[AJUDA] 3060ti rodando em pci-e 3.0 4x

ZeusDss

Member
Registrado
poderiam me ajudar? eu tenho uma placa mãe que é a ASRock H510M-HVS, com um i3 10105F (10°) e comprei uma 3060Ti GDDR6X, nas especificações da placa mãe fala que para 10° geração de CPU seria PCI-E 3.0 16x e 4.0 16X para CPU 11°.
Mas aqui no pc está dizendo que está rodando em 3.0 4x, tem como fazer algo para rodar em 16x?
 
Assim que está no cpu-z e GPU-z vou tentar mandar da BIOS também!!

Parece ser uma situação bem similar com a do colega do link acima, inclusive há coincidência no chipset de placa mãe e geração de processador.

Qual era sua placa de vídeo anterior? Já experimentou retirar a placa de vídeo do slot e recolocá-la novamente?

https://ibb.co/Lnz17hQ
https://ibb.co/QdjQjfF
(não sei como postar foto aqui, mas acredito que nesses links você consiga ver)
 
Assim que está no cpu-z e GPU-z vou tentar mandar da BIOS também!!


https://ibb.co/Lnz17hQ
https://ibb.co/QdjQjfF
(não sei como postar foto aqui, mas acredito que nesses links você consiga ver)

1686598983961.png


Se clicar na interrogação para ele abrir o pop-up e mandar alguma carga para a placa dá na mesma? Outro teste é deixar o GPU-Z aberto enquanto joga.

Desculpe a sugestão boba mas lembro de pelo meio meia dúzia de casos onde o colega reportava a mesma coisa e era só devido ao fato da placa estar ociosa, isso é perfeitamente normal.
 
Ver anexo 135240

Se clicar na interrogação para ele abrir o pop-up e mandar alguma carga para a placa dá na mesma? Outro teste é deixar o GPU-Z aberto enquanto joga.

Desculpe a sugestão boba mas lembro de pelo meio meia dúzia de casos onde o colega reportava a mesma coisa e era só devido ao fato da placa estar ociosa, isso é perfeitamente normal.
cliquei na interrogação e não mudou, abrir jogos e também não mudou nada, continua igual, mudei uma coisa que tava falando sobre enrgia que tava meio que dando prioridade a economizar energia do PCIe, mas também não mudou nada
vou enviar uma foto da bios agora, veja ai!!
IMG_7045.jpg
 
Ver anexo 135240

Se clicar na interrogação para ele abrir o pop-up e mandar alguma carga para a placa dá na mesma? Outro teste é deixar o GPU-Z aberto enquanto joga.

Desculpe a sugestão boba mas lembro de pelo meio meia dúzia de casos onde o colega reportava a mesma coisa e era só devido ao fato da placa estar ociosa, isso é perfeitamente normal.
outra coisa, é que nunca atualizei a Bios da placa mãe, ainda esta na versão 1.0, acha que vale a pena fazer isso? o pc está tranquilo, mas claro que queria usufruir de 100% dele em 16x já que esta em 4x
 
cliquei na interrogação e não mudou, abrir jogos e também não mudou nada, continua igual, mudei uma coisa que tava falando sobre enrgia que tava meio que dando prioridade a economizar energia do PCIe, mas também não mudou nada
vou enviar uma foto da bios agora, veja ai!!
IMG_7045.jpg
A priori não vi nada de errado mas há algumas opções que precisam ser alteradas como esse 'Above 4G Decoding' que precisa ser ativado para habilitar o ReBAR que provavelmente nem está nessa BIOS, por ser mais antiga.

outra coisa, é que nunca atualizei a Bios da placa mãe, ainda esta na versão 1.0, acha que vale a pena fazer isso? o pc está tranquilo, mas claro que queria usufruir de 100% dele em 16x já que esta em 4x
Claro que vale a pena atualizar, além de outras melhorias e correções de segurança também pode resolver o problema.
 
A priori não vi nada de errado mas há algumas opções que precisam ser alteradas como esse 'Above 4G Decoding' que precisa ser ativado para habilitar o ReBAR que provavelmente nem está nessa BIOS, por ser mais antiga.


Claro que vale a pena atualizar, além de outras melhorias e correções de segurança também pode resolver o problema.
Tentei ativar mais parou de dar vídeo, pelo oque eu entendi foi porque eu instalei o windows com uma opção ativada ( acho que o nome é CMS, algo assim) , ou seja vou ter que formatar de qualquer forma, e atualizar a Bios, acho que são as ultimas opções.
só fico com receio pelo perigo que tanto falam.
 
cliquei na interrogação e não mudou, abrir jogos e também não mudou nada, continua igual, mudei uma coisa que tava falando sobre enrgia que tava meio que dando prioridade a economizar energia do PCIe, mas também não mudou nada
vou enviar uma foto da bios agora, veja ai!!
IMG_7045.jpg
E se forçar ali no PCIE link speed pra 16x ? Tentou já ? Em tese o AUTO era pra pegar o 16x mas vale a pena a tentativa.

No mais update de BIOS é de boa de fazer seguindo a orientação e claro, no momento do update garanta que o sistema e a rede elétrica estejam estáveis.
 
Tentei ativar mais parou de dar vídeo, pelo oque eu entendi foi porque eu instalei o windows com uma opção ativada ( acho que o nome é CMS, algo assim) , ou seja vou ter que formatar de qualquer forma, e atualizar a Bios, acho que são as ultimas opções.
só fico com receio pelo perigo que tanto falam.

Ja tentou tira-la, ligar o pc depois desligar e coloca-la novamente ?

Aqui sempre resolveu quando roda a 8x/4x.
 
Tentei ativar mais parou de dar vídeo, pelo oque eu entendi foi porque eu instalei o windows com uma opção ativada ( acho que o nome é CMS, algo assim) , ou seja vou ter que formatar de qualquer forma, e atualizar a Bios, acho que são as ultimas opções.
só fico com receio pelo perigo que tanto falam.
Entendi.... Deve ser o CSM, mas faltam outras coisas como secure boot caso queira se aventurar no W11 mas deixe pra fazer isso em outro momento, uma coisa de cada vez.

A atualização de Bios em si é tranquila, o vídeo abaixo pode te ajudar:



Coloque a mais recente disponível, não precisa ser a Beta.
 
E se forçar ali no PCIE link speed pra 16x ? Tentou já ? Em tese o AUTO era pra pegar o 16x mas vale a pena a tentativa.

No mais update de BIOS é de boa de fazer seguindo a orientação e claro, no momento do update garanta que o sistema e a rede elétrica estejam estáveis.
tentei tbm mas não tem essa opção, apenas as opções (gen 1, gen 2 e g3) vou mandar o print pra vc ver, mas não mudou nada.

175ACD1A-C40C-4B30-BF22-8315B1DF1C9C.jpg

--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Ja tentou tira-la, ligar o pc depois desligar e coloca-la novamente ?

Aqui sempre resolveu quando roda a 8x/4x.
Isso eu ainda não tentei, mas esssa semana ta chegando um gabinete novo pra mim, ai vou fazer isso obrigatoriamente kkk e vou testar! caso não der jeitop vou atualizar a BIOS
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Entendi.... Deve ser o CSM, mas faltam outras coisas como secure boot caso queira se aventurar no W11 mas deixe pra fazer isso em outro momento, uma coisa de cada vez.

A atualização de Bios em si é tranquila, o vídeo abaixo pode te ajudar:



Coloque a mais recente disponível, não precisa ser a Beta.

Obrigado, vou dar uma olhada, mas uso o win10 mesmo
 
Já tive um problema parecido. No meu caso a velocidade do pci express variava. Simplesmente tirei a pilha pra resetar a BIOS e resolveu.
 
Hoje troquei de Gabinete, desconectei a placa de vídeo claro, e resolveu kkkkkkkkk ta rodando gen 3 16x
 
estava tentando ativar o BAR e não tava conseguindo, ativava e não dava video!
mas agora acabei de atualizar a Bios e conseguir ativar o BAR!!
tudo certo agora gen 3 16x e com BAR ativo ( formatei o pc para poder desativar o CSM e instalei o windows com CSM Desativado)
...
só não conseguir ativar o XMP acredito que é porque meu processador é de 10°
 
estava tentando ativar o BAR e não tava conseguindo, ativava e não dava video!
mas agora acabei de atualizar a Bios e conseguir ativar o BAR!!
tudo certo agora gen 3 16x e com BAR ativo ( formatei o pc para poder desativar o CSM e instalei o windows com CSM Desativado)
...
só não conseguir ativar o XMP acredito que é porque meu processador é de 10°
rBAR ativado no programa da BIOS não quer dizer muita coisa. nVidia deixa a flag desligada pra praticamente todos os jogos.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo