24GB faz sentido?

thebrazilian

know-it-all Member
Olá, eu tenho um kit 2x4GB da Gskill (gskill sniper 1866 MHz ddr3 cl9 1.5v) e acabei adquirindo outro kit, 2x8GB da Patriot, 9-9-9-24 1600 MHz 1.5v DDR3. Colocando tudo, consegui usar sem problemas de instabilidade. Porém, como vejo até setups atuais usarem apenas 16gb, penso se não seria exagero usar os quatro pentes. Perco performance de alguma forma? Devo vender o kit de 2x4? Continuo do jeito que está? Há formas atuais de se chegar no limite de 16gb?

Você usa o PC só para jogos? porque se sim 16GB está de boa, a média de consumo nos AAA hoje fica na casa dos 10GB mais ou menos, acima de 16GB só vale a pena se você usa o PC não só para jogos como também algumas edições, AE por exemplo. E a performance não irá ser afetada, eu não entendo muito de Ram mas a performance da Ram se eu não estiver enganado está ligada com a latência dela e com os hz, a sniper de 1866 que você tem por exemplo, ela tem uma performance melhor que a de 1600, mas eu não acredito que seja algo tão grande assim.

Você usa o PC só para jogos? porque se sim 16GB está de boa, a média de consumo nos AAA hoje fica na casa dos 10GB mais ou menos, acima de 16GB só vale a pena se você usa o PC não só para jogos como também algumas edições, AE por exemplo. E a performance não irá ser afetada, eu não entendo muito de Ram mas a performance da Ram se eu não estiver enganado está ligada com a latência dela e com os hz, a sniper de 1866 que você tem por exemplo, ela tem uma performance melhor que a de 1600, mas eu não acredito que seja algo tão grande assim.
pra testar a performance das rams com maior precisao nada melhor que benchmark de ram do aida64 da pra testa com 16 roda e depois comparar os numero com 24gb pra ver se as taxas e latencias mudaram

eCh7.png

Se o foco for games, eu ficaria com 16GB de buenas. Sem falar que eu acho que esse dual channel ai tá assíncrono, o que pode levar a perda de performance em alguns casos específicos. Enfim, não tem benefício nenhum em usar 24GB a não ser e-pênis.

Outra coisa que vai depender é da CPU e da VGA... Dependendo do que tiver ai, vc não vai conseguir jogar um game que faça uso dos 24GB de Ram, porque o dia que aparecer um game tão pesado assim, a CPU ou a VGA não darão conta de rodar esse jogo de forma satisfatória. Por exemplo, o PC da minha assinatura( Xeon X5460@4ghz( igual a um C2Q 9650) + 8GB de Ram + GTX750ti) , é um caso que que não adianta colocar mais memória Ram no PC porque simplesmente ele não vai conseguir rodar jogos de forma satisfatória que façam uso de mais do que 8GB de Ram, mesmo se eu coloca-se uma RTX2080ti, a CPU ainda será o grande gargalo.

16 GB de RAM é suficiente para 98% das atividades de um usuário comum de computador.

Qual o foco da quantidade de RAM? Caso for jogos, não fará diferença alguma, mas se utilizar VMs, aí terá.

Eu tive um Asus Sabertooth X79 + i7 3960k inicialmente com 16Gb (4x4) e depois coloquei 32Gb (8x4) totalizando 48Gb. Para VMs ficou show de bola, mas para o restante do uso (cotidiano, navegar, jogos) continuou a mesma coisa...a não ser que seja um heavy user de Chrome tambem rs

Olá pessoal, só pra atualizar, o meu uso é mais para jogos mesmo. Acabei dando razão a vocês e vendi as memórias mais rápidas (o kit de 8GB). Obrigado pela ajuda!

Users who are viewing this thread

Voltar