[DÚVIDA] Microfone - Ajuda - Algo que "filtre" a rua cheia de motos/carros barulhentos

FaustoFanti

oi amiguinhos
Registrado
Oi pessoal!

Atualmente tenho um k669 da fifine
paguei cerca de 150 reais na época e o som, em termos de qualidade pro meu uso, é fantastico.

Meu perfil: trabalho com games, dou palestra às vezes pra mais de 50 pessoas. Falo rápido (tempo é $), é fundamental que todo mundo entenda o que eu fale e que não seja irritante. Microfone até hoje só elógios, todo mundo gosta, som é bem limpo/claro e não tem aquele som "fake" igual microfone de streamer.

O único problema: Quando passa uma moto/carro tunado aqui na rua, todo mundo faz cara de espanto com tudo que o microfone capta, dizem que literalmente parece um avião. Pelo que havia pesquisado, ele por ser cardioide, teoricamente deveria filtrar esses sons.

Imagina você tá dando aquela puta palestra importante pra galera da nintendo, fazendo pitch do teu joguinho e passa um truta com moto rasgando o escapamento ou aquele cara da saveiro rebaixada com as caixas de som no máximo tocando funk proibidão. Vergonha infinita 🥹

Alguém recomenda o que fazer, por favor:
a) algum tipo de ajuste de software - tentei os básicos aqui e nenhum sucesso (99.9% do tempo do no google meet, filtro dele de ruído é bem fraquinho).
b) algum dispositivo que "abafe" os ruidos das motos barulhentas?
c) comprar outro microfone - ligo zero pra estética e não precisa ter som qualidade de estúdio nem nada, se for do mesmo nível do finine mas com algo que permita ignorar muito MUITO barulhenta (1000cc+++ pra cima com escape aberto estourado).


Obrigado desde já.
 
Eu não consegui usar na época depois nem tentei mais, mas tem o RTX voice que em teoria resolveria todos os seus problemas, não sei se vc tem, mas aquele filtro de espuma também ajuda nos pops quando vc tiver falando
 
Boa noite, amigo.

Sou professor e passei por situação semelhante. Tive que gravar videoaulas morando em uma avenida movimentada, o que causava uma série de ruídos nas minhas gravações.

No final das contas consegui uma qualidade que considero muito boa, também elogiada pelos alunos. Contudo, te digo por experiência própria: não é um problema simples de se resolver.

A primeira coisa é diminuir os barulhos: fechar janelas e portas que possam ser fechadas. Depois, a consideração do tipo de microfone de fato é importante.

Você está utilizando um microfone condensador quando um dinâmico faria mais sentido no seu caso. Um microfone dinâmico tem menor sensibilidade aos sons ambientes, com o efeito colateral de ser obrigado a falar mais próximo dele. Se aproveitando desse fenômeno físico de captação você irá conseguir uma boa redução dos barulhos externos. Antes de comprar outro microfone, entretanto, tente esse truque com seu próprio microfone: baixe o volume de captação dele e fale mais próximo, mantenha-o a uma distância de uns cinco centimetros da sua boca e 45º fora de eixo (para evitar plosivos excessivos). Isso pode te ajudar.

Depois disso, você precisará montar uma cadeia de VST que faça sentido no seu caso. Um noise gate (no meu caso, uso o Renegate) e um redutor de ruído (o RNNoise funciona bem) já devem ser suficientes. Lembrando que para transmitir o sinal passando por essa cadeia de processamento você precisará configurar sua máquina de acordo, usando algum DAW (como o Reaper) para rodar os plugins e se utilizando da saída dele para a transmissão.

Mais do que isso vai do seu preciosismo. No meu caso, montei também uma série de compressores funcionando como filtros passa-faixa e cancelando frequências específicas (as muito baixas e muito altas) para diminuir o ruído externo, mas isso já é mais complexo.

Boa sorte na empreitada!
 
Eu não consegui usar na época depois nem tentei mais, mas tem o RTX voice que em teoria resolveria todos os seus problemas, não sei se vc tem, mas aquele filtro de espuma também ajuda nos pops quando vc tiver falando
Muito obrigado pela resposta, vou pesquisar aqui sobre esses dois itens!!

Boa noite, amigo.

Sou professor e passei por situação semelhante. Tive que gravar videoaulas morando em uma avenida movimentada, o que causava uma série de ruídos nas minhas gravações.

No final das contas consegui uma qualidade que considero muito boa, também elogiada pelos alunos. Contudo, te digo por experiência própria: não é um problema simples de se resolver.

A primeira coisa é diminuir os barulhos: fechar janelas e portas que possam ser fechadas. Depois, a consideração do tipo de microfone de fato é importante.

Você está utilizando um microfone condensador quando um dinâmico faria mais sentido no seu caso. Um microfone dinâmico tem menor sensibilidade aos sons ambientes, com o efeito colateral de ser obrigado a falar mais próximo dele. Se aproveitando desse fenômeno físico de captação você irá conseguir uma boa redução dos barulhos externos. Antes de comprar outro microfone, entretanto, tente esse truque com seu próprio microfone: baixe o volume de captação dele e fale mais próximo, mantenha-o a uma distância de uns cinco centimetros da sua boca e 45º fora de eixo (para evitar plosivos excessivos). Isso pode te ajudar.

Depois disso, você precisará montar uma cadeia de VST que faça sentido no seu caso. Um noise gate (no meu caso, uso o Renegate) e um redutor de ruído (o RNNoise funciona bem) já devem ser suficientes. Lembrando que para transmitir o sinal passando por essa cadeia de processamento você precisará configurar sua máquina de acordo, usando algum DAW (como o Reaper) para rodar os plugins e se utilizando da saída dele para a transmissão.

Mais do que isso vai do seu preciosismo. No meu caso, montei também uma série de compressores funcionando como filtros passa-faixa e cancelando frequências específicas (as muito baixas e muito altas) para diminuir o ruído externo, mas isso já é mais complexo.

Boa sorte na empreitada!
Oi Giovani, muito obrigado pelo carinho de escrever resposta tão detalhada. Anotei tudo aqui, é bastante informação - pesquisar com calma os pontos e seguir teu passo-a-passo!!

Obrigado novamente colega, vc é amigo
 
Opa!

Uso sempre o Nvidia Broadcast (deixo ele para iniciar com o PC e ele fica sempre como mic padrão), tem resultados assustadoramente bons! Abafa muitos ruídos mesmo.
O único ponto é que as vezes pode distorcer um pouquinho no "início" do barulho (imagino que até o programa reconhecer como um ruído de fato). Mas em geral os resultados são excelentes.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo