[TÓPICO OFICIAL] Acer Predator Helios 300

Acho que é isso, flag=0, ignorar versao bios.

arquivo platform.ini

[Bios_Version_Check]
Flag=0
SameVersionErrorMessage="The version of ROM file is the same as that of BIOS."
OlderVersionErrorMessage="The version of ROM file is not newer than that of BIOS."
CheckByBios=0
CheckByBiosErrorMessage="This BIOS file is not allow to flash. The flash process will be terminated."
;This flag is the switch of checking BIOS version.
;Flag (dwsDWS)
; default : 2.
; 0 : Don't check rom file version.
; 1 : Check BIOS version.
; When rom file version is older than BIOS, it will display
; a warning message and close application.
; 2 : Depend on BIOS report.
 
Hoje saiu uma nova BIOS lá no site da Acer....

Versão: 2.02
1.Update Nv Qboost define.

Alguém aí já arriscou a colocar essa?

Tentei procurar mais detalhes do que seria esse update, mas não encontrei muita coisa....
 
Alguém já instalou outro pente de 16Gb de memória poderia informar que marca comprou e se o sistema funcionou em dual channel?

Tenho uma duvida tambem em relação a frequencia. No site diz que é 2666Mhz e já vi um comentario no topico comentando que os Notebooks PH315-53 são 3200Mhz. Já no Youtube vi um video que mostra que a frequencia está em 2933Mhz que bate com a informação desse site.
"(2 slots com suporte para até 16 GB DDR4 2933 MHz cada)"

Screenshot-20210512-211132-You-Tube.jpg
 
Última edição:
Alguém já instalou outro pente de 16Gb de memória poderia informar que marca comprou e se o sistema funcionou em dual channel?

Tenho uma duvida tambem em relação a frequencia. No site diz que é 2666Mhz e já vi um comentario no topico comentando que os Notebooks PH315-53 são 3200Mhz. Já no Youtube vi um video que mostra que a frequencia está em 2933Mhz que bate com a informação desse site.
"(2 slots com suporte para até 16 GB DDR4 2933 MHz cada)"

Screenshot-20210512-211132-You-Tube.jpg

A memória que está vindo nos PH315-53 é de 3200MHz da marca Smart, porém fica limitada a 2933MHz pela BIOS pois essa é a frequência oficial garantida pela Intel nos processadores de 10ª geração.

Já os PH315-52 vinham com memórias 2666MHz que, pelo mesmo motivo acima, era a frequência suportada oficialmente pelos Intel de 9ª geração.

Fiz testes aqui com o meu PH315-53, tenho 32GB (2x16GB) das memórias HyperX Impact 2666MHz CL15 e também comprei um pente de 16GB da Kingston 3200MHz CL22 pra fazer par com a memória Smart que veio com o note, e rodaram em dual channel em 2933 CL21 (igual veio original).

Pelos testes que fiz, as memórias HyperX 2666MHz CL15 em dual channel tiveram resultados melhores que a Smart+Kingston 2933MHz CL21 em dual channel. A diferença é pequena, mas tem. Talvez pelas latências da HyperX Impact serem consideravelmente mais baixas....

Em jogos, por exemplo no Shadow of the Tomb Raider, deu uma diferença de 2% a 3% no preset Alto em 1080p com o modo Turbo ativado. Já com o modo Turbo desligado, a diferença caiu pra apenas 1%.

Como disse anteriormente, é uma diferença irrisória, mas fica aí pro pessoal a título de curiosidade.
 
1-Site da acer, suporte, procurar pelo modelo correto; baixar a bios 1.06.
2-Abrir pasta temporaria do Windows, Executar: %temp%, deleta todas as pastas e arquivos dessa pasta
3-Executar o arquivo da bios, vai descompatar arquivos temporariamente nesta pasta com um nome aleatorio.
4-Faca uma copia desta pasta que apareceu ai que é da bios, salve em outro lugar, por exemplo no desktop.
5-O programa da bios aberto vai dar erro, dizer que voce ja tem uma versao mais atual. Feche ele.
6-Va na pasta que copiou, precisa editar um arquivo la, para ignorar checar versao da bios. É mudar um numero de 2 pra 0; ou de 0 pra 1, algo assim, tem um resumo do comando em comentario. So achar, alterar esse numero, depois executar o update da bios que nao vai dizer que voce ja tem uma versao anterior.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Esse undervolt so libera do processador; da GPU continua igual.

Sobre mudar bios da GPU, acho que deve ser mais arriscado, olhem isso:
Agradeço imensamente sua boa vontade .. mas ainda ficou dificil pra mim hhuahuau ... qdo vc fala "precisa editar um arquivo lá" me quebra kkkk

Alguem tem o tutorial em video do amigo ai?
 
Agradeço imensamente sua boa vontade .. mas ainda ficou dificil pra mim hhuahuau ... qdo vc fala "precisa editar um arquivo lá" me quebra kkkk

Alguem tem o tutorial em video do amigo ai?

Esse é para o Helios 300, versao 2021, com a RTX2070 Max-Q, bios 1.06.
(cuidado quem baixar para nao cagar tudo, ideal é baixar do site da acer e so mudar o platform.ini).
 

Esse é para o Helios 300, versao 2021, com a RTX2070 Max-Q, bios 1.06.
(cuidado quem baixar para nao cagar tudo, ideal é baixar do site da acer e so mudar o platform.ini).
Tenho que executar esse arquivo? Não entendi .. rs
 
pessoal q tá minerando com ele, está valendo a pena?
estou pensando em pegar a versão com a rtx 2060. compensa?
 
pessoal q tá minerando com ele, está valendo a pena?
estou pensando em pegar a versão com a rtx 2060. compensa?

Acabei de configurar o meu, ta fazendo 39mh/s com a 2070 max-q
Só preciso de uma base cooler, ta ficando com 60-62° aqui.
 
Acabei de configurar o meu, ta fazendo 39mh/s com a 2070 max-q
Só preciso de uma base cooler, ta ficando com 60-62° aqui.
Poderia dizer como vc configurou?

Estou deixando só durante a noite minerando para não extrapolar com o note.

Estou deixando na nicehash com nbminer, está ficando com 60° na gpu e 69/70 no hotspot, porem esta fazendo 33Mh/s, com os fans em 70%


Agradeço imensamente sua boa vontade .. mas ainda ficou dificil pra mim hhuahuau ... qdo vc fala "precisa editar um arquivo lá" me quebra kkkk

Alguem tem o tutorial em video do amigo ai?

Só lembrando os amigos que não precisa fazer downgrade na bios, com o Tutorial que nosso colega postou nesse post da pra fazer tranquilamente sem mexer na bios.

Fiz e deu super certo, processador fica só na casa dos 50 a 55 °
 
Última edição:
Poderia dizer como vc configurou?

Estou deixando só durante a noite minerando para não extrapolar com o note.

Estou deixando na nicehash com nbminer, está ficando com 60° na gpu e 69/70 no hotspot, porem esta fazendo 33Mh/s, com os fans em 70%




Só lembrando os amigos que não precisa fazer downgrade na bios, com o Tutorial que nosso colega postou nesse post da pra fazer tranquilamente sem mexer na bios.

Fiz e deu super certo, processador fica só na casa dos 50 a 55 °
Fiz o undervolt com o tutorial que não precisa alterar a Bios, deu certo. Consegui -101,6mV.
A GPU travei em 900Mhz @700mv com a curva no afterburner, e +800 nas memórias.
Também abri o note e desliguei a bateria.

To usando o Excavator no Nicehash.

Alguem tem uma sugestão de Base cooler boa? Creio que diminua uns 5 graus com uma base boa.

Testei jogar um pouco no MW e a CPU ficou em 75° e GPU em 70° (sem o underclock e undervolt pra minerar) com a fan em auto, ficou ótimo.
Só achei o FPS baixo. ficou em 60 - 70 fps no online, isso é a memoria em single channel limitando?
 
Última edição:
Fiz o undervolt com o tutorial que não precisa alterar a Bios, deu certo. Consegui -101,6mV.
A GPU travei em 900Mhz @700mv com a curva no afterburner, e +800 nas memórias.
Também abri o note e desliguei a bateria.

To usando o Excavator no Nicehash.

Alguem tem uma sugestão de Base cooler boa? Creio que diminua uns 5 graus com uma base boa.

Testei jogar um pouco no MW e a CPU ficou em 75° e GPU em 70° (sem o underclock e undervolt pra minerar) com a fan em auto, ficou ótimo.
Só achei o FPS baixo. ficou em 60 - 70 fps no online, isso é a memoria em single channel limitando?

Muitos jogos modernos tem sua performance prejudicada pelo single channel. Quando comprei o note acabei desistindo de jogar enquanto não comprei uma segunda memória.

Se você der uma pesquisada no youtube, vai achar diversos vídeos comparando single X dual.

Edit: sobre a base cooler,
Eu uso o modelo AC292 da Multilaser, não porque é a melhor, mas por recomendação de um amigo que usa uma dessas há uns 3 anos. Noto uma redução de 2º~3º quando estou jogando algo mais pesado.
 
Fiz o undervolt com o tutorial que não precisa alterar a Bios, deu certo. Consegui -101,6mV.
A GPU travei em 900Mhz @700mv com a curva no afterburner, e +800 nas memórias.
Também abri o note e desliguei a bateria.

To usando o Excavator no Nicehash.

Alguem tem uma sugestão de Base cooler boa? Creio que diminua uns 5 graus com uma base boa.

Testei jogar um pouco no MW e a CPU ficou em 75° e GPU em 70° (sem o underclock e undervolt pra minerar) com a fan em auto, ficou ótimo.
Só achei o FPS baixo. ficou em 60 - 70 fps no online, isso é a memoria em single channel limitando?
Pra mim o quickminer e escavator nao funcionou. Eu instalei o driver pelo geforce experience.
Vi que poderia ser isso, desinstalei o driver pelo DDU, instalei um driver standard conforme recomendação da nicehash e não deu, só ta aceitando o quick miner normal com nbminer.

o meu ta nesses suportes suspensos, acho que é melhor que uma base pois ele tem entradas de ar embaixo que precisa de ventilação e ar frio

Comigo não esta deixando fazer otimização de nenhuma forma no quickminer, fica somente com 32mh/s
Nem o afterburner deixa alterar a curva, PL e os fans, somente core clock e memory clock
 
Última edição:
Poderia dizer como vc configurou?

Estou deixando só durante a noite minerando para não extrapolar com o note.

Estou deixando na nicehash com nbminer, está ficando com 60° na gpu e 69/70 no hotspot, porem esta fazendo 33Mh/s, com os fans em 70%




Só lembrando os amigos que não precisa fazer downgrade na bios, com o Tutorial que nosso colega postou nesse post da pra fazer tranquilamente sem mexer na bios.

Fiz e deu super certo, processador fica só na casa dos 50 a 55 °
Po cara, no auge da minha limitação, consegui destravar o undervolt aqui da minha maquina .. nem acredito ..

Algumas duvias?

Eu preciso fazer a config para ele iniciar com o windows? ou posso ligar apenas qdo for jogar?
Outra coisa, alguem tem uma config definitiva ai para games, relacionada a novo helios 300 com a 2070maxq?

Agradeço ae
 
Po cara, no auge da minha limitação, consegui destravar o undervolt aqui da minha maquina .. nem acredito ..

Algumas duvias?

Eu preciso fazer a config para ele iniciar com o windows? ou posso ligar apenas qdo for jogar?
Outra coisa, alguem tem uma config definitiva ai para games, relacionada a novo helios 300 com a 2070maxq?

Agradeço ae
O meu eu não deixo iniciar com o windows, só aciono quando preciso.
 
Pra mim o quickminer e escavator nao funcionou. Eu instalei o driver pelo geforce experience.
Vi que poderia ser isso, desinstalei o driver pelo DDU, instalei um driver standard conforme recomendação da nicehash e não deu, só ta aceitando o quick miner normal com nbminer.

o meu ta nesses suportes suspensos, acho que é melhor que uma base pois ele tem entradas de ar embaixo que precisa de ventilação e ar frio

Comigo não esta deixando fazer otimização de nenhuma forma no quickminer, fica somente com 32mh/s
Nem o afterburner deixa alterar a curva, PL e os fans, somente core clock e memory clock
Eu to apanhando aqui para instalar o driver standard da nvidia. Estou reinstalando o windows 10 para ver se da certo. O meu note é com a 2060 e nao passa de 23 MHs no quickminer...
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Hoje saiu uma nova BIOS lá no site da Acer....

Versão: 2.02
1.Update Nv Qboost define.

Alguém aí já arriscou a colocar essa?

Tentei procurar mais detalhes do que seria esse update, mas não encontrei muita coisa....
Eu instalei aqui para testar e funcionou de boa. Destravou o undervolt tbm.
 
Hoje saiu uma nova BIOS lá no site da Acer....

Versão: 2.02
1.Update Nv Qboost define.

Alguém aí já arriscou a colocar essa?

Tentei procurar mais detalhes do que seria esse update, mas não encontrei muita coisa....
O que é esse "nv qboost"?
teve alguma mudança de performance?

Instalei aqui e a edição que fiz na bios pra destravar o undervolt se manteve :joia:
Captura-de-tela-2021-05-13-192618.png

--- Post duplo é unido automaticamente: ---

A memória que está vindo nos PH315-53 é de 3200MHz da marca Smart, porém fica limitada a 2933MHz pela BIOS pois essa é a frequência oficial garantida pela Intel nos processadores de 10ª geração.

Já os PH315-52 vinham com memórias 2666MHz que, pelo mesmo motivo acima, era a frequência suportada oficialmente pelos Intel de 9ª geração.

Fiz testes aqui com o meu PH315-53, tenho 32GB (2x16GB) das memórias HyperX Impact 2666MHz CL15 e também comprei um pente de 16GB da Kingston 3200MHz CL22 pra fazer par com a memória Smart que veio com o note, e rodaram em dual channel em 2933 CL21 (igual veio original).

Pelos testes que fiz, as memórias HyperX 2666MHz CL15 em dual channel tiveram resultados melhores que a Smart+Kingston 2933MHz CL21 em dual channel. A diferença é pequena, mas tem. Talvez pelas latências da HyperX Impact serem consideravelmente mais baixas....

Em jogos, por exemplo no Shadow of the Tomb Raider, deu uma diferença de 2% a 3% no preset Alto em 1080p com o modo Turbo ativado. Já com o modo Turbo desligado, a diferença caiu pra apenas 1%.

Como disse anteriormente, é uma diferença irrisória, mas fica aí pro pessoal a título de curiosidade.
a hyperx é single rank se não me engano, as smart que vem são dual porém precisaria de outra similar com dual também pra notar diferença
aqui melhorou uns 8~10% no average em jogos com fps alto 120+, principalmente nos 0.1% e 1%
desempenho fica bom mesmo quando é dual rank com latência bem baixa, mas ai é caro d+
 
Última edição:
Eu to apanhando aqui para instalar o driver standard da nvidia. Estou reinstalando o windows 10 para ver se da certo. O meu note é com a 2060 e nao passa de 23 MHs no quickminer...
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


Eu instalei aqui para testar e funcionou de boa. Destravou o undervolt tbm.

Então quer dizer que nessa nova BIOS o undervolt já está destravado? Não precisaria fazer o esquema que passaram alguns posts atrás aí pra destravar?

a hyperx é single rank se não me engano, as smart que vem são dual porém precisaria de outra similar com dual também pra notar diferença
aqui melhorou uns 8~10% no average em jogos com fps alto 120+, principalmente nos 0.1% e 1%
desempenho fica bom mesmo quando é dual rank com latência bem baixa, mas ai é caro d+

A HyperX é dual rank também.

Mas a comparação que eu me referi foi a seguinte:

Configuração 1: 16GB HyperX 2666MHz CL15 + 16GB HyperX 2666MHz CL15

Configuração 2: 16GB Smart 3200@2933MHz CL21 (memória original que veio nele) + 16GB Kingston 3200@2933MHz CL21

Todas essas memórias são dual rank.

O cenário com a Configuração 1 foi ligeiramente melhor.

E realmente, se tivesse uma 3200MHz CL17~CL18 por exemplo, seria o ideal. Mas é muito raro achar memória de notebook com frequencia alta e latência baixa por aqui. Geralmente as de 3200MHz são tudo CL21~22. E quando acha com latência baixa, acaba sendo muito caro, nem vale a pena pela pouca diferença de performance que iria dar no final das contas. Até porque, a BIOS vai capar a memória em 2933MHz de qualquer forma, então acaba sendo um fator limitante.
 
Então quer dizer que nessa nova BIOS o undervolt já está destravado? Não precisaria fazer o esquema que passaram alguns posts atrás aí pra destravar?



A HyperX é dual rank também.

Mas a comparação que eu me referi foi a seguinte:

Configuração 1: 16GB HyperX 2666MHz CL15 + 16GB HyperX 2666MHz CL15

Configuração 2: 16GB Smart 3200@2933MHz CL21 (memória original que veio nele) + 16GB Kingston 3200@2933MHz CL21

Todas essas memórias são dual rank.

O cenário com a Configuração 1 foi ligeiramente melhor.

E realmente, se tivesse uma 3200MHz CL17~CL18 por exemplo, seria o ideal. Mas é muito raro achar memória de notebook com frequencia alta e latência baixa por aqui. Geralmente as de 3200MHz são tudo CL21~22. E quando acha com latência baixa, acaba sendo muito caro, nem vale a pena pela pouca diferença de performance que iria dar no final das contas. Até porque, a BIOS vai capar a memória em 2933MHz de qualquer forma, então acaba sendo um fator limitante.
Ai não sei dizer, eu estava na 1.09 destravada seguindo o guia
se nessa nova versão já vem desbloqueada por padrão é muito bom!

Qual o modelo da sua hyperx?
 
Eu to apanhando aqui para instalar o driver standard da nvidia. Estou reinstalando o windows 10 para ver se da certo. O meu note é com a 2060 e nao passa de 23 MHs no quickminer...
Confesso que formatei novamente do zero, baixei o driver direto no site da nvidia, tanto o 462.59 quanto o 466.27 que são os que aparecem quando escolhe RTX 20xx (notebook), nenhum dos dois instalaram de forma direta, ja pelo geforce experience instala o 466.27.
Instalei o quickminer novamente e ele não da a opção de otimizar,
por hora vou ficando com 32mh/s e 90w de consumo até achar outra solução.
Pelo menos as temperaturas estão boas enquanto esta frio, mas no calor talvez vai dar problema.

Se vc ou alguem mais descobrir como otimizar no quickminer avisa aqui
 
Ai não sei dizer, eu estava na 1.09 destravada seguindo o guia
se nessa nova versão já vem desbloqueada por padrão é muito bom!

Qual o modelo da sua hyperx?
HyperX Impact HX426X15IB2/16
 
Confesso que formatei novamente do zero, baixei o driver direto no site da nvidia, tanto o 462.59 quanto o 466.27 que são os que aparecem quando escolhe RTX 20xx (notebook), nenhum dos dois instalaram de forma direta, ja pelo geforce experience instala o 466.27.
Instalei o quickminer novamente e ele não da a opção de otimizar,
por hora vou ficando com 32mh/s e 90w de consumo até achar outra solução.
Pelo menos as temperaturas estão boas enquanto esta frio, mas no calor talvez vai dar problema.

Se vc ou alguem mais descobrir como otimizar no quickminer avisa aqui
Já reinstalei o windows 3 vezes com builds novas e antigas. Em nenhuma consegui instalar o driver standard. Sempre dá erro de versao (isso que eu tentei com a versao desktop e notebook).
Pelo geforce experience ele atualiza mas fica com o driver DCH. Nesse driver, o que eu notei é que mesmo mexendo no clock da memoria pelo MSI Afterburner, nao altera em nada a mineiracao. No log do Nicehash Quick Miner dá para ver a msg de erro falando que ele nao consegue alterar a TDP da Gpu.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo