[TÓPICO DEDICADO] AMD Ryzen Socket AM5 - Zen 4 e além

Você pretende fazer upgrade pra os Zen 4?

  • Sim, farei upgrade

    Votes: 85 32.7%
  • Depende do ganho de performance

    Votes: 53 20.4%
  • Não, acabei de fazer um upgrade no socket AM4 mesmo

    Votes: 95 36.5%
  • Não, migrei ou migrarei para Intel

    Votes: 27 10.4%

  • Total de votos
    260

Morello

know-it-all Member
Registrado
Socket AM5 - Zen 4

AMD-Ryzen-7000-Raphael-Zen4-Lisa-Banner-1800x660.jpg


Tópico para discussão e divulgação de notícias relacionadas ao novo socket da AMD, e as novas gerações de CPUs lançadas para ele.
A primeira geração de CPUs para o socket AM5 usará a arquitetura Zen 4, e deve ser lançada em Setembro de 2022.

Placas-mãe AM5 usam apenas memórias DDR5 e têm suporte a PCI-Express 5.0. Ainda não está claro se todas as placas-mãe teram suporte a PCI-E 5.0, ou só as high-end.
 
Última edição:
Estou feliz e puto com essas novas gerações de cpus AMD e Intel.
Feliz porque têm trazido bons ganhos, diferente de antigamente que lançavam gerações de cpus e nada mudava praticamente.
Puto porque as cpus atuais estão ficando defasadas rapidamente.
 
Estou feliz e puto com essas novas gerações de cpus AMD e Intel.
Feliz porque têm trazido bons ganhos, diferente de antigamente que lançavam gerações de cpus e nada mudava praticamente.
Puto porque as cpus atuais estão ficando defasadas rapidamente.

Sim.
Eu comentei em outro tópico que a tendência é os processadores ficarem "ultrapassados" mais rápido por agora, porque voltamos a ter ganhos grandes todo ano.
 
Última edição:
Única coisa que não curti foi eles não virem com cache 3d, estava esperando um 5800x3d com os clocks absurdamente altos... Mas pelo visto vai ser só o clock alto e um up não tão grande de cache...
 
Placas-mãe AM5 usam apenas memórias DDR5 e suporte a PCI-Express 5.0. Ainda não está claro se todas as placas-mãe teram suporte a PCI-E 5.0, ou só as high-end.
Temos informações aqui sim, preliminares mas é informação oficial:
- PCIe 5.0 pleno (1x NVMe e 1x GPU, segunda GPU opcional) na X670E;
- PCIe 5.0 parcial (1x NVMe e 1x GPU opcional) na X670;
- PCIe 5.0 mínimo (1x NVMe) na B650.
zYZWZse.jpg

O que fica na dúvida e se existirá uma A620 e, se ela existir, se será PCIe 4.0 ou 3.0 =S


Única coisa que não curti foi eles não virem com cache 3d, estava esperando um 5800x3d com os clocks absurdamente altos... Mas pelo visto vai ser só o clock alto e um up não tão grande de cache...
Eles virão, mas será mais para frente como uma versão alternativa (tal qual foi o 5800X3D), a AMD inclusive já deixou isso claro no slide de evolução de uArch apresentado no Financial Analyst Day 2022:
AMD%20CPU%20Roadmap.JPG
 
Temos informações aqui sim, preliminares mas é informação oficial:
- PCIe 5.0 pleno (1x NVMe e 1x GPU, segunda GPU opcional) na X670E;
- PCIe 5.0 parcial (1x NVMe e 1x GPU opcional) na X670;
- PCIe 5.0 mínimo (1x NVMe) na B650.
zYZWZse.jpg

O que fica na dúvida e se existirá uma A620 e, se ela existir, se será PCIe 4.0 ou 3.0 =S



Eles virão, mas será mais para frente como uma versão alternativa (tal qual foi o 5800X3D), a AMD inclusive já deixou isso claro no slide de evolução de uArch apresentado no Financial Analyst Day 2022:
AMD%20CPU%20Roadmap.JPG
Acho que vou esperar esses com cache-3d mesmo, espero que o 5600x aguente até lá, por enquanto ta me atendendo super bem!
 
Estou precisando urgentemente de trocar de CPU, estou vendo como vai ser o desempenho pois eu preciso trocar de MOBO + RAM + CPU. Se não for os da AM5 vou no R9 5900X + X570 + 3600 DDR4
 
Estou precisando urgentemente de trocar de CPU, estou vendo como vai ser o desempenho pois eu preciso trocar de MOBO + RAM + CPU. Se não for os da AM5 vou no R9 5900X + X570 + 3600 DDR4
Caso conseguir achar um bom preço no Kit vai valer a pena, caso contrário espere o AM5!
 
Sinceramente eu esperaria, se aguentou até agora pode esperar mais um pouco.
 
O que mais me preocupa nem é os cpu e nem ddr5, o problema vai ser as placa mãe mesmo, certeza que as "X" vão vir antes e custando um absurdo, e as B650 vindo um pouco depois e custando R$1400 pra mais, isso os modelos mais básicos... Só chutando mesmo, não levem a sério :incri2:
 
Estou precisando urgentemente de trocar de CPU, estou vendo como vai ser o desempenho pois eu preciso trocar de MOBO + RAM + CPU. Se não for os da AM5 vou no R9 5900X + X570 + 3600 DDR4

Tem muita necessidade do 5900X? Pois se a BIOS aguenta, iria de 5700X + 3600 DDR4! Já ficaria bem tranquilo até juntar o que precisa pro AM5. Minha ideia é fazer isso, meter um 5700X pra ficar tranquilo até ter cacife pra mudar toda a plataforma.
 
O que mais me preocupa nem é os cpu e nem ddr5, o problema vai ser as placa mãe mesmo, certeza que as "X" vão vir antes e custando um absurdo, e as B650 vindo um pouco depois e custando R$1400 pra mais, isso os modelos mais básicos... Só chutando mesmo, não levem a sério :incri2:
As mais ''robustas'' não vai fugir disso, lembro quando foi lançado o novo sockete da intel ''lga1700'' e as mobos eram caríssimas na verdade ainda são caras, como é tudo no novo na AMD pode esperar custo alto.
 
As mais ''robustas'' não vai fugir disso, lembro quando foi lançado o novo sockete da intel ''lga1700'' e as mobos eram caríssimas na verdade ainda são caras, como é tudo no novo na AMD pode esperar custo alto.
Sim, acho um absurdo até hoje as com socket 1700... E o pior de tudo é que os Intel 13gen foram adiados, pensa essa geração nova dos Ryzen sem concorrentes, vão cravar a faca, fica vendo :bem:

Mas agora pensando, tudo bem a placa mãe ser cara se eles fizerem a mesma coisa que o AM4 vai acabar valendo a pena uma parruda se durar alguns cpu's novos, e outro ponto a favor é que os coolers vão ser o mesmo padrão de encaixe, pretendo manter o Fuma 2.
 
Sim, acho um absurdo até hoje as com socket 1700... E o pior de tudo é que os Intel 13gen foram adiados, pensa essa geração nova dos Ryzen sem concorrentes, vão cravar a faca, fica vendo :bem:
Sinceramente gostaria que acontecesse isso, deixar a intel comendo poeira porque o sockete 1700 deixou e muito a desejar com incompatibilidade com AC~WC e os valores absurdos das mobos.
 
Também acho que não anunciarem as A620 logo é uma luz amarela pra mobos caras.
Os TDPs altos também deve criar uma situação parecida com o LGA 1700, em que as mobos baratas não aguentam CPUs mid-end em diante.
 
Sinceramente eu esperaria, se aguentou até agora pode esperar mais um pouco.
Verdade mesmo porque mês que é logo ali.
Tem muita necessidade do 5900X? Pois se a BIOS aguenta, iria de 5700X + 3600 DDR4! Já ficaria bem tranquilo até juntar o que precisa pro AM5. Minha ideia é fazer isso, meter um 5700X pra ficar tranquilo até ter cacife pra mudar toda a plataforma.
Problema que eu estou sofrendo muito com uma 3060 ti + R5 1600 e como eu ando stremando eu acho melhor uma CPU superior que 6/12... O meu medo é o Ryzen 7 7000 vir custando uns 3 mil de inicio + mobo + ddr5 CHUTANDO BAIXO vai ser uns 6mil de gasto, hoje da para achar R9 5900X por 2k...
 
Tô juntando dinheiro em baixo do colchão aqui, então daqui pro ano que vem devo tentar o upgrade. Quero muito ver o desempenho do 7600/7600X na prática. :vai:
 
Aguardando aqui para possível upgrade do i7 6700k para nova gen dos AMD...
 
Aguardando essa nova geração para os preços das atuais caírem ainda mais. Pegar um 3950X ou 5950X por 2K será lindo!
 
Problema que eu estou sofrendo muito com uma 3060 ti + R5 1600 e como eu ando stremando eu acho melhor uma CPU superior que 6/12... O meu medo é o Ryzen 7 7000 vir custando uns 3 mil de inicio + mobo + ddr5 CHUTANDO BAIXO vai ser uns 6mil de gasto, hoje da para achar R9 5900X por 2k...
No teu caso é melhor ficar na gen atual pra liberar o desempenho da 3060ti trocando pelo 5900x que em breve deve conseguir achar nesse valor.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Aguardando essa nova geração para os preços das atuais caírem ainda mais. Pegar um 3950X ou 5950X por 2K será lindo!
Mês que vem ou final de setembro já deve dar uma boa reduzida nesses processadores.
 
Temos informações aqui sim, preliminares mas é informação oficial:
- PCIe 5.0 pleno (1x NVMe e 1x GPU, segunda GPU opcional) na X670E;
- PCIe 5.0 parcial (1x NVMe e 1x GPU opcional) na X670;
- PCIe 5.0 mínimo (1x NVMe) na B650.
zYZWZse.jpg

O que fica na dúvida e se existirá uma A620 e, se ela existir, se será PCIe 4.0 ou 3.0 =S



Eles virão, mas será mais para frente como uma versão alternativa (tal qual foi o 5800X3D), a AMD inclusive já deixou isso claro no slide de evolução de uArch apresentado no Financial Analyst Day 2022:
AMD%20CPU%20Roadmap.JPG

Boa
 

Ferramentas Perf do Linux 6.0 prontas para AMD Zen 4 IBS.​


wKEXK60.jpg



Nos últimos meses, a AMD publicou extensões de amostragem baseada em instruções, ou IBS, para a próxima série de processadores Zen 4 da empresa, relata Michael Larabel da Phoronix . Agora que o Linux 5.19 está completo, a empresa começou a mudar o foco para o kernel Linux 6.0 para manutenção com as seguintes séries de kernel.

Amostragem baseada em instruções do AMD Zen4 para ter a ativação do ferramental Linux 6.0 perf pronta no lançamento do novo processador da empresa​

Publicado na quinta-feira, a AMD colocou as atualizações das ferramentas perf na solicitação da janela de mesclagem do Linux 6.0. Michael Larabel observa as atualizações de amostragem baseada em instruções em seu relatório recente e também discute os recursos das extensões DataSrc que estavam na solicitação mais recente:


Com as extensões DataSrc, a fonte de dados pode ser decodificada entre:
  • L3 local ou outro L1/L2 em CCX.
  • Um cache de peer em um CCX próximo.
  • Dados retornados da DRAM.
  • Um cache de peer em um CCX distante.
  • Mapa de endereços DRAM com conjunto de bits "longa latência".
  • Dados retornados de MMIO/Config/PCI/APIC.
  • Memória de Extensão (S-Link, GenZ, etc. - identificada pelo alvo CS e/ou mapa de endereços à escolha do DF).
  • Memória do agente de mesmo nível.
Arnaldo Carvalho de Melo, um dos engenheiros que trabalham no próximo kernel da AMD, solicitou Linus. Incluídas nas novas ferramentas de perf para Linux 6.0 e AMD Zen 4 IBS estão atualizações como uma novíssima "ferramenta de contenção de bloqueio de perf, ferramenta de trabalho de perf, rastreamento de hardware de suporte utilizando PT em VMs convidadas, arquivo Intel Meteor Lake JSON para por eventos, inúmeras melhorias no sistema híbrido e outras atualizações adicionais A ferramente ''perk work'' permite rastrear as propriedades do tempo de trabalho do kernel.

Leitores frequentes do Phoronix e do nosso site lembrarão que a AMD e a Intel trabalharam arduamente na preparação do Linux 5.19 antes de seu lançamento e recentemente prepararam o Linux 6.0 (anteriormente conhecido como Linux 5.20). Há rumores de que o AMD Zen 4 será lançado no próximo mês em 15 de setembro de 2022, que foi o horário relatado pela MSI. O lançamento coincidirá com o lançamento de suas placas-mãe e a data de rumores da AMD para a arquitetura Zen4. O departamento de engenharia de código aberto da AMD ainda está trabalhando no código de última hora para o driver de áudio da empresa junto com os preparativos para o IBS.
 
No teu caso é melhor ficar na gen atual pra liberar o desempenho da 3060ti trocando pelo 5900x que em breve deve conseguir achar nesse valor.
Então o R9 5900X ou 5950X + DDR4 3600Mhz será uma boa pedida? para a minha 3060 ti
 
Então o R9 5900X ou 5950X + DDR4 3600Mhz será uma boa pedida? para a minha 3060 ti
Ambos são excelentes mas ficaria com o 5900x vai dar uma boa aliviada pra sua 3060ti, não esquece que vai ter que pegar um bom AC OU WC para refrigerar ele!
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo