A320 com Ryzen 5 5600 + 3060 Ti

Emanuel Boaventura

Member
- Asus EX-A320M-GAMING
- Ryzen 5 1600AF
- GTX 1060 6gb
- Corsair CX550w
- Water Cooler Deep Cool L120

Eu já comprei o Ryzen 5 5600, e pretendo comprar uma 3060 Ti. Tenho convicção que a minha fonte aguenta. Agora não sei se a placa-mae vai dar conta, ela tem suporte pro novo Ryzen, só atualizar as bios, e do que eu pesquisei é uma das melhores da linha A320, com dissipadores tanto no VRM quanto no Chipset. Só que estou na duvida se no dia a dia posso ter algum problema aleatório com ela, qualquer que seja.

Uma foto da mobo abaixo:

Só que estou na duvida se no dia a dia posso ter algum problema aleatório com ela, qualquer que seja.
Pode ser que sim, pode ser que não, só usando e testando pra saber.

Reclames relacionados à chipsets A320 sofrendo ao usar processadores da linha 5000 são relativamente comuns por aqui, mas certamente deve haver casos onde o pessoal não tem problemas.

Reclames relacionados à chipsets A320 sofrendo ao usar processadores da linha 5000 são relativamente comuns por aqui, mas certamente deve haver casos onde o pessoal não tem problemas.
Se eu ver que ta dando problema eu troco sim, pq ai n tem outra opção. Mas chance de danificar algum componente é bem baixa então? É mais alguma peça ficar com gargalando ou se comportando diferente do normal.

É mais alguma peça ficar com gargalando ou se comportando diferente do normal.
Correto, normalmente o que acontece é throttling por temperatura elevada nos VRMs e/ou reinicialização aleatória mesmo.

Meu PC atual é:
- Asus EX-A320M-GAMING
- Ryzen 5 1600AF
- GTX 1060 6gb
- Corsair CX550w
- Water Cooler Deep Cool L120

Eu já comprei o Ryzen 5 5600, e pretendo comprar uma 3060 Ti. Tenho convicção que a minha fonte aguenta. Agora não sei se a placa-mae vai dar conta, ela tem suporte pro novo Ryzen, só atualizar as bios, e do que eu pesquisei é uma das melhores da linha A320, com dissipadores tanto no VRM quanto no Chipset. Só que estou na duvida se no dia a dia posso ter algum problema aleatório com ela, qualquer que seja.

Uma foto da mobo abaixo:
Vai na fé. Essas placas da Asus, até mesmo sem dissipadores, tem projeto de VRM decentes. Imaginando que você nunca vai chegar a uma situação de 100% de uso de CPU enchendo ele todo, que seria uma situação pra aplicações mais específicas, imagino que vc não vá ter problemas.

O que não dá é pegar placa vagaba tipo as placas de entrada da Gigabyte e colocar um 5600X. Asus é Asus. Da mais barata até a a mais cara. Tem testes e testes provando que elas costumam dar conta mesmo em condições mais extremas do que o indicado.

Uso uma A320I Prime com um R9 3900X ta rodando de boas, acredito que seu conjunto vai roda de boas, unica coisa que ficaria de olho é esta fonte já tive problema com esta linha da corsair, apesar de usar e ter algumas corsair em casa, esta linha bronze não me agrada nem um pouco já tive que morreu do nada, já tive cliente que morreu com pouco tempo de uso.

A fonte recomendada pela Nvidia para as 3060 Ti é de 600W. Eu ficaria meio de olho quanto ao consumo por você estar extremamente no limite.

A fonte recomendada pela Nvidia para as 3060 Ti é de 600W. Eu ficaria meio de olho quanto ao consumo por você estar extremamente no limite.
Consumo da 3060 Ti gira em torno de 200W, com o restante do sistema, o consumo total vai ficar em torno de 350~400W no máximo. Uma fonte de 550W é mais que suficiente.

No review do Techpowerup o 5600X com uma 280Ti consumiu no máximo 380w, isso com overclock: https://www.techpowerup.com/review/amd-ryzen-5-5600x/19.html

Tendo em vista que a 3060Ti consome, no mínimo, uns 60w a menos que a 2080Ti, seu sistema vai consumir pouco mais de 300w em jogos. Assim, sua fonte certamente é mais que suficiente.

Quanto à placa mãe, acredito que dê conta com folga também.

aqui uso limite de 70% pelo MSI AB (145W +/-) e em 1440p 60FPS roda tudo muito bem com uns poucos ajustes tirando do ultra

Se quiser cuspir FPS aí já complica

Tenho um monte de Ryzen 5600 (não X) e 5700X rodando em um monte de placa mãe a320 das mais vagabundas rodando super de boas (ASROCK, gigabyte e Asus)
Todas usam algum adaptador de vídeo e fonte de 400W.

Adaptador de vídeo = gt630.

Nenhum deu problema, todos CPUs do ali express.

Um monte é umas 15.

aqui uso limite de 70% pelo MSI AB (145W +/-) e em 1440p 60FPS roda tudo muito bem com uns poucos ajustes tirando do ultra

Se quiser cuspir FPS aí já complica

Aproveitando, vale fazer isso? Vou trocar de 1080p para 1440p e uma das coisas que fico com pé atrás é justamente o TDP da placa. Não por falta de fonte ou custo de energia, mas me irrita a placa chegar nos 99% e ficar aquele ruído.

:haha:

Aproveitando, vale fazer isso? Vou trocar de 1080p para 1440p e uma das coisas que fico com pé atrás é justamente o TDP da placa. Não por falta de fonte ou custo de energia, mas me irrita a placa chegar nos 99% e ficar aquele ruído.

Valer a pena, vale. Porém vai perder fluidez por conta do FPS menor, aí é muito de gosto... Se você pega 140~150 FPS em um jogo, e consegue limitar em 120, mantendo fluidez e economizando energia / reduzindo temperatura, eu acho bem válido. No lado da AMD, tem o Radeon Chill, que estabelecendo o FPS mínimo, hora que você não está mexendo no mouse, a placa fica tranquila mexeu no mouse ela libera a potência máxima.

Valer a pena, vale. Porém vai perder fluidez por conta do FPS menor, aí é muito de gosto... Se você pega 140~150 FPS em um jogo, e consegue limitar em 120, mantendo fluidez e economizando energia / reduzindo temperatura, eu acho bem válido. No lado da AMD, tem o Radeon Chill, que estabelecendo o FPS mínimo, hora que você não está mexendo no mouse, a placa fica tranquila mexeu no mouse ela libera a potência máxima.

Quando chegar a criança, farei uns testes e compartilho no tópico das 3xxx. Passei anos com a 1070 "limitada" a 60º e a placa tá na ativa até hoje numa boa.

Eu uso pra economizar energia msm kkkk. Tenho uma core reactor 850W. Jogo zero competitivos, só campanhas em modo estória

Quanto à aquecimento, cada placa é um caso né? Essa Galax 2 fans é a mais tranquila que tive aqui entre RX470,RTX 2060,RX5700 e 6700XT, deixo autofan padrão aqui, só um undervolt que nem sei se faz diferença frente à carga menor em 70%

São 250w+100w na linha 12v em pico (uma config tipo 3060ti+5600x). 350W numa fonte que tem 550W na linha 12v. Tá MUITO tranquila essa margem de operação. No geral vai operar até bem abaixo disso, ali na faixa dos menos de 300W.

Eu uso pra economizar energia msm kkkk. Tenho uma core reactor 850W. Jogo zero competitivos, só campanhas em modo estória

Quanto à aquecimento, cada placa é um caso né? Essa Galax 2 fans é a mais tranquila que tive aqui entre RX470,RTX 2060,RX5700 e 6700XT, deixo autofan padrão aqui, só um undervolt que nem sei se faz diferença frente à carga menor em 70%
Mas teu monitor é 60Hz só? Com um maquinão desse?

Última edição:
Eu li tudo e decidi ficar com a A320 mesmo, agora que o assunto do tópico foi pro lado da fonte eu fiquei meio perdido. Pois pelo o que vocês conversaram a resolução que jogo altera o consumo?
Aproveitando, vale fazer isso? Vou trocar de 1080p para 1440p e uma das coisas que fico com pé atrás é justamente o TDP da placa.

Eu vou usar essa config com uma monitor Ultrawide 2560x1080p 75hz, mas esse ano ainda compro o Dell S3422DWG, então vou jogar no WQHD 3440 x 1440 144hz, ai tenho que me preocupar com o consumo do sistema? Ou só ficar de olho mesmo pra ver se não desliga do nada as coisas

Eu li tudo e decidi ficar com a A320 mesmo, agora que o assunto do tópico foi pro lado da fonte eu fiquei meio perdido. Pois pelo o que vocês conversaram a resolução que jogo altera o consumo?

Eu vou usar essa config com uma monitor Ultrawide 2560x1080p 75hz, mas esse ano ainda compro o Dell S3422DWG, então vou jogar no WQHD 3440 x 1440 144hz, ai tenho que me preocupar com o consumo do sistema? Ou só ficar de olho mesmo pra ver se não desliga do nada as coisas

Pelo o que os colegas citaram, não. No máximo terá a placa operando em cargas altas nessa resolução.

Mas teu monitor é 60Hz só? Com um maquinão desse?

jogo a maioria em DLDSR 2.25x 1620p 75Hz, mas ñ bate 75fps ñ, fica perto dos 60 otimizando as settings dos jogos

O monitor é 1080p 75hz

jogo a maioria em DLDSR 2.25x 1620p 75Hz, mas ñ bate 75fps ñ, fica perto dos 60 otimizando as settings dos jogos

O monitor é 1080p 75hz
E tu não sente mta diferença de 60 pra 75?

De 1.75x pra 2.25x aqui no DLDSR não sinto diferença nenhuma na imagem. Só performance que piora muito mesmo. Isso um painel de 27. Não sei ai.

Users who are viewing this thread

Voltar