades prometidas e mesma durabilidade em TBW, mesmos 3 anos de garantia. Provavelmente NAND QLC nesse modelo de 2TB, mas a única coisa que realmente me incomoda é que no Green pelo menos estão sendo "transparentes" que o modelo de 2TB vem com QLC, nesse Plus nada... Infelizmente falta alguém tirar a etiqueta de cima e confirmar o modelo da controladora :haha:
 
Última edição:
Cara, estava dando uma olhada nos preços dos SSDs hoje...
Fiquei espantado. Tudo absurdamente caro. Pena que não temos mais a opção de comprar no AliExpress...

O SSD mais decente que eu vi custando menos é o WD SN580, que é R$ 840 na Kabum. Recomendado, se puder gastar esse valor.

O Kingston NV2 custa R$ 740. É um modelo inferior ao SN580, mas que costuma ser popular devido à disponibilidade e ao preço. Ele tem lista de componentes variável, nesta capacidade pode ser que você receba a variante QLC.


Até uns 900 eu posso pegar, tem mais algum modelo p ficar de olho?
 
Até uns 900 eu posso pegar, tem mais algum modelo p ficar de olho?
Teria o SN770, mas... Já faz um bom tempo que não vejo ele abaixo de 900 infelizmente. Em tese seria o drive logo acima do SN580.
O outro porém é que por um pouco a mais teria o KC3000:

que é mais drive que o SN770. Infelizmente os preços deram uma disparada violenta e não devem recuar tão cedo...
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo