A TV Globo é tão "maléfica" assim para receber tanto ódio?

Aproveitando uma pergunta que apareceu no post original: "alguém é obrigado a ver (a Globo/a TV)?"

Falando de uma perspectiva extremamente limitada e pessoal da minha experiência morando fora do Brasil, a resposta é: "sim, assistir a TV, no Brasil, é obrigatório para evitar um ostracismo social".

Qualquer lugar que se vá no Brasil, a TV é sempre o maior (senão o único) assunto que se tem: o episódio da novela, o que passou no Fantástico, os gols da rodada, as gafes da Ana Maria Braga. pelo que tenho visto, agora os seriados estão ficando mais populares, então pode inclui-los aí também. No restaurante da empresa onde eu tabalhava, tinha uma TV que ficava ligada no hora do almoço, com o som alto o suficiente para todo mundo poder acompanhar a mesa redonda discutindo diariamente sobre futebol e outros esportes. A forma mais barata de se ter acesso à cultura no Brasil é através da TV - sem saber, muitas pessoas tiveram contato, ainda que distorcido, com Machado de Assis, Eça de Queiroz, Monteiro Lobato e até Shakespeare, na literatura. Na música, o impacto é ainda maior, mesmo que as músicas conhecidas sejam apenas "a música do iogurte", "a música da Margarina", "a música da Faber-Castell".

Falando em divulgação de conhecimento e notícias, a TV é uma ferramenta importante num país de níveis absurdos de analfabetismo - e a passividade imposta pela TV casa perfeitamente com os problemas causados com o analfabetismo funcional. E nem vou entrar no mérito da TV como símbolo de status social.

Fora do Brasil, até hoje, mesmo morando fora do Brasil há quase 10 anos, eu tenho dificuldade em dizer quais são os canais de TV aqui fora ou quais são os programas que as pessoas assistem. Em muitas casas, sequer há uma televisão na sala em posição privilegiada como é padrão em qualquer casa, de qualquer nível social, no Brasil. Nas conversas em almoço ou casuais em encontros, eu nunca ouvi nenhum comentário a respeito do programa da noite passada ou de alguma notícia de jornal (exceto quando esta é de um jornal impresso)... futebol, que são uma grande paixão nos dois países que morei, é discutido somente durante a partida ou quando algo muito impressionando aconteceu durante o jogo - nada próximo às discussões intermináveis nas mesas redondas exibidas em pelo menos uns 4 canais diferentes.

Isso quer dizer que eles não assistem TV? Em muitos casos, sim, eles realmente não se interessam tanto pela TV (eu tenho muita dificuldade em assistir meus seriados, por exemplo, porque eles simplesmente não passam em lugar nenhum), mas na maioria das vezes, é porque muitas outras coisas ocupam os temas das conversas: viagens, festivais de música (especialmente no verão), política e, ultimamente, como era de se esperar, COVID.

No Brasil, falar sobre política sem ter alguma reportagem do Jornal Nacional como base, dificilmente desperta qualquer interesse, e, provavelmente a conversa se afundará em frases únicas de qualquer clichê batido. Então, sim, no Brasil, especialmente por pressão social, as pessoas são obrigadas a ver TV e, sendo a Globo a maior emissora do país, é natural que ela seja o alvo direto de críticas - isso não exime as outras de qualquer responsabilidade, mas o impacto delas é bem menor.
 
É incrível e ao mesmo tempo paradoxal como essa emissora é odiada por tanta gente, por todos os lados da politica, fora que mesmo com tanto ódio, lidera largamente em quase tudo.

Tentanto ser o mais imparcial possível: eu reconheço que nas decadas passadas ela manipulava tudo,ajudou a eleger presidente, apoiou ditadura. Mas vamos usar a lógica, as outras emissoras,eram santas? Aliás, ninguém nunca foi obrigado a assistir. E voltando pra hoje, a internet,midias sociais e jornais independentes acabaram com o monopolio da informação.
Existem sim jornalistas ideologicos,fake news até hoje,tanto nela quanto em outras emissoras. Mas até onde sei sempre houve artista e jornalista dos dois lados trabalhando nela. Porque todo o ódio só vai pra ela?
Não quero defender, acho boa parte da tv aberta um esgoto,mas ninguém nunca foi obrigado a assistir, e a Globo é ou foi por muito tempo incomparavelmente superior em vários aspectos, como novelas, transmissao de futebol, reality shows,entre outros. Ou não existe tanto ódio assim, ou há muita gente hipócrita que critica por modinha mas acaba assistindo. Os números de audiência e lucro não mentem. Tem quem pense que o Brasil só é pobre e corrupto por causa da Globo.:genio:
Pra mim, é só uma emissora que visa o lucro e nada mais do que o normal, se tem jornalista,artista ideologico é um detalhe que nenhuma emissora escapa, tem exemplo de sobra de fake news e asneiras dos dois lados.
🔴 Danilo, a Rede Globo destrói valores dessa sociedade, não sei sua idade ou quais são seus valores, mas eles promovem tudo que é nocivo para uma sociedade Judaico Cristã que é a base, o alicerce dessa nossa sociedade.
O mundo está sendo destruído pelo comunismo e a maioria das pessoas nem sabem o que venha a ser isso
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

O problema e que quando ela fala mal do Luladrao, os fas do Luladrao acham que ela e do demonio. Mas quando fala mal do Bolsovirus, os fas do Bolsovirus acham que ela e o demonio.
🔴 Você está sendo no mínimo simplório, não é de política partidária que se trata a problemática. A Rede Globo destrói os costumes familiares.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Brasileiro é maluco, a principal critica sobre a Globo ser maléfica é pq ela faz novelas que corrompem a família, ensinam "coisas erradas" para as crianças, sendo que tem classificação etária, se uma criança assiste uma novela da Globo, a culpa é dos pais e não da emissora.

Sobre o Jornalismo, a Globo é tendenciosa como qualquer mídia, o governo não sendo do PSDB ela mete o pau, ai os militantes dos dois lados odeiam.

Eu particularmente não assisto TV aberta, no máximo um jogo de futebol.
🔴 Um pai corrompido jamais saberá poupar seu filho da corrupção da globo, tornasse um ciclo vicioso. A Rede Globo destrói os costumes familiares.
 
Última edição:
🔴 Danilo, a Rede Globo destrói valores dessa sociedade, não sei sua idade ou quais são seus valores, mas eles promovem tudo que é nocivo para uma sociedade Judaico Cristã que é a base, o alicerce dessa nossa sociedade.
O mundo está sendo destruído pelo comunismo e a maioria das pessoas nem sabem o que venha a ser isso
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


🔴 Você está sendo no mínimo simplório, não é de política partidária que se trata a problemática. A Rede Globo destrói os costumes familiares.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


🔴 Um pai corrompido jamais saberá poupar seu filho da corrupção da globo, tornasse um ciclo vicioso. A Rede Globo destrói os costumes familiares.
Sim, familia tradicional, fora desse modelo não ha familia.
a origem etimológica da palavra família, vem do latim famulus, quer dizer escravo doméstico, e então, família é o conjunto dos escravos pertencentes e dependentes de um chefe ou senhor. Assim era a família greco-romana, formada por um patriarca e seus famulus: esposa, filhos, servos livres e escravos
 
🔴 Danilo, a Rede Globo destrói valores dessa sociedade, não sei sua idade ou quais são seus valores, mas eles promovem tudo que é nocivo para uma sociedade Judaico Cristã que é a base, o alicerce dessa nossa sociedade.
O mundo está sendo destruído pelo comunismo e a maioria das pessoas nem sabem o que venha a ser isso
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


🔴 Você está sendo no mínimo simplório, não é de política partidária que se trata a problemática. A Rede Globo destrói os costumes familiares.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


🔴 Um pai corrompido jamais saberá poupar seu filho da corrupção da globo, tornasse um ciclo vicioso. A Rede Globo destrói os costumes familiares.
Queria muito entender como que a "família tradicional" brasileira é exemplo de alguma coisa. Se for falar de costumes cristãos, saiba que isso na maioria das famílias só existe no papel.
 
Rapaz do céu, isso é personagem, só pode.
 

No levantamento, a maioria dos processos foi movida por ex-profissionais de diversas áreas que foram demitidos. O pedido mais frequente é a comprovação de vínculo empregatício por quem era contratado como pessoa jurídica.

Devem estar sangrando no setor jurídico.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo