• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

[TÓPICO DEDICADO] AMD Ryzen Socket AM5 - Zen 4 e além

Você pretende fazer upgrade pra os Zen 4?

  • Sim, farei upgrade

    Votes: 86 32.7%
  • Depende do ganho de performance

    Votes: 54 20.5%
  • Não, acabei de fazer um upgrade no socket AM4 mesmo

    Votes: 96 36.5%
  • Não, migrei ou migrarei para Intel

    Votes: 27 10.3%

  • Total de votos
    263
Ambos são excelentes mas ficaria com o 5900x vai dar uma boa aliviada pra sua 3060ti, não esquece que vai ter que pegar um bom AC OU WC para refrigerar ele!
O Water Cooler PCYes NIX 2 já seria suficiente?
 
Acredito que sim ele tem um bom fluxo na bomba com mais de 50.000 + horas, nível de ruído baixo, fluxo das fans razoável na prática deve segurar o 5900x.
Menos mal então pois eu não estou muito afim de pagar +500 em um WC kkkk pois o upgrade já será caro demais. Ou poderia tentar o lian li galahad.
 
Menos mal então pois eu não estou muito afim de pagar +500 em um WC kkkk pois o upgrade já será caro demais. Ou poderia tentar o lian li galahad.
Se você quer economizar pega PCYes NIX 2 o galahad ta custando mais caro porém tem perfornance melhor quando exigido mais a CPU!
 
Se você quer economizar pega PCYes NIX 2 o galahad ta custando mais caro porém tem perfornance melhor quando exigido mais a CPU!
Certinho, obrigado!
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


(OFF)
Mas o @Cata a pergunta que fiquei agora na cabeça, fazendo um up para o R9 5900X + X570 + 32GB com uma 3060 ti minha fonte de 500 W vai dar conta?
 
Última edição:
Então o R9 5900X ou 5950X + DDR4 3600Mhz será uma boa pedida? para a minha 3060 ti

É pra jogos? Tu podia pegar um R5 5600 e fazer upgrade pra Zen 4 depois (se sentir necessidade).
 
Certinho, obrigado!
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


(OFF)
Mas o @Cata a pergunta que fiquei agora na cabeça, fazendo um up para o R9 5900X + X570 + 32GB com uma 3060 ti minha fonte de 500 W vai dar conta?
Cara, sinceramente não sei se vai aguentar mas caso sim será no limite porque o 5900x tem consumo mais alto quer o seu 1600, futuramente o certo é trocar.
 
É pra jogos? Tu podia pegar um R5 5600 e fazer upgrade pra Zen 4 depois (se sentir necessidade).
Sim, para jogos e streaming. 6/12 vai ser meio punk, no mínimo um 5800X
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Cara, sinceramente não sei se vai aguentar mas caso sim será no limite porque o 5900x tem consumo mais alto quer o seu 1600, futuramente o certo é trocar.
Beleza, obrigado!
 
Sim, para jogos e streaming. 6/12 vai ser meio punk, no mínimo um 5800X
Não tá usando o nvenc pro encode de video? O impacto na cpu deveria ser baixo dessa forma.
 
Não tá usando o nvenc pro encode de video? O impacto na cpu deveria ser baixo dessa forma.
Estou sim mas o problema é o gargalo nos jogos só e tals e achava que seria melhor ter mais núcleos para fazer os dois ou mais coisas.
 

Especificações, desempenho, preço e disponibilidade das CPUs de desktop AMD Ryzen 7000 '5nm Zen 4' AM5 .​



Embora a Intel possa ter conseguido assumir o trono de desempenho, valor e eficiência da AMD com sua linha de 12th geração Alda Lake , a AMD não ficará em silêncio. Eles planejaram dois novos lançamentos de CPU este ano, com o próximo sendo uma demonstração de como o 3D V-Cache pode permitir que os jogadores se beneficiem de um desempenho mais rápido em um pacote convencional. Mas esse é apenas um chip, o lançamento maior está programado para o segundo semestre de 2022 na forma do Ryzen 7000 e vai mudar fundamentalmente tudo para a plataforma de CPU Ryzen Desktop.


ANAyR7f.jpg




Recursos esperados da CPU de desktop AMD Ryzen 'Zen 4':

  • Até 16 Zen 4 Cores e 32 Threads
  • Mais de 15% de aumento de desempenho em aplicativos de thread único
  • Novos núcleos de CPU Zen 4 (IPC / Melhorias arquitetônicas)
  • Novo nó de processo TSMC de 5 nm com IOD de 6 nm
  • 25% de melhoria de desempenho por watt vs Zen 3
  • >35% de melhoria geral de desempenho vs Zen 3
  • 8-10% de melhoria de instruções por relógio (IPC) vs Zen 3
  • Suporte na plataforma AM5 com soquete LGA1718
  • Novas placas-mãe X670E, X670, B650E, B650
  • Suporte de memória DDR5 de canal duplo
  • Até velocidades nativas DDR5-5600 (JEDEC)
  • 28 pistas PCIe (exclusivo da CPU)
  • TDPs de 105-120 W (Faixa de Limite Superior ~ 170 W)

Plataforma AMD AM5 - Um Novo Começo​

Antes de falarmos de CPUs, temos que falar sobre a plataforma em si. As CPUs AMD Ryzen 7000 estarão migrando para uma nova casa conhecida como AM5 , a sucessora da plataforma AM4 de longa duração. Isso marca um novo começo para a família Ryzen Desktop e, como tal, as CPUs Ryzen existentes, começando com o Ryzen 1000 e até o Ryzen 5000, não serão suportadas pela nova plataforma e informaremos por que é assim.


e51pJaH.jpg



A plataforma AM5 apresentará em primeiro lugar o novíssimo soquete LGA 1718. Isso mesmo, a AMD não está mais seguindo a rota PGA (Pin Grid Array) e agora focando em LGA (Land Grid Array), semelhante ao que a Intel usa em seus processadores de desktop existentes. A principal razão para ir para LGA é devido à adição de recursos aprimorados e de última geração, como PCIe Gen 5, DDR5, etc., que veremos na plataforma AM5. O soquete tem uma única trava e acabaram os dias de se preocupar com pinos sob seus preciosos processadores.


vhypvS3.jpg



Em termos de recursos, a plataforma AM5 suportará inicialmente as CPUs de desktop Ryzen 7000 'Zen 4' da AMD e estenderá esse suporte para futuras CPUs e APUs Ryzen. A plataforma oferece suporte de memória DDR5-5200 (JEDEC), até 28 pistas PCIe (padrão Gen 5), NVMe 4.0 aumentado e pistas de E/S USB 3.2 e também ouvimos conversas sobre suporte nativo a USB 4.0, que será um jogo -trocador.


pbmjHEK.png



Um novo recurso chamado EXPO (AMD Extended Profiles for overclocking) permitirá OC de memória DDR5 aprimorado na nova plataforma, semelhante ao XMP da Intel. Tem sido um caminho difícil para o AM4 oferecer recursos decentes de OC DDR4, mas isso já foi mais ou menos resolvido até agora, só podemos esperar que o DDR5 tenha uma experiência de OC e compatibilidade muito melhor em comparação com DDR4 em plataformas AM4. Além disso, parece que a plataforma só será compatível com DDR5 e não veremos opções de DDR4 como fazemos na plataforma existente da Intel. Mas com os preços e a disponibilidade do DDR5 melhorando, isso não será um grande problema para a maioria dos consumidores de ponta para quem a AMD visará primeiro.

Plataforma da Série AMD X670

As placas-mãe AMD série 600 compatíveis com AM5 estão sendo preparadas pelos fabricantes de placas. A linha da série 600 consistirá inicialmente em três chipsets, o X670E, X670, B650E e B650.

Em termos de recursos, o X670E (Extreme) foi projetado para o alto escalão de placas-mãe com recursos incomparáveis e overclocking extremo, e terá suporte PCIe 5.0 para GPU e armazenamento.

As placas-mãe X670 serão muito semelhantes em oferecer overclocking de nível entusiasta, mas o suporte PCIe Gen 5.0 para armazenamento e gráficos dependerá dos fabricantes. É provável que alguns fabricantes de placas sigam a rota econômica e ativem o suporte PCIe 5.0 apenas para a GPU, mantendo o armazenamento limitado ao PCIe 4.0. Ambos os chipsets X670 virão em uma solução dual-PCH na placa-mãe para permitir o aumento de I/O para a plataforma de próxima geração.

Plataforma da Série AMD B650

Finalmente, há os chipsets B650E e B650 que serão projetados como uma solução de placa-mãe convencional com a série Extreme apresentando PCIe Gen 5.0 e M.2, enquanto as placas não-E adotarão apenas designs de slot PCIe 5.0.

As placas-mãe B650 serão as sucessoras das placas-mãe B550 e vêm em uma faixa de preço semelhante. Comparado com as ofertas do X670/E, o chipset B650 virá em um único design PCH. As placas-mãe também terão suporte para RDNA 2 iGPU, que será apresentado nas CPUs Ryzen 7000 'Raphael' e oferecerá saídas HDMI / DP.


cUgcDJw.png



v9FFIMS.png



Um dos recursos destacados da plataforma AMD AM5 série 600 é o SAS ou Smart Access Storage. Essa tecnologia permitirá a descompactação da GPU com jogos Microsoft DirectStorage suportados. Embora ainda não existam muitos deles, espere suporte em todo o setor para isso em plataformas mais recentes.


Quanto à longevidade, a AMD não prometeu nada, ma afirmaram que querem que o novo soquete AM5 dure pelo menos quatro ou cinco anos , semelhante ao AM4. Embora tenha havido muita controvérsia em relação ao suporte Ryzen nas placas-mãe AM4 iniciais, acredito que a AMD aprendeu e não seguirá o mesmo caminho com o AM5. Com isso dito, a plataforma AM4 ainda continuará avançando e será suportada no futuro próximo (possivelmente com lançamentos de hardware e software mais recentes).


m4hozZe.jpg



O SmartAccess Storage tira você da tela de carregamento e entra no seu jogo​

O carregamento tradicional de jogos exige uma quantidade significativa de poder computacional para descompactar os dados do jogo, exigindo que a CPU faça a descompactação e a transferência de dados, o que introduz latência e ocupa recursos consideráveis do sistema.


Para ajudar a contornar esses gargalos, a AMD criou o SmartAccess Storage, um conjunto de tecnologias que suportam o Microsoft DirectStorage que utiliza Smart Access Memory com novas tecnologias de plataforma AMD junto com a descompactação de ativos da GPU Radeon para melhorar os tempos de carregamento do jogo e o streaming de textura.


2lACyqu.png



C4BccO2.png



ppf0DYA.png



Características e especificações do chipset AMD AM4/TR4:​


9Tb20Mj.png



Especificações dos processadores AMD Ryzen 7000 'Zen 4 Raphael'​

Chegando agora aos CPUs, conseguimos obter as especifiações finais da família de CPUs Ryzen 7000 Desktop da AMD que, como esperado, contará com quatro SKUs baseados na arquitetura Zen 4 core. Mais uma vez, esses SKUs incluem:

  • AMD Ryzen 9 7950X
  • AMD Ryzen 9 7900X
  • AMD Ryzen 7 7700X
  • AMD Ryzen 5 7600X
Portanto, antes de entrar nas especificações principais, temos que salientar que a arquitetura AMD Zen 4 traz um aumento de IPC de 8-10%, mas a maioria dos benefícios de desempenho vem das velocidades de clock mais altas e um TDP mais alto que é complementado com cada chip versus a geração anterior. A AMD destacou um aumento >15% Single-Threaded, >35% Multi-Threaded e >25% Perf/Watt ao comparar os núcleos Zen 4 com Zen 3.


QNJrfSO.jpg



Os processadores virão com uma reestruturação de cache otimizada, apresentando o dobro do cache L2 (1 MB vs 512 KB), um cache L3 compartilhado como a geração anterior, suporte para memória DDR5 com EXPO (AMD's Extended Profiles For Memory Overclocking), PCIe Gen 5.0 placa gráfica e suporte a SSD M.2. Então, com tudo isso dito, vamos continuar com as especificações.

CPU de desktop AMD Ryzen 9 7950X 16 núcleos "Zen 4"

Começando com o carro-chefe de todos eles, temos o AMD Ryzen 9 7950X, que mantém sua contagem saudável de 16 núcleos e 32 threads das duas gerações anteriores. A CPU apresentará uma impressionante frequência base de 4,5 GHz e um clock de até 5,7 GHz, o que deve torná-lo 200 MHz mais rápido que o Alder Lake Core i9-12900KS da Intel, que possui uma frequência de aumento de 5,5 GHz em um único núcleo. Parece que a AMD está extraindo cada grama de Hertz que poderia dentro desse TDP de 170W (230W PPT) para os chips Ryzen 9. Quanto ao cache, a CPU vem com 80 MB do que inclui 64 MB de L3 (32 MB por CCD) e 16 MB de L2 (1 MB por núcleo).

Ainda não sabemos o preço ou o desempenho do Ryzen 9 7950X, mas com base apenas nos clocks, ele deve ser um digno sucessor do Ryzen 9 5950X e poderá facilmente derrubar a atual CPU Core i9-12900K da Intel.

CPU de desktop AMD Ryzen 9 7900X 12 núcleos "Zen 4"

Em seguida, temos outro chip AMD Ryzen 9, o 7900X, que como o nome sugere, viria equipado com 12 núcleos e 24 threads. A CPU vem com um clock base ainda maior de 4,7 GHz e um clock boost ajustado em 5,6 GHz em um único núcleo. A CPU mantém seu TDP de 170W e recebe 76 MB de cache (64 MB L3 + 12 MB L2). A CPU será posicionada no mesmo patamar que o AMD Ryzen 9 5900X, mas com desempenho que sacudiria o chão abaixo do Core i7-12700K.

CPU de desktop AMD Ryzen 7 7700X 8 Core "Zen 4"

Passando para a família Ryzen 7, aqui temos o AMD Ryzen 7 7700X, uma parte de 8 núcleos e 16 threads. A AMD posiciona isso como o ponto ideal para os jogadores e, como tal, a CPU apresentará clock base de 4,5 GHz e um clock boost de 5,4 GHz, mas com um TDP de 105W (142W PPT) mais baixo. A CPU receberá um pool de cache de 40 MB que consiste em 32 MB L3 do CCD singular e 8 MB L2 dos núcleos Zen 4.

Agora, uma coisa interessante a mencionar é que até agora não há atualização da AMD em um chip Ryzen 7 7800X. É provável que a AMD queira substituir essa peça por um sucessor do Ryzen 7 5800X3D com núcleos Zen 4 (3D V-Cache). Se for esse o caso, podemos esperar uma atualização ainda este ano para a linha de CPUs, já que as peças do V-Cache firam confirmadas para um lançamento no final do quarto trimestre de 2022 pela própria AMD. Além disso, com base apenas na segmentação, parece que o Ryzen 7 7700X terá um preço muito bom no segmento mainstream.

CPU de desktop AMD Ryzen 5 7600X 6 Core "Zen 4"

Por último, temos o chip mais econômico (se você pode chamá-lo assim, mas o preço não reflete isso), o Ryzen 5 7600X. Esta será uma parte de 6 núcleos e 12 threads que apresenta um clock base de 4,7 GHz e uma frequência de impulso de núcleo único de 5,3 GHz. A CPU também funcionará em um TDP de 105W (142W PPT), que é muito maior que seu predecessor de 65W, embora mais uma vez, esse seja o sacrifício que você terá que pagar para atingir velocidades de clock mais rápidas. A CPU carregará 38 MB de cache que vem de 32 MB de L3 e 6 MB de L2 na matriz.


YTeJoTS.png



Os usuários só têm permissão para subvoltizar as CPUs de desktop AMD Ryzen 7000?

Temos mais uma informação crucial que pudemos aprender. De acordo com as mesmas fontes, as CPUs AMD Ryzen 7000 Desktop baseadas na arquitetura de núcleo Zen 4 só podem permitir que os usuários façam undervolt no próprio chip. Isso seria semelhante ao Ryzen 7 5800X3D, que também tinha um limite de tensão que não deveria ser excedido. Parece que a AMD já pode estar executando as CPUs em uma voltagem alta o suficiente para atingir as velocidades de clock mais altas, de modo que pode haver pouco ou nenhum espaço para mais overclock. Já ouvimos falar sobre o limite de frequência de 5,85 Ghz antes e isso deixa as partes superiores com apenas 150 MHz para trabalhar.


iGPUs AMD Ryzen 7000 RDNA 2: codificação/decodificação de vídeo, APUs ainda acontecendo para desktops!​

Quanto ao que as novas iGPUs RDNA 2 nas CPUs Ryzen 7000 Desktop trazem para a mesa, a AMD afirma que com gráficos integrados em todo o portfólio de CPUs, eles podem expandir seus negócios para o segmento comercial e isso faz muito sentido, pois muito dos consumidores não precisam de uma placa gráfica discreta e querem algo tão


dtcoaKw.jpg



Para construtores de bricolage, o RDNA 2 iGPU pode fornecer recursos de diagnóstico e solução de problemas onde os usuários com placas gráficas podem depurar se a placa gráfica estiver com defeito ou não ou para outros fins. O mesmo pode ser aplicado a usuários sem placas gráficas ou aqueles que esperam por um que não pode ligar seu PC até obter sua GPU discreta.

Frank Azor levou o tópico para um espaço mais interessante ao afirmar que, embora os processadores AMD Ryzen 7000 tenham núcleos de 'pequenos gráficos' em comparação com os núcleos de 'gráficos maiores' em APUs, eles ainda hospedarão algumas das tecnologias Smart Eco oferecidas pelos notebooks. Enquanto as iGPUs RDNA 2 da AMD podem permitir o uso de energia abaixo de 50 W no modo inativo, as CPUs Smart Shift on Desktop com iGPUs RDNA 2 podem alternar de gráficos discretos para gráficos integrados para cargas de trabalho leves e oferecem energia abaixo de 5 W ou até mW.

A outra coisa é que, ao contrário das GPUs Navi 24 da AMD, a iGPU Ryzen 7000 baseada na mesma arquitetura de núcleo RDNA 2 (mas em uma revisão Rembrandt de 6 nm) virá com um mecanismo VCN que suporta codificação e decodificação de vídeo AV1.


Ainda pensamos na série Ryzen 7000 como uma CPU. Os núcleos gráficos nesse die IO não são muitos, o objetivo de adicionar gráficos é triplo. Primeiro, expande muito esses produtos no mercado comercial, onde eles não compram nada discreto, eles só querem ligá-lo, codificar/decodificar vídeo e acender alguns monitores para trabalho de escritório e é isso que a GPU no IO die oferecerá, então essa é uma grande oportunidade de negócios para nós no lado do Ryzen PRO, à medida que começamos a migrar esses componentes para esse negócio.
O segundo é para fins de diagnóstico, como você sabe que tem uma placa gráfica ruim? Bem, você tem que trocar por outra placa gráfica, mas com o núcleo gráfico que temos, você pode fazer um pouco de solução de problemas em terceiro lugar, estávamos pensando em usuários que planejam comprar uma placa gráfica discreta e ainda está em trânsito no correio mas todo o outro hardware chegou primeiro, então está tudo lá, olhando para uma pilha de componentes e não tem uma GPU para configurar tudo isso. Isso desapareceria com a série Ryzen 7000.
Ainda vamos fazer APUs com gráficos grandes, então APUs 'BIG GRAPHICS', CPUs 'little graphics'. Essa seria a nossa estratégia daqui para frente.
Robert Hallock (diretor de marketing técnico da AMD)
Estamos desenvolvendo muitas tecnologias que fazem uso de gráficos integrados de várias maneiras e há coisas que podemos fazer com tecnologias como Smart Shift ECO, onde podemos desligar os gráficos discretos e podemos executar o notebook fora do iGPU e diz que quer isso porque quer menos calor, maior duração da bateria (mesmo quando está jogando) ou quer menos ruído do ventilador ou menor consumo de energia, há todos esses benefícios. Como temos gráficos integrados finos na série Ryzen 7000, isso nos permitirá trazer mais desses tipos de tecnologias inteligentes para os desktops, para que esses clientes possam obter alguns desses benefícios.
Frank Azor (arquiteto chefe de soluções de jogos)
Quanto a ver se veremos uma variante desabilitada para iGPU das CPUs Ryzen 7000 Desktop, Robert afirmou que todos os chips Zen 4 terão gráficos RDNA 2 integrados, então aqueles que esperam ver uma variante 'KF-esque' devem ficar um pouco desapontados.


f88EfoE.jpg



As CPUs AMD Ryzen 7000 Desktop apresentarão um formato quadrado perfeito (45x45mm), mas abrigarão um dissipador de calor integrado ou IHS muito robusto. As CPUs terão o mesmo comprimento, largura e altura das CPUs Ryzen Desktop existentes e são vedadas nas laterais para que a aplicação de pasta térmica não preencha o interior do IHS com TIM. É também por isso que os coolers atuais serão totalmente compatíveis com os chips Ryzen 7000.

Quanto aos requisitos de TDP, a plataforma de CPU AMD AM5 apresentará seis segmentos diferentes, começando com a principal classe de CPU de 170 W, recomendada para coolers a líquido (280 mm ou superior). Parece que este será um chip com clock agressivo com voltagens mais altas e com suporte a overclocking da CPU. Este segmento é seguido por CPUs TDP de 120W que são recomendadas para utilizar um resfriador de ar de alto desempenho. Curiosamente, as variantes de 45-105W são listadas como segmentos térmicos SR1/SR2a/SR4, o que significa que elas exigiriam soluções de dissipador de calor padrão ao serem executadas em uma configuração de estoque, portanto, não é necessário muito mais para mantê-las frias.

Em primeiro lugar, os números de TDP (Thermal Dissipation Power) para os processadores AMD Ryzen 7000 serão de até 170W, enquanto o PPT (Package Power Tracking) será de 230W. A AMD forneceu essas informações em uma resposta para saber se o valor de 170W era um TDP real para os próximos chips ou um limite superior para o pacote.

De acordo com a AMD, este é um aumento de cerca de 88W em relação ao limite de potência do pacote AM4 (PPT), que era de 142W, enquanto os processadores tinham um TDP de 105W. De acordo com a AMD, os fabricantes de placas-mãe agora poderão implantar mais características de energia premium em suas placas-mãe, o que deve permitir melhores oportunidades de overclock para entusiastas e overclockers.

" A AMD gostaria de emitir uma correção para os limites de energia do soquete e TDP do próximo AMD Socket AM5. O AMD Socket AM5 suporta um TDP de até 170 W com um PPT de até 230 W. TDP*1,35 é o cálculo padrão para TDP v. PPT para soquetes AMD na era “Zen”, e o novo grupo TDP de 170W não é exceção (170*1,35=229,5).
"Este novo grupo de TDP permitirá um desempenho de computação consideravelmente maior para CPUs de alta contagem de núcleos em cargas de trabalho de computação pesadas, que ficarão ao lado dos grupos de TDP de 65W e 105W pelos quais Ryzen é conhecido hoje. recursos diretos do produto, e queremos aproveitar esta oportunidade para nos desculpar por nosso erro e qualquer confusão subsequente que possamos ter causado neste tópico." -- Representante da AMD para Tom's Hardware (ênfase adicionada)
Porta -voz da AMD via Tomshardware
Então, o que queremos esclarecer é que é um soquete de 170 Watts que, com a AMD, essa especificação é PPT (Package Power) para nós. Isso não significa que cada CPU vai até 170 Watts, mas é 30 (Watt) maior do que a tampa de alimentação do soquete AM4 que era de 142 (watts). E fizemos isso principalmente para melhorar o desempenho multi-thread, já que muitos dos chips de contagem de núcleos foram realmente retidos no desempenho geral da computação por uma energia de soquete relativamente modesta.
O outro ponto que eu quero fazer é que, ao aumentar a potência mínima exigida do soquete ou especificação mínima, você também aumenta a entrega de energia com cada placa-mãe construída para essa especificação, para obter características de energia mais robustas em todas as placas, o que estamos bastante empolgados. também, deve ser bom para pessoas que querem experimentar overclocking, pessoas que apreciam designs de placas premium.
Robert Hallock (diretor de marketing técnico da AMD)

Segmentos TDP AMD Ryzen 7000 Desktop 'AM5 LGA 1718 Socket':


DSXF1QF.png



As CPUs de desktop Ryzen 7000 também devem apresentar gráficos integrados RDNA 2, o que significa que, assim como a linha de desktops principal da Intel, a linha principal da AMD também contará com suporte a gráficos iGPU. Em relação a quantos núcleos de GPU haverá nos novos chips, os rumores dizem que algo entre 2-4 (128-256 núcleos) com clock de até 1100 MHz para até 0,5 TFLOPs de potência. Isso será menor do que a contagem de RDNA 2 CU apresentada nas APUs Ryzen 6000 'Rembrandt' que serão lançadas em breve, mas o suficiente para manter as iGPUs Iris Xe da Intel afastadas.


Op8au0v.png


Durante o Financial Analyst Day 2022, a AMD confirmou alguns detalhes adicionais sobre sua arquitetura central Zen 4, como melhorias no IPC e variantes futuras. De acordo com a AMD, o Zen 4 tem um aumento de 25% no desempenho por watt e 35% no desempenho geral do Zen 3 quando testado no benchmark Cinebench R23 (nT). A empresa afirma que o Zen 4 oferece:

  • Desempenho geracional significativo por watt e melhoria de frequência
  • 8-10% de aumento do IPC
  • 15% de ganho de desempenho de thread único
  • Até 125% de largura de banda de memória por núcleo
  • Extensões ISA para AI e AVX-512
Além disso, também está confirmado que o Zen 4 virá em sabores 3D V-Cache já no final de 2022. Não é dito qual a contagem de núcleos que podemos esperar nos sabores 3D V-Cache, mas eles definitivamente enfrentarão o 13º Gen Raptor Lake da Intel. Linha de CPU.


NBmo8YU.png


Especificações 'preliminares' da CPU de desktop AMD Ryzen 7000 'Raphael':​



zBHvoAF.png



Desempenho das CPUs AMD Ryzen 7000 'Zen 4'​

A única demonstração de desempenho que a AMD forneceu é a de uma CPU Ryzen 7000 de pré-produção rodando a mais de 5 GHz em todos os núcleos (quantidade não revelada) em 1080p. Só para você ter uma ideia, as CPUs AMD Ryzen 5000 Desktop atuais atingem cerca de 4,8 GHz em todos os núcleos, com algumas amostras atingindo pouco menos de 4,9 GHz. Um aumento de todos os núcleos de 5,0 GHz em uma unidade de pré-produção significa que provavelmente veremos a AMD finalmente atingindo esse clock de núcleo de 5 GHz + em cargas de trabalho únicas e de todos os núcleos, o que é muito impressionante.



YS3WqJB.png



A AMD ainda não divulgou as métricas de desempenho completas, mas considerando como um aprimoramento do 3D V-Cache colocou o Ryzen de volta aos trilhos com a linha de 12ª geração da Intel, o Ryzen 7000 tem todos os sinos e assobios para combater não apenas a 12ª geração da Intel, mas também a 13ª geração. Partes do Raptor Lake que estão programadas para serem lançadas na mesma época que Raphael.

São pequenos detalhes que compõem uma parte maior. Então, chegando à próxima parte, temos que falar sobre a demonstração do Blender. O Blender é um aplicativo onde a AMD tem uma forte presença. O Ryzen 9 5950X da AMD é cerca de 15-20% mais rápido no mesmo benchmark em relação ao Intel Core i9-12900K. Durante a demonstração, a AMD afirmou que a CPU Ryzen 7000 Desktop era 31% mais rápida que 12900K. O que não é dito é que nas notas de rodapé, a diferença é maior com a AMD terminando a renderização em um total de 204 segundos enquanto a CPU Alder Lake termina a demonstração em 297 segundos. Na realidade, a CPU Ryzen 7000 levou 31% menos tempo ou ofereceu desempenho 45% mais rápido que o chip concorrente.

RPL-003: Testes em 5 de maio de 2022 pelos AMD Performance Labs usando silício de pré-produção e projeções de desempenho para produtos finais que estão sujeitos a alterações quando lançados no mercado. Tempo de renderização medido em segundos para ser concluído e renderização do papel de parede do processador AMD Ryzen série 7000. Tempo AMD: 204 segundos, tempo Intel: 297 segundos. A pontuação mais baixa é melhor. Core i9-12900K Sistema: ASUS ROG Maximus Z690 HERO, 2x16 DDR5-6000CL30. Série AMD Ryzen 7000 (pré-produção de 16 núcleos): Placas-mãe AMD Reference X670, 2x16 GB DDR5-6400CL32. Todos os sistemas configurados com Radeon RX 6950 XT (driver:22.10 PRIME), Windows 11 Build 22000.593, Samsung 980 PRO 1TB, Asetek 280MM Liquid cooler. Os resultados podem variar


yJ0MVx9.jpg



Quanto à demonstração de jogos com velocidade de clock de 5,5 GHz, Robert assegurou que as frequências estavam inteiramente de acordo com as especificações de estoque. A placa-mãe utilizada foi um projeto de referência X670 e a refrigeração foi um cooler padrão ASETEK 280mm AIO. Também é óbvio que não houve overclock, pois os clocks variaram entre 5,1 e 5,5 GHz

L5TAfD2.jpg



A AMD apresentou algumas frequências incrivelmente rápidas com a mesma amostra de CPU Ryzen 7000 atingindo até 5,52 GHz, mas vimos alguma variação nas velocidades de clock que começaram em 5,1 GHz e subiram até a velocidade máxima de 5,52 GHz que todo mundo está falando. Curiosamente, Robert afirma que na respectiva demonstração do jogo, eles viram a maioria dos threads com clock de até 5,5 GHz (são 32 threads para o protótipo usado). O protótipo Ryzen 7000 de 16 núcleos foi produzido por volta do final de abril ou início de maio, para que a AMD ainda pudesse extrair mais espaço desse chip se quisesse ou apenas deixar os overclockers fazerem o trabalho. Desde então, há relatos de que os processadores Ryzen 7000 da AMD têm um limite máximo de frequeência de até 5,85 Ghz.

AMD Ryzen 7000 16-Core amostra pré-produção de relógios 'jogos'!


NJs4daa.png



Usamos um watercooler de 280 mm (ASETEK), então nada exótico é apenas um loop duplo de 140 que você pode comprar na Amazon ou Newegg. Ele estava rodando uma placa-mãe de referência AMD, então uma de nossas placas-mãe internas com soquete AM5, uma peça de protótipo de 16 núcleos construída no final de abril ou início de maio e nós apenas a conectamos e a executamos. Não era uma peça com overclock, era apenas a frequência natural daquele protótipo em particular.

Então, no jogo, estávamos executando a maioria dos threads em torno de 5,5 (GHz), depende da carga do jogo, depende da cena, é claro, a velocidade do clock flutua para cima e para baixo, então algo entre 5,2 e 5,5 é bastante comum em todos os tópicos que jogam esse jogo. Então, quero garantir às pessoas que isso não foi nada exótico em termos de resfriamento e nada exótico em termos de seleção de peças ou configuração ou overclock. É exatamente o que você vê, você conecta uma parte da série Ryzen 7000 e joga o jogo, e essa é a frequência!

Robert Hallock (diretor de marketing técnico da AMD)


YNJZbeN.jpg


Preços dos processadores AMD Ryzen 7000 'Zen 4'​

O preço é um tópico muito maior para discutir desta vez, como vimos com as CPUs AMD Ryzen 5000. Os chips da Vermeer tiveram um aumento nos preços em todos os segmentos, o que não foi bem recebido pelos consumidores de PC, mas ainda conseguiu quebrar recordes de vendas, vendendo mais de um milhão de unidades nos primeiros meses . A AMD sabe que tem vantagem sobre a Intel em termos de desempenho e que os usuários estão dispostos a pagar mais por seus chips. Como tal, podemos esperar um aumento semelhante ou outro nos preços dos CPUs Ryzen 7000 da AMD.



ciuRBpR.png



Um relatório recente de especialista do setor sugere que a TSMC pretende aumentar os preços das CPUs de ponta em até 20% este ano. Isso se deve às complexidades do nó de processo avançado de 5 nm devido a vários fatores externos, como os altos custos de envio e de fundição contínuos. O aumento de preço vai compensar essas variáveis e fatores externos que afetaram o processo de produção de chips existente. E embora exista a possibilidade de que a disponibilidade melhore para várias dessas linhas de produtos até o final de 2022, não há confirmação se os preços melhorarão e essa é a principal preocupação para muitos no momento.

Apenas para fins de comparação, a seguir está o aumento de preço das CPUs Ryzen 5000 versus CPUs Ryzen 3000:

  • Ryzen 9 3950X - $ 749 EUA - Ryzen 9 5950X - $ 799 EUA (aumento de 7%)
  • Ryzen 9 3900X - US$ 499,00 - Ryzen 9 5900X - US$ 549,00 (aumento de 10%)
  • Ryzen 7 3800X - $ 399 EUA - Ryzen 7 5800X - $ 449 EUA (aumento de 13%)
  • Ryzen 5 3600X - US$ 249,00 - Ryzen 5 5600X - US$ 299,00 (aumento de 20%


KHaju5a.jpg



O atual carro-chefe da Ryzen, o Ryzen 9 5950X custa US $ 799,99 e pode ser encontrado no varejo por cerca de US $ 700 a US $ 750 (preços com desconto), mesmo depois de mais de um ano desde o lançamento. O preço de US $ 800 nos EUA já é a categoria de entusiastas e qualquer coisa mais será uma pílula difícil de engolir para os consumidores, mas é exatamente aí que toda a indústria de tecnologia está agora.

Lançamento e disponibilidade de CPUs AMD Ryzen 7000 'Zen 4'​

A disponibilidade é algo que a AMD reafirmou recentemente. O CEO da AMD afirmou que podemos esperar CPUs Ryzen 7000 Desktop no outono de 2022. Isso marcará dois anos desde o lançamento das CPUs Ryzen 5000 Desktop da AMD.

Também confirmamos as datas de lançamento e é oficial que a data de 15 de setembro na prateleira estava realmente correta.

  • Anúncio do produto: 29 de agosto de 2022 às 20h ET / 30 de agosto de 2022 às 2h CET / 8h TW
  • Embargo à imprensa: 13 de setembro de 2022 às 9h ET / 15h CET / 21h TW
  • Embargo de vendas: 15 de setembro de 2022 às 9h ET / 15h CET / 21h TW

As CPUs de desktop AMD Ryzen 5000 enfrentaram graves escassez de suprimentos quando foram lançadas, mas as coisas melhoraram no mesmo trimestre. Como o nó de processo de 5 nm da TSMC está sendo utilizado por outros fornecedores, podemos esperar uma situação semelhante no lançamento.

Renderização da CPU de desktop AMD Ryzen 7000 (com/sem IHS):


l1pV9r2.png



dbL1OHH.png


Comparação de gerações de CPU para desktops AMD Mainstream:​



Al5fj0f.png
 
Colocaram a TAG de [TÓPICO DEDICADO] no tópico, só que ficou meio esquisito 2 TAG's seguidas

[TÓPICO DEDICADO] [2022+] AMD Ryzen Socket AM5 - Zen 4 e além

Ficaria bem melhor o título, se ficasse somente

[TÓPICO DEDICADO] AMD Ryzen Socket AM5 - Zen 4 e além
 
Concordo com o colega acima. :rub1:
 
Problema que eu estou sofrendo muito com uma 3060 ti + R5 1600 e como eu ando stremando eu acho melhor uma CPU superior que 6/12... O meu medo é o Ryzen 7 7000 vir custando uns 3 mil de inicio + mobo + ddr5 CHUTANDO BAIXO vai ser uns 6mil de gasto, hoje da para achar R9 5900X por 2k...

Ta usando o nvenc para streaming?
Se for para 5900X ou 5950X, vai ter que pegar uma mobo boa pra usar tudo deles e um ótimo AC ou WC.

Na minha concepção é um gasto muito alto em uma plataforma no final do ciclo.
 
Problema que eu estou sofrendo muito com uma 3060 ti + R5 1600 e como eu ando stremando eu acho melhor uma CPU superior que 6/12... O meu medo é o Ryzen 7 7000 vir custando uns 3 mil de inicio + mobo + ddr5 CHUTANDO BAIXO vai ser uns 6mil de gasto, hoje da para achar R9 5900X por 2k...
Eu comprei minha b550m Tuf wifi no ali por uns 650 e tem CPU 5600 no ali barato também.
 
Se eu estivesse com placa mãe dessa gen e um 1600 e pularia para um 5700x. Ou um 5800x3d se o foco for pular a próxima gen, mas não investiria em um 5900x agora, seria desperdício, vai acabar nem usando os núcleos extras, a diferença de um 5900x para um 5600/5600x/5700x/5800x é praticamente zero em games... Vai fazer diferença apenas para renderizar
 
Ta usando o nvenc para streaming?
Se for para 5900X ou 5950X, vai ter que pegar uma mobo boa pra usar tudo deles e um ótimo AC ou WC.

Na minha concepção é um gasto muito alto em uma plataforma no final do ciclo.
Por experiência própria, até um gammax 400 dá conta do 5950x com pouquíssimo thermal throttle (vc não perde nem 5% de desempenho).
 
Ta usando o nvenc para streaming?
Se for para 5900X ou 5950X, vai ter que pegar uma mobo boa pra usar tudo deles e um ótimo AC ou WC.

Na minha concepção é um gasto muito alto em uma plataforma no final do ciclo.
Eu comprei minha b550m Tuf wifi no ali por uns 650 e tem CPU 5600 no ali barato também.
Se eu estivesse com placa mãe dessa gen e um 1600 e pularia para um 5700x. Ou um 5800x3d se o foco for pular a próxima gen, mas não investiria em um 5900x agora, seria desperdício, vai acabar nem usando os núcleos extras, a diferença de um 5900x para um 5600/5600x/5700x/5800x é praticamente zero em games... Vai fazer diferença apenas para renderizar
Pois é, acompanhando isso tudo é bem capaz de eu investir meu dinheiro e esperar mais um pouco e ir direto pro ddr5 e tals... :naza:
 
Pois é, acompanhando isso tudo é bem capaz de eu investir meu dinheiro e esperar mais um pouco e ir direto pro ddr5 e tals... :naza:

Rapaz, um 5600 é um up tão grotesco em cima do seu 1600, e é baratinho. Acho que é um bom meio termo até tu upar pra Zen 5.
 
Pois é, acompanhando isso tudo é bem capaz de eu investir meu dinheiro e esperar mais um pouco e ir direto pro ddr5 e tals... :naza:
Deixa os novos processadores sair e se a finalidade é jogos vai casar você manter a plataforma atual e pegar um 5600x no mínimo e deixar pra migrar em 2023 que até lá vai esta mais acessível a novo sockete!
 
Rapaz, um 5600 é um up tão grotesco em cima do seu 1600, e é baratinho. Acho que é um bom meio termo até tu upar pra Zen 5.
Deixa os novos processadores sair e se a finalidade é jogos vai casar você manter a plataforma atual e pegar um 5600x no mínimo e deixar pra migrar em 2023 que até lá vai esta mais acessível a novo sockete!
Mas aí vocês acham que eu manteria minha placa mãe ? Ou eu poderia simplesmente pegar um b550m e umas memorias mais rapidas porque 2400Mhz tá meio complicado kk
 
Mas aí vocês acham que eu manteria minha placa mãe ? Ou eu poderia simplesmente pegar um b550m e umas memorias mais rapidas porque 2400Mhz tá meio complicado kk

Manteria a placa-mãe e trocava as memos por umas ballistix 3000CL15 (ou melhor ainda, aquele kit 3600CL14 do Ali).
 
Mas aí vocês acham que eu manteria minha placa mãe ? Ou eu poderia simplesmente pegar um b550m e umas memorias mais rapidas porque 2400Mhz tá meio complicado kk
Mantêm a placa e dar um UP nas memórias + upando o 5600~5700x vai dar outro desempenho para a sua 3060ti.
 

Memória DDR5-6000 será o ponto ideal para CPUs AMD Ryzen 7000 “Zen 4”, oferecerá proporção de tecido infinito de 1: 1 com EXPO.​


T543skb.jpg


CPUs Ryzen 7000 “Zen 4” da AMD voltadas para overclock de memória, DDR5-6000 com EXPO para ser o ponto ideal​

Como já sabemos, as CPUs AMD Ryzen Desktop apresentam três velocidades de clock distintas como parte de sua estrutura de memória interna, incluindo:

  • Infinity Fabric Clock (FCLK): controla a rapidez com que os núcleos da CPU podem se comunicar entre as matrizes da CPU e com os controladores SOC (por exemplo, PCIe, SATA, USB)
  • Controlador de memória (UCLK): Controla a rapidez com que o controlador de memória pode ingerir/extrair comandos da RAM.
  • Memory Clock (MCLK): A frequência da memória principal do sistema.
Este é o caso das CPUs de desktop Ryzen 7000 "Zen 4" da AMD. Uma grande mudança para os chips Zen 4 para plataformas de consumo será a nova tecnologia EXPO, que também é conhecida como Extended Profiles For Overclocking e é um design XMP refeito para a próxima geração de CPUs AM5. Os representantes técnicos da AMD já destacaram que o overclock de memória DDR5 é um grande negócio nos processadores Raphael, mas ao mesmo tempo, os fornecedores de placas-mãe não podem falar sobre isso até o final deste mês.

Pelo que aprendemos, parece que os processadores Ryzen 7000 Zen 4 da AMD definitivamente terão DDR5-6000 como seu ponto ideal , permitindo uma proporção IFC de 1: 1. Uma proporção de 1:1 significa que a memória está sendo executada com a mesma frequência que o controlador de memória no processador e isso deve oferecer o melhor cenário possível. Com o Alder, a Intel dividiu as classificações de memória em duas categorias, um modo 2:1 conhecido como Gear 2, que é o padrão para DDR5, e um modelo 4:1 conhecido como Gear 4. A vantagem que um 1:1 traz para a tabela é que ele permitirá latências mais baixas e uma velocidade equilibrada, enquanto uma proporção mais alta permitirá melhores taxas de overclocking e de transferência de dados mais rápidas, mas também levará a latências ruins.

  • AMD Ryzen 3000 "Zen 2" Sweet Spot - DDR4-3800
  • AMD Ryzen 5000 "Zen 3" Sweet Spot - DDR4-4000
  • AMD Ryzen 7000 "Zen 4" Sweet Spot - DDR5-6000

ka6DvPk.jpg



Portanto, DDR5-6000 para CPUs AMD Ryzen 7000 "Zen 4" já soa muito bem para AM5 e será DDR5-5600 por padrão. DIMMs de frequência mais alta são suportados, mas assim que você ultrapassar o limite DDR5-6000, você cairá para um IFC 1:2. Fomos informados de que o DDR5-6400 rodando em 1:2 produzirá resultados ruins e não é recomendado se você estiver procurando por melhor desempenho nos jogos.


Além disso, também parece que o X670E/X670, embora projetado para overclock, não terá as melhores placas-mãe para overclock de memória, já que elas são reservadas para os chipsets B650E. A Gigabyte confirmou que oferecerá o Tachyon com dois slots DDR5 DIMM em um chipset B650(E), mas teremos que esperar algum tempo para ver essa placa-mãe em ação. As placas X670E e X670 suportarão overclocking e undervolting para CPUs Ryzen 7000 "Zen 4", mas até que ponto isso é permitido depende puramente da AMD.

Agora eu mencionei no começo que há uma parte ruim nesta notícia também. Veja bem, o AM4 existe há quase 5 anos e, mesmo agora, existem vários problemas relacionados ao firmware AGESA em várias placas-mãe. Também vimos que o suporte à memória DDR4 não era tão rápido no início e muitas revisões tiveram que ser feitas antes que a plataforma entrasse em um estado estável. O mesmo acontecerá com o AM5, pois é um novo começo com memória DDR5 e também a primeira plataforma da AMD usando o padrão de memória mais recente.


Aq7suTc.jpg



A AMD está enviando um novo firmware que começa em 1001/1002 (a versão interna atual é 1002, a versão original era 0070 de janeiro de 2022). Ainda há muito trabalho a ser feito e, embora tenhamos uma plataforma estável no lançamento no próximo mês, ainda haverá problemas de compatibilidade e outros que os usuários podem enfrentar. No geral, as CPUs Ryzen 7000 procuram oferecer melhor eficiência do que as CPUs Raptor Lake da Intel, que estão se esforçando para alcançar o desempenho necessário para lidar com as peças do Zen 4. Ambas as formações estão sendo lançadas neste outono.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo