• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

Absurdos 1.5V no 3900X

phobosxtx

New Member
Registrado
Bom dia/tarde/noite,

Tenho um Ryzen 9 3900X, uma placa Asus TUF X570 Plus/BR com a BIOS atualizada, e meu CPU fica com altas temperaturas por que seguidamente a placa joga 1.5V (!!!) no CPU e claro, 12 cores dissipam MUITO calor, muito mais que os 105W que seria o normal segundo a AMD.

Alguém que tenha esse CPU poderia me dizer se é normal isso? Na BIOS eu não acho opção de mudar vcore. A temperatura tem ficado em 60~64ºC usando a internet/fazendo download e 75~80ºC em algum jogo mais pesado. Usava o cooler da AMD Wraith Prism, acabei comprando um Coolermaster MA410P e mesmo com 2 fans de 120mm push/pull se baixou 4~5ºC foi muito. O gabinete é super refrigerado (o famoso full tower HAF X, um dos maiores e mais ventilados coolers que já fizeram, com nada de acrílico e porcarias na frente pra atrapalhar o airflow.

Dicas são bem vindas, obrigado desde ja!
 
A tensão do processador tá muito alta, isso que tá causando essas altas temperaturas.

Entra na BIOS, na aba "AI Tweaker", procure "CPU Core/Cache Voltage", coloque em "MANUAL MODE" e digite na caixa que vai abrir 1.300v.
Ainda na aba "AI Tweaker", procure "Digi + VRM", dentro "CPU Load-line Calibration" coloque em level 4. Isso vai evitar as quedas bruscas na tensão.

Depois das alterações dê F10 e salve.

Se o sistema ficar estável, tenta baixar pra 1.280v.
Se der tela azul com 1.300v, volta na BIOS e suba pra 1.320v, vá subindo de 20 em 20 até estabilizar o sistema.

Esse procedimento não danifica o PC e não perde desempenho.

Se der certo, posta aqui o FeedBack.
 
Processador stock ? Tá normal, Ryzen o vcore é isso aí, bate 1.5v.

Vai lá na Bio e coloca offset -0,05 no vcore, vai abaixar uns 5graus.
 
A tensão do processador tá muito alta, isso que tá causando essas altas temperaturas.

Entra na BIOS, na aba "AI Tweaker", procure "CPU Core/Cache Voltage", coloque em "MANUAL MODE" e digite na caixa que vai abrir 1.300v.
Ainda na aba "AI Tweaker", procure "Digi + VRM", dentro "CPU Load-line Calibration" coloque em level 4. Isso vai evitar as quedas bruscas na tensão.

Depois das alterações dê F10 e salve.

Se o sistema ficar estável, tenta baixar pra 1.280v.
Se der tela azul com 1.300v, volta na BIOS e suba pra 1.320v, vá subindo de 20 em 20 até estabilizar o sistema.

Esse procedimento não danifica o PC e não perde desempenho.

Se der certo, posta aqui o FeedBack.
Diegão, nos Intel pode fazer isso também? Deixar o clock trabalhando de forma variável e só mexer no vcore e llc dessa maneira?
 
Esse absurdo é comportamento normal.. Se der uma pesquisada em qualquer lugar vai achar a mesma reposta.. muita "voltagem" porém pouca corrente.. Se tá achando que suas temperaturas estão altas compre um cooler bom, comprando esse Coolermaster MA410P vc trocou 6 por meia dúzia..

E outra, corra desses 1.28-1.30V sugeridos acima. Use o CPU em full auto até vc saber o que pode ou nao fazer. Cada zen2 vai ter um vcore maximo aceitável e isso depende de alguns fatores como o proprio bin do cpu, placa mae, refrigeração/temp. ambiente.

O que pode diminuir mais a temperatura com seu cooler atual é baixar o LLC (ou aumentar, depende da placa mãe) e aplicar um offset negativo. Veja se aplicou pasta termica de qualidade e da forma certa. Nao to vendo essas temperaturas como nada de anormal baseado no cooler que vc tem.
 
Última edição:
Bom, até agora não errei. A maioria das temperaturas altas é gerada pela tensão alta.
Cabe a vc escolher se quer testar ou não.

 
Última edição:
Não errou? Vc basicamente guiou o cara em como degradar um cpu da forma mais efetiva possível.
Se der tela azul com 1.300v, volta na BIOS e suba pra 1.320v, vá subindo de 20 em 20 até estabilizar o sistema.
o que é isso? de onde vc tirou isso? baseado em que? E se o sistema dele começa a dar tela azul por outra razão? Aí vai o cara e soca vcore no cpu por conta da sua dica maravilhosa. Só pode ser em achismo da sua parte.

Outra, esse tópico ai de i7, processador de litografica 14nm, die gigante, contra um cpu com dies de 7nm, muito menos área para dissipar calor e vc recomendando um absurdo desse. Uma coisa nao tem absolutamente nada a ver com a outra.

Cabe a VOCÊ pensar um pouco antes de postar. Ou postar quando sabe do que está falando. Seu "teste" poderia ter degradado o cpu do @phobosxtx. Sem mais.

Pela milésima vez, ZEN 2 TRABALHA com voltagens altas em idle, porém a CORRENTE/AMPERAGEM/CURRENT como queira, é baixissima. É assim que funciona.
Parem de procurar cabelo em ovo de galinha.
 
Última edição:
A tensão do processador tá muito alta, isso que tá causando essas altas temperaturas.

Entra na BIOS, na aba "AI Tweaker", procure "CPU Core/Cache Voltage", coloque em "MANUAL MODE" e digite na caixa que vai abrir 1.300v.
Ainda na aba "AI Tweaker", procure "Digi + VRM", dentro "CPU Load-line Calibration" coloque em level 4. Isso vai evitar as quedas bruscas na tensão.

Depois das alterações dê F10 e salve.

Se o sistema ficar estável, tenta baixar pra 1.280v.
Se der tela azul com 1.300v, volta na BIOS e suba pra 1.320v, vá subindo de 20 em 20 até estabilizar o sistema.

Esse procedimento não danifica o PC e não perde desempenho.

Se der certo, posta aqui o FeedBack.
MUUUITO obrigado amigo, não pude te responder antes pois estava de mudança, ontem que foram reinstalar meu pacote da Claro e que fui ligar o PC um pouco.

Suas dicas deram certinho, consegui baixar para 1,385... menos que isso reinicia... no GTA V fica 45ºC a 55ºC....antes chegava em 80ºC fácil.

Agora estou tranquilo que meu CPU que gastei 3000 reais não corre perigo com um absurdo de tensão.

Muito obrigado mesmo, mais uma vez amigo. Você é o cara.
 
MUUUITO obrigado amigo, não pude te responder antes pois estava de mudança, ontem que foram reinstalar meu pacote da Claro e que fui ligar o PC um pouco.

Suas dicas deram certinho, consegui baixar para 1,385... menos que isso reinicia... no GTA V fica 45ºC a 55ºC....antes chegava em 80ºC fácil.

Agora estou tranquilo que meu CPU que gastei 3000 reais não corre perigo com um absurdo de tensão.

Muito obrigado mesmo, mais uma vez amigo. Você é o cara.

Obrigado vc, por provar que minha tese estava certa.
Voltagem em excesso causa degradação do processador e dos demais componentes.
Quando vc deixa a tensão em AUTO, as placas mãe costumam setar o Vcore muito alto.

Vc pode tenta baixar mais a tensão, pra isso na aba "CPU Load-line Calibration" coloque em level 6 ou 7.

Caso vc opte em fazer a alteração, posta aqui um Feedback das temperaturas e tensão alcançada.
 
Última edição:
Obrigado vc, por provar que minha tese estava certa.
Voltagem em excesso causa degradação do processador e dos demais componentes.
Quando vc deixa a tensão em AUTO, as placas mãe costumam setar o Vcore muito alto.

Vc pode tenta baixar mais a tensão, pra isso na aba "CPU Load-line Calibration" coloque em level 6 ou 7.

Caso vc opte em fazer a alteração, posta aqui um Feedback das temperaturas e tensão alcançada.
Olá amigo tudo bem? Só uma informação hehe se eu deixar level 7 lá, estou com 1,3000 se não me engano, posso deixar quanto de voltagem a menos, mais ou menos?

Abração!
 
Caramba, qto baixou.
Tenta estabilizar no lvl 6, deixe uma margem de folga.
Qto mais alto , mais energia o PC consome.
Não tem um valor mínimo, mas sim a estabilidade do sistema.
É bom vc usar um teste de stress (AIDA64) e jogos pesados pra ajudar nesse ajuste. Faça o teste de stress por 20min e depois teste em jogos pesados (BF1, BF5, etc).
 
Caramba, qto baixou.
Tenta estabilizar no lvl 6, deixe uma margem de folga.
Qto mais alto , mais energia o PC consome.
Não tem um valor mínimo, mas sim a estabilidade do sistema.
É bom vc usar um teste de stress (AIDA64) e jogos pesados pra ajudar nesse ajuste. Faça o teste de stress por 20min e depois teste em jogos pesados (BF1, BF5, etc).
Olha já reiniciou 3x do nada, navegando na internet sem jogar nem nada... tá 1.3000V lá como você falou... o que me sugere a fazer?
 
Suba um pouco.
O ajuste da tensão é uma coisa que demora, vc tem que ir testando até encontrar o equilíbrio.
As vezes vc faz um teste de stress e tá tudo normal, mas qdo vc entra num jogo cai.
Mas esse é o caminho, não tem atalhos.
 
Suba um pouco.
O ajuste da tensão é uma coisa que demora, vc tem que ir testando até encontrar o equilíbrio.
As vezes vc faz um teste de stress e tá tudo normal, mas qdo vc entra num jogo cai.
Mas esse é o caminho, não tem atalhos.
Alterei de 1.3000 para 1.3500 e não mexi em mais nada... vou ver como se comporta....

Antes, com 1,3000 eu estava vendo TV agora a pouco e escutei o fan do chipset da X570 forte, sinal que reiniciou sem nenhum programa aberto.

Se em 1.35000 ficar instável ainda, acho que terei que deixar em stock mesmo. Só tenho medo do verão com 1.5V dessas placas malucas...
 
Não, deixe então em 1.400v e calibration em lvl 5.
 
Estou de acordo com um usuário acima. Tenho o mesmo processador e ele funciona muito bem em AUTO, assim que uso. Não adianta você querer um 3900X 12c/24t 105W e querer rodar com um cooler ruim. Não faça gambiarras num processador que custa 3500 Reais.

Está cheio de informações aí para pesquisar sobre esse comportamento que é normal, a própria AMD afirma isso.

É cada informação que vemos nos fóruns que é de doer os olhos...
 
Pela amor de deus, não faça isso que o usuário aí indicou de socar voltagem, você estará matando seu processador! Siga as dicas dos usuários @diegoizel e @thomas, siga dicas de quem usa ou pelo menos sabe algo de como funciona a arquitetura Zen 2!

É perfeitamente normal os 1.5v em picos de voltagem, isso só acontece basicamente com baixos níveis de carga, ou seja o processador alcança esses picos por milésimos de segundo e diminui, se você olhar, em jogos, em load a tensão ira ficar na casa dos 1.1~1.25v, use um HWiNFO64 da vida e rode um Cinebench e observe, que assim que começar a rodar o teste, a tensão vai estabilizar nessa faixa que mencionei.

Tem duas coisas que pode fazer para diminuir a temperatura do processador, primeiro, certifique-se que o Precision Boost Overdrive esta desligado, tem uma opção na BIOS, na parte do Ai Tweaker, a segunda é seguir uma das outras dicas que deram aqui e usar um offset adaptivo negativo de uns -0,05v ou -0,1v no máximo, vai perder um pouco de performance, provavelmente, mas, não matará aos poucos seu processador!

E outra coisa, esse cooler que comprou aí não é muito bom mesmo não, não iria melhorar significativamente.

Se entende algo de inglês, é uma boa fonte de informação:

 
Última edição:
@Igor e @diegoizel, é isso aí senhores. Não adianta repetir a mesma coisa em 20 tópicos diferentes, explicar tudo, sempre vai aparecer um "achista" com esse tipo de informação sem pé nem cabeça. A essa altura rodando a "1.40V com LLC 5" (de acordo com a ultima excelente dica) já pode ter degradado o 3900X do @phobosxtx. Depois ele chega aí falando que o 3900X não chega mais em certo clock a determinada tensão e não sabe porque..
O Adrena já foi bom, já tinha me comprometido a não postar mais nada no fórum em geral, e toda vez que quebro essa "promessa" me arrependo, vide o tamanho de desinformação postada pelo @diego_both.
 
Bom dia/tarde/noite,

Tenho um Ryzen 9 3900X, uma placa Asus TUF X570 Plus/BR com a BIOS atualizada, e meu CPU fica com altas temperaturas por que seguidamente a placa joga 1.5V (!!!) no CPU e claro, 12 cores dissipam MUITO calor, muito mais que os 105W que seria o normal segundo a AMD.

Alguém que tenha esse CPU poderia me dizer se é normal isso? Na BIOS eu não acho opção de mudar vcore. A temperatura tem ficado em 60~64ºC usando a internet/fazendo download e 75~80ºC em algum jogo mais pesado. Usava o cooler da AMD Wraith Prism, acabei comprando um Coolermaster MA410P e mesmo com 2 fans de 120mm push/pull se baixou 4~5ºC foi muito. O gabinete é super refrigerado (o famoso full tower HAF X, um dos maiores e mais ventilados coolers que já fizeram, com nada de acrílico e porcarias na frente pra atrapalhar o airflow.

Dicas são bem vindas, obrigado desde ja!

Cara isso é normal... a voltagem do vcore pode chegar a isso mesmo de acordo com a própria AMD, Não recomendo alterar as voltagens, isso pode reduzir sua performance... Caso você queira usufruir da potência máximo do seu processador, arrume um water cooler, esse é um processador quente e um radiador ajuda bastante, e caso você realmente queira reduzir um pouco mude o plano de energia que também resolve o seu problema... No meu caso é muito dificil chegar a 1.5V, mais também chega principalmente logo quando ligo o PC, geralmente fica entre 0.8V/1.1V em Idle, e 1.3V em jogos, mais o meu chip é muito bom.. pega 4.65ghz sem overclock, e 4.8ghz com o autoOC...
 
Como falaram, a tensão de 1.5V com o processador em AUTO é normal. Ele atinge esses picos em frações de segundos e em determinados momentos.
Em full load a tensão é mais baixa. Faça um teste com o Cinebench e monitore a voltagem alcançada durante o teste.
E sobre isso, vejo que têm três opções:
1) Deixar como está e comprar um cooler melhor (recomendo um bom WC AIO).
2) Deixar em auto e selecionar na Bios a opção Offset -0,05V (ou -0.1V se ficar estável) no VCore. A voltagem máxima irá diminuir, assim como as temperaturas, sem afetar significativamente o desempenho.
3) Fazer um overclock fixando frequência (GHz) e tensão (Voltagem) pela Bios. Aqui tenho algumas opções salvas na Bios, que uso dependendo da utilização do PC ao ligar. Se vou usar para navegar, uso a opção de 3.75GHz@1.0V. Se for para um uso mais intenso, com jogos ou edição de vídeos, uso 4.2GHz@1.18V ou 4.25GHz@1.2V.
 
Como falaram, a tensão de 1.5V com o processador em AUTO é normal. Ele atinge esses picos em frações de segundos e em determinados momentos.
Em full load a tensão é mais baixa. Faça um teste com o Cinebench e monitore a voltagem alcançada durante o teste.
E sobre isso, vejo que têm três opções:
1) Deixar como está e comprar um cooler melhor (recomendo um bom WC AIO).
2) Deixar em auto e selecionar na Bios a opção Offset -0,05V (ou -0.1V se ficar estável) no VCore. A voltagem máxima irá diminuir, assim como as temperaturas, sem afetar significativamente o desempenho.
3) Fazer um overclock fixando frequência (GHz) e tensão (Voltagem) pela Bios. Aqui tenho algumas opções salvas na Bios, que uso dependendo da utilização do PC ao ligar. Se vou usar para navegar, uso a opção de 3.75GHz@1.0V. Se for para um uso mais intenso, com jogos ou edição de vídeos, uso 4.2GHz@1.18V ou 4.25GHz@1.2V.
Ihhh esse OC teu está fraco demais o meu está pegando 4.75 no core 4 a 1.28V :medo:

Essa é uma questão que vária de chip para chip, alguns são melhores que os outros como é o meu caso, que pega 4,75 Ghz com 1,28v...
 
Última edição:
Ihhh esse OC teu está fraco demais o meu está pegando 4.75 no core 4 a 1.28V :medo:

Essa é uma questão que vária de chip para chip, alguns são melhores que os outros como é o meu caso, que pega 4,75 Ghz com 1,28v...
Mas pega essa frequência em um núcleo. E os demais?
O over aqui é de 4.25GHz com 1.2V em todos os núcleos ao mesmo tempo.
 
Mas pega essa frequência em um núcleo. E os demais?
O over aqui é de 4.25GHz com 1.2V em todos os núcleos ao mesmo tempo.

Single, em todos ja coloquei 4,4 ghz a 1.25v;

EDIT:. Para mim não vale a pena deixar travado, pois os núcleos ficam com frequência acima dos 4,4Ghz, (raramente fica a baixo dos 4,2Ghz, mais isso com o AMD Cool n Quiet desativado...

Meus amigos são doidos para fazer um overclock com nitrogênio no meu chip, dizem que da de por uns 5Ghz nele, mais para mim vender ele não compensa pois esta tudo mto caro... quem sabe mais para frente..

Modificações que fiz na BIOS:
AMD Cool n Quiet OFF
EDC BUG= 1
PPT/TDC= 300
Offset negativo=0,05

Por padrão ele pega 4,65 Ghz... (Platinum Sample no CTR)
Recomendo você rodar um teste também no CTR, para vc ver o tipo do seu chip e as configurações de OC recomendadas, daí é só setar na BIOS.

Se você quiser pode tentar usar o EDC BUG acho que é bem melhor que overclock travado, pois se a temperatura aumentar o próprio algoritmo reduz os clocks para manter a integridade do chip, eu acho que manter uma voltagem travada por muito tempo pode ocasionar perda de performance, porque é normal as vezes em um núcleo ou outro exigir uma voltagem maior para alcançar clocks melhores... por isso é preferível colocar um offset de voltagem ao invés de deixar fixo...
Se você tiver um WaterCooler bom, você consegue manter esses 4,4 quase o tempo todo, cai de vez em quando para 4,2, e a temperatura fica por volta dos 54-57º em idle, e uns 64-67º em jogos... Com o BUG fica muito melhor para jogar também pois por padrão os clocks oscilam muito, e, como você bem sabe o FPS também... Assim fica bem estável na casa dos 4,4ghz.
 
Última edição:

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo