A importância de manter o alinhamento 4k

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos MegaAge
  • Data de Início Data de Início

MegaAge

Usuário Registrado
Banido
Ae rapaziada! Estava deveras encucado com o desempenho de meu bendito SSD e resolvi testar um realinhamento do setor 4k. Vejam a diferença em duas unidades ssd:

Corsair GS 128GB
A5yFVjk.jpg

Corsair GT 90GB
W6KXzK7.jpg

Percebi inúmeras melhoras:
1) Tempo de boot
2) Tempo de shutdown
3) Tempo que o windows custava para finalizar a inicialização após ter logado o usuário
4) Em geral, loads mais rápidos e sistema bem mais responsivo.

Programa utilizado: AOMEI Partition Assistant Standard Edition 5.6 Free edition.
ATENÇÃO: Este procedimento tem baixo risco, mas apesar de baixo pode acontecer uma falta de energia no momento e o disco ficar no limbo. É sempre bom ter backup de arquivos importantes em uma segunda unidade.

Procedimento:
step-1.gif

Ele sempre diz que já está otimizada, mas ignore e escolha 4096 sector
step-2.gif

Aplique as alterações (pode ser necessário reiniciar caso a unidade seja a do sistema)
step-3.gif

Última edição:
Cara, existe algum risco desse procedimento corromper o SSD/perda de dados?

Cara, existe algum risco desse procedimento corromper o SSD/perda de dados?
Esqueci de mencionar: tem risco sim, apesar de baixo pode acontecer uma falta de energia no momento e o disco ficar no limbo. Por isso é sempre bom ter backup de arquivos importantes em uma segunda unidade. Mas de perder a unidade física por causa desse procedimento não há risco.

Faço isso faz uns anos e nunca tive problema.

Excelente tutorial!
Mas aqui não me permite passar do segundo passo, acredito que por minha unidade ser a do sistema operacional.

Excelente tutorial!
Mas aqui não me permite passar do segundo passo, acredito que por minha unidade ser a do sistema operacional.
Ih... será que tem isso? Pq a minha tb é do sistema.

Excelente tutorial!

Aqui mesmo usando o OS nele, deu! Reiniciou o sistema e tudo. Só que não houve ganhos, acho que por ter formatado uma semana antes. hehe

Chegando em casa vou testar isso no meu pra ver se melhora alguma coisa aqui.

Chegando em casa vou testar no meu SSD, ops lembrei que não tenho SSD pelo preço absurdo.:true::bua:

Excelente tutorial!

Geralmente quando ele identifica que o sistema está OK ou é recém formatado ele bloqueia mesmo, informando que já está otimizado. Tentei repassar(pois tinha recém otimizado pelo app) na unidade do sistema só pra ver no que dava e ele disse que já estava otimizada.

Ae rapaziada! Estava deveras encucado com o desempenho de meu bendito SSD e resolvi testar um realinhamento do setor 4k. Vejam a diferença em duas unidades ssd:

Corsair GS 128GB
A5yFVjk.jpg

Corsair GT 90GB
W6KXzK7.jpg

Percebi inúmeras melhoras:
1) Tempo de boot
2) Tempo de shutdown
3) Tempo que o windows custava para finalizar a inicialização após ter logado o usuário
4) Em geral, loads mais rápidos e sistema bem mais responsivo.

Programa utilizado: AOMEI Partition Assistant Standard Edition 5.6 Free edition.

Como parece que ninguém mais observou e correndo o risco de ser cri-cri ou penta, vou fazer as seguintes observações:

- O bencch AS SSD é um dos melhores e mais confiáveis, e se ele informa que os SSD's estão alinhados (513024 K - OK ou 541696 - OK), é porque estão mesmo alinhados!

- Então porque após o "realinhamento" (514048 K - OK), no 1º caso do Corsair GS, o desempenho do SSD aumentou consideravelmente (no total, da ordem de 62%)?
Devido após o "realinhamento" o SSD estar com um outro tipo de driver de maior desempenho. Antes do "realinhamento" driver = amdsata. Após = amdsbs.

- No 2º caso do Corsair GT, no qual antes e depois do realinhamento está sendo usado o mesmo tipo de driver (amdsata), o aumento de desempenho foi muito menor (no total, da ordem de 8%), podendo se dizer que está dentro da margem de erro do bench ou das condições no momento do SSD.

O pequeno aumento de desempenho nesse caso também pode ser devido que durante o realinhamento tenha sido disparado o comando TRIM, ou o garbage collection tenha agido, aumentando assim o desempenho do SSD após o realinhamento, mas não devido a esse realinhamento.

Isso é o que acho que aconteceu nos casos citados.

Um abraço a todos.

Como parece que ninguém mais observou e correndo o risco de ser cri-cri ou penta, vou fazer as seguintes observações:

- O bencch AS SSD é um dos melhores e mais confiáveis, e se ele informa que os SSD's estão alinhados (513024 K - OK ou 541696 - OK), é porque estão mesmo alinhados!

- Então porque após o "realinhamento" (514048 K - OK), no 1º caso do Corsair GS, o desempenho do SSD aumentou consideravelmente (no total, da ordem de 62%)?
Devido após o "realinhamento" o SSD estar com um outro tipo de driver de maior desempenho. Antes do "realinhamento" driver = amdsata. Após = amdsbs.

- No 2º caso do Corsair GT, no qual antes e depois do realinhamento está sendo usado o mesmo tipo de driver (amdsata), o aumento de desempenho foi muito menor (no total, da ordem de 8%), podendo se dizer que está dentro da margem de erro do bench ou das condições no momento do SSD.

O pequeno aumento de desempenho nesse caso também pode ser devido que durante o realinhamento tenha sido disparado o comando TRIM, ou o garbage collection tenha agido, aumentando assim o desempenho do SSD após o realinhamento, mas não devido a esse realinhamento.

Isso é o que acho que aconteceu nos casos citados.

Um abraço a todos.

Como dito, o as ssd não encontrou erro no alinhamento pq ele faz uma simples operação matemática para validar, o que é bastante falho.

O Corsair GS, que uso no desktop, ele estava bem ruinzinho. Mandei fazer o alinhamento pelo programa citado e o desempenho saltou! O tempo de boot, dps que o usuário loga, diminuiu exponencialmente!

A diferença entre os nomes ali da controladora, é que uma vez eu dei boot com a unidade em raid, mas não muda em nada a performance.

E o tutorial segue quem quer. Eu percebi q melhorou aqui, pq não compartilhar?

Aqui também não passou do segundo passo... Sistema instalado no ssd

No meu caso também não foi, o SO esta no ssd.
ele informa que já está otimizado? Geralmente em pcs recém formatados tudo é lindo: o céu é azul, o sol brilha, tem-se o maior iops possível .... o problema mesmo começa a acontecer quando se acumulam e sobrescrevem muitos dados.

Users who are viewing this thread

Voltar