A favor ou contra o voto obrigatório?

Lc.am

Banido
Banido
Estava lendo um artigo em que uma doutora lá defende o voto obrigatório, no qual destaco a seguinte trecho:

As eleições ocorrem no Brasil de dois em dois anos. Em muitos casos, quando não há segundo turno, o cidadão só tem de sair de casa uma única vez, num domingo, para se dirigir a lugar, em geral, perto de sua residência e votar. Não é sacrifício demasiado e a lei faculta o voto aos que, por serem muito jovens ou analfabetos, podem não ter certeza do que querem, ou aos que, velhos ou doentes, não tenham condições físicas de comparecer às urnas.
O voto deve ser obrigatório pela mesma razão que a educação deve ser obrigatória. Os que não votam devem ser punidos pela mesma razão que devem ser punidos os que deixam as crianças sem escola, os que liquidam o patrimônio histórico do País, os que dirigem embriagados, etc. Votar também é parte da educação de um povo: o dever de escolher seus representantes e dirigentes o obriga a refletir periodicamente sobre seu destino.

Em defesa do voto obrigatório - opiniao - versaoimpressa - Estadão


Achei um absurdo todo esse papo de o Estado obrigar alguém a fazer algo ou punir caso a pessoa se negue a isso.
De fato, não há nenhuma liberdade de escolha nesse sentido. E nem venham me falar que é só pagar uma multinha de 3 reais porque se ficar sem votar por três turnos seguidos, seu titulo é cancelado e tem de arcar com as consequências disso. Grande respeito pela opinião do cidadão.
O meu local de voto é LITERALMENTE em frente a minha casa, só abrir o portão de casa e dou de cara com o portão da escola em que eu voto, só atravessar a rua. Mas sempre penso em não ir, não por preguiça como alguns defensores pró-obrigatoriedade gostam de falar, não é realmente sacrifício nenhum, o podre é fato de que somos coagidos a fazer isso.

O que vocês pensam dessa questão do voto no Brasil?
 
o dever de escolher seus representantes e dirigentes...

...que num país verdadeiramente democrático é um direito. Mas se aqui não fosse um dever, uma obrigatoriedade, não seria possível manter o status quo vigente. Pelo menos podem me obrigar a fingir que votei, mas não a votar de verdade.
 
A Favor!
Muitos so iriam reclamar dos governantes e quando fosse para escolher iriam ficar em casa reclamando...
Povo é preguiçoso e sempre bota a culpa em outros.... quem nunca escutou: "Eu não votei no Partido X..." e falam "Eu so voto em branco ou anulo o voto..."

Não fazem nada para melhorar...
 
O Voto é inóquo, a fisiologia política dominante circula nas esferas dos partidos políticos, quando um bandido é lançado candidato é porque todos seus comparsas já estão de acordo e mancomunados.
 
Sou totalmente contra o voto obrigatório. Duvido que o Tiririca iria ser eleito se o voto fosse facultativo. Aposto que 75% dos eleitores não sabem quem é o vice de seus candidatos.
 
1 - se é obrigatorio é pq sabem que se for facultativo ninguem vai.

2 - Só é obrigatorio pq no brasil não existe "real" anulação de voto. Anular voto é o mesmo que voto em branco. Ou seja, se o voto nulo fosse nulo mesmo, era o mesmo que não votar, sendo assim não seria obrigatorio.

3 - é muito mais dificil "fraudar" uma eleição de voto facultativo do que obrigatorio, pois no obrigatorio, se for aquele monte de gente morta ou comprada votar, é tantos milhões que ninguem vê. Se for facultativo, como é poucos votantes, mais facil de conferir quem é quem que votou!! ;)

4 - Sendo obrigatorio, politicos não precisam investir em campanhas de informação, atrair publico e etc (mais facil fazer caixa 2).

5 - Sempre tem um "tiririca" que vai ganhar voto, com o voto obrigatorio. Com o voto facultativo, a maioria de votantes vai ser dos proprios partidos, tento segundo, terceiro, décimo turno :D

6 - Se for facultativo, politico vai ter que TRABALHAR pra no proximo ano ganhar eleições e etc. No obrigatorio não... 50% que vai votar vota "em qualquer um"...


resumindo... é uma forma de se manipular e ganhar votos.... e continuar a bandalheira....

Nos países que não é obrigado, os politicos tem que fazer por merecer e conquistar os votantes.... tanto que nesses países, o numero de votantes normalmente é acima de 60% da população (tirando países de ditadores e mimimi)...

O problema é que o brasileiro nao é PATRIOTA. Todos criticam o EUA em que filme mete a bandeira, o eua tá na ***** mas eles se acham os melhores, o cara bota o peito a bala pelo país e etc....porem lá eles fazem pelo país. Tem corrupção?? todo lugar tem, mas lá é pouco e quando pega, a coisa funciona. Não é mensalão da vida.

outros exemplos? Espanha, França, Japão, Koreia do sul, Australia, Argentina, Uruguai e assim vai.

O Brasil só vai melhorar quando o brasileiro parar de falar que o brasil é um lixo e todos países do mundo é melhor, e se tornar patriota...
Pois o pior do brasil é o proprio brasileiro, que é preguiçoso e individualista. Se não afeta sua vida e/ou seu bolso, não tem tempo pra isso......os outros que façam por ele... ele ja fez muito: "votou na ultima eleição"...!! :haha:
 
Veja o caso do USA, la o voto nao eh obrigatorio, porem a % de pessoas que votam sempre atinge a marca de 90% ou mais.

Para mim ir ate o colegio que voto nao eh complicado, a sessao que voto eh sussegada raramente passa de 5minutos esperando.


Mas eu defendo a nao obrigatoriedade de votar, afinal uma democracia vc tem o direito de ir e vir, de escolha e onde q ta a opcao de escolha
em votar ou nao?
 
A Favor!
Muitos so iriam reclamar dos governantes e quando fosse para escolher iriam ficar em casa reclamando...
Povo é preguiçoso e sempre bota a culpa em outros.... quem nunca escutou: "Eu não votei no Partido X..." e falam "Eu so voto em branco ou anulo o voto..."

Não fazem nada para melhorar...

:conte: Conte me então o que o voto obrigatorio ajuda nisso???
 
Eu sou mesario (la vem a zuada:haha::haha:) e ouvi o juiz eleitoral falar sobre esse assunto de obrigatoriedade do voto que me chamou a atenção, vou compartilhar com voces::jornal:

Obrigar todos os brasileiros a votar voce da a todos que são iguais perante a nação (mimimi mentira, nao somos, ok esta anotado) a chance de se expressar como deseja que os pais seja governado, resumindo o voto é a descisão da maioria a favor ou contra o futuro do pais.

Se o Voto fosse facultativo (não obrigatorio) uma minoria ainda assim iria votar, e politicos seriam escolhidos, talvez pessoas melhores ou não, pois essas pessoas que votariam seriam mais esclarecidas (instruidas e etc...), porem não seriam uma escolha da maioria do povo brasileiro.

Minha opinião: é culpa do povo, pois o voto só é obrigatorio por que o povo assim ainda deseja, caso realmente não quisesse, basta entrar com uma ação no ministerio publico/tribunal eleitoral.

Esses dias no aperto-que-deseja-romper-as-leis-da-fisica-no-metro-dois-corpos-ocupam-o-mesmo-espaço uma mulher reclamando ao berros sobre a qualidade do metro e que a culpa é dos prefeirto do governador e etc..... falei pra ela "a culpa não só deles, é minha, é sua e todo mundo, pq ele só se tornou prefeito por que votamos nele" ela me falou "mais são tudo ladrao, se for assim nao tem em quem votar" eu respondi "esse é um direito seu, pode voce nao votar em ninguem, como pode procurar um candidato que voce acredite que realmente va fazer o que voce precisa"
 
Eu sou mesario (la vem a zuada:haha::haha:) e ouvi o juiz eleitoral falar sobre esse assunto de obrigatoriedade do voto que me chamou a atenção, vou compartilhar com voces::jornal:
Já fui mesário, são 5 eleições (sem contar os segundos turnos, se tiver segundo turno nas 5 eleições vc vai ser mesário 10 vezes), fui até chegar a presidente da mesa...para não dispensar os suplentes eu dividia a turma, deixava metade sob a responsabilidade do 1º suplente (logico que combinando), então eu saia e voltava depois do almoço, tipo 13h00 mais ou menos, então eles ou elas ficavam de manhã, recebiam o ticket e podiam ir embora, e eu ficava o restante com os mesários que tinham que assinar o fechamento comigo.


Obrigar todos os brasileiros a votar voce da a todos que são iguais perante a nação (mimimi mentira, nao somos, ok esta anotado) a chance de se expressar como deseja que os pais seja governado, resumindo o voto é a descisão da maioria a favor ou contra o futuro do pais.
Iguais? tem brasileiros mais iguais que outros nesta nação...:haha: mimimiiiiiiiiiiiiiiiiiii....
Contra o futuro do país? não! nada a ver! a eleição é um embuste, eles escolhem nos partidos quem vc vai escolher, isso já é por sí mesmo uma fraude eleitoral, afinal a escolha então é intra-partidária.

Se o Voto fosse facultativo (não obrigatorio) uma minoria ainda assim iria votar, e politicos seriam escolhidos, talvez pessoas melhores ou não, pois essas pessoas que votariam seriam mais esclarecidas (instruidas e etc...), porem não seriam uma escolha da maioria do povo brasileiro.
O problema é que essa minoria votante, no caso brasileiro, seriam justamente os que recebem bolsa-esmola, os lacaios, puxa-sacos, panfleteiros, cabos eleitorais, etc. ninguém que tivesse engajamento na legitimidade política, só quem deseja tirar vantagens...


Minha opinião: é culpa do povo, pois o voto só é obrigatorio por que o povo assim ainda deseja, caso realmente não quisesse, basta entrar com uma ação no ministerio publico/tribunal eleitoral.
Sei não! acho que não funciona bem assim...teriam que haver reformas para que vc pudesse escolher um lider sem que os bandidos o matassem ou corrompessem, mas com a obrigação de filiação em partido político eles estão municiados, porque se roubam bilhões é pro partido, se abraça o Maluf não é abraçando um corrupto mas sim um partido, o partido serve de tapume para tudo que eles praticam criminosamente ou imoralmente.

Esses dias no aperto-que-deseja-romper-as-leis-da-fisica-no-metro-dois-corpos-ocupam-o-mesmo-espaço uma mulher reclamando ao berros sobre a qualidade do metro e que a culpa é dos prefeirto do governador e etc..... falei pra ela "a culpa não só deles, é minha, é sua e todo mundo, pq ele só se tornou prefeito por que votamos nele" ela me falou "mais são tudo ladrao, se for assim nao tem em quem votar" eu respondi "esse é um direito seu, pode voce nao votar em ninguem, como pode procurar um candidato que voce acredite que realmente va fazer o que voce precisa"
procurar aonde? nos partidos políticos? :seferrou:
 
Eu sou a favor.

Seria muito mais fácil manipular as votações, aqui no Brasil em especial, caso o voto não fosse obrigatorio.
 
Eu sou Contra.
 
Já fui mesário, são 5 eleições (sem contar os segundos turnos, se tiver segundo turno nas 5 eleições vc vai ser mesário 10 vezes), fui até chegar a presidente da mesa...para não dispensar os suplentes eu dividia a turma, deixava metade sob a responsabilidade do 1º suplente (logico que combinando), então eu saia e voltava depois do almoço, tipo 13h00 mais ou menos, então eles ou elas ficavam de manhã, recebiam o ticket e podiam ir embora, e eu ficava o restante com os mesários que tinham que assinar o fechamento comigo.



Iguais? tem brasileiros mais iguais que outros nesta nação...:haha: mimimiiiiiiiiiiiiiiiiiii....
Contra o futuro do país? não! nada a ver! a eleição é um embuste, eles escolhem nos partidos quem vc vai escolher, isso já é por sí mesmo uma fraude eleitoral, afinal a escolha então é intra-partidária.


O problema é que essa minoria votante, no caso brasileiro, seriam justamente os que recebem bolsa-esmola, os lacaios, puxa-sacos, panfleteiros, cabos eleitorais, etc. ninguém que tivesse engajamento na legitimidade política, só quem deseja tirar vantagens...



Sei não! acho que não funciona bem assim...teriam que haver reformas para que vc pudesse escolher um lider sem que os bandidos o matassem ou corrompessem, mas com a obrigação de filiação em partido político eles estão municiados, porque se roubam bilhões é pro partido, se abraça o Maluf não é abraçando um corrupto mas sim um partido, o partido serve de tapume para tudo que eles praticam criminosamente ou imoralmente.


procurar aonde? nos partidos políticos? :seferrou:

Por aqui ja é um começo

Ficha Limpa

Esse site tem a lista de todos os candidatos politicos desde o ano 2000, e todos que estao respondendo algum processo seja, por matar um mosquito, ate estrupar criança (pior que tem o cara foi eleito, defendendo crime contra pedofilia :poker:)

Aqui Tribunal Superior Eleitoral tambem tem muita informação sobre candidatos, lugar pra procurar tem, mais NÓS o povo esperamos que o politico venha até nós, nesse processo vem o corrupto e o honesto, e nessa o "diabo tem muitas faces:coolface:"
 
Sou totalente contra voto obrigatório.

É tudo que a bandidagem quer, deixam a maioria do povo na miséria e na ignorância, e ficam com essas políticas de "esmolas" pro povão miserável e ignorante. Chega nas eleições prometem mais esmolas. Voto obrigatório + maioria pobre = maioria dos votos
 
Obrigar todos os brasileiros a votar voce da a todos que são iguais perante a nação (mimimi mentira, nao somos, ok esta anotado) a chance de se expressar como deseja que os pais seja governado, resumindo o voto é a descisão da maioria a favor ou contra o futuro do pais.

Se o Voto fosse facultativo (não obrigatorio) uma minoria ainda assim iria votar, e politicos seriam escolhidos, talvez pessoas melhores ou não, pois essas pessoas que votariam seriam mais esclarecidas (instruidas e etc...), porem não seriam uma escolha da maioria do povo brasileiro.

Por um certo lado... o texto acima tem alguma razão.

Se o voto não fosse obrigatório. A tendencia seria a eleição de candidatos que atenderiam as necessidades daqueles que são mais esclarecidos e foram votar. Mas aqueles que não tem muita instrução e, por isso, não dão valor ao voto não teriam sua representação e iriam se ferrar, por pior que fosse a escolha deles.

Mas numa democracia todos devem ser atendidos com igualdade, ate os mais ignorantes e sem instrução que não sabem a importância do voto.

Se eles não sabem dar valor ao voto a ponto de deixarem de votar, seria um grave falha da nossa sociedade. Por isso a obrigatoriedade serviria para cobrir essa falha ate o ponto em que toda ou a grande maioria da população seja contemplada com esse tipo de instrução, assim como ja ocorre nos paises mais desenvolvidos.

Ou seja o brasileiro não é capaz, ainda, de ter uma representatividade justa com o voto facultativo, e por isso faz-se necessário a obrigatoriedade.
 
O Voto é inóquo, a fisiologia política dominante circula nas esferas dos partidos políticos, quando um bandido é lançado candidato é porque todos seus comparsas já estão de acordo e mancomunados.
O tópico poderia ter sido fechado aqui.

O voto não vale nada. Independente do vencedor, as bancadas já estão formadas.
 
Contra! Eu não voto ainda, mas sendo algo obrigatório, muitas pessoas vão apenas porque tem que ir, se não fosse, só iria quem quer realmente votar, e provavelmente, esses que iriam querer, devem ter um pouco mais de noção sobre a politica, e assim, talvez, somente talvez, o nosso país viesse a se tornar melhor.
 
Eu sou a favor.

Seria muito mais fácil manipular as votações, aqui no Brasil em especial, caso o voto não fosse obrigatorio.

assim como é feito com o voto obrigatorio???

pelo contrario... é muito mais facil manipular uma votação com 200 milhões do que com 5 milhões apenas...
 
O Voto vale MUITO, o problema é como ele é tratado. Incoerência a mil na infeliz declaração da Doutora de Ciência Política. Porque isso reflete a qualidade parlamentar, esquece que a educação ensina o indivíduo a contribuir com o país quando ninguém ensina a um parlamentar como ele deve contribuir com o mesmo, pois são todos "prisioneiros" de partidos.

Um sistema extremamente dependente da classe dominante e seus opressores com a criação de normas só para benefício próprio. Exemplo nato: cotas e novo código penal. Mas enfim, a questão não é essa.

Se for efetuar uma analogia referente aos países com melhor índice de IDH do mundo, é só analisar, quase, se não TODOS, são votos facultativos. Porque ? porque a educação é de QUALIDADE. É aqui que reside o problema no Brasil. Pois nos concede duas possibilidades:

01°-) Voto Obrigatório COM educação de QUALIDADE
02°-) Voto Facultativo MANTENDO a educação como ESTÁ

Nisso, logo, se pergunta: qual é a vantagem dos parlamentares em escolher um das duas ? NENHUMA. Aqui sim, se observa o quanto a constituição favorece a classe dominante e ignora a classe dominada.

Só um adento, o voto é um direito e não uma obrigação. Isso já torna todos os "iguais" (na verdade uma igualdade mínima) perante a possibilidade de escolha. Obrigação perante ao atual sistema é usufruir da alienação alheia.
 
assim como é feito com o voto obrigatorio???

pelo contrario... é muito mais facil manipular uma votação com 200 milhões do que com 5 milhões apenas...

....

A quantidade de pessoas seria muito menor, teria muito menos gastos como propina. Não entendi o que vc falou.
 
Por um certo lado... o texto acima tem alguma razão.

Se o voto não fosse obrigatório. A tendencia seria a eleição de candidatos que atenderiam as necessidades daqueles que são mais esclarecidos e foram votar. Mas aqueles que não tem muita instrução e, por isso, não dão valor ao voto não teriam sua representação e iriam se ferrar, por pior que fosse a escolha deles.

Mas numa democracia todos devem ser atendidos com igualdade, ate os mais ignorantes e sem instrução que não sabem a importância do voto.

Se eles não sabem dar valor ao voto a ponto de deixarem de votar, seria um grave falha da nossa sociedade. Por isso a obrigatoriedade serviria para cobrir essa falha ate o ponto em que toda ou a grande maioria da população seja contemplada com esse tipo de instrução, assim como ja ocorre nos paises mais desenvolvidos.

Ou seja o brasileiro não é capaz, ainda, de ter uma representatividade justa com o voto facultativo, e por isso faz-se necessário a obrigatoriedade.

Cara, e quem disse que o fato dos ignorantes irem votar faz eles terem representatividade? Até parece que tu mora em outro país e tá opinando somente sobre a teoria da coisa sem ter conhecimento da realidade.

Ignorantes e nem ninguém fora financiadores de campanha não tem e nem nunca vão ter representatividade, simplesmente porque o sistema eleitoral no Brasil é podre, o voto deveria ser distrital, mas não, é um sistema bizarro sem nexo onde a maior parte dos votos vai para o partido e não para o candidato, chega a ser ridiculo de tão malfeito, a vasta maioria dos políticos acaba por ter 0 de lealdade com a base eleitoral dele, e acaba por obedecer cegamente as ordens do partido, porque no fim é o partido que coloca ele ali, e não o eleitor.

A Favor!
Muitos so iriam reclamar dos governantes e quando fosse para escolher iriam ficar em casa reclamando...
Povo é preguiçoso e sempre bota a culpa em outros.... quem nunca escutou: "Eu não votei no Partido X..." e falam "Eu so voto em branco ou anulo o voto..."

Não fazem nada para melhorar...

Sim, e fazer um ignorante que só pensa em porcaria ir decidir o futuro do país resolve esse problema não é? Gente ignorante e sem politização tem que ficar de fora da eleição, seria um favor enorme pro país, aliás, funciona assim em qualquer país evoluído, vota quem quer. Mais uma coisa que o Brasil deveria simplesmente copiar de fora ao invés de usar "soluções Brasileiras" bizarras.

O Voto é inóquo, a fisiologia política dominante circula nas esferas dos partidos políticos, quando um bandido é lançado candidato é porque todos seus comparsas já estão de acordo e mancomunados.

Amém. O sistema em si é completamente podre. Querem ver esse país melhorar? Só existe uma solução:

Voto facultativo e distrital, deal with it.
 
Última edição:
Eu sou a favor.

Seria muito mais fácil manipular as votações, aqui no Brasil em especial, caso o voto não fosse obrigatorio.


assim como é feito com o voto obrigatorio???

pelo contrario... é muito mais facil manipular uma votação com 200 milhões do que com 5 milhões apenas...



....

A quantidade de pessoas seria muito menor, teria muito menos gastos como propina. Não entendi o que vc falou.



vc que tá se contradizendo amigo.....

alem disso, quem ja vota por obrigação e sem vontade, é corruptivel... quem vota por vontade, não...
 
Não acho que alguém ficaria sem representatividade. Isso só se alguma classe fosse proibida de votar.
Claro que a princípio os mais esclarecidos e que dão maior importância a política é que iriam votar, mas convenhamos que isso seria melhor para o país como um todo, inclusive para os mais ignorantes, do que se esses mesmos fossem as urnas só para votar em populistas que não fazem nada para ninguém.
Fora que os políticos deveriam convencer as pessoas a ir votar neles, o que levaria a uma necessidade de alcançar o maior numero possível de pessoas de qualquer classe social.

Mas é como já disseram, o voto obrigatório é um erro no meio de muitos que compõe a coisa ridícula que é o nosso processo eleitoral e político.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo