[TÓPICO OFICIAL] Samsung Book e Galaxy Book

Eu estava quase comprando o Book3 Ultra, mas vi um monte de reclamações quanto a tela trincar sozinha, e a garantia da Samsung simplesmente negar a cobertura sob "mal uso". Alguém teve alguma experiência similar?
 
Eu estava quase comprando o Book3 Ultra, mas vi um monte de reclamações quanto a tela trincar sozinha, e a garantia da Samsung simplesmente negar a cobertura sob "mal uso". Alguém teve alguma experiência similar?
Do Galaxy Book3 Ultra, são poucos relatos.
Houveram mais do Galaxy Book3 360.
De toda a forma, recomendo você esperar o Galaxy Book4 Ultra, que tem melhorias importantes com relação ao Galaxy Book3 Ultra, como o carregador mais potente, a dissipação de calor um pouco (não muito) melhor, e a tela com aquele recurso anti-reflexo que tem no Galaxy S24 Ultra.

Ou é melhor pegar modelos da Lenovo, Acer, Asus ou Dell, mesmo.
 
Por acaso alguém que comprou esse notebook chegou a instalar Linux nele? Estou precisando trocar meu PC da assinatura por um notebook e vou usar o notebook com Linux e o uso será focado em desenvolvimento de software.
Vai de boas...
 
Fala rapaziada, adquiri meu Galaxy Book2 ontem numa promo do Magazine Luiza (vendido e entregue pela Samsung), consegui no valor de 1759,00 no Pix, e mais 2% de cashback.

Estou a muitos anos sem usar notebook, o PC me supria todas as necessidades até 1 mês atrás, porém agora com o trabalho novo preciso de um notebook para suprir algumas necessidades básicas.

Peguei o modelo de 4Gb, porém já vou lançar os 2x8Gb 3200mhz em dual channel.

Levando tudo isso em consideração, vocês que já possuem o modelo específico tem alguma recomendação para mim que vou adentrar esse mercado de notebooks novamente?

Vi alguns relatos de atualização de firmware de alguns componentes que estão dando bugs, e também a questão da Bios que é atualizada pelo software da Samsung. Algum desses devo me preocupar ou evitar de atualizar?

De antemão já agradeço as respostas!!
 
Fala rapaziada, adquiri meu Galaxy Book2 ontem numa promo do Magazine Luiza (vendido e entregue pela Samsung), consegui no valor de 1759,00 no Pix, e mais 2% de cashback.

Estou a muitos anos sem usar notebook, o PC me supria todas as necessidades até 1 mês atrás, porém agora com o trabalho novo preciso de um notebook para suprir algumas necessidades básicas.

Peguei o modelo de 4Gb, porém já vou lançar os 2x8Gb 3200mhz em dual channel.

Levando tudo isso em consideração, vocês que já possuem o modelo específico tem alguma recomendação para mim que vou adentrar esse mercado de notebooks novamente?

Vi alguns relatos de atualização de firmware de alguns componentes que estão dando bugs, e também a questão da Bios que é atualizada pelo software da Samsung. Algum desses devo me preocupar ou evitar de atualizar?

De antemão já agradeço as respostas!!
Um problema específico que estou tendo é com o driver Ethernet.
Mesmo com o cabo de rede conectado, está sendo bem comum eu ir nas configurações de rede e me deparar com isso aqui:
8755fc05fc6fea4eeb734e4b1e8412283b6d0369.jpeg

Detalhe é que consigo navegar normalmente no Google Chrome.
Ele só me dá problema em duas situações: Windows Update, e consequentemente, Microsoft Store.
O Windows Update às vezes fica assim, não vai pra frente, nem pra trás:
401930deb47d658f3171ed9c66d824c6995da249.jpeg

E a Microsoft Store, consequentemente, fica assim (que é o que mais me incomoda):
bf11115190516dc8e7daeaa5d232ffe72bceec4b_2_1035x582.png

Consigo contornar o problema desabilitando e habilitando novamente o adaptador Ethernet:
346b51a31326f6d67391082c5a3f5b59ded6727f.jpeg

dc12cc724883a9079df0f446d5cadf787ab6577e.jpeg

Daí o Windows Update e a Microsoft Store voltam a funcionar normal.
Acredito que o problema seja o driver.
A última versão disponível no Samsung Update e no Windows Update é a 1168.8.515.2022.
Hoje, resolvi forçar uma atualização para a 1168.15.717.2023, que achei no Driver Identifier.
Vou testar pra ver se o problema é resolvido.
 
Aqui continua a funcionar as 1000 maravilhas... Excelente custoxbenefício.
 
A Samsung começou a vender no Brasil a família Galaxy Book4.
Os preços de lançamento variam de R$ 6749 com o Book4 360 até R$ 17099 com o Book4 Ultra.
large

O Book4 normal só será lançado oficialmente em Junho. Mas os modelos com GPU dedicada (no caso, a NVidia MX570A, inédita em notebooks no Brasil, mas que já havia sido utilizada em uma variante do Galaxy Book2 Business nos Estados Unidos) já possuem página de suporte no site brasileiro da Samsung.
large

Como era de se esperar, nada da Samsung trazer notebooks na cor prata.
E é uma pena que o Book4 Pro de 16 polegadas e o Book4 Pro 360 não tenham sido lançados aqui.
 
6.749,00 é um preço bem alto para iniciar a família de laptops galaxy book4 (ao menos no Brasil). Sei que com um tempinho esses preços vão descer, mas, mesmo que desça, acredito que seja meio inviável comprá-los...
 
Desculpa, mas comprar notebook acima de R$ 6.000,00 soa meio que desperdício de dinheiro. Fica ainda pior dependendo da configuração do aparelho, podendo ser um péssimo custo x benefício.

A não ser que precise muito de mobilidade, seria melhor comprar um desktop com configuração mediana que teria potência semelhante e possibilidade de upgrades (Samsung agora gosta de soldar RAM também).
 
Depois que desligo o galaxy book 2 e fecho e volta a levantar a tampa, ele liga sozinho.
Isso é alguma função na BIOS dele?
Além disso como deixar a baterai carregar até 85%?
Falando sobre lançamentos, a Samsung matou a linha Samsung book?
Nada da linha com 12/13 geração.
 
Última edição:
Depois que desligo o galaxy book 2 e fecho e volta a levantar a tampa, ele liga sozinho.
Isso é alguma função na BIOS dele?
Além disso como deixar a baterai carregar até 85%?
Falando sobre lançamentos, a Samsung matou a linha Samsung book?
Nada da linha com 12/13 geração.
Sobre suas dúvidas.

1- Abrir a tampa para ligar o notebook é uma configuração do Samsung Settings. Abre o aplicativo, aba "Sistema" e desmarque a opção "Inicialização Automática" para desabilitar se quiser.
2- Para colocar a bateria em modo de proteção, também é uma configuração presente no Samsung Settings. Abre o aplicativo, aba "Gerenciamento de Energia" e ative a proteção de bateria
3- A linha Galaxy Book sucedeu a Samsung Book. Se quiser notebooks novos da Samsung, deve ver a linha Galaxy Book 3 e 4.
 
Sobre suas dúvidas.

1- Abrir a tampa para ligar o notebook é uma configuração do Samsung Settings. Abre o aplicativo, aba "Sistema" e desmarque a opção "Inicialização Automática" para desabilitar se quiser.
2- Para colocar a bateria em modo de proteção, também é uma configuração presente no Samsung Settings. Abre o aplicativo, aba "Gerenciamento de Energia" e ative a proteção de bateria
3- A linha Galaxy Book sucedeu a Samsung Book. Se quiser notebooks novos da Samsung, deve ver a linha Galaxy Book 3 e 4.
Obrigado
Agora sobre o fim da linha book, ele vão lançar algo com alinha N100, que são os equivalentes dos celeron mais "decente" pro basicão.
Aquele galaxy book GO é muito ruim.
Era melhor terem botado Chrome OS ou lançado outra coisa.
 
Coloquei a resolução da tela em full hd e não coloquei em 125%, achei tudo muito grande, desproporcional a tela do laptop, então pus em 100% e no início eu achei meio estranho, mas depois me acostumei e em termos de produtividade achei bem melhor.
 
Obrigado
Agora sobre o fim da linha book, ele vão lançar algo com alinha N100, que são os equivalentes dos celeron mais "decente" pro basicão.
Aquele galaxy book GO é muito ruim.
Era melhor terem botado Chrome OS ou lançado outra coisa.
O Galaxy Book Go é ruim por causa dos 4 GB de RAM e do Windows 11 ainda pouco otimizado para ARM.
O pior é que nem dá pra colocar o Chrome OS Flex ou instalar o Chrome OS via Brunch Framework nele, por ambos não suportarem a arquitetura ARM.
Ela até tem Chromebook na mesma faixa de preço, só que ainda usa Celeron antigo, ou o N4020 ou o N4500.

Samsung lançar algum Galaxy Book4 com N100 ou N200 ou Core i3 N300 ou N305 ainda é um mistério, porque nem na terra natal dela saiu algo do tipo ainda.
Até estou estranhando ainda não ter aparecido nada, porque a Samsung geralmente é quem gostava de ser cobaia da Intel com iniciativas estranhas dela, como os Core M ou o Core i5 Lakefield no Galaxy Book S.
Até o Celeron 6305 do Samsung Book 2021 não se viu em outros notebooks da concorrência, já que as outras fabricantes parece que estagnaram nos Celeron N4020 ou N4500.

Lá na Coreia do Sul, ela até andou lançando Galaxy Book com Pentium.
O Galaxy Book2 mais básico usou o Pentium Gold 8505, enquanto o Galaxy Book3 usou o Intel U300 (aqui no Brasil, só Dell e Asus lançaram algo com Pentium recentemente, mas ainda o Pentium Gold 7505).
Lá até o Samsung Book mais básico vinha com Pentium, o Pentium Gold 6405U.

Mas acho que, aqui no Brasil, ela está preferindo deixar o Galaxy Book2 com Intel Core i3 1215U como o mais básico, mesmo.
Desculpa, mas comprar notebook acima de R$ 6.000,00 soa meio que desperdício de dinheiro. Fica ainda pior dependendo da configuração do aparelho, podendo ser um péssimo custo x benefício.

A não ser que precise muito de mobilidade, seria melhor comprar um desktop com configuração mediana que teria potência semelhante e possibilidade de upgrades (Samsung agora gosta de soldar RAM também).
É que ela ainda não lançou os Galaxy Book4 tradicionais, estes sim devem vir com preço de lançamento um pouco mais baixo (isso se ela não sacanear, como fez na geração passada, e só focar nos modelos com a NVidia MX570A - que devem demorar a chegar nos R$ 4000, esquecendo de trazer os modelos com GPU Integrada, com potencial de custar até R$ 2000).
Mas realmente, a geração passada já demonstrou que a Samsung anda desleixada no segmento de entrada, ainda preferindo vender o Galaxy Book2 na faixa entre R$ 2000 e R$ 4000.
Acho que ela percebeu que o lance de RAM soldada nos Galaxy Book3 tradicionais não pegou bem aqui no Brasil, mas não está querendo inventar um novo Galaxy Book exclusivo do Brasil que resolvesse esse problema, como ela fez com o Galaxy Book2.
 
O Galaxy Book Go é ruim por causa dos 4 GB de RAM e do Windows 11 ainda pouco otimizado para ARM.
O pior é que nem dá pra colocar o Chrome OS Flex ou instalar o Chrome OS via Brunch Framework nele, por ambos não suportarem a arquitetura ARM.
Ela até tem Chromebook na mesma faixa de preço, só que ainda usa Celeron antigo, ou o N4020 ou o N4500.

Samsung lançar algum Galaxy Book4 com N100 ou N200 ou Core i3 N300 ou N305 ainda é um mistério, porque nem na terra natal dela saiu algo do tipo ainda.
Até estou estranhando ainda não ter aparecido nada, porque a Samsung geralmente é quem gostava de ser cobaia da Intel com iniciativas estranhas dela, como os Core M ou o Core i5 Lakefield no Galaxy Book S.
Até o Celeron 6305 do Samsung Book 2021 não se viu em outros notebooks da concorrência, já que as outras fabricantes parece que estagnaram nos Celeron N4020 ou N4500.

Lá na Coreia do Sul, ela até andou lançando Galaxy Book com Pentium.
O Galaxy Book2 mais básico usou o Pentium Gold 8505, enquanto o Galaxy Book3 usou o Intel U300 (aqui no Brasil, só Dell e Asus lançaram algo com Pentium recentemente, mas ainda o Pentium Gold 7505).
Lá até o Samsung Book mais básico vinha com Pentium, o Pentium Gold 6405U.

Mas acho que, aqui no Brasil, ela está preferindo deixar o Galaxy Book2 com Intel Core i3 1215U como o mais básico, mesmo.

É que ela ainda não lançou os Galaxy Book4 tradicionais, estes sim devem vir com preço de lançamento um pouco mais baixo (isso se ela não sacanear, como fez na geração passada, e só focar nos modelos com a NVidia MX570A - que devem demorar a chegar nos R$ 4000, esquecendo de trazer os modelos com GPU Integrada, com potencial de custar até R$ 2000).
Mas realmente, a geração passada já demonstrou que a Samsung anda desleixada no segmento de entrada, ainda preferindo vender o Galaxy Book2 na faixa entre R$ 2000 e R$ 4000.
Acho que ela percebeu que o lance de RAM soldada nos Galaxy Book3 tradicionais não pegou bem aqui no Brasil, mas não está querendo inventar um novo Galaxy Book exclusivo do Brasil que resolvesse esse problema, como ela fez com o Galaxy Book2.
Olha, estou aberta a notebooks com RAM soldada, desde que tenham no mínimo 16GB na configuração básica.

Do contrário é um produto descaradamente feito com obsolescência programada em mente.

Vejo que vou ficar com meu Samsung book por uns belos anos.
 
Olá, gente
perdão por "invadir" o tópico mas tenho uma dúvida

ando procurando um notebook para comprar e me interessei pelo galaxy book2;
porém, vi algumas reclamações acerca da bateria praticamente drenar depois de utilizado por alguns meses (durando 1h em consumo médio).
Alguém sabe se isso afeta todos os modelos? Ou se é algo ocasional do processador i5; até pensei em comprar o de i3 8gb mas fiquei com medo desse problema afetar ele também
 
Encontrar notebooks com alguma distro Linux de fábrica é bastante complicado. Notebooks da Samsung, então? Piorou.
Mas parece que ela tem alguns, ao menos, na Coreia do Sul.

Encontrei no site sul-coreano, pelo menos, 6 modelos diferentes e recentes, que não utilizam o Windows de fábrica:
8211277i2AE74138868DEE21

Notebooks da Samsung com Linux de fábrica até não são novidade. Tanto é que no Brasil tivemos alguns Samsung Book com Linux, em 2021 (mas que não eram muito mais baratos que os modelos com Windows, e por isso não fizeram muito sucesso).

Mas qual é a distro utilizada?

Seguindo o exemplo do nosso Samsung Book, é a versão console da Tiny Core.
8211296iB6F97C783EB51822

Usar uma distro em modo console é bastante curioso, principalmente porque essa mesma distro até tem uma versão com interface gráfica (embora seja bastante datada):
2016-08-26-tiny1.png

E parece que não é só Linux que a Samsung utiliza em alguns notebooks por lá. Alguns modelos mais antigos ainda embarcavam outro sistema operacional: o FreeDOS.

Na verdade, não está claro se a Samsung também utiliza o FreeDOS em alguns notebooks, pois nas minhas pesquisas, não encontrei nada que comprovasse o uso específico desse sistema, podendo ser basicamente uma simples designação para "Sistema Operacional Grátis" ainda se referindo ao Linux.

Vejo essa iniciativa como proposital, visando atingir um público que quer economizar um pouco, e instalar o Windows à parte, já que a Samsung sabe que a pessoa não vai utilizar um sistema em modo console.

O engraçado é que a Samsung é a única que faz isso, já que a concorrência, quando coloca alguma distro Linux, ao menos embarca alguma coisa com interface gráfica e que seja usável, embora ainda saibam que, no final das contas, o usuário vai acabar instalando o Windows.

O que você acha dessa iniciativa da Samsung?
 
Olá, gente
perdão por "invadir" o tópico mas tenho uma dúvida

ando procurando um notebook para comprar e me interessei pelo galaxy book2;
porém, vi algumas reclamações acerca da bateria praticamente drenar depois de utilizado por alguns meses (durando 1h em consumo médio).
Alguém sabe se isso afeta todos os modelos? Ou se é algo ocasional do processador i5; até pensei em comprar o de i3 8gb mas fiquei com medo desse problema afetar ele também
nimbus, o meu Galaxy Book2 é o de entrada (i3/4gb) que já fiz algumas alterações nele... Já o tenho há alguns meses e não vi esse fenômeno ora relatado...
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Encontrar notebooks com alguma distro Linux de fábrica é bastante complicado. Notebooks da Samsung, então? Piorou.
Mas parece que ela tem alguns, ao menos, na Coreia do Sul.

Encontrei no site sul-coreano, pelo menos, 6 modelos diferentes e recentes, que não utilizam o Windows de fábrica:
8211277i2AE74138868DEE21

Notebooks da Samsung com Linux de fábrica até não são novidade. Tanto é que no Brasil tivemos alguns Samsung Book com Linux, em 2021 (mas que não eram muito mais baratos que os modelos com Windows, e por isso não fizeram muito sucesso).

Mas qual é a distro utilizada?

Seguindo o exemplo do nosso Samsung Book, é a versão console da Tiny Core.
8211296iB6F97C783EB51822

Usar uma distro em modo console é bastante curioso, principalmente porque essa mesma distro até tem uma versão com interface gráfica (embora seja bastante datada):
2016-08-26-tiny1.png

E parece que não é só Linux que a Samsung utiliza em alguns notebooks por lá. Alguns modelos mais antigos ainda embarcavam outro sistema operacional: o FreeDOS.

Na verdade, não está claro se a Samsung também utiliza o FreeDOS em alguns notebooks, pois nas minhas pesquisas, não encontrei nada que comprovasse o uso específico desse sistema, podendo ser basicamente uma simples designação para "Sistema Operacional Grátis" ainda se referindo ao Linux.

Vejo essa iniciativa como proposital, visando atingir um público que quer economizar um pouco, e instalar o Windows à parte, já que a Samsung sabe que a pessoa não vai utilizar um sistema em modo console.

O engraçado é que a Samsung é a única que faz isso, já que a concorrência, quando coloca alguma distro Linux, ao menos embarca alguma coisa com interface gráfica e que seja usável, embora ainda saibam que, no final das contas, o usuário vai acabar instalando o Windows.

O que você acha dessa iniciativa da Samsung?
CAV eu sou usuário de Linux nos meus PC e gosto bastante, mas uso o Win 11 como S.O. principal e te falo que essa iniciativa da Sam não convence ninguém a utilizar o S.O. que ela põe na máquina, aliás como vc mesmo afirmou... Acredito que no Brasil, mesmo se colocar uma distro bacana (Ubuntu/Mint/etc) os usuários vão trocar para o Windows e ainda vão reclamar por não vir com o S.O. das janelas...
 
Última edição:
ando procurando um notebook para comprar e me interessei pelo galaxy book2;
porém, vi algumas reclamações acerca da bateria praticamente drenar depois de utilizado por alguns meses (durando 1h em consumo médio).
Alguém sabe se isso afeta todos os modelos? Ou se é algo ocasional do processador i5; até pensei em comprar o de i3 8gb mas fiquei com medo desse problema afetar ele também
A bateria pode durar algumas horas a mais ou a menos dependendo da sua sorte, mas é certo que a bateria é o maior ponto fraco do Galaxy Book2, independente do processador.
Talvez se você utilizar o Microsoft Edge ao invés do Google Chrome, utilizar sempre em Economia de Energia e com brilho na metade ou menos que isso, atinja um tempo maior fora da tomada.
Mas, na melhor das hipóteses, vai durar entre 4 e 5 horas nas primeiras semanas, e na pior delas, de 3 a 2 (como foi o meu caso).
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo