• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

ASUS Rampage Extreme VI Encore e slots

cirurgiao

New Member
Registrado
Tenho uma Asus Rampage Extreme VI Encore com 4 slots PCI Express => 1º PCIE 3.0/2.0 X16_1 / 2º PCIE 3.0/2.0 X4 (PCH) / 3º PCIE 3.0/2.0 16_2 / 4º PCIE 3.0/2.0 16_3
Minha placa de vídeo GeForce RTX2080TI utiliza os slots 1 e 2 o que impede o uso do slot 2 para uma placa de rede 1000 (a rede é 10/100) limitando a velocidade.
Pergunta: Tenho NECESSARIAMENTE que utilizar o slot 1 (ocupando também o espaço do slot 2) para a placa de vídeo ou posso utilizar os slots 3 ou 4 para a placa de video?
Em caso
AFIRMATIVO existe necessidade de alguma configuração especial?
Obrigado
 
Tenho uma Asus Rampage Extreme VI Encore com 4 slots PCI Express => 1º PCIE 3.0/2.0 X16_1 / 2º PCIE 3.0/2.0 X4 (PCH) / 3º PCIE 3.0/2.0 16_2 / 4º PCIE 3.0/2.0 16_3
Minha placa de vídeo GeForce RTX2080TI utiliza os slots 1 e 2 o que impede o uso do slot 2 para uma placa de rede 1000 (a rede é 10/100) limitando a velocidade.
Pergunta: Tenho NECESSARIAMENTE que utilizar o slot 1 (ocupando também o espaço do slot 2) para a placa de vídeo ou posso utilizar os slots 3 ou 4 para a placa de video?
Em caso
AFIRMATIVO existe necessidade de alguma configuração especial?
Obrigado
placa de rede onboard é gigabit da aonde vc tirou que q é 10/100?

se ta pegando 100mb deve ou cabo de rde q vc ta usando ta zoado ou roteador que é 100mb
 
Última edição:
O Mauro está certo e vou mais longe:
A placa onboard dessa mobo é 10gigabit

O que pode estar acontecendo pra limitação:
- driver errado (tenta atualizar pegando o driver recente pelo site da placa mãe)
- configuração errada da placa de rede no painel de controle (tenta forçar ela pegar gigabit)
- cabeamento antigo (anteriores a cat5e o que seria bem pre histórico). Leia no cabo vc vai achar escrito CAT “ALGUMACOISA” (5/5e/6) se for pra baixo de 5e é esse cabo de rede.
- o equipamento de rede que seu PC está se conectando (um roteador ou um switch) não é gigabit. Inclusive pergunto: em que equipamento de rede seu PC está se conectando ? Um roteador, um hub, um switch ? Tem o modelo pra passar ? Se for um ativo de rede 10/100 não tem o que fazer a não ser troca-lo.
- se o equipamento de rede que listei acima for gigabit, veja na configuração do mesmo se tem alguma limitação que está forçando operar em 10/100.

Isso porque como eu te disse, essa placa mãe tem uma placa de rede onboard de 10gb. Não tem necessidade nenhuma de trocá-la a menos que ela tivesse queimada. O que não parece ser o caso.
 
Última edição:
Caso realmente necessite usar a placa de rede melhor usar ela no slot de baixo, de 16x, não tem problema usar placa 1x/4x no slot de 16x mesmo sendo maior.
 
Obrigado pelas respostas.
Minha conexão de internet é da VIVO com plano de 500mbs. Ao utilizar o cabo de rede numa das conexões a velocidade nunca excedeu 100mbs. A explicação do técnico da VIVO é que minha placa de rede não comporta velocidade acima desta e portanto minha colocação de 10/100. Com conexão WiFi 5G a velocidade está sempre acima de 300mbs
Tenho printscreens porém não sei como colocá-los aqui.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Maybe this
 
Última edição:
Obrigado pelas respostas.
Minha conexão de internet é da VIVO com plano de 500mbs. Ao utilizar o cabo de rede numa das conexões a velocidade nunca excedeu 100mbs. A explicação do técnico da VIVO é que minha placa de rede não comporta velocidade acima desta e portanto minha colocação de 10/100. Com conexão WiFi 5G a velocidade está sempre acima de 300mbs
Tenho printscreens porém não sei como colocá-los aqui.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Maybe this
poe na outra placa de rede sua placa topzera tem 2 saida de rede

img_9101.jpg
 
O cara da vivo tá te enrolando, minha placa é semelhante à sua e a rede Intel é Gigabit e a Acquantia, com a última atualização foi pra 10 Gb!
 
Obrigado pelas respostas.
Minha conexão de internet é da VIVO com plano de 500mbs. Ao utilizar o cabo de rede numa das conexões a velocidade nunca excedeu 100mbs. A explicação do técnico da VIVO é que minha placa de rede não comporta velocidade acima desta e portanto minha colocação de 10/100. Com conexão WiFi 5G a velocidade está sempre acima de 300mbs
Tenho printscreens porém não sei como colocá-los aqui.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Maybe this
Nas duas placas de rede o comportamento é o mesmo? Acho que o problema é apenas no cabo.

Verificou nas propriedades de rede do Windows se a velocidade do 'link' entre o PC e o roteador está em gigabit?

Não consegui ver a imagem que postou, recomendo https://postimages.org/pt-br/, basta copiar o link e colar aqui.
 
Neo666, obrigado pelo link. Estou distante do meu pc e assim não tenho como postar aqui os printscreens. Quando tiver acesso farei o teste com o cabo nas 2 portas de rede mas isto quase que certamente só acontecerá na 4ª por questões de tempo e trabalho (estarei de plantão das 1930 de hj até 1930 de amanhã 3ªf). Peço apenas a gentileza e antecipadamente agradeço a colaboração de todos vocês.
 
Minha conexão de internet é da VIVO com plano de 500mbs. Ao utilizar o cabo de rede numa das conexões a velocidade nunca excedeu 100mbs. A explicação do técnico da VIVO é que minha placa de rede não comporta velocidade acima desta e portanto minha colocação de 10/100. Com conexão WiFi 5G a velocidade está sempre acima de 300mbs
Amigo, ele meio que jogou a culpa pra vc. (típico de quem quer se livrar do abacaxi).

Porém a culpa não é do seu PC, como já dissemos, sua placa de rede é 10GB. As unicas possibilidades disso acontecer seria se a placa de rede estiver mal configurada ou com driver errado/desatualizado.

Abaixo segue uma análise pra voce fazer e pra facilitar pra você e pra gente que quer te ajudar.

Se o comportamento acontecer em ambas as placas de rede:

- OU é o cabo: Pode ser um cabo de rede antigo que está fazendo a ligação entre seu PC e o ativo de rede (modem/roteador/switch/acess point). Basta ler no cabo e vc vai achar letrinhas pretas no cabo escrito. Ai vc tem que ser atentar com um texto: "CAT X". Se o cabo estiver escrito CAT 5 ou inferior o problema é esse. Gigabit é a partir dos cabos CAT 5e. Esse é bem fácil de vc verificar. {imagem abaixo vai te ajudar a entender os escritos do cabo que lhe disse).

i500159.jpeg

- OU o ativo de rede: pode ser qeu tenha portas apenas 10/100 OU esse ativo de rede pode estar configurado errado pra operar apenas no modo 10/100 e não no modo gigabit. Convém até trocar a porta do roteador/ativo de rede pra ver se o problema é sanado.
Além disso, vc pode até escrever pra gente qual é os ativo de rede que vc está usando ai na sua casa/trabalho pra gente te ajudar a identificar se eles são gigabit também.

Exemplos:
Seu PC > TP link Archer C50 > Roteador Vivo Askey Rtf3505vwn1
Seu PC > Roteador Vivo Askey Rtf3505vwn1

Agora, se o comportamento acontece apenas em um placa de rede, pode ser configuração errada na mesma (no painel de controle do Windows da pra forçar pegar o modo gigabit). Ou mesmo o driver pode estar errado ou desatualizado. Ai convém baixar no site da fabricante o driver mais recente (site da Asus pra sua placa-mae vc encontra o driver mais recente).
 
Aqui estão os printscreens das minhas placas de rede. Adicionei o speedtest utilizando apenas o WiFi para mostrar a velocidade.
Também verifiquei que meu cabo de rede é Cat5e
 
Última edição:
Obrigado pelas respostas.
Minha conexão de internet é da VIVO com plano de 500mbs. Ao utilizar o cabo de rede numa das conexões a velocidade nunca excedeu 100mbs. A explicação do técnico da VIVO é que minha placa de rede não comporta velocidade acima desta e portanto minha colocação de 10/100. Com conexão WiFi 5G a velocidade está sempre acima de 300mbs
Tenho printscreens porém não sei como colocá-los aqui.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Maybe this

Veja nas configurações do seu adaptador de rede e roteador se em velocidade & duplex está em 10gb/s, além disso pegue o seu cabo de internet, veja se no conector dele tem 4 ou 8 filamentos conectados
 
Aqui estão os printscreens das minhas placas de rede. Adicionei o speedtest utilizando apenas o WiFi para mostrar a velocidade.
Também verifiquei que meu cabo de rede é Cat5e
Cabo 5e já aguenta gigabit. O vilão não é ele.

Resta então de opções:

- Placa de Rede com configuração errada:
Geralmente as placas de rede vem com "Autosense", que identifica a velocidade máxima da rede e já seta ela. Porém no painel de controle (Gerenciador de Dispositvos > Adaptadores de Redes > Marvell 10G > Avançado).

Nessa lista de opções deve ter ai Velocidade/speed. Deixa em automatico ou tenta setar 1GB Full Duplex.

- Equipamento de rede com configuração errada:
No equipamento de rede que esse PC está se conectado, pode ser que a porta de rede esteja configurada errada OU mesmo o equipamento de rede nao tem portas gigabit.
Em que equipamento de rede (roteador/switch/modem) seu PC está conectado ? Pode passar o modelo ?
 
Aqui estão os printscreens das minhas placas de rede. Adicionei o speedtest utilizando apenas o WiFi para mostrar a velocidade.
Também verifiquei que meu cabo de rede é Cat5e
Não consegui tirar muita informação relevante de seus prints pois ambas as placas de rede estão com cabos desconectados, da mesma forma que aparece no adaptador Wi-Fi (780/780Mbps) precisamos saber a velocidade do 'link' entre o PC e o roteador.

Conecte o cabo a ela(s) e verifique novamente na mesma tela, aparecerá algo mais ou menos assim (em destaque o que nos interessa):

1713976929907.png


Com essas informações vamos conseguir ajudar melhor e, ao contrário do que alguns colegas frequentemente sugerem em situações desse tipo, pessoalmente não vejo necessidade de ficar alterando/setando/forçando manualmente as configurações da placa de rede num primeiro momento.

Normalmente a negociação automática funciona bem, a menos que haja algum problema relacionado a cabo/conector ou mesmo adaptador/driver, que é onde queremos chegar.
 
Pessoal, agradeço outra vez o interesse e colaboração de vocês. Fiz uma experiencia e talvez tenha corrigido o problema. Comprei um cabo de rede categoria 8 e instalei na placa de rede Marvel 10G Ethernet connection com driver 3.1.8.0
Esses são os resultados:
Precisarei reiniciar o computador para constatar que o problema foi devidamente resolvido.
 
Parece que de fato o problema foi corrigido. Reiniciei o computador e aqui está o speedtest.
Espero que tenha de fato resolvido o problema, que não tenha mais que recorrer a vocês e agradeço o tempo que dispenderam para me orientar. E aproveito para elogiar este site que realmente abriu a oportunidade para eu buscar ajuda de gente interessada e que entende do assunto.
 
Obrigado pelas respostas.
Minha conexão de internet é da VIVO com plano de 500mbs. Ao utilizar o cabo de rede numa das conexões a velocidade nunca excedeu 100mbs. A explicação do técnico da VIVO é que minha placa de rede não comporta velocidade acima desta e portanto minha colocação de 10/100. Com conexão WiFi 5G a velocidade está sempre acima de 300mbs
Tenho printscreens porém não sei como colocá-los aqui.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Maybe this
Mais fácil que trocar a placa de slot essa ai em haha
 
Pessoal, bom dia. Em primeiro lugar quero agradecer a todos vocês o interesse e a gentileza em me ajudarem
Hoje cedo liguei o computador e a velocidade está acima de 400mbs (meu plano VIVO é de 500mbs) e com isto a mudança do cabo para categoria 8 atendeu completamente minha demanda.
Pergunta à uma colocação aqui que me traz curiosidade.
As placas de rede são oferecidas para o slot PCIE 3.0/2.0 X4 (PCH), que na MB ASUS RAMPAGE EXTREME VI ENCORE corresponde ao slot 2. É possível utilizar uma placa de rede num dos outros slots vagos => 3º PCIE 3.0/2.0 16_2 / 4º PCIE 3.0/2.0 16_3 APESAR DA DIFERENÇA NO TAMANHO DESSES SLOTS?
Obrigado
 
Pessoal, bom dia. Em primeiro lugar quero agradecer a todos vocês o interesse e a gentileza em me ajudarem
Hoje cedo liguei o computador e a velocidade está acima de 400mbs (meu plano VIVO é de 500mbs) e com isto a mudança do cabo para categoria 8 atendeu completamente minha demanda.
Importante frisar que não foi o fato de ser um cabo Cat8 pois ele 'sobra' nessa velocidade e sim o fato de ser um cabo novo/diferente/de boa qualidade que provavelmente resolveu o problema.

Pergunta à uma colocação aqui que me traz curiosidade.
As placas de rede são oferecidas para o slot PCIE 3.0/2.0 X4 (PCH), que na MB ASUS RAMPAGE EXTREME VI ENCORE corresponde ao slot 2. É possível utilizar uma placa de rede num dos outros slots vagos => 3º PCIE 3.0/2.0 16_2 / 4º PCIE 3.0/2.0 16_3 APESAR DA DIFERENÇA NO TAMANHO DESSES SLOTS?
Sim, um colega tinha comentado isso lá pra cima e se fosse necessário vc poderia espetar uma placa de rede (que geralmente usam um conector x1) em qualquer um dos slots PCIe maiores.

O único óbice seria com relação a eventuais compartilhamentos de barramento com algum outro componente da placa mãe mas fisicamente não haveria problema algum.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo