• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

Orientação para entender oque pode estar acontecendo no meu setup.

mponte

New Member
Registrado
Boa tarde pessoal, a 04 dias fiz um upgrade no meu setup e sinto que estou tendo alguns lag freezers sem explicação.
Meu setup atualmente:
Placa de Vídeo RTX 4060
Placa-mãe: TUF B450M-PRO GAMING
MEMÓRIA: 01 PENTE 16GB 3200MHZ
FONTE: NIDUS 500W BRONZE 80 PLUS.
Processador: Ryzen 5 5600X

Mesmo com esse setup ando tendo uns lags freezers no cs2, fifa 24, será que pode ser a fonte que não suporta esse setup?
Ou talvez o dual channel que não tenho por ter comprado apenas 01 memória de 16 gb.
Com esse setup eu não deveria estar passando por alguns lags freezers, certo?
Aconteceu também de o jogo dar uma pequena travada e ficar minimizando o tempo inteiro sozinho, como se eu tivesse dando alt tab constantemente, tive que fechar o jogo e abrir novamente.
Meu headset é bluetooth e fica também dando umas picotadas no áudio, o que será que pode ser o causador desses problemas que ando enfrentando?

Será que a solução seria uma fonte mais potente de 750w, ou comprar uma outra memória da mesma para ativar o dual channel?
Alguém poderia me ajudar?
Obrigado!
 
Eu chutaria mais que é a falta do dual channel que da fonte.

A fonte não é uma top de linha porém é uma fonte que passou no teste do Techlab então se ela nao estiver danificada, era pra suportar tranquilamente esse setup.
 
Eu chutaria mais que é a falta do dual channel que da fonte.

A fonte não é uma top de linha porém é uma fonte que passou no teste do Techlab então se ela nao estiver danificada, era pra suportar tranquilamente esse setup.
Entendi irmão, estranho, com esse setup não era pra eu ter esses freeze lags.
Eu disse referente à fonte por conta dos problemas de áudio picotando do headset e o jogo como se tivesse dando alt tab o tempo inteiro sem parar, então associei que fosse a fonte não suportando energizar/alimentar a placa e o headset.
 
Entendi irmão, estranho, com esse setup não era pra eu ter esses freeze lags.
Eu disse referente à fonte por conta dos problemas de áudio picotando do headset e o jogo como se tivesse dando alt tab o tempo inteiro sem parar, então associei que fosse a fonte não suportando energizar/alimentar a placa e o headset.
Olha pode ser a fonte com algum defeito, porém como te disse, e você perguntou se botando uma fonte de 750W o problema resolveria:

Se sua fonte não estiver internamente danificada, era pra aguentar esse setup. 500W minimamente decente (como é o caso dessa fonte em si) é pra ser mais que suficiente pro seu setup todo. Acho que me fiz entender: por potência, essa fonte era pra aguentar tranquilamente o setup. O problema todo é se ela de fato estiver danificada.

De toda forma, sim é válido fazer um teste (trocar a fonte) e verificar se o problema persiste.

Mas eu ainda acho que a queda de desempenho tá mais ligada a falta do dual channel.
 
Olha pode ser a fonte com algum defeito, porém como te disse, e você perguntou se botando uma fonte de 750W o problema resolveria:

Se sua fonte não estiver internamente danificada, era pra aguentar esse setup. 500W minimamente decente (como é o caso dessa fonte em si) é pra ser mais que suficiente pro seu setup todo. Acho que me fiz entender: por potência, essa fonte era pra aguentar tranquilamente o setup. O problema todo é se ela de fato estiver danificada.

De toda forma, sim é válido fazer um teste (trocar a fonte) e verificar se o problema persiste.

Mas eu ainda acho que a queda de desempenho tá mais ligada a falta do dual channel.

Obrigado irmão, vou fazer o teste comprando uma fonte nova e uma outra memória da mesma de 16gb para fazer o dual channel.
A fonte que vou pedir é esse modelo:

É uma fonte de confiança?
 
fonte não é problema, mesmo sendo single channel, não deveria ter esses problemas, tenho 2 amigos q rodam com 1 pente e nao tem problema, você formatou o PC apos instalar a nova placa? Chegou atualizar a bios da mobo ?
 
fonte não é problema, mesmo sendo single channel, não deveria ter esses problemas, tenho 2 amigos q rodam com 1 pente e nao tem problema, você formatou o PC apos instalar a nova placa? Chegou atualizar a bios da mobo ?

O computador foi formatado após o upgrade, porque comprei ssd m.2 também, então formatou para usar o ssd.
Sobre a atualização da bios eu não sei verificar não sei informar.
 
Não faz sentido comprar uma fonte mais potente. 500w é mais que suficiente pra essa configuração. Como essa fonte é de qualidade, o problema vai ser ela unicamente se for defeito. Não é falta de potência. Falta de Dual Channel também não faz sentido de ser o problema.

Antes de gastar dinheiro comprando mais coisas, bote a máquina numa bancada e faça testes.
 
Não faz sentido comprar uma fonte mais potente. 500w é mais que suficiente pra essa configuração. Como essa fonte é de qualidade, o problema vai ser ela unicamente se for defeito. Não é falta de potência. Falta de Dual Channel também não faz sentido de ser o problema.

Antes de gastar dinheiro comprando mais coisas, bote a máquina numa bancada e faça testes.

Entendi mano.
 
O computador foi formatado após o upgrade, porque comprei ssd m.2 também, então formatou para usar o ssd.
Sobre a atualização da bios eu não sei verificar não sei informar.
Atualize a BIOS para a mais recente e faça testes de bancada antes de comprar qualquer coisa. Não faz nenhum sentido comprar peças sem saber qual é o problema.

Recentemente fiz um upgrade do R5 1600 para o R5 5600 e tive que fazer 3 upgrades de BIOS para funcionar corretamente. Também saí de uma GTX 1660 TI para uma RTX 4060 e permaneci com a mesma fonte.
 
Atualize a BIOS para a mais recente e faça testes de bancada antes de comprar qualquer coisa. Não faz nenhum sentido comprar peças sem saber qual é o problema.

Recentemente fiz um upgrade do R5 1600 para o R5 5600 e tive que fazer 3 upgrades de BIOS para funcionar corretamente. Também saí de uma GTX 1660 TI para uma RTX 4060 e permaneci com a mesma fonte.

Eu sou leigo, não sei atualizar a BIOS, há algum tutorial que você me indicaria para fazer isso da forma correta?
 
O computador foi formatado após o upgrade, porque comprei ssd m.2 também, então formatou para usar o ssd.
Sobre a atualização da bios eu não sei verificar não sei informar.
atualize a bios e verifique a saúde do SSD com crystaldisk, mesmo que seja novo.
 
Eu sou leigo, não sei atualizar a BIOS, há algum tutorial que você me indicaria para fazer isso da forma correta?
Leve em um técnico de confiança pra fazer os testes e já peça a atualização da BIOS. BIOS não se atualiza sem saber o que está fazendo.
 
Sobre a atualização da bios eu não sei verificar não sei informar.
Basta entrar na BIOS e verificar a versão que está instalada. Pelo CPU-Z vc também consegue verificar na aba mainboard.

A partir disso, se de fato estiver desatualizada/versão bem antiga, pode baixar uma nova no site da Asus.

Video ensinando a como atualizar a BIOS de uma TUF:



Video oficial da asus



Sem grandes mistérios:

- Baixa a BIOS mais atual no site da Asus para sua placa mãe (segundo você, TUF B450M-PRO GAMING)
- Extraia os arquivos pra dentro de um pendrive;
- Roda o programa BIOS rename;
- Reinicia o PC e entra na BIOS;
- Vai na opção TOOL > Asus EzFlash;
- Encontra o arquivo de BIOS no seu pendrive e manda atualizar;
- Aguarde
- Recomenda-se fazer depois um reset de BIOS usando os pinos ou mesmo removendo a bateria da placa mae por alguns segundos.

recomendações:
- Faça por sua conta e risco.
- Certifque-se que baixou a versão exata pra sua placa-mae
- Faça num dia que não estiver com nenhum risco de apagões/falta de energia na sua casa.
- Use um pendrive minimamente decente se possivel um pendrive que só pra isso mesmo.
- tenha paciencia pois o processo pode demorar. Não desligue nem reinicie o PC.
 
Creio que seja falta de Dual Channel.
 
Como os amigos acima falaram, eu tbm dou um chute que seja o dual channel.
É claro que tbm atualizaria a bios.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo