A Disney planeja fechar 100 canais de TV a cabo em 2021, ao mudar o foco para o streaming "Disney+"
Em um grande anúncio, o CEO da Walt Disney, Bob Chapek, declarou que fechará 100 canais a cabo no sudeste da Ásia e Hong Kong até este ano e mudará o foco para Disney +, já que sua história Direct to Consumer está ganhando impulso. A empresa fechou 30 canais no ano passado.
“Fechamos 30 canais no ano fiscal de 2020 ou 2020. Planejamos fechar 100 em 2021”, disse Chapek, que falava na Conferência Anual de Tecnologia, Mídia e Telecomunicações Global do JPMorgan. “Continuaremos migrando [conteúdo] para Disney +, a grande maioria desse conteúdo migrará para Disney +”, acrescentou. Chapek não deixou claro quais canais serão fechados.
Matéria completa no link:
Disney's move to shut down channels another blow for pay-TV operators in Singapore, say analysts
SINGAPORE: Disney's move to shut down several of its sports and movie channels in Southeast Asia represents another blow for pay-television ...
www.channelnewsasia.com
Disney plans to shut 100 channels including Star Sports in Southeast Asia, Hong Kong
“We’ll continue to migrate [content] to Disney+, the great majority of that content will migrate to Disney+,” said Disney CEO Bob Chapek
telanganatoday.com
Disney to shut down 100 cable channels as streaming shift continues - SportsPro
CEO Bob Chapek says company will continue to migrate content to Disney+. [...]Read More... from Disney to shut down 100 cable channels as streaming shift continues
www.sportspromedia.com
Disney Closes 18 Asia TV Channels As It Shifts Focus To Disney+
Disney is to close 18 of its television channels in Southeast Asia and Hong Kong on October 1, according to local reports.
deadline.com
Disney Slashes Linear TV in Asia With 18-Channel Closure, Shifts Focus to Disney Plus
Disney will shutter 18 TV channels in Asia as it throws more of its corporate weight behind streaming service Disney Plus.
variety.com
Disney To Close 100 TV Channels In 2021
With the international rollout of Disney+ in full swing, Disney has been making big changes to its traditional television networks, as it moves its content over to Disney+. When Disney purchased ...
whatsondisneyplus.com
A Disney está fechando 18 canais de TV no sudeste da Ásia e em Hong Kong, já que o conglomerado dá mais ênfase ao streaming direto ao consumidor. A mudança entrará em vigor a partir de 1º de outubro de 2021.
Muitos dos canais programados para serem fechados juntaram-se ao grupo há menos de três anos, como parte da aquisição da 21st Century Fox pela Disney. Eles incluem:
Fox,
Fox Crime,
Fox Life,
FX e Channel V;
canais de filmes Fox Action Movies,
Fox Family Movies,
Fox Movies e Star Movies China;
canais de esportes Fox Sports ,
Fox Sports 2,
Fox Sports 3,
Star Sports 1,
Star Sports 2;
canal infantil Disney Channel e Disney Junior;
serviços factuais Nat Geo People e SCM Legend.
Apenas quatro canais lineares de propriedade da Disney sobreviverão ao abate:
Star Chinese Channel,
Star Chinese Movies,
National Geographic Channel e Nat Geo Wild.
A mudança pode, no entanto, ter um efeito perturbador nas plataformas de TV paga e nos esportes da região. Os canais da Disney e da Fox têm sido uma grande parte da oferta de pacotes de assinatura de TV paga oferecidos por empresas como SingTel e Starhub em Cingapura e NowTV da PCCW em Hong Kong. Seu fechamento a partir de outubro pode significar uma pressão descendente sobre os preços das assinaturas.
Falando na APOS na semana passada, o analista de investimentos Richard Greenfield disse que os pacotes de TV paga já foram prejudicados por estratégias corporativas que favorecem seus próprios negócios diretos ao consumidor em vez de vendas de programação por meio de operadoras de cabo e satélite. “Todas [as coisas] com que os consumidores se preocupam não estão no pacote”, disse Greenfield. Ele observou especificamente que a Disney está colocando seus melhores programas, como “ WandaVision ” no Disney Plus, em vez do Disney Channel.
A empresa de pesquisa de mídia Parrot Analytics mostrou que, na segunda semana de abril, a programação do Disney Plus foi responsável por cinco dos seis programas mais assistidos em Cingapura
Kenny Liew, que é analista sênior de telecomunicações, mídia e tecnologia da Fitch Solutions, disse à CNA que o anúncio da Disney vai acelerar o declínio das assinaturas de TV paga em Cingapura.
"Com mais e mais conteúdo mudando da programação linear para plataformas online, a TV paga continuará a perder seu apelo", disse ele.
“Cada vez mais os clientes querem assistir ao conteúdo como e quando querem, e os serviços de streaming oferecem a comodidade que os serviços de TV linear não podem, nesse aspecto.
O Sr. Samuel Tan, analista de telecomunicações da Ásia-Pacífico da GlobalData, disse que no final do ano passado, StarHub e Singtel tinham cerca de 698.000 assinantes de TV paga, uma diminuição em relação ao pico de cerca de 962.000 assinantes em 2014.
"É provável que a tendência continue a cortar os cabos da concorrência OTT", disse ele, usando um termo que se refere ao descarte de decodificadores de TV por assinatura com fio para plataformas de Internet.
POR QUE AS PESSOAS ESTÃO ALIMENTANDO A TV PAGA?
Os consumidores estão mudando para os serviços de streaming por causa de sua natureza sob demanda, preço mais barato e variedade extra, disseram analistas.
"Na maioria das circunstâncias, os serviços de vídeo sob demanda por assinatura são mais baratos do que a TV paga. Sem a necessidade de construir infraestrutura, as empresas de mídia e as emissoras agora podem cortar o intermediário e ir diretamente ao (o) consumidor", explicou Tan.
"Uma categoria de provedores de vídeo sob demanda conhecida como agregadores de Internet, que inclui Netflix e Hulu, geralmente têm uma seleção mais ampla de conteúdo ao buscar direitos de distribuição de várias produtoras em todo o mundo e, às vezes, até produzir seu próprio conteúdo."
O editor de vídeo Muhd Adzmin, 34, cancelou sua assinatura de TV paga StarHub - incluindo esportes, crianças e canais de entretenimento - cerca de cinco anos atrás, porque ele sentiu que era caro e "não valia a pena".
Ao mudar para serviços de streaming, ele disse que está economizando cerca de S $ 45 por mês.
"Não tive muito tempo para assistir TV e, com Netflix, Disney + e YouTube, posso assistir quando quiser com um custo menor", disse ele à CNA.
"Posso terminar uma temporada de drama em uma semana, em comparação a ter que assistir a temporada inteira durante dois ou três meses no StarHub."
O adepto do futebol disse que não foi difícil desistir dos canais desportivos, uma vez que podia encontrar transmissões em direto online dos jogos, vê-los na casa de um amigo ou depois assistir aos destaques no YouTube.
COMO A PAY-TV PODE CONTINUAR?
As operadoras de TV paga podem usar os canais de esportes como uma vantagem sobre os serviços de streaming, disse Liew, da Fitch Solutions, embora tenha alertado que isso não vai durar.
"O uso de esportes ainda é uma maneira útil para as operadoras de TV paga garantirem a aderência do assinante por meio de pacotes, e para eles fazerem upsell e vendas cruzadas de outros pacotes de conteúdo dentro de seus próprios ecossistemas de TV paga", disse ele.
"No entanto, com a conversa de eventos esportivos populares e ligas possivelmente mudando para plataformas de streaming, as telcos precisam se preparar para essa eventualidade."
O Sr. Liew sugere que as telcos podem cooperar com os jogadores de streaming para distribuir seus serviços como um "caminho viável a seguir".
"Acreditamos que as empresas de telecomunicações precisam ir além de seus modelos operacionais atuais e aumentar a flexibilidade adotando um modelo agnóstico de rede e dispositivo para atender a uma gama mais ampla de assinantes", acrescentou.
Tan disse que as operadoras de TV paga em Cingapura já tomaram algumas medidas para manter os assinantes, incluindo o pacote de assinaturas com outros serviços, como banda larga e celular.
No entanto, ele disse que as empresas de telecomunicações de Cingapura podem ir mais longe emulando suas contrapartes em países como China e Coréia do Sul, onde a concorrência dos serviços OTT é "ainda mais intensa".
As empresas de telecomunicações integraram o serviço de TV paga em uma configuração residencial inteligente, disse ele, com o set-top box atuando como um dispositivo inteligente com suporte a reconhecimento de voz AI, jogos, segurança doméstica e gerenciamento de eletrodomésticos.
"No futuro, talvez nem vejamos voz, TV paga e banda larga como serviços separados, mas um único 'serviço inteligente'", acrescentou.
"Nesse aspecto, as operadoras de telecomunicações de Cingapura estão ficando para trás em relação a seus pares."
O QUE O TELCOS DE SINGAPURA ESTÁ FAZENDO AGORA?
Um representante da StarHub reconheceu que mais famílias estão assinando vários serviços de streaming OTT como um complemento aos canais de TV lineares.
"Nós corajosamente nos alinhamos com essa tendência mundial - integrando canais de TV lineares e serviços de streaming OTT, para que nossos clientes possam acessar facilmente várias fontes de conteúdo em um só lugar, em vários dispositivos", disse Johan Buse, chefe do grupo de negócios de consumo da StarHub, à CNA .
Por exemplo, ele disse que a StarHub é a única distribuidora oficial da Disney + em Cingapura. Os clientes também podem assistir a programas da BBC Player, beIN SPORTS CONNECT, HBO Go e Netflix.
Da mesma forma, um porta-voz da Singtel disse à CNA que a empresa oferece um "modelo híbrido onde OTT e TV paga coexistem para fornecer a melhor experiência de visualização omni-channel para nossos clientes".
Singtel também está "procurando ativamente por diferentes opções" para obter parte do conteúdo da Disney de outros provedores, disse o porta-voz.
Apesar disso, o porta-voz disse que uma "parte considerável" dos telespectadores ainda prefere a experiência de visualização linear da TV paga.
"Nos últimos anos, aumentamos nossa participação no mercado de TV paga e nos tornamos a operadora de TV paga número um de Cingapura em 2019, com mais de 377.000 assinaturas domésticas", disse o porta-voz.
Singtel também oferece a gama "mais abrangente" de canais, particularmente em esportes ao vivo e conteúdo étnico, disse o porta-voz.
"Juntamente com inovações como nossos serviços 4K recentemente lançados, somos capazes de sustentar nossa posição de liderança por meio de experiências de visualização superiores e escolha de conteúdo em um mercado competitivo", acrescentou o porta-voz.
É ESTA A MORTE DA TV PAGA EM CINGAPURA?
Tan disse que a TV paga em Cingapura provavelmente não morrerá completamente, mas sim "convergirá para os serviços de vídeo sob demanda por assinatura, tornando-se mais semelhante, ou existindo como um componente de uma conexão de banda larga".
Isso é semelhante a como os aplicativos de mensagens não tornaram o SMS completamente obsoleto, destacou.
Por outro lado, o Sr. Liew prevê que a televisão paga será eliminada gradualmente se as assinaturas caírem a um ponto que torne o serviço não lucrativo.
"Se as operadoras procuram substituir isso por suas próprias ofertas sob demanda, isso será visto", afirmou ele.
"O streaming é um mercado muito competitivo, e as telcos não possuem simplesmente escala ou acesso a conteúdo suficiente para lançar esses serviços em seu mercado doméstico, onde a base endereçável é pequena e grandes, players globais de streaming já estão competindo agressivamente pelo mercado compartilhar."