[Portateis] Asus ROG Ally [TÓPICO OFICIAL]

Meu Legion Go chegou semana passada (comprado direto com a Lenovo na loja deles do Mercado Livre) e venho usando diariamente nos últimos dias.

Pensei em criar um tópico para ele, mas (talvez por preguiça e poucos proprietários no fórum) por enquanto vou fazer um post de mini-review comparativo apenas, do ponto de vista de quem está vindo do Ally e Deck. Qualquer coisa depois utilizo esse post como base pra abrir um tópico com review mais aprofundado.

Farei uma análise neutra na medida do possível, ressaltando tanto aquilo que me empolgou quanto aquilo que me desapontou.



Hardware:

É aqui que ele brilha, literalmente. A tela é simplesmente linda e extremamente imersiva. Isso melhora muito a viabilidade de jogos com texto pequeno ou muitos detalhes para observar no horizonte (por ex jogos de mundo aberto e exploração como Elden Ring). Também facilita bastante o uso do Windows pelo touch.

A Lenovo inclui 2 opções de refresh: 144 Hz e 60 Hz. Achei bem interessante ter 36, 48 e 72 FPS como opções de limitador com frame pacing estável. 36 é bem útil para jogos que ficam naquela meiota entre 30 e 48 FPS (onde passaria a valer VRR no Ally). Porém, acredito que um modo 120 Hz seria uma adição óbvia aqui e aumentaria o leque de opções. Imagina poder escolher 30, 36, 40, 48, 60 e 72 FPS como opções com frame pacing perfeito. Oportunidade perdida.

A ausência de VRR faz falta sim, principalmente com frame-generation. Dito isso, achei a experiência tão imersiva que consigo me fazer ignorar esse ponto e focar na diversão, mas fica aquele gostinho amargo de “poderia ser ainda melhor”. Uma segunda iteração do console com o mesmo tamanho, VRR e (quem sabe) OLED ou Mini-LED, seria o “endgame” em termos de imersão visual.

Som não é nada demais. Aliás fica até como ponto negativo. É audível e não chega a ser ruim, mas os speakers voltados para a frente do Ally são muito, muito melhores. Dá para perceber que foi aqui (e no VRR) que cortaram custos para conseguir competir com o Ally em preço. Por esse motivo optei por usar fones TWS de baixa latência da Edifier (X3S) para manter uma boa imersão.

Pegada dos controles é bem confortável. O peso sinceramente me incomodou menos do que eu achei que incomodaria. Não é nada de outro mundo, e olha que coloquei uma capinha de TPU nele, que acrescenta mais umas gramas. Ele é menos denso que o Ally e tem uma área maior e curvas mais suaves para segurar, então não achei desconfortável. Isso é bem pessoal, mas diria que em termos de conforto temos Ally > Deck = Legion Go >>>> (um abismo) >>>> Switch sem grips.

Ele tem vários botões extras, e o touchpad é bem útil. Aquele modo FPS com os controles separados é bem legal e funciona bem, mas usei pouco para dar um veredito se é realmente útil em jogos do gênero, ou só um gimmick. Acredito que para a maioria dos casos analógicos + gyro sejam suficientes e mais confortáveis, mas é bom ter a opção.

Qualidade de construção é excelente, não tenho do que reclamar nesse ponto. O stand integrado é robusto e dá bastante segurança ao usar no colo (é comparável ao do Switch OLED). O estojo que já vem com ele é de ótima qualidade e permite carregar o console fechado dentro dele através de uma portinha (não sei se eu faria isso devido ao risco de calor, mas a opção está lá).

Em termos de botões, o clique deles e dos bumpers não é tão satisfatório quanto alternativas mecânicas de outras marcas (Razer, Flydigi, etc), mas estão longe de serem ruins. Diria que é a qualidade esperada para controles first-party. Comparando com o Ally, achei o D-Pad inferior, os botões frontais equivalentes, os traseiros melhores, os bumpers bem melhores, e os analógicos bastante melhores (hall effect e com uma tensão maior).

Faltou mencionar o SD card. Pois bem, o slot existe e funciona. 😅 Não era para ser algo digno de nota, mas dadas as circunstâncias vale destacar.

Versatilidade:

Esse é um ponto muito positivo e que vai me servir bem. Os controles removíveis, o stand e a tela grande permitem usar como tablet ou até mesmo como segundo monitor sem fio. A porta Thunderbolt permite plugar na eGPU que tenho aqui e usar em qualquer tela como um desktop bem capaz, ou um console de mesa para jogar em 4K.

Uma coisa legal do cenário da eGPU é que ao colocar a VRAM em Auto e utilizar a eGPU, você tem acesso aos 16GB de RAM no sistema. Os benefícios em jogos só são sentidos em resoluções mais altas, mas para uso geral no desktop é ótimo.

Outra coisa legal que dá pra fazer com a eGPU é ter um setup relativamente portátil para headsets de realidade virtual. Dependendo do lugar da casa onde você prefere jogar em VR, é bem útil poder carregar o setup de forma relativamente fácil para onde você tem mais espaço livre.

Vale dizer que o Ally tem eGPU também e portanto as mesmas vantagens. Mas a dele é de formato proprietário e absurdamente cara. Você tem muito mais opções com a Thunderbolt do Legion. Um Razer Core usado, por ex, com uma 4070 Super ou equivalente AMD sai bem mais barato que um XG Mobile 4090 e fica melhor equilibrado.

Até que ponto esses cenários são interessantes no lugar de um laptop gamer, aí fica ao critério e necessidade de cada um. Sei que essa discussão em particular vai longe, então fica apenas o relato, pois eu tinha o equipamento aqui para testar.

Desempenho:

Sinceramente considero um empate com o Ally, e ambos à frente do Deck. Com uma pequena ressalva sobre resolução, que detalharei mais pra frente.

Utilizando a mesma APU do Ally, ele tem os mesmos pontos positivos e negativos. Bateria fica meio que elas por elas também. É de maior capacidade, mas empurra uma tela mais exigente.

Com o carregador de 65W ele carrega igualmente rápido, sendo que no Legion há a opção de escolher a velocidade de carga na BIOS caso queira preservar a longevidade da bateria com um carregamento mais lento. Vale ressaltar também que carregadores de terceiros são suportados para TDP 30W. Utilizei meu carregador de 140W da Ugreen e não apareceu nenhum alerta.

O portátil é silencioso (ao menos para os meus ouvidos e ambiente), e as temperaturas ficam OK mesmo no modo de 30W (ali na casa dos 75-80c). Nada espetacular, mas nada preocupante também.

É possível utilizar o modo 30W na bateria. Na minha análise estritamente científica, nesse cenário a bateria dura o suficiente para esquentar uma lasanha de microondas tamanho família e comer assistindo um episódio de anime. 🙃

O grande destaque é o scaling da tela. 1280x800 é exatamente metade (bem, tecnicamente 1/4) da resolução nativa. Isso permite scaling não-fracionado, que é bem mais limpo e notavelmente mais nítido que do Ally 720p → 1080p.

Ao combinar com FSR/RSR ou Lossless Scaling, fica lindo. Em termos de qualidade de imagem, diria que fica igual/melhor que 900p com Lossless Scaling, porém exigindo menos da GPU. Se você estiver se perguntando qual o propósito da resolução 1600p num portátil, é esse aqui.

Software:

Agora é que o tom da comparação fica bem mais negativo para o lado do Legion.

Olha, reclamamos de barriga cheia do Armoury Crate. Ou melhor, de barriga nem tão vazia. O software da Lenovo no Legion Go é simplesmente sofrível. No estado atual faltam recursos extremamente básicos.

Perfis separados por bateria e carregador? Não tem. Perfis do gamepad separados por jogos? Não tem. Perfis de energia por jogo? Não tem também.

Isso mesmo. Não é possível salvar perfis individuais para cada jogo. Nem de energia nem de gamepad. Sabe os vários botões extras super legais dele, e que são mapeáveis? Sabe o gyro? Então, o software permite salvar apenas um perfil.

No caso do TDP são 2 slots personalizáveis, e você deve alternar manualmente entre eles (ou os padrões da Lenovo) em cada jogo. Na prática você acaba reservando um para a bateria e o outro para a tomada, para facilitar um pouco.

Abriu um jogo? Mapeia os controles, muda as configs do gyro, muda o TDP, limitador de FPS, etc. Vai jogar outra coisa? Melhor anotar as configs pra não esquecer como estava antes. Nem vou me estender mais aqui porque vocês já devem imaginar o porre que é fazer isso toda hora.

De elogio fica o design do menu de desempenho que achei bem feitinho e bem organizado, com vários atalhos úteis e tudo separadinho por sessões. Só faltou não ser um completo saco de usar pela falta de perfis com troca automática.

Também achei o sistema de atualizações melhor que o da Asus. Fica tudo num software só (drivers, BIOS, etc), e colocam um atalho para o Windows Update também. Ainda assim, ambos ficam atrás da facilidade do Deck.

Outro ponto positivo é que configuraram alguns atalhos essenciais nos botões Legion (aqueles de cima, do lado da tela). Por exemplo tirar print ou simular o botão Xbox é uma combinação de botão Legion + algum outro. Não precisa sacrificar os botões traseiros como teclas modificadoras para atalhos do sistema.

Por fim, não preciso nem dizer que a Lenovo tem muito o que melhorar. “Ah, mas lançou agora, Ally e Deck eram bem crus também no começo”. Verdade, mas recursos básicos assim já tinham desde o início, mesmo com bugs. E por falar neles, são vários aqui e ali, e tive alguns travamentos seguidos de reinício ao mexer nos perfis de desempenho.

A Lenovo chegando como terceiro grande concorrente nesse mercado e querendo brigar com a Asus, tinha a obrigação de fazer o dever de casa. Infelizmente não fez e ainda dormiu na aula.

Conclusão:

O hardware é sensacional, principalmente para quem usa mais pela casa (na cama, sofá, varanda, etc) e quer uma tela grande e imersiva, com bastante versatilidade de usos (principalmente ao incluir um dock ou eGPU). Já o software infelizmente está muito aquém da concorrência.

Para o meu uso já estou instalando o Bazzite e nem pretendo olhar para trás. Tudo isso que mencionei estar faltando já foi implementado há tempos nele, além de várias outras melhorias. Ganhei 3 meses de Game Pass com a compra que iria utilizar no Windows, mas não vale a minha frustração com o software inacabado da Lenovo.
 
Ótimo review com pontos de vista pessoais e muito relevantes! Acredito que a Lenovo irá evoluir muito esse software, as faltas que vc comentou sao bastante relevantes e comprometem o uso!
 
Pessoal boa tarde, diablo 4 o gamepad funciona perfeitamente , porem no 3 não consigo fazer funcionar. Alguém já jogou?? Uso pela battlenet mesmo.
 
Faz tempo que não entro aqui, então me perdoem se alguém já comentou sobre.

Há quase 2 meses estou testando o Bazzite no meu Ally, e olha, é exatamente o que eu queria. Experiência de usuário e sistema otimizado para jogos do Deck, com o desempenho extra do Ally. Para quem não conhece é uma distro Linux baseada no Fedora Universal Blue, com foco em jogos e a mesma interface do Deck. Sem entrar em detalhes muito técnicos, é um sistema bem estável (imutável, com atualizações atômicas e facilidade de rollback).

Bazzite – The next generation of Linux gaming

A experiência em handhelds está bem redondinha e ele está sendo bastante utilizado pela galera do Legion Go que não quer usar Windows. No Ally funcionam todos os recursos, com exceção do leitor de digitais:

- Controles (com ícones do Ally no Steam Input), gyro e vibração.
- Áudio (speakers, fone e microfone), Wi-Fi e Bluetooth.
- VRR, limitador de frames e ajuste de brilho da tela.
- Ajustes de TDP e clocks (separados por bateria e tomada), modos Turbo até 30W, SMT on/off.
- Overlay, FSR nativo do sistema e outros ajustes de jogos separados por perfis.
- Ajuste de cores e brilho do RGB.
- Docks USB-C. Testei um feito para o Deck e outro genérico, e funcionaram bem.

Tudo funciona perfeitamente e totalmente controlável pela interface de jogos.

O uso de RAM fica abaixo de 8 GB totais em jogos AAA, podendo dedicar mais da memória compartilhada à GPU. Alguns jogos rodam até melhor que no Windows devido à pré-compilação e compartilhamento de cache de shaders Vulkan. Elden Ring é um bom exemplo disso, não tem os engasgos que costuma ter no Windows.

Os perfis padrão de ventilação do Bazzite são bem mais sensatos que os da própria Asus. Com o TDP em 30W o Ally fica na casa dos 78-80c e com um bom perfil acústico. Em 25W (que eu costumo usar) fica em 70-72c. Nem senti necessidade de ajustar manualmente.

Mais pontos positivos... Atualizações de sistema, pacotes, apps e drivers ficam centralizadas num lugar só e instaláveis com um só botão na interface de jogos (exceto BIOS, que precisa ser atualizada manualmente com pen drive). Aquele modo sleep "mágico" do Deck, que você aperta o botão sem se preocupar, e volta a jogar horas / dias depois do mesmo ponto sem crashes, funciona da mesma forma no Ally.

Ignorando por um momento a questão da compatibilidade de jogos, é tragicômico handhelds feitos para Windows e suportados por empresas grandes como Lenovo e Asus, funcionarem melhor num SO mantido pela comunidade. Vou chover no molhado aqui, mas precisam realmente levar a sério a experiência em handhelds e otimizar o sistema para esses dispositivos.

Enfim, estou gostando bastante do Bazzite. Para quem como eu tem a biblioteca 99% na Steam e não faz questão de jogos online com anti-cheat, tem sido o melhor dos 2 mundos.

Seguem algumas fotos do sistema rodando no meu Ally.



Excepcional relato. Particularmente (e não sendo nada original no comentário) acho o Windows a "pior" parte do Ally. Claro que é o diferencial dele, ser um PC completo, mas o W11 é simplesmente abismal. Zero otimização, sleep que não funciona, e todas as reclamações que sempre ouvimos por aí. Precisamos de um "fork" oficial da MS do sistema do Xbox pra ontem. As fabricantes estão fazendo sua parte, a AMD está fazendo sua parte, e a MS está batendo cabeça com essa porcaria do W11, não conseguem nem arrumar a interface dessa carroça.

Estou numa sinuca de bico basicamente porque minha biblioteca Steam é quase não-existente, só tenho jogo velho lá. O que ultimamente tenho jogado de PC vem da Epic e GP.

Mas que dá vontade, dá.
 
Excepcional relato. Particularmente (e não sendo nada original no comentário) acho o Windows a "pior" parte do Ally. Claro que é o diferencial dele, ser um PC completo, mas o W11 é simplesmente abismal. Zero otimização, sleep que não funciona, e todas as reclamações que sempre ouvimos por aí. Precisamos de um "fork" oficial da MS do sistema do Xbox pra ontem. As fabricantes estão fazendo sua parte, a AMD está fazendo sua parte, e a MS está batendo cabeça com essa porcaria do W11, não conseguem nem arrumar a interface dessa carroça.

Estou numa sinuca de bico basicamente porque minha biblioteca Steam é quase não-existente, só tenho jogo velho lá. O que ultimamente tenho jogado de PC vem da Epic e GP.

Mas que dá vontade, dá.
Eu tenho ultraportáteis tem anos, sleep nunca funcionou. Seja no Windows 10 ou 11.
 
Eu tenho ultraportáteis tem anos, sleep nunca funcionou. Seja no Windows 10 ou 11.
Sleep do W11 não funciona bem no meu notebook atual! No meu note antigo, um Inspiron com Intel de 3ª geração, nunca tive problemas com W10. Era abaixar a tampa, o note hibernava; abrindo, ele ligava. Agora, eu abaixo a tampa (ou mando hibernar pelo menu, tanto faz), e tenho que vigiar o led de atividade para ver se ele realmente vai hibernar, o que acontece 50/50 das vezes. Se não me cuidar, posso botar o note para cozinhar dentro da mochila, porque ele vai continuar funcionando.

Em tempo: Asus US (somente) aumentou a garantia do Ally especificamente em relação ao leitor de cartão SD de 12 para 24 meses, inclusive com reembolso (até mesmo retroativo) do cartão, caso danificado. Eu já tentei clicar no upgrade de garantia do MyASUS para ver se é possível comprar extensão de garantia do Ally no BR, mas sem sucesso, não deixam. O que é uma safadeza, porque vez ou outra aparece notificação de "promoção" de extensão de garantia. Nada do mesmo tratamento aqui no BR.

 
Sleep do W11 não funciona bem no meu notebook atual! No meu note antigo, um Inspiron com Intel de 3ª geração, nunca tive problemas com W10. Era abaixar a tampa, o note hibernava; abrindo, ele ligava. Agora, eu abaixo a tampa (ou mando hibernar pelo menu, tanto faz), e tenho que vigiar o led de atividade para ver se ele realmente vai hibernar, o que acontece 50/50 das vezes. Se não me cuidar, posso botar o note para cozinhar dentro da mochila, porque ele vai continuar funcionando.

Em tempo: Asus US (somente) aumentou a garantia do Ally especificamente em relação ao leitor de cartão SD de 12 para 24 meses, inclusive com reembolso (até mesmo retroativo) do cartão, caso danificado. Eu já tentei clicar no upgrade de garantia do MyASUS para ver se é possível comprar extensão de garantia do Ally no BR, mas sem sucesso, não deixam. O que é uma safadeza, porque vez ou outra aparece notificação de "promoção" de extensão de garantia. Nada do mesmo tratamento aqui no BR.

Essas coisas costumam ser só lá pra fora mesmo. Me lembro do caso do desktop Alienware da Dell com problema de memória, lá fora substituíram de graça, aqui consumidor teve de se virar.
 
Os últimos balanços financeiros da Microsoft tem mostrado que o peso do Windows tem sido cada vez menor, apesar de ainda gerar bilhões.

Daí, não acredito que vão lançar uma versão melhorada do sistema operacional para os portáteis.
 
O que ultimamente tenho jogado de PC vem da Epic e GP.

Mas que dá vontade, dá.

Epic e GOG até rola através do Heroic, que já vem incluso no Bazzite. https://heroicgameslauncher.com/

Já Game Pass não tem jeito mesmo, só no Windows. =/

tenho que vigiar o led de atividade para ver se ele realmente vai hibernar, o que acontece 50/50 das vezes. Se não me cuidar, posso botar o note para cozinhar dentro da mochila, porque ele vai continuar funcionando.

Isso aconteceu 2x com meu Ally. Abri o estojo horas depois e estava lá ligado. Depois disso passei a usar somente hibernação (que é mais lenta e não é boa para a longevidade do SSD). Felizmente não acontece mais com o Bazzite.
 
Comigo aconteceu mais raramente o problema de desligar e nao desligar, mas foi mais numas BIOS alguns meses atras, depois de algumas atualizações, não ocorreu mais mas nao sei precisar qual das atualizações do Firmware resolveu isso.
Unica coisa chata as vezes, mas nao tantas vezes, que ele demora no boot, fica naquele logo da ASUS antes de fazer aquela animação, fica coisa de uns 30-40 segundos parado ali pra aí prosseguir.
 
Unica coisa chata as vezes, mas nao tantas vezes, que ele demora no boot, fica naquele logo da ASUS antes de fazer aquela animação, fica coisa de uns 30-40 segundos parado ali pra aí prosseguir.
Ontem eu pesquisei sobre isso e alguém no reddit disse ter relação com ter um SD espetado no Ally. Eu não estou usando o cartão no momento, apesar de deixá-lo conectado o tempo todo, daí resolvi ejetar ele e aparentemente é isso mesmo. Eu já tive muito problema com Linux nesse sentido, se estivesse com pendrive ou hd externo conectado na hora de desligar o computador, as vezes ele ficava uns 5 minutos até desligar de vez, mas com Windows não costumava ter esse problema não, até o momento.

Se tu tiver um SD espetado aí, acho que convém fazer o teste.
 
Ontem eu pesquisei sobre isso e alguém no reddit disse ter relação com ter um SD espetado no Ally. Eu não estou usando o cartão no momento, apesar de deixá-lo conectado o tempo todo, daí resolvi ejetar ele e aparentemente é isso mesmo. Eu já tive muito problema com Linux nesse sentido, se estivesse com pendrive ou hd externo conectado na hora de desligar o computador, as vezes ele ficava uns 5 minutos até desligar de vez, mas com Windows não costumava ter esse problema não, até o momento.

Se tu tiver um SD espetado aí, acho que convém fazer o teste.
O meu faz isso às vezes com nada espetado.
 
Ontem eu pesquisei sobre isso e alguém no reddit disse ter relação com ter um SD espetado no Ally. Eu não estou usando o cartão no momento, apesar de deixá-lo conectado o tempo todo, daí resolvi ejetar ele e aparentemente é isso mesmo. Eu já tive muito problema com Linux nesse sentido, se estivesse com pendrive ou hd externo conectado na hora de desligar o computador, as vezes ele ficava uns 5 minutos até desligar de vez, mas com Windows não costumava ter esse problema não, até o momento.

Se tu tiver um SD espetado aí, acho que convém fazer o teste.
É, eu nao uso SD nele, pode ter alguma lógica nisso... derrepente traava na tentativa de desmontar o volume....

Comigo realmente o lance de nao desligar, nao tem acontecido mais já algum tempo.
 
Testando o Handheld Companion (no Legion Go, mas se aplica ao Ally também). Muito bom o trabalho que fizeram, melhorou muito a usabilidade.

Aplicação polida, rápida, bem customizável e completa em recursos. Dá pra substituir quase que completamente o Legion Space / Armoury Crate e overlays do fabricante. No caso do Legion Go em particular, acrescenta vários recursos que estão faltando, como perfis por jogo. Desativei o início automático e os serviços do Legion Space, coloquei o Steam para iniciar no modo Big Picture ao ligar**, Handheld Companion também com início automático e pronto.

Uma coisa besta que gostei muito é que dá pra remapear os botões com logo do fabricante pra fazer o que você quiser. O da esquerda configurei como botão Xbox. O da direita deixei o pressionar simples para abrir o overlay de configs do Handheld Companion, e o pressionar longo para abrir o app completo.

Outra coisa de usabilidade que faz diferença é que dá pra configurar atalhos pra praticamente qualquer ação do sistema ou combinação de teclas, e colocar no overlay para acesso rápido. É tipo os atalhos que tem no overlay do Armoury Crate, só que bem mais flexível.



** Dica: dá pra fazer o mesmo com qualquer launcher ou integrador. Playnite, GOG Galaxy, etc.
 
Editado por um moderador:
Vou ter que fazer um adendo à recomendação acima. Testando o Handheld Companion hoje tive vários travamentos e instabilidades. 2x ao ajustar a função de Auto TDP nele, simplesmente travou tudo. O software é ótimo em usabilidade e recursos, mas não sei se é estável ainda. Isso foi no Legion, pode ser que no Ally esteja melhor por estar disponível há mais tempo.
 
Galera, será que vale renomear esse tópico para "Portáteis Windows (ROG Ally, Legion Go e outros) [TÓPICO OFICIAL]"

A user base desses portáteis vai ficar cada vez mais fragmentada (MSI Claw, OneXPlayer, trocentos Ayaneo, etc) e separar a conversa sobre eles não sei se é tão produtivo já que são poucos users com um ou outro. Difícil não fazer comparações e falar sobre um ou outro conforme chegam notícias. Acho que manter um tópico só dedicado ao assunto seria uma boa.

O que acham?
 
Instalei o Bazzite ontem. Resolvi encarar, e olha, é inacreditável a desídia da Microsoft no sentido de lançar a merda de um SO dedicado para os portáteis.

Para GP, vou ver se faço streaming de outro PC na rede, por enquanto.
 
Pessoal, boa noite! Por algum acaso alguém já percebeu que o analógico do rog ally estrala? Da uma sabadinha ao fazer um 360? Estou com o rog ally faz nem 1 mês e percebi essa questão. Não sei se é algo que de para arrumar.
 
Última edição:
Galera, será que vale renomear esse tópico para "Portáteis Windows (ROG Ally, Legion Go e outros) [TÓPICO OFICIAL]"

A user base desses portáteis vai ficar cada vez mais fragmentada (MSI Claw, OneXPlayer, trocentos Ayaneo, etc) e separar a conversa sobre eles não sei se é tão produtivo já que são poucos users com um ou outro. Difícil não fazer comparações e falar sobre um ou outro conforme chegam notícias. Acho que manter um tópico só dedicado ao assunto seria uma boa.

O que acham?

Boa ideia.
 
Pessoal, boa noite! Por algum acaso alguém já percebeu que o analógico do rog ally estrala? Da uma sabadinha ao fazer um 360? Estou com o rog ally faz nem 1 mês e percebi essa questão. Não sei se é algo que de para arrumar.

O meu faz isso também desde que comprei. Acho que é característico dele. O Switch faz isso também nos Joy Cons.

--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Instalei o Bazzite ontem. Resolvi encarar, e olha, é inacreditável a desídia da Microsoft no sentido de lançar a merda de um SO dedicado para os portáteis.

Para GP, vou ver se faço streaming de outro PC na rede, por enquanto.
Boa escolha. Depois de um tempinho faz seu relato com ele e se conseguiu se adaptar.

Em tempo, saiu ontem esse vídeo:

Esse trecho aqui é o maior tapa na cara da Microsoft. Um jogo pesado feito para Windows rodando melhor no Linux, mesmo com o overhead do Proton.



Divulgação boca a boca do Bazzite está bem forte, vi vários canais com conteúdo similar. Agora imagina se a Valve lança o SteamOS pra geral de forma oficial.
 
Editado por um moderador:
Bom, eu continuo com minha opniao imutável, quem compra Ally, Legion, Claw e esses Aya e etc.... quer Processador X86 + Windows. Quer linux vai de SD ou outros similares que rodam Android por exemplo... Não vejo sentido algum em Linux nesses (Ally like)
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Saiu hoje oficialmente o AFMF para o Ally, totalmente integrado!

 
Última edição:
Boa escolha. Depois de um tempinho faz seu relato com ele e se conseguiu se adaptar.
Com certeza farei.
Bom, eu continuo com minha opniao imutável, quem compra Ally, Legion, Claw e esses Aya e etc.... quer Processador X86 + Windows. Quer linux vai de SD ou outros similares que rodam Android por exemplo... Não vejo sentido algum em Linux nesses (Ally like)
Cara, mas vou te dizer, a escolha pelo teste do Bazzite (no meu caso ao menos) não é por ser Linux, mas é pela completa incapacidade da MS de lançar algo minimamente otimizado para esse mercado de portáteis. Quando as únicas opções eram os chineses, poderíamos até extrapolar e dizer que a MS não teria interesse, mas basicamente todos os grandes players de hardware entraram na briga há no mínimo um ano. Falei em outro post e falo novamente: as fabricantes estão correndo atrás, com firmwares, bios, updates, o tempo todo; a AMD está fazendo a parte dela, como principal fornecedora dos chips dessa fatia do mercado, com drivers e otimizações, mas a MS não se movimenta para nada. Nada.

O W11 continua uma salada de problemas - por aqui, tanto meu Ally quanto um computador Dell novos, com menos de um mês, tiveram problema com Bitlocker, não conseguem nem se decidir em itens de interface (que bosta é essa de ter que clicar em "mostar mais opções" nos menus de botão direito, só para ver a mesma barra de sempre desde o windows 95? era melhor nem ter mexido em nada), quem dirá otimizações. Estamos num formato que cada minuto de bateria conta e temos que usar um sistema operacional lotado de bloat.

Ao meu ver, o óbvio seria "portar" o sistema do Xbox e da mesma forma que nos "DeckOS" termos opção também de área de trabalho. Sabemos que o Xbox é baseado no Windows, seria um ponto de partida muito mais fácil que continuarmos com o W11 do jeito que está.

No mínimo do mínimo, final do ano vai ser lançado o W11 LTSC. Certeza que vou instalar.
 
quem compra Ally, Legion, etc.... quer Processador X86 + Windows.
Hoje descobri que não existo então. Gabriel de Pinho e Kloky também devem ser delírios coletivos. Mas como sua opinião é imutável só pode estar certa. 😂
 
Editado por um moderador:
Hoje descobri que não existo então. Gabriel de Pinho e Kloky também devem ser delírios coletivos. Mas como sua opinião é imutável só pode estar certa. 😂
Claro vc pode fazer o que quiser! Se quiser pendurar o Ally no pescoço e usar como cordão, não tem problema! Se quiser instalar um MS-DOS 6.22 e rodar Windows 3.11 também pode! Se quiser também pode usar o Ally para apoiar sua porta em casa para não bater, o produto é seu e vc pagou por ele! Voce já ouvir falar em opnião? Cada um tem a sua e a minha é essa, não sou dono da verdade... Grogu, Gabriel de pinho, Kloky e milhares de pessoas como os proprios desenvolvedores dessa solução não concordam comigo, agora, não custa nada voce aprender a respeitar a opnião alheia e parar de sacarsmo e infantilidade pq a humanidade não concorda com voce!
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo