Abri a tampa e caiu 20 graus.. Como organizar os fans?

RaphaelSantos

Paz de Jesus para todos!
Registrado
Pessoal, tenho o pc da sign e acho que como a maioria aqui sabe, tenho problemas sérios de temperaturas...

Hoje eu tava convertendo um video para 720p e como ta mais quente, as temps chegaram em 96~97 graus mesmo com vcore em apenas 1.23 em 3.8ghz e cooler V8... Entao resolvi abrir a tampa do gabinete e pouco tempo depois as temperaturas cairam quase 20 graus...
..

Como da pra ver, as temps em full depois de abrir a tampa ficou quase igual as temps em idle com a tampa fechada...


Como meu pc eh uma verdadeira usina com 2 placas de video da sign, 5 HDs, 2 drivers de DVD, 3 memorias, entao a gera muito calor...

Nao se muitos aqui conhecem a estrutura interna do COSMOS 1000, mas ele tem uma furação pra cooler no chao do gabinete, 2 no teto e 1 na lateral (que fica em cima do espelho da placamae)

o da lateral e os 2 do teto sao coolers de 90cfm e estao como exaustor... o do chao esta como ventilador e eh um SCYTHE ULTRA KAZE 130CFM no maximo...
em cima do portaHDs tb tem uma furação e coloquei um cooler padrao da coolermaster como ventilador para ventilar os HDs...

Entao ao abrir a tampa e deixar o ventilador bater, caiu 20 graus quase, entao estava pensando, será q o problema eh que nao esta entrando ar frio sufuciente (ja que o cooler ocmo ventilador fica no chao do gabinete, mesmo com um espaço q o cosmos tem entre o chao, talvez nao seja suficiente para entrar ar frio externo suficiente.

Entao acredito que esta circulando mais ar quente do que ar frio e por isso essas temperaturas altas...

ja experimentei colocar o cooler da lateral (o q fica em cima do espelho da placa mae) como ventilador mas pouco se altera as temperaturas...

Entao pergunto, qual seria a melhor forma para uma ventilação boa considerand a quantidade de peças que eu tenho??? seria colocar os do teto como ventilador???

coprei um prolimatech megahalens para substituir o V8 mas dp de ver como as temps cairam por abrir a tampa lateral, acho q o prolimatech vai ficar no mesmo nivel com a tampa fechada..

Nao queria deixar a tampa aberta pq acho que fica feio, sem estética e sem sentido (afinal pra quer gabiente full tower com espaço para varios fans se eh pra deixar aberto?)

aguarod ajuda dos amigos..
 
O seguinte começa pelo fato de que a quantidade que entra tem que sair. Se tem 2 fans de exaustor, tem que ter 2 puxando ar de fora com o mesmo cfm.

A melhor coisa seria exaustor na parte traseira coisa que nao vi voce falar, os de cima de exaustor, o lateral se nao tiver na altura do processador, abaixo perto das vga ponha puxando ar. E o frontal puxando ar.

Nao é interessante colocar todos de exaustor, porque nao tem nada para entrar no lugar do ar quente.

Espero que voce entenda o que eu quis dizer qualquer coisa eu tento esclarecer.
 
Putz, complicado.

Apesar do Cosmos ser bem maior que o meu CM690, o sistema de refrigeração dos dois é semelhante.
Aqui no CM690, tenho todos fans de 120mm, 1x frontal ventilador, 2x superiores exaustores, 1x traseiro exaustor, 1x lateral baixo ventilador e 1x inferior ventilador.

Rodando o Folding@Home aqui, a diferença entre abrir a tampa do gab é de -1ºC nos núcleos do processador apenas, ou seja, sinal que está muito bem ventilado o gab.

Eu recomendo seguir um padrão semelhante ao adotado por mim, já que aparentemente imagino que seja o mais correto. Em hipótese alguma deixe os superiores como ventiladores, pois fazer isso embaralha toda a circulação de ar do gab.
 
agradeço as opinioes... o cosmos eh bem grande, o q me permite colocar ate 6 fans.. porem com furação só tem 4 entradas... ou seja os outros 2 fans vai pegar de dentro do proprio gabinete... a furação eh 1 no chao.. 1 na traseira (ou lateral como me referi no texto q fica em cima do espelho da mobo) e 2 no teto :(
 
Seguinte tu tem que arrumar teu fluxo de ar... Aqui é um haf 932 mas da pra tirar a ideia
2 x120 encima jogando ar um 210 na frente jogando ar 4 120 na tampa jogando ar 1 atraz tirando ar 1 embaixo tirando ar
Ou seja:Tampa, Cima, Frente joga ar Baixo, Traseira tira ar temps tao em no maximo em 70 com o prime95.
Outra coisa é tua fonte que não ta fraca mas se eu pegaria uma melhor se tu pretende trocar essas tua 4870 mais pra frente...
 
Seguinte tu tem que arrumar teu fluxo de ar... Aqui é um haf 932 mas da pra tirar a ideia
2 x120 encima jogando ar um 210 na frente jogando ar 4 120 na tampa jogando ar 1 atraz tirando ar 1 embaixo tirando ar
Ou seja:Tampa, Cima, Frente joga ar Baixo, Traseira tira ar temps tao em no maximo em 70 com o prime95.
Outra coisa é tua fonte que não ta fraca mas se eu pegaria uma melhor se tu pretende trocar essas tua 4870 mais pra frente...

minha fonte ta com extrema folga... por sinal, muita gente ia se surpreender como fontes de 600w da pro gasto... veja todo meu sistema, rodando stress do prime95 no modo maximo la (q estresa memoria, ache, etc) com 2 vgas, 5 hds, etc, etc o consumo (pelo medidor do ZALMAN MFC2) acusa 475w

Quanto aos coolers vou ter q ver isso como organizo melhor :(
 
minha fonte ta com extrema folga... por sinal, muita gente ia se surpreender como fontes de 600w da pro gasto...

proced.
MUITA gente subestima fontes e exagera demais nesse assunto.

Claro q o ideal é aproveitar os 80% de eficiência da maioria delas e tal, mas tb, não precisa usar 20%...

O q vejo de cliente aki pegando fonte de 850w só q pq trocou sua "4850 por uma HD5850" não tá no gibi.
:slap:

@ topic
Raphael, sei q não tem muito a ver com o q tu perguntou, mas sinceramente, tu já gastou um $$ forte ae, já pensou em WC?
 
Também não entendi o porque dessa temperatura alta desta jeito.
MAS VAMOS LÁ..

Pasta términa, não adianta, é AS5 na cabeça, mesmo com o tempo de curação ela é a melhor na minha opinião...Uma gota no centro do processador é mais do que suficiente.

Bom, a VGA ela está mto próxima do processador ? digo no PCIE proximo as memórias ou processador ? Por isso também estava influenciando bastante aqui, ai desci para o ultimo slot e caiu 8 graus.


Coolers posição não tem segredo.
Aliás tem o segredo é manter o fluxo contínuo de ar entrando renovando assim o hambiente e saindo retirando o ar quente.

Aqui eu tenho 2 Fans frontais jogando ar.... 2 fans laterais jogando ar em cima da mobo e da placa de video, 1 fan traseiro sugando ar quente para fora, e 2 fans em cima do gabinete retirando o ar quente, então nota que o ar sempre é renovado frio e saindo quente..

As Temps aqui atual

Idle 38 e full 50 Processador Phenon II 3.8ghz no over com 1.480 n Vcore.
Temperatural hambiente em : 22~28 graus.
 
Seguinte tu tem que arrumar teu fluxo de ar... Aqui é um haf 932 mas da pra tirar a ideia
2 x120 encima jogando ar um 210 na frente jogando ar 4 120 na tampa jogando ar 1 atraz tirando ar 1 embaixo tirando ar
Ou seja:Tampa, Cima, Frente joga ar Baixo, Traseira tira ar temps tao em no maximo em 70 com o prime95.
Outra coisa é tua fonte que não ta fraca mas se eu pegaria uma melhor se tu pretende trocar essas tua 4870 mais pra frente...


Então.. concordo com você..
Mas temos que pesar realmente as voltagéns.

Placa de Video, Processador, Memórias, HD´s nesse caso ele tem vários, o Fan do Cooler, o Fans extra, tudo isso consome bastante ...
Mas sempre ouvi falar mto bem destas OCZ 600 acho que ele ainda deve ter pelo menos uns 100 watts sobrando no ápice do consumo.

Mesmo assim ..... sei lá opinião é opinião tudo hoje está consumindo bastante, eu uso uma Corsair 850... Só a GTX295 é uma devoradora, mais + 7 fans de 12wats rs e por ai vai .
 
o lateral é melhor colocar ele jogando ar pra dentro do gabinete, e não como exaustor.
o de baixo também, o de trás como exaustor e o de cima como exaustor
se tiver um frontal melhor ainda, mas jogando ar pra dentro pra resfria o cpu.. ow placa de video se for embaixo!
ai vai ficar 3 cooler jogando pra dentro e 2 jogando pra fora... voce pode botar + um jogando pra fora se quiser...

o que deve ter acontecido é que tinha tantos exaustores que eles tavam jogando pouco ar pra fora porque entrava bem menos do que eles jogavam!
ai quando vc abriu entro mais ar e ventilou +
 
No CM 690 dxo 2 em cima e o da traseira tirando o ar quente. Jogando ar deixo somente 1 na parte frontal. Faço uma gambis tb dxando um embaixo do dreve de DVD jogando ar na mesma direçao dos coolers pro processador.
Renderizando no 3Dmax nao chega a 65C
 
Uma esquema meio geral É posicionar uma parte para mandar ar para dentro e uma parte maior pra retirar a maior qtde de ar quente interno que eles conseguirem... Pois tem que considerar que lÁ dentro qtde de fontes geradoras de ar quente sÃo MUITAS... EntÃo retirar o ar em maior qtde do que ele entra!
 
Aqui eu consegui reduzir e muito a temperatura geral, colocando uma baia fan de 120mm, com o Coolermaster de 90 CFM:



Desculpem a pessima foto, mas estou sem a minha camera digital no momento... :p
Aqui caiu drasticamente a temperatura, principalmente da mobo, que em idle ficava em 45ºC, e jogando saltava para 55/57ºC...
Agora em idle fica em 31ºC e jogando não chega a 40ºC...
Sem dizer na temperatura do processador, em idle os cores ficam em media de 40ºC, jogando fica no maximo a 55ºC (jogando COD 6, que usa os 4 cores) e no Prime95 jamais passa de 70ºC...

Temperaturas em idle:



Jogando:



Teste rodando o Prime95:



Meu gabinete é um Leadreship Gamer ET IV, antigo e pequeno em comparação ao Cosmos 1000, mas além da baia fan e do Coolermaster de 90 CFM, tenho mais um fan desses na parte de baixo, puxando o ar para dentro, com 2 fans de 80mm como exaustores e um exaustor embaixo da VGA, pois a GTX295 joga ar quente pela lateral (foto antiga, com o Buffalo):



Uma dica para baixar as temperaturas do seu gabinete, tomara que essas informações, junto com a dos colegas do forum sejam úteis... :yes:
 
Última edição:

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo