• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

[DÚVIDA] A verdade sobre as altas temperaturas?

Asiqueira

know-it-all Member
Registrado
Seja aqui, em outros foruns, no youtube ou até mesmo pesquisando no Google, encontro centenas e/ou milhares de pessoas reclamando de altas temperaturas em suas CPUs, SSDs, GPUs, etc...
Juro que tento compreender e só posso pensar em mau uso, imperícia, etc... pois aqui uso PCs desde 1995, tendo passado por vários setups AMD, VIA e INTEL e nunca enfrentei superaquecimentos...
Hoje estou assim:
  • CPU: Intel i7 7700 (Limite de 67ºC)
  • SSD nVme: Corsair (Limite de 35ºC)
  • GPU: Rog Strix RX 580 8GB (Limite de 55ºC)
Rodo tudo, alguns games, videos, navegação, softwares de edição, renderização, etc... não passa disso...
Vejo que, basta usar CPU Cooler de boa qualidade e procedência, boas Fans, gabinete com bom airflow e pronto, não tem segredo...
Galera prefere gastar grana em Water Cooler semvergonha, Fans com luzinhas e gabinetes mau projetados e depois ficam no sofrimento e poluindo os foruns de discussões...
 
Antes fosse fácil assim amigo.
Com processadores cada vez mais exigentes na parte de refrigeração, obriga vc a instalar um bloco de quase 1kg de alumínio ou um Watercooler.
Eu por exemplo, tenho um processador de 10 núcleos e 20 threads, cujo TDP que chega à 175w ou mais.

Nem todo mundo tem tanta sorte ou conhecimento como vc.
 
Última edição:
Pessoalmente nunca tive problema com temps também independente do setup, mas tudo sempre rodando em stock (menos GPU) e moro no Sul que não é tão quente quanto outras regiões, não ligo pra RGB/estética do PC e sempre priorizei bom airflow também mas sem exagerar, meu HAF 912 tinha apenas 200mm frontal e 120mm exhaust e as temperaturas eram quase tão boas quanto o Mesh 2 stock (2x140mm frontal, 120mm exhaust), já testei com fans no topo antes mas tive 0 diferença e tirei, e fan na lateral ajudava um pouco na temperatura da GPU, provavelmente ajuda se tiver um M2 próximo também, mas acho que hoje em dia é raro ver gabinetes que suportam fan no painel lateral, mas meu ponto é mais que ter 9 fans no gabinete não é garantia de temps baixas, ainda mais se forem fans vagabundos, e em muitos casos a diferença pra 3 ou 4 fans é mínima, mas entendo que muita gente gosta da estética

Depende de vários fatores essa questão, mas vejo vários casos que podiam ser contornados as vezes de forma simples, as vezes a pessoa quer subir 100/200mhz a frequência da CPU com PBO/OC mas acaba subindo 10-15c junto e a refrigeração não dá conta, e a diferença na prática é muitas vezes imperceptível, ou tem fans de baixo CFM/pressão (e muitas vezes em rotação baixa), gabinete estrangulado com frente fechada, ou algumas peças/projetos específicos que realmente esquentam demais, bastante coisa pra considerar e também tem gente que gosta ou simplesmente quer manter tudo no limite máximo de desempenho e não se incomoda de ficar nos 80-85c, eu pessoalmente gosto de manter uma curva boa de eficiência (temp/consumo/ruído) sem sacrificar a performance no geral, deixo 3 perfis no MSI e vou alterando conforme o uso, jogos leves (UV), máx desempenho (OC + UV) e idle/browsing com 0% fan e GPU no auto, mas confesso que também estranho lendo alguns relatos de gente com um modelo de GPU com refrigeração melhor batendo 20-25c a mais nas mesmas condições, no geral estou desconsiderando casos de CPU high-end em workloads e OC's próximos do limite
 
Já vi diversas reclamações em fóruns de donos que tem o 7700/7700K e que mesmo sem over não tiveram a mesma sorte nas temperaturas do que você.
A Intel chegou a analisar o problema, afirmando que não tem nada de errado com essas temperaturas, sugerindo ainda não fazer over.
Veja aqui e aqui.
Não sei se foi algum problema com os primeiros lotes e que os lotes mais recentes os chips não teriam mais esse problema de aquecimento.

Realmente essa Asus RX 580 parece ter um sistema de refrigeração bem decente até por usar 3 fans.
Vi review com temperaturas de 61 C e 66 C apenas.

Mas sei que nem todas RX tem esse mesmo tipo de sistema de refrigeração como o da XFX.
Sei que muitos optaram por essa gpu pelo seu bom custo benefício na época.

Tem um review, teste em bancada gabinete aberto, idle e processamento leve 41 C - 49 C, full load 74 C - 76 C (link aqui).
O autor fez a troca da pasta térmica e a melhoria foi pouco significativa apenas 2 C.
Então dependendo da configuração de cada um e região, pode acontecer de temperaturas passando de 80 C.
 
vc teve sorte, apenas isso

Já tive um Phenom 2 1090t e era uma geladeira. ele em idle ficava na mesma temperatura do ambiente(tirei print dele em 22 graus). e não passava de 45 em full load.

o i7 6700K também. muito frio nunca passava de 45/50 em fullload em testes.

Já o 5600x que peguei agora bate 82 facilmente mesmo usando o windows. vai do modelo de processador. preciso instalar um aircooler melhor nele. (está com o box)

Já a minha RX580 sempre ficou na casa dos 70/75 e não baixa disso mesmo com 6 fans no gabinete. quando usava 3 fans e gabinete aberto ficava a mesma coisa.

Mas eu não me incomodo com temperatura, quem tem que ficar fresquinho sou eu. as peças são minhas escravas e se der pau aciono garantia e pronto. Se tiver reduzindo desempenho blz, mas se tudo está funcionando taco o pau. Vcs não são engenheiros de hardware pra tirar conclusão sobre qual temperatura é ideal. Não sabem se ao passar dos anos as peças estão mais resistentes a tempertura. refrigerar elas não é o único caminho na engenharia. Até já lí em algum lugar que a temp de trabalho ideal do 5600X é acima dos 70
 
Última edição:
Já tive um Phenom 2 1090t e era uma geladeira. ele em idle ficava na mesma temperatura do ambiente(tirei print dele em 22 graus). e não passava de 45 em full load.

Nos processadores Phenom e FX o sensor não mostra a temperatura absoluta.
O sensor digamos é digital, a temperatura é um valor calculado a partir de um fórmula em sua própria escala.
O inconveniente desse cálculo é que as temperaturas são confiáveis somente em load, a partir de 35 C - 40 C.

A AMD disponibilizou o AMD Overdrive que inicialmente mostrava a temperatura do cpu.
Posteriormente acabou atualizando o utilitário para mostrar a margem térmica, que são os graus faltantes para atingir a temperatura limite.
 
Pra mim o segredo pra não ter altas temperaturas é a existência de um conjunto de fatores, desde o contato eficiente do dissipador com o die, sorte de um chip estável em baixa tensão/voltagem, quanto de TDP e importante área de dissipação e temperatura ambiente baixa.

Pra mim temperatura ambiente/TDP do sistema é o mais crítico, pois como a refrigeração do sistema se dá pelo contato do ar, e os componentes perdendo calor pra ele, é de extrema importância só não ter fluxo de ar, bem como o ar ser frio.
Lembrando também que o ar é um péssimo condutor de calor, e o aquecimento dele se dá pela superfície.

Existe todo uma magia que temperatura alta estraga hardware, o que danifica é temperaturas de 100°c e a placa estiver funcionando sem controle, em uma situação assim o sistema saudável entra em proteção, corta os clocks e a voltagem, ao ponto de se desligar se for muito extremo.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo