3800x + Hyper 212 Turbo Fritando!

Dino

Cude quem cude quem cude quem
Registrado
Galera, sai de um i7 3770k pra um 3800x, e coloquei um Hyper 212.

Estou achando estranho as temperaturas... em idle, sem mexer na maquina, fica em torno de 48 graus.

Mas jogando, ou mexendo, ou fazendo qualquer coisa, já pula pra 74, 75, 76 graus... cai pra 64, uma loucura.

Desativei o PBO, conforme ajuda de uma pessoa entendida... mas não sei mais o que fazer.

A placa mãe é uma Asus TUF X-570 Plus BR.

Alguma luz?
 
Cara vai ler sobre a CPU
Essa temperatura não ta fritando...
Esse cooler não vai conseguir reduzir a temperatura
Investe em umas fan nesse gabinete
 
Cara vai ler sobre a CPU
Essa temperatura não ta fritando...
Esse cooler não vai conseguir reduzir a temperatura
Investe em umas fan nesse gabinete

Tenho um Corsari Obsidian 800D, com 3 fans em cima puxando o ar do meio.

Essa temperatura é normal? Fiquei desde 2012 no Intel, to bem por fora de AMD.... não tem como deixar em 40 graus não esse trem?
 
Tenho um Corsari Obsidian 800D, com 3 fans em cima puxando o ar do meio.

Essa temperatura é normal? Fiquei desde 2012 no Intel, to bem por fora de AMD.... não tem como deixar em 40 graus não esse trem?

40 graus???????????
Tem sim, põe nitrogenio liquido!
Falando sério agora
Uma faixa abaixo de 70 graus esta otimo!
Não conheço seu gabinete, mas sempre é bom tirar o ar por cima!
Tipo se conseguir:
Na frente jogando ar pra dentro quantos fan der
no fundo um tirando
Esses de cima tirando ar

De cara testa por essas fan tirando ar, é uma coisa que pode fazer sem custo!

Seu cooler não da conta, acho que o que veio no 3800X deve ser melhor
 
40 graus???????????
Tem sim, põe nitrogenio liquido!
Falando sério agora
Uma faixa abaixo de 70 graus esta otimo!
Não conheço seu gabinete, mas sempre é bom tirar o ar por cima!
Tipo se conseguir:
Na frente jogando ar pra dentro quantos fan der
no fundo um tirando
Esses de cima tirando ar

De cara testa por essas fan tirando ar, é uma coisa que pode fazer sem custo!

Seu cooler não da conta, acho que o que veio no 3800X deve ser melhor

Putz, achei que era melhor...

Bom, na frente não tem cooler, nem tem como colocar.

Na traseira está sem tb. Apenas os 3 de cima sugando o ar de dentro, e os dois coolers do 212.
 
Ta olhando a temperatura aonde? Os Ryzens são meio chatos e cheios de sensores, o HWiNFO64 consegue ler as informações dele de maneira mais precisa, assim como o Ryzen Master.

O 212 é um cooler ok, nada de muito especial, mas, ta um pouquinho alto, se só de mexer ele ta chegando a quase 80 graus, tem que ver se esses fans em cima não estão atrapalhando o 212, tente deixar apenas 1 atrás e 1 em cima, para testar, testar com a lateral do gabinete aberta, pode ser uma boa também.

Meu 3700X num Watercooler 240mm (de marca duvidosa, genérico e nada demais) fica a 40~50 em idle/navegando na internet, o que é bem normal para os Ryzen 3000, jogando ele dificilmente passa de 65~70 e estou com o PBO ativo.
 
Putz, achei que era melhor...

Bom, na frente não tem cooler, nem tem como colocar.

Na traseira está sem tb. Apenas os 3 de cima sugando o ar de dentro, e os dois coolers do 212.

Eu tava aqui acompanhando curioso pra descobrir a causa das oscilações de temp. , mas me senti obrigado a comentar agora

Meua migo, você ta com um forno elétrico na mesa. O ar quente esta totalmente sem fluxo no seu gabinete. Alguem tem que jogar ar ai dentro, e acho MUITO dificil um Obsidian não admitir cooler frontal.

Pra se criar uma corrente razoavel basta no minimo um frontal jogando ar e um traseiro tirando ar. Se realmente vc nao puder jogar nenhum cooler na frente, indico q ponha os 2 primeiros do teto jogando pra dentro, e o ultimo do teto + o traseiro tirando. Ai ce vai ver uma boa diferença nas temps.


E por sinal, por que os ryzen tem essas oscilações de temperatura por natureza?
 
Ta olhando a temperatura aonde? Os Ryzens são meio chatos e cheios de sensores, o HWiNFO64 consegue ler as informações dele de maneira mais precisa, assim como o Ryzen Master.

O 212 é um cooler ok, nada de muito especial, mas, ta um pouquinho alto, se só de mexer ele ta chegando a quase 80 graus, tem que ver se esses fans em cima não estão atrapalhando o 212, tente deixar apenas 1 atrás e 1 em cima, para testar, testar com a lateral do gabinete aberta, pode ser uma boa também.

Meu 3700X num Watercooler 240mm (de marca duvidosa, genérico e nada demais) fica a 40~50 em idle/navegando na internet, o que é bem normal para os Ryzen 3000, jogando ele dificilmente passa de 65~70 e estou com o PBO ativo.
Eu tava aqui acompanhando curioso pra descobrir a causa das oscilações de temp. , mas me senti obrigado a comentar agora

Meua migo, você ta com um forno elétrico na mesa. O ar quente esta totalmente sem fluxo no seu gabinete. Alguem tem que jogar ar ai dentro, e acho MUITO dificil um Obsidian não admitir cooler frontal.

Pra se criar uma corrente razoavel basta no minimo um frontal jogando ar e um traseiro tirando ar. Se realmente vc nao puder jogar nenhum cooler na frente, indico q ponha os 2 primeiros do teto jogando pra dentro, e o ultimo do teto + o traseiro tirando. Ai ce vai ver uma boa diferença nas temps.


E por sinal, por que os ryzen tem essas oscilações de temperatura por natureza?


Acabei de fazer um undervolt aqui seguindo um tutorial do yt, de -0,1375.

Temps navegando na internet: 49, 50, 52... jogando fifa 20 / tw3, 65, 67.

Vou manter assim.

Então, cooler frontal nele não tem onde por, ele é fechado na frente, parece um cofre. Posso tentar inverter os cooler superiores colocando, colocando os tres pra mandar ar de fora pra dentro e comprar um cooler pra por na traseira pra tirar...

Os 3 de cima são 3 vegas alguma coisa, nao recordo, são de 2012... mas funcionam muito bem até hoje

tb vegas
819381_446559315416925_2031258506_o.jpg
 
Esse gabinete desgraçado mais parece um servidor. E a prova de desastre natural ainda por cima, por que é todo blindado.

Pelo que achei pesquisando aqui, o esquema de ventilação dele é diferente, mas parece eficiente

corsair_800d_2_med.jpg


O que teoricamente seria o frontal, é esse "placebo" ai na lateral que na real so deve servir pros Hds. Massss, a sorte é que alguem ja deve ter passado por um problema parecido

KrGwl3x.png


Pq essa foi a sugestao de ventilação que pareceu melhor. Como o ar quente sobe, uma ou duas fans na parte de baixo devem manter um fluxo de ar frio entrando, e as de cima puxando pra fora dão continuidade. Ou seguir o esquema acima, com as de baixo e cima injetando, e deixar a exaustão pra traseira e a GPU.

De todo modo, um ou dois coolers são bem vindos. Pega alguma coisa com um bom CFM que o espaço aí é enorme. Pelo menos uns 60/70, só nao sei quem ta valendo a pena atualmente. Fan hj é sinonimo de RGB não de eficiencia. Talvez os Akasa Viper se conseguir achar.
 
Qual é a temperatura da sala? AC ligado?
Até então as temperaturas não me parecem tão ruins. Eu estou com umas abas do Brave Browser abertas assistindo youtube e meu Ryzen 3600 tá a 40C com o pc da assinatura.
 
Galera, sai de um i7 3770k pra um 3800x, e coloquei um Hyper 212.

Estou achando estranho as temperaturas... em idle, sem mexer na maquina, fica em torno de 48 graus.

Mas jogando, ou mexendo, ou fazendo qualquer coisa, já pula pra 74, 75, 76 graus... cai pra 64, uma loucura.

Desativei o PBO, conforme ajuda de uma pessoa entendida... mas não sei mais o que fazer.

A placa mãe é uma Asus TUF X-570 Plus BR.

Alguma luz?

Ta em stock? Se tiver, isso é culpa do PBO

eu tinha um Hyper 212 Turbo e rodava com um 1800x (que é bem esquentadinho) com over pra 3,9ghz e ficava na casa dos 65 graus

Coloca em clock fixo e testa novamente
 
Rapaz, eu acho que independente da CPU, talvez seja melhor ver esse gabinete aí. Se o fluxo de ar está como você falou, vou ficar surpreso se a GPU não fritar.
 
Esse gabinete desgraçado mais parece um servidor. E a prova de desastre natural ainda por cima, por que é todo blindado.

Pelo que achei pesquisando aqui, o esquema de ventilação dele é diferente, mas parece eficiente

corsair_800d_2_med.jpg


O que teoricamente seria o frontal, é esse "placebo" ai na lateral que na real so deve servir pros Hds. Massss, a sorte é que alguem ja deve ter passado por um problema parecido

KrGwl3x.png


Pq essa foi a sugestao de ventilação que pareceu melhor. Como o ar quente sobe, uma ou duas fans na parte de baixo devem manter um fluxo de ar frio entrando, e as de cima puxando pra fora dão continuidade. Ou seguir o esquema acima, com as de baixo e cima injetando, e deixar a exaustão pra traseira e a GPU.

De todo modo, um ou dois coolers são bem vindos. Pega alguma coisa com um bom CFM que o espaço aí é enorme. Pelo menos uns 60/70, só nao sei quem ta valendo a pena atualmente. Fan hj é sinonimo de RGB não de eficiencia. Talvez os Akasa Viper se conseguir achar.

Vou comprar esse Akasa pra ver.

Qual é a temperatura da sala? AC ligado?
Até então as temperaturas não me parecem tão ruins. Eu estou com umas abas do Brave Browser abertas assistindo youtube e meu Ryzen 3600 tá a 40C com o pc da assinatura.

Bem quente aqui. Uns 30 graus, eu chutaria, sem ar. Pode ser que fique mais quente durante o dia.

Ta em stock? Se tiver, isso é culpa do PBO

eu tinha um Hyper 212 Turbo e rodava com um 1800x (que é bem esquentadinho) com over pra 3,9ghz e ficava na casa dos 65 graus

Coloca em clock fixo e testa novamente

Eu desativei o PBO. Tá em stock sim.

Rapaz, eu acho que independente da CPU, talvez seja melhor ver esse gabinete aí. Se o fluxo de ar está como você falou, vou ficar surpreso se a GPU não fritar.

Então, minha VGA em idle fica em 40 graus, jogando, com o FAN a 50% fixo não passa de 65. É uma 1070ti
 
Então, minha VGA em idle fica em 40 graus, jogando, com o FAN a 50% fixo não passa de 65. É uma 1070ti
Tá ótimo. Qual a temperatura ambiente?
 
Cara, a bronca está no fluxo de ar do gabinete. Simplesmente não tem ar "frio" entrando. E as FANs "puxando" o ar não devem estar ajudando em nada.

Vc falou também que não usa no ar condicionado e a temperatura em torno de 30c.

Sua placa de vídeo tbm gera calor.

Qual a pasta térmica aplicada? O método e a quantidade aplicada?


No final das contas se etá em 75c acho que o cooler está fazendo milagre!
 
Cara, a bronca está no fluxo de ar do gabinete. Simplesmente não tem ar "frio" entrando. E as FANs "puxando" o ar não devem estar ajudando em nada.

Vc falou também que não usa no ar condicionado e a temperatura em torno de 30c.

Sua placa de vídeo tbm gera calor.

Qual a pasta térmica aplicada? O método e a quantidade aplicada?


No final das contas se etá em 75c acho que o cooler está fazendo milagre!

É a pasta que veio com o cooler.

Gozado que meu intel antes, junto com o Antec H2O 920 e o i7 3770k fazia temp idle de 41, 43 e jogando maximo de 60 graus. Mas máximo do máximo mesmo, em dia muito quente, com os fans no automatico.
 
Bom pessoal, alguma recomendação de outro Air Cooler para o 3800x? Vou vender esse Hyper 212... pelo visto não vai me atender.
 
Bom pessoal, alguma recomendação de outro Air Cooler para o 3800x? Vou vender esse Hyper 212... pelo visto não vai me atender.
Pra ficar abaixo dos 70° só se vc comprar um water cooler de 240mm ou um air cooler Noctua ambos ai acima de 600 reais, abaixo disso vc só vai reduzir uns 3 a 4 graus, más relaxa ai, eu tenho um Deep Cool Gamamaxx GT e sem fazer nada fica entre 40 e 50 graus, qualquer coisinha a mais usando o navegador fica entre 45~71°, jogando jogos pesados para processadores fica entre 70~85°.

Esse processador é muitíssimo esquentadinho mesmo e eu vim de um i7 3770 q não passava de 65° colocando em um stress super pesado. O q eu digo é q relaxa q ele esquenta pra caramba mesmo, e as temperaturas dele tb oscilam pra caramba mesmo, só se preocupe se passar dos 90° pois as temps de alarme é 95° e ele começa a dar ruim aos 100°.
 
Pra ficar abaixo dos 70° só se vc comprar um water cooler de 240mm ou um air cooler Noctua ambos ai acima de 600 reais, abaixo disso vc só vai reduzir uns 3 a 4 graus, más relaxa ai, eu tenho um Deep Cool Gamamaxx GT e sem fazer nada fica entre 40 e 50 graus, qualquer coisinha a mais usando o navegador fica entre 45~71°, jogando jogos pesados para processadores fica entre 70~85°.

Esse processador é muitíssimo esquentadinho mesmo e eu vim de um i7 3770 q não passava de 65° colocando em um stress super pesado. O q eu digo é q relaxa q ele esquenta pra caramba mesmo, e as temperaturas dele tb oscilam pra caramba mesmo, só se preocupe se passar dos 90° pois as temps de alarme é 95° e ele começa a dar ruim aos 100°.

Entendi.

Aqui ele está dando picos de 63 graus, jogando e com vm aberta. Fiz um undervolt nele, coisa pouca, e resolveu. Também removi uns coolers do gabinete para poder engraxar, fora o calor que está batendo 38ºC aqui em Maringá.
 
Entendi.

Aqui ele está dando picos de 63 graus, jogando e com vm aberta. Fiz um undervolt nele, coisa pouca, e resolveu. Também removi uns coolers do gabinete para poder engraxar, fora o calor que está batendo 38ºC aqui em Maringá.
Rapaz ta mais do que muito bom essa temp, recomendo ate deixar todo o processador com voltagem, clock etc em stock, esse processador é muito caro para ficar capando voltagem e/ou clock.
 
Bom pessoal, alguma recomendação de outro Air Cooler para o 3800x? Vou vender esse Hyper 212... pelo visto não vai me atender.
Noctua NH-D15, Scythe Fuma 2 são boas opções.
Acho que suas temps atuais estão boas, ainda mais com temp ambiente de 38 graus.
 
Acho que ideal aí é lançar um WC de 240mm.

O meu aqui em stock, usando somente uma ventoinha como exaustor no gabinete, fica na casa dos 54~58ºC IDLE.

Em games bate coisa de uns 64~67ºC

obs: uso um Deepcool castle 240mm
 
Cara, o meu 3800X com Wraith Prism com a chave no High, jogando Avengers (2020) fica em quase constante em 64 tendo picos de 72-74º. Ontem, resolvi jogar Death Stranding o bicho fica na mesma temperatura, mas nas Cut Scenes fica na média de 70 com picos de 82-83º. Sinceramente, estava preocupado. Cheguei até a fazer um tópico. Mas lendo a galera aqui, fiquei mais tranquilo. Pelo que você escreveu, o Cooler Box está mais

Comprei um Water Cooler da Coolermaster (ML240L V2, c/ bomba de 3ª geração e radiador maior) que ainda não chegou. Meu medo é fazer um Investimento e a temperatura baixar 5ºC. Eu devolvo. 😂😂😂
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo