[AJUDA] Smart Access Memory faz meus jogos travarem.

Jonathan Carrilho

Member
Registrado
Olá, tenho um Ryzen 5 5500, 16gb 3600mhz da ASGARD, RX 7600 da Asrock, uma b450m ds3 h da gigabyte e uma fonte MSI MAG 550w, 1 SSD Kingston de 120gb e um Nvme da XPG de 1 TB.
O meu problema é que quando eu ligo o SAM (Smart Access Memory) meus jogos começam a travar e fica injogavel, estou perdendo performance por jogar com isso inativo, será que tem alguma solução para isso ?? Aliás, em jogos antigos tipo Batman Arkham City, eles travam até msm com SAM inativo, n era pra acontecer isso, certo ? Drivers da placa estão atualizados, chipset e tal.
Já gastei muita grana pra montar esse Pc, por favor me ajudem!!
 
Olá, tenho um Ryzen 5 5500, 16gb 3600mhz da ASGARD, RX 7600 da Asrock, uma b450m ds3 h da gigabyte e uma fonte MSI MAG 550w, 1 SSD Kingston de 120gb e um Nvme da XPG de 1 TB.
O meu problema é que quando eu ligo o SAM (Smart Access Memory) meus jogos começam a travar e fica injogavel, estou perdendo performance por jogar com isso inativo, será que tem alguma solução para isso ?? Aliás, em jogos antigos tipo Batman Arkham City, eles travam até msm com SAM inativo, n era pra acontecer isso, certo ? Drivers da placa estão atualizados, chipset e tal.
Já gastei muita grana pra montar esse Pc, por favor me ajudem!!

Vc acabou não dando continuidade no tópico.... De lá pra cá o que mudou em termos de hardware ou software?

Memórias estão em dual channel e efetivamente trabalhando @ 3600Mhz? Confere no CPU-Z.

Esse SSD de 120GB é onde está rodando o Windows e tem bom espaço livre para segurar a memória virtual também? E a saúde dele, como está? Olha no CrystalDiskInfo.

Windows é original (qual)? Jogos também? Temperaturas estão boas?

Eu começaria por aí.
 
Aliás, em jogos antigos tipo Batman Arkham City, eles travam até msm com SAM inativo
Então claramente o problema não é o SAM.

Além dos questionamentos do neo, vc ativou lá direitinho na bios ? Above 4G Decoding + ReBAR devem estar ativos.

A instalação do Windows é nova ?
 

Vc acabou não dando continuidade no tópico.... De lá pra cá o que mudou em termos de hardware ou software?

Memórias estão em dual channel e efetivamente trabalhando @ 3600Mhz? Confere no CPU-Z.

Esse SSD de 120GB é onde está rodando o Windows e tem bom espaço livre para segurar a memória virtual também? E a saúde dele, como está? Olha no CrystalDiskInfo.

Windows é original (qual)? Jogos também? Temperaturas estão boas?

Eu começaria por aí.
Memórias estão em dual Channel, xmp ativo, o SSD de 120gb tá com o windows que baixei no próprio site da Microsoft (não está ativo) e tem mais de 50gb livres, está saudável. Os jogos que tô testando são todos originais, temperaturas estão ótimas, monitoro pelo MSI AFTERBURNER.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Então claramente o problema não é o SAM.

Além dos questionamentos do neo, vc ativou lá direitinho na bios ? Above 4G Decoding + ReBAR devem estar ativos.

A instalação do Windows é nova ?
Se o Rebar não tiver ativado, nem é possível ativar o SAM.

A instalação do windows é nova, formatei recentemente.
 
E a versão da BIOS ? Está atualizada ?
 
Memórias estão em dual Channel, xmp ativo
Certeza? Se possível compartilhe conosco alguns prints do CPU-Z, em especial abas Memory e SPD (ambos os slots).

Se não souber como fazer isso use o https://postimages.org/pt-br/, basta copiar o link e postar aqui.

Adicionalmente, como sugerido no tópico anterior seria interessante uma captura de vídeo da jogatina com o afterburner na tela mostrando frametime e afins, pode ajudar no diagnóstico.

o SSD de 120gb tá com o windows que baixei no próprio site da Microsoft (não está ativo) e tem mais de 50gb livres, está saudável.
Experimentou manter apenas o SSD M.2 (XPG) no sistema pra ver se o comportamento persiste?
 
Certeza? Se possível compartilhe conosco alguns prints do CPU-Z, em especial abas Memory e SPD (ambos os slots).

Se não souber como fazer isso use o https://postimages.org/pt-br/, basta copiar o link e postar aqui.

Adicionalmente, como sugerido no tópico anterior seria interessante uma captura de vídeo da jogatina com o afterburner na tela mostrando frametime e afins, pode ajudar no diagnóstico.


Experimentou manter apenas o SSD M.2 (XPG) no sistema pra ver se o comportamento persiste?
Segue as duas imagens, para ser sincero entendo pouco do q ta aparecendo kkkkkk
Sobre usar apenas o M.2 com o sistema, ainda vou tentar isso, ele chegou a 2 dias e nao tive prazo pra poder colocar o windows nele.

cpuz-memory.png
cpu-z-SPD.png
 
Estranho ter duas latências diferentes, entre na bios e sete os parametros da print da esquerda nas memorias, se não surtir efeito, coloque elas em 3200mhz e nao 3600mhz tbm com os parametros da esquerda.
 
Chegou a testar apenas com 1 módulo de memória ?
 
testou sem o XMP? com elas em 2666mhz?
 
Eu tive um problema na minha máquina que talvez te ajude no diagnóstico. O comportamento era os jogos ficarem extremamente lentos até travar e fechar. Um belo dia, depois de quase 1 ano nesse sofrimento aleatório kkk, eu abri o GPUZ e percebi uma oscilação na velocidade do PCI express (as vezes 16x, as vezes valores menores). Quando ocorria essas oscilações, os jogos travavam. Resolvi reinstalando a BIOS, coisa que nunca mexo. Nunca mais tive esse problema. Talvez te ajude se vc usar um Hwinfo da vida e deixar monitorando. Dps rever cada parâmetro e ver o que tem de anormal.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo