8700k temperaturas altas

amoebusman

;P
Registrado
Bom dia a todos, acabei de trocar de computador e estou enfrentando alguns problemas muito estranhos e gostaria da ajuda de vocês, comecei a notar que depois de um tempo jogando o computador ficava estranho, dando umas micro travadinhas, resolvi abrir o aida64 e olhar mais de perto, percebi que quando eu realizava qualquer teste de stress de cpu o mesmo apresentava temperaturas bastante discrepantes entre o CPU e os cores internos do processador, coisa em torno de 30 graus de diferença.

c5kqKYo.jpg



Wv9bqgP.jpg



alguma sugestão?
 
Última edição:
Rapaz, o meu 6700k tava acontecendo isso e o problema era sujeira no block..., fiz uma limpeza nele e no radiador e as temps dos cores ficam no maximo com 8 graus de diferença.
No seu caso como o wc é selado ai complica. Voce não tem um air cooler só pra testar?
 
Circulação de ar no ambiente que esta o pc?Temperatura ambiente? Isso implica bastante no desempenho do WC, pois utilizo aqui o 8700k @4,5 ghz com a 1080ti overclokada tbm e no máximo que chegou foi 60º com temperatura ambiente entre 20/28º.
 
A montagem do WC ficou boa sem folgas ? pasta aplicada certo ? tem como postar as temp da aba do sensor do aida64 ?
 
ta estranho mesmo , to a 4.7 all cores , 1.184 fixed maximo que bateu foi 65 num maelstorm.
 
faz o seguinte , desabilita o mce , all cores a 4.5 ,bota vcore fixed pra 1.2 ou menos e o llc no mais baixo e testa, claro tbm ve se o water ta funfando certo.
 
A montagem do WC ficou boa sem folgas ? pasta aplicada certo ? tem como postar as temp da aba do sensor do aida64 ?

Cara remontei tudo, realmente ele parece estar funcionando, depois de um tempo vc percebe que o radiador esquentou, então está funcionando certo..


CoEBOss.jpg

 
Circulação de ar no ambiente que esta o pc?Temperatura ambiente? Isso implica bastante no desempenho do WC, pois utilizo aqui o 8700k @4,5 ghz com a 1080ti overclokada tbm e no máximo que chegou foi 60º com temperatura ambiente entre 20/28º.

Pelo que vi em outro forum, parece ser algo com a configuração automatica da minha placa mãe... :(
 
Cara remontei tudo, realmente ele parece estar funcionando, depois de um tempo vc percebe que o radiador esquentou, então está funcionando certo..


CoEBOss.jpg

 


Pelo que vi em outro forum, parece ser algo com a configuração automatica da minha placa mãe... :(

meu i7 tinha o mesmo problema, mexi na voltagem e baixou uns 15/20 graus.
 
Vcore esta bastante alto, tenta abaixar ele pra 1.1v
 
Vcore esta bastante alto, tenta abaixar ele pra 1.1v


Realmente ta parecendo que eu preciso setar tudo manualmente porque a placa está com as tensões em AUTO todas doidas.

alguém tem sugestão para as tensões?

Vcore:
SA voltage:
CPU IO Voltage:
CPU PLL OC Voltage:
CPU PLL SFR Voltage:
RING PLL SFR Voltage:
SA Pll SFR Voltage:
CPU ST PLL Voltage:


Percebi que dissipadores ao lado do CPU estão muito quentes tb...
 
Última edição:
Suas temperaturas na screenshot do AIDA64 estão todas iguais pros CPU CORE, aquele "CPU" sozinho vc ignora.

Na sua screenshot do ultimo post as temps pra iddle estão dentro do normal também.

Quanto as voltagens como vc está usando apenas 4.3 pode tentar baixar pra 1.1v ou 1.15v, o resto não precisa mexer.

Os dissipadores ao lado do CPU ficam quentes mesmo se vc usa water cooler, ali ficam as VRM's. É bom ter um fluxo de ar forte no gabinete, tem motherboard que até vem com um suporte pra por um fan de 50mm ali.
 
Suas temperaturas na screenshot do AIDA64 estão todas iguais pros CPU CORE, aquele "CPU" sozinho vc ignora.

Na sua screenshot do ultimo post as temps pra iddle estão dentro do normal também.

Quanto as voltagens como vc está usando apenas 4.3 pode tentar baixar pra 1.1v ou 1.15v, o resto não precisa mexer.

Os dissipadores ao lado do CPU ficam quentes mesmo se vc usa water cooler, ali ficam as VRM's. É bom ter um fluxo de ar forte no gabinete, tem motherboard que até vem com um suporte pra por um fan de 50mm ali.


nossa que bom que você tem o mesmo setup, me da uma força aqui, quanto que fica os seus SA voltage e o CPU IO Voltage? Porque quando eu lixo o XMP dessa G.Skill TridentZ elas ficam assustadoramente altas. :medo:


qdV7sNd.jpg
 
Última edição:
nossa que bom que você tem o mesmo setup, me da uma força aqui, quanto que fica os seus SA voltage e o CPU IO Voltage? Porque quando eu lixo o XMP dessa G.Skill TridentZ elas ficam assustadoramente altas. :medo:


qdV7sNd.jpg

Essas voltagens são usadas para as memórias e não influenciam na temperatura do CPU
De toda forma não sei porque estão ficando alto assim no Auto, aqui tbm ocorreu isso.

Pode baixar também pra 1.0 e 1.05v que deve ficar de boas.
 
Essas voltagens são usadas para as memórias e não influenciam na temperatura do CPU
De toda forma não sei porque estão ficando alto assim no Auto, aqui tbm ocorreu isso.

Pode baixar também pra 1.0 e 1.05v que deve ficar de boas.


As memórias não rodaram com essas tensões, prime95 dá altas falhas se eu baixar de 1.2 / 1.15

:(
 
@flep quais temps vc tá conseguindo nesse seu setup com 5ghz? e qual o vcore?
 
As memórias não rodaram com essas tensões, prime95 dá altas falhas se eu baixar de 1.2 / 1.15

:(

Não tem problema, ainda estão dentro do normal.

@flep quais temps vc tá conseguindo nesse seu setup com 5ghz? e qual o vcore?

Aqui com 5Ghz eu to tendo que usar 1.39, infelizmente não dei sorte nessa geração, tem gente usando 1.3 pra 5Ghz e até menos =/

Com esse vCore em stress test minhas temps chegam em 75/77 C (HyperPI 32M e RealBench), o que é bem baixo, em jogos mal chega nos 60 C, isso usando o WC com os coolers entre 20 e 40% (no stress test teve picos de 60% quando vai acima dos 75C)

Claro, pra isso eu tive que fazer Delid, e também testei várias posições de fans e do WC no gabinete, minha primeira config de posição tava dando 10 C a mais até eu colocar tudo na forma correta.

Eu tenho 2 fans 140 como exaustor, um atrás e um no topo, um fan de 92mm posicionado na lateral das memórias pra ajudar a empurrar o calor pra trás (o gabinete é grande), e o WC tá posicionado na frente como intake (push).

Abs!
 
Pois é, eu tentei com o profile automático da placa mãe aqui e não consigo estabilizar em 5ghz. Chega muito rápido em 90 e da crash. (utilizando um Supreme HF da EK e um radiador RX360).
Meu processador ainda não tem delid, então acredito que esse seja o principal fator limitando esse meu over.
 
@flep quais temps vc tá conseguindo nesse seu setup com 5ghz? e qual o vcore?

Eu coloquei bem fácil em 5 GHz, não lembro a tensão, estou testando o stock com undervoltage primeiro... :p
Depois quando tiver tempo eu tento o over.
 
Não tem problema, ainda estão dentro do normal.



Aqui com 5Ghz eu to tendo que usar 1.39, infelizmente não dei sorte nessa geração, tem gente usando 1.3 pra 5Ghz e até menos =/

Com esse vCore em stress test minhas temps chegam em 75/77 C (HyperPI 32M e RealBench), o que é bem baixo, em jogos mal chega nos 60 C, isso usando o WC com os coolers entre 20 e 40% (no stress test teve picos de 60% quando vai acima dos 75C)

Claro, pra isso eu tive que fazer Delid, e também testei várias posições de fans e do WC no gabinete, minha primeira config de posição tava dando 10 C a mais até eu colocar tudo na forma correta.

Eu tenho 2 fans 140 como exaustor, um atrás e um no topo, um fan de 92mm posicionado na lateral das memórias pra ajudar a empurrar o calor pra trás (o gabinete é grande), e o WC tá posicionado na frente como intake (push).

Abs!


Normal pra Stock? a intel recomenda abaixo de 1.15v. Sinceramente eu estou achando essa geração uma bagunça total, parece que nem a intel nem a fabricante da Mobo sabem direito o que é o certo. :(
 
o meu problema não está sendo colocar em 5ghz e sim estabilizar com temperaturas boas os testes de stress
 
o meu problema não está sendo colocar em 5ghz e sim estabilizar com temperaturas boas os testes de stress


O meu nem em stock tava ficando abaixo de 100 graus com teste de stress... :mr2:

E mesmo com Delid ta quente pra kct.
 
o meu ficou sussa em 4.7Ghz, temp jogando entre 55-63ºC
com teste de stress bateu 75ºC
isso sem Delid
 
o meu ficou sussa em 4.7Ghz, temp jogando entre 55-63ºC
com teste de stress bateu 75ºC
isso sem Delid
A frequência das DDR4 estão afetando e muito a temperatura do cpu, esse parece ser o motivo desse calor todo! :john:
 
A frequência das DDR4 estão afetando e muito a temperatura do cpu, esse parece ser o motivo desse calor todo! :john:

realmente pode ser isso mesmo, como estou em 2800mhz, acredito que isso já ajude a diminuir um pouco as temp
alem do h115i fazer um bom trabalho
 
Eu coloquei bem fácil em 5 GHz, não lembro a tensão, estou testando o stock com undervoltage primeiro... :p
Depois quando tiver tempo eu tento o over.

Normal pra Stock? a intel recomenda abaixo de 1.15v. Sinceramente eu estou achando essa geração uma bagunça total, parece que nem a intel nem a fabricante da Mobo sabem direito o que é o certo. :(
O meu nem em stock tava ficando abaixo de 100 graus com teste de stress... :mr2:
E mesmo com Delid ta quente pra kct.
A frequência das DDR4 estão afetando e muito a temperatura do cpu, esse parece ser o motivo desse calor todo! :john:

Cara suas mensagens estão meio confusas...

CPU SA e CPU IO, como falei, são voltagens pras memórias e vai variar do fabricante das memórias e da frequência delas, a info que a Intel dá é apenas uma base.

Frequência da DDR4 não afeta a temperatura do CPU, o que afeta é uma somatória de coisas como: alto OC nas memórias sem o uso de nenhum fan pra empurrar o calor gerado e outro pra jogar pra fora (lembre que quando usamos AIO "perde-se" o fluxo passivo de ar se fosse um CPU air cooler), gabinete mal ventilado com fans em posições e direções estranhas, etc. De toda forma tudo em stock isso não é problema.

Você colocou fácil em 5Ghz, mas na real tá testando em stock com undervolt? E mesmo em stock com undervolt você não está ficando abaixo dos 100 C em stress test?

Tem algo bem errado aí cara, isso está longe de ser normal pra um CPU em stock usando um WC 240mm.

Se fosse você revia várias coisas, a começar pela instalação do seu WC e se ele está funcionando direito, isso aí tá parecendo muito WC que está com a PUMP desligada, vc ligou ela em qual reader da sua MB??
Além disso:
Os fans do WC estão rodando?
O block do AIO tá com pressão suficiente no CPU?
A pasta térmica é qual?
Seu AIO tá instalado em qual posição e como intake ou exhaust?

Enfim, tem nada de normal aí não.

Abs!

Pois é, eu tentei com o profile automático da placa mãe aqui e não consigo estabilizar em 5ghz. Chega muito rápido em 90 e da crash. (utilizando um Supreme HF da EK e um radiador RX360).
Meu processador ainda não tem delid, então acredito que esse seja o principal fator limitando esse meu over.

o meu problema não está sendo colocar em 5ghz e sim estabilizar com temperaturas boas os testes de stress

Silver, não se faz overclock em "auto", especialmente no Brasil que temos um clima quente.

Overclock não é obrigatório pra ninguém, mas pra fazer tem que se empenhar, tem que gostar mesmo, ir atrás, ler a respeito, olhar os guias, etc.
Faço isso há muitos anos porque gosto mesmo, e a cada geração a gente tem que aprender coisas novas.

Seu limitador está sendo usar tudo em auto, a MB deve estar jogando uma voltagem exagerada no CPU e por isso vai dar crash.

5Ghz não é garantido, vai depender da sua sorte. Eu nessa geração não dei sorte e meu 8700K só estabilizou 5Ghz com 1.39v, sendo que muita gente estabiliza com 1.35 e até 1.3, e isso dá uma enorme diferença em temperatura. Só foi possível estabilizar 5Ghz aqui depois que fiz delid e organizei meu WC de forma correta E overclock estável é aquele que passa em stress test dentro das temperaturas recomendadas.

Um bom start é o seguinte:
- jogar seu vcore em 1.35v
- sync all cores com multiplicador 50
- offset AVX em 2
- cache multiplier 42 o minimo 44 o maximo

E aí tem várias outras configs necessárias ali, tipo desativar o MCE e ativar outras coisas, recomendo o tópico oficial dos 8700K no overclock.net pra pesquisar e entender as coisas básicas que precisas.

Boa sorte!
 
Última edição:

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo