1920x1080 ou 2560x1080?

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos Fusgui
  • Data de Início Data de Início

Fusgui

Well-Known Member
Olá galera, tudo certo? Atualmente tenho um monitor jurássico da LG de 1360x768 e vou trocá-lo provavelmente daqui a um mês. Minhas duas principais opções por enquanto são um Benq RL2455HM ou o LG 28UM65 ultrawide de 25'' (o ultrawide seria melhor para mim, já que jogo principalmente jogos de corrida), e gostaria de saber se a perda de desempenho com a res. de 2560x1080 é muito grande em relação ao 1920x1080 :hmm:

http://www.kabum.com.br/produto/542...mi-x2-dp-split-4-screen-25um65/?tag=ultrawide
http://www.kabum.com.br/produto/465...-rl2455hm-led-24-full-hd-1ms-e-hdmi/?tag=benq

A minha configuração é:
-i7 2600
-Sapphire R9 280x Dual-X OC
-8GB de ram 1333MHz

Obrigado!

A resolução em si, 2560x1080 é melhor. Mas o UltraWide de 25" é muito baixo, tem a altura de um monitor de 19". O ideal é pegar esse mesmo modelo UltraWide de 29", que tem a altura de um de 23".
Entre os dois eu iria com o Benq.

Então cara, o tamanho não é problema para mim, eu fiz um "rascunho" aqui e achei legal, inclusive o de 29'' não caberia na minha mesa junto com o som... o problema mesmo é a perda de frames devido a resolução maior.

É 33% maior... a perda de FPS vai variar de jogo pra jogo, mas deve ficar na casa dos 25~33%.

Jogos de corrida normalmente são bem leves, uma 280X não deve ter problemas ;)

Tem que ver também que não são todos os jogos que reconhecem a proporção 21:9, o que vai te forçar a colocar em 1080p (16:9), gerando barras pretas nas laterais. É bom se informar antes se os jogos que você costuma rodar tem suporte para essa resolução, seja de forma nativa, por meio de patch ou via gambiarra.

Falouws :cool:

Tem que ver também que não são todos os jogos que reconhecem a proporção 21:9, o que vai te forçar a colocar em 1080p (16:9), gerando barras pretas nas laterais. É bom se informar antes se os jogos que você costuma rodar tem suporte para essa resolução, seja de forma nativa, por meio de patch ou via gambiarra.

Falouws :cool:

Verdade, mas muito difícil encontrar um jogo que não aceite 21:9.

Recomendo fortemente pra quem compra monitor para jogos. É outro nível 21:9.

O Benq RL2455HM e toda essa série RL não valem a pena, isso é marketing enganação, já cansei de explicar aqui.
O 25UM65 é um monitor estupidamente pequeno (baixo), principalmente se comparado a um 24" 16:9 FullHD:
http://www.displaywars.com/25-inch-21x9-vs-24-inch-16x9

Tem maior campo de visão mas e daí? Tudo vai ficar minúsculo na tela e a imersão vai ser bem afetada.
Pra mim ultra-wide é 29" ou superior.
Infelizmente tem muito fanboy de ultra-wide nesse fórum que topa tudo (aposto que até jogar em uma telinha de notebook) só pq é mais "wide", não leve mto a sério esses comentários...

Edit: Em jogos, vídeos ou conteúdos 16:9 vc vai ficar ou com uma imagem deformada (esticada) ou com uma tela de míseros 20" e barras pretas verticais!

Hmm, o Ultrawide de 29'' para mim é inviável, fica muito grande aqui na minha mesa (além de ser mto caro, preciso comprar outras coisas junto com o monitor). Eu já vi o tamanho do de 25'' e ficou ideal aqui. Agora, as tarjas pretas ao assistir a seriados/filmes é ruim mesmo... com os jogos a resolução é tranquilo, todos os que jogo suportam a resolução, só o HUD que parece não ficar no lugar certo em nenhum jogo.

Agora, engolir de 25~33% de perda de frames é osso, com um monitor 16:9 Full HD n tem erro :haha: Queria saber minha taxa de FPS nos jogos em 1920x1080, mas n tenho outro monitor aqui pra testar :feelbad:

Hmm, o Ultrawide de 29'' para mim é inviável, fica muito grande aqui na minha mesa (além de ser mto caro, preciso comprar outras coisas junto com o monitor). Eu já vi o tamanho do de 25'' e ficou ideal aqui. Agora, as tarjas pretas ao assistir a seriados/filmes é ruim mesmo... com os jogos a resolução é tranquilo, todos os que jogo suportam a resolução, só o HUD que parece não ficar no lugar certo em nenhum jogo.

Agora, engolir de 25~33% de perda de frames é osso, com um monitor 16:9 Full HD n tem erro :haha: Queria saber minha taxa de FPS nos jogos em 1920x1080, mas n tenho outro monitor aqui pra testar :feelbad:

Na verdade os filmes e séries a maioria é 21:9. Geralmente ficam uma barra preta em cima e em baixo em 16:9 por exemplo, esses são 21:9, no UltraWide fica encaixadinho. Nos jogos ou filmes que são 16:9, que são poucos, ele aparece no meio, com barras pretas dos lados, ou você pode escolher "esticar" a tela até caber.
Aqui eu não notei essa perda de desempenho toda não. No BF4 por exemplo acho que não chegou a 10 fps.

A resolução em si, 2560x1080 é melhor. Mas o UltraWide de 25" é muito baixo, tem a altura de um monitor de 19". O ideal é pegar esse mesmo modelo UltraWide de 29", que tem a altura de um de 23".
Entre os dois eu iria com o Benq.

Cara estou com minha placa de vídeo no RMA sempre que entro no jogo a placa não segura e aparece uma mensagem pedindo para verificar se a placa tem acima de 512mb, eu jogo em 1920x1080, e o RMA fez ums teste rodando a placa em 1600x900, isso influencia no despenho das memorias da placa?

Cara estou com minha placa de vídeo no RMA sempre que entro no jogo a placa não segura e aparece uma mensagem pedindo para verificar se a placa tem acima de 512mb, eu jogo em 1920x1080, e o RMA fez ums teste rodando a placa em 1600x900, isso influencia no despenho das memorias da placa?

Certamente. Não sei se foi o motivo de não funcionar, mas maior resolução = maior memória

Como disseram anteriormente, ultra wide só se for a tela maior. Eu iria de 1920x1080.

Na verdade os filmes e séries a maioria é 21:9.
A imensa maioria da séries (praticamente todas) e a maioria dos vídeos no YT/etc são 16:9, logo vai ficar com uma imagem com barras pretas com tamanho equivalente a um monitor de 20" 16:9 nesse LG 25UM65!
É a maioria dos filmes que são "ultra-wide"....
Como disse, monitores ultra-wide são overrated DEMAIS nesse fórum... :no:

Última edição:
Caramba, um ultrawide de 25" deve ser bem pequeno, não?

Eu ficaria com o FullHD mesmo!

Eu tinha (Acabei de vender) um Ultra Wide 29''

Realmente a tela é linda, os games como o novo Shadown of Mordor ficam fantásticos, mas tem os seus problemas, e o principal são a perda de FPS mesmo.

Agora vou para um Benq 27''

Não sei ainda se vou gostar. :hmm:

Eu tinha (Acabei de vender) um Ultra Wide 29''

Realmente a tela é linda, os games como o novo Shadown of Mordor ficam fantásticos, mas tem os seus problemas, e o principal são a perda de FPS mesmo.

Agora vou para um Benq 27''

Não sei ainda se vou gostar. :hmm:

Cara por favor, do que você não gostava no 29"? Tinha muito ghost?

O BenQ de 27" vai deixar de entregar duas coisas que você tinha em relação ao tamanho, cor e resolução.... eu tenho um monitor de 27" 1080p, e falo pra você, falta linhas para definir a imagem.

Cara por favor, do que você não gostava no 29"? Tinha muito ghost?

O BenQ de 27" vai deixar de entregar duas coisas que você tinha em relação ao tamanho, cor e resolução.... eu tenho um monitor de 27" 1080p, e falo pra você, falta linhas para definir a imagem.

Pelo contrário, eu gostava muito dele. Tive que vender devido a um acidente que riscou a tela dele. :damn:

E n encontrei mais esse modelo a venda no BR.

O Benq 27'' que peguei é mto elogiado pelo mundo e ganhou vários prêmios... vamos ver se vai mesmo me surpreender. :haha:
.

Pelo contrário, eu gostava muito dele. Tive que vender devido a um acidente que riscou a tela dele. :damn:

E n encontrei mais esse modelo a venda no BR.

O Benq 27'' que peguei é mto elogiado pelo mundo e ganhou vários prêmios... vamos ver se vai mesmo me surpreender. :haha:
.

O legal no BenQ é a suavidade e o reduction motion blur, isso você vai sentir logo de cara e dizer, como vivi tanto tempo sem isso...:awesome:

É bem legal mesmo, e se você curte jogos online, mau vai ter tempo pra ver muito as cores, vai querer descer o dedo.

Bom que sua placa é forte, mais conseguir bons frames, isso vai dar uma experiencia bacana!

Parabéns pela aquisição!

Última edição:
Cara quase todos os jogos oferecm suporte a 21:9 . So os antigos mesmo que não oferecem digo de 2009 pra trás até encontram alguns

Ca
Na verdade os filmes e séries a maioria é 21:9. Geralmente ficam uma barra preta em cima e em baixo em 16:9 por exemplo, esses são 21:9, no UltraWide fica encaixadinho. Nos jogos ou filmes que são 16:9, que são poucos, ele aparece no meio, com barras pretas dos lados, ou você pode escolher "esticar" a tela até caber.
Aqui eu não notei essa perda de desempenho toda não. No BF4 por exemplo acho que não chegou a 10 fps.
Cara concordo com você. Quando se fala de 21;9 o povo já vai falando de tarjas pretas na tela em games e filmes . Os filmes já são assim ... quando tem aquelas faixas em cima e embaixo... jogo vai continuar a mesma coisa 16:9 ué . Povo reclamao

Tenho uma TV 32" FullHD, não tenho do que reclamar.

Mas se fosse pra escolher entre as 2 resoluções, 2560x1080.

Tenho uma TV 32" FullHD, não tenho do que reclamar.

Mas se fosse pra escolher entre as 2 resoluções, 2560x1080.
Eu tinha uma TV de 40 1080p que usava de monitor sem nada a reclamar (tirando o fato de um pouco de input lag, mas para meu uso era aceitável)... (tive tb um monitor 27``@144hz fhd tb sem nada a reclamar).
Até usar um P2715Q@4k... é outro nível. Depois fui para QHD devido a um problema que tive com o firmware do monitor e também pela falta de poder de processamento de minha máquina (também queria experimentar o GSYNC).
Mas a diferença de qualidade de imagem é absurda, ainda mais no P2715Q que é um IPS top de linha, imagem perceptivelmente melhor que o meu atual S2716DG, no mesmo dia que chegou o S2716DG fiquei meio puto com o downgrade da qualidade da imagem (a cor, a resolução e o anti-reflexo do p2715q são melhores). No entanto o ganho de fluidez foi absurdo e compensou no fim das contas...

Última edição:

Users who are viewing this thread

Voltar