• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

[TÓPICO OFICIAL] Acer Predator Helios 300

A BIOS da versão com a 3060 atualizou essa semana através do Windows Update e perdeu o desbloqueio do undervolt... No primeiro reboot da atualização a temperatura já bateu 95 graus só com o Windows iniciando, o que é insano! Fiz o undervolt novamente e a vida voltou ao normal, jogando tudo sem problemas com temps máximas de 80 a 85
 
Rapaziada, alguém tem o caminho das pedras para conseguir destravar a bios do helios 300 com rtx 3060 ?

Sem isso, está complicado aqui, pois eu uso máquinas virtuais tb e não é possível fazer o undervolt pelo windows sem desativar a virtualização. E sem o undervolt, o nível de ruído só trabalhando e navegando está me incomodando.

No meu caso, só a bateria limitada e esse excesso de ruído que está me incomodando bastante mesmo. Acho que se não resolver isso, vou devolver.
 
A BIOS da versão com a 3060 atualizou essa semana através do Windows Update e perdeu o desbloqueio do undervolt... No primeiro reboot da atualização a temperatura já bateu 95 graus só com o Windows iniciando, o que é insano! Fiz o undervolt novamente e a vida voltou ao normal, jogando tudo sem problemas com temps máximas de 80 a 85
Fimware do Helios com a 3070 tbm atualizou hoje! Não testei ainda mas deve ter desbloqueado essa questão tbm..
 
Olá, pessoal.

Tenho o Helios com 2070 MAXQ e i710750h.

Estou jogando jogos nem tão pesados assim, como Dota2, Dead by Daylight e Stray e de repente o meu FPS "derrete", fica um tempão uns 40-50 fps, e depois do nada retorna a mais de 100.

Já dei undervolt, as temperaturas não estão passando de 80 graus, e isso está me incomodando muito.

Minhas opções de bateria no Windows 11 simplesmente não abrem. Fica rodando o loading e nunca abre. Já fiz algumas coisas que pesquisei na internet e não resolveu.

Alguém sugere o que possa ser?

Preguiça de formatar...tenho tanta coisa pra instalar de volta =(
 
galera que tem o helios 300 com 3070, vi que na gringa existem alguns modelos do helios e todos tem a mesma fonte de 230W, desde modelos com TGP de 80W a modelos com TGP de 130W, alguem que fez esse processo manteve com ele? sentiu diferença no carregamento e aquecimento?
ps: acham que a lenovo mudaria o projeto das baterias e fonte só pra acomodar a rtx com tgp maior (duvido) ou capou a max-q para vender mais barato?

Outra coisa, adquiri tambem um monitor ultrawide quadhd, alguem que use com ultrawide ai sabe dizer o desempenho dele? (só devo jogar forza horizon 5 no note e queria jogar em quadhd ultrawide e nao ligo de diminuir a qualidade até o médio/alto, pegando 60 fps cravados me atende)
 
galera que tem o helios 300 com 3070, vi que na gringa existem alguns modelos do helios e todos tem a mesma fonte de 230W, desde modelos com TGP de 80W a modelos com TGP de 130W, alguem que fez esse processo manteve com ele? sentiu diferença no carregamento e aquecimento?
ps: acham que a lenovo mudaria o projeto das baterias e fonte só pra acomodar a rtx com tgp maior (duvido) ou capou a max-q para vender mais barato?

Outra coisa, adquiri tambem um monitor ultrawide quadhd, alguem que use com ultrawide ai sabe dizer o desempenho dele? (só devo jogar forza horizon 5 no note e queria jogar em quadhd ultrawide e nao ligo de diminuir a qualidade até o médio/alto, pegando 60 fps cravados me atende)​
Opa, então eu tenho um modelo com a RTX 3070 e já fiz o desbloqueio de TGP algumas vezes, só que no meu caso ficou muito instável, a ponto do PCH esquentar tanto e reiniciar a maquina, outro ponto é o carregador que não consegue manter a energia necessária, sendo que a bateria ficava perdendo carga nas jogatinas, fora o barulho insuportável do note. Voltando a versão normal com o TGP de 80w as temperaturas ficam bem tranquilas e o barulho fica no "aceitável". Fiz undervolt e mesmo assim não resolveu. A diferença é que o modelo da gringa com a RTX 3070 e TGP de 130w é de 17 polegadas e tem refrigeração ativa no PCH, integrado ao sistema de refrigeração do note. Já o nosso modelo vem com o PCH "pelado" e muita gente aqui mesmo do fórum está tendo problemas com o aquecimento do PCH, eu inclusive. Como o note é compacto e todos os componentes são ligados a mesma placa o aumento no TPG aumenta as temperaturas tanto da CPU quanto da GPU e por consequência aumenta a temperatura do note inteiro. Ai a escolha de desbloquear o TGP fica por sua conta.

O que eu acho que precisaria pra ser valido o desbloqueio do TPG seria um limitador de consumo da GPU através de software pois teve casos que a minha chegou a bater 150W de consumo com o TGP desbloqueado. Mesmo setando o jogo a 60 FPS, o consumo ainda continua alto, na casa dos 130w a 140w, acredito que se tivesse um modo de limitar o TGP entre 110 a 120W seria perfeito.​

Em relação a performance, eu tenho um monitor QuadHD UltraWide da MSI de 100hz, só que no momento estou jogando só FPS e até agora todos rodaram de boas. Único jogo single player que estou jogando é Jedi Fallen Order e aqui com gráficos no alto roda de 80 a 100 fps, então creio que no seu caso vai rodar bem tranquilo a 60 fps.
 
Opa, então eu tenho um modelo com a RTX 3070 e já fiz o desbloqueio de TGP algumas vezes, só que no meu caso ficou muito instável, a ponto do PCH esquentar tanto e reiniciar a maquina, outro ponto é o carregador que não consegue manter a energia necessária, sendo que a bateria ficava perdendo carga nas jogatinas, fora o barulho insuportável do note. Voltando a versão normal com o TGP de 80w as temperaturas ficam bem tranquilas e o barulho fica no "aceitável". Fiz undervolt e mesmo assim não resolveu. A diferença é que o modelo da gringa com a RTX 3070 e TGP de 130w é de 17 polegadas e tem refrigeração ativa no PCH, integrado ao sistema de refrigeração do note. Já o nosso modelo vem com o PCH "pelado" e muita gente aqui mesmo do fórum está tendo problemas com o aquecimento do PCH, eu inclusive. Como o note é compacto e todos os componentes são ligados a mesma placa o aumento no TPG aumenta as temperaturas tanto da CPU quanto da GPU e por consequência aumenta a temperatura do note inteiro. Ai a escolha de desbloquear o TGP fica por sua conta.

O que eu acho que precisaria pra ser valido o desbloqueio do TPG seria um limitador de consumo da GPU através de software pois teve casos que a minha chegou a bater 150W de consumo com o TGP desbloqueado. Mesmo setando o jogo a 60 FPS, o consumo ainda continua alto, na casa dos 130w a 140w, acredito que se tivesse um modo de limitar o TGP entre 110 a 120W seria perfeito.​

Em relação a performance, eu tenho um monitor QuadHD UltraWide da MSI de 100hz, só que no momento estou jogando só FPS e até agora todos rodaram de boas. Único jogo single player que estou jogando é Jedi Fallen Order e aqui com gráficos no alto roda de 80 a 100 fps, então creio que no seu caso vai rodar bem tranquilo a 60 fps.
Aqui com a 3060, percebi que depois da última atualização mudaram isso, antes mesmo limitando o fps a placa puxava tudo que podia e subia os clocks, gastando e esquentando. Agora ela puxa conforme usa, no forza por exemplo, no ultra ela puxa entre 45 e 50w na maior parte do tempo a 60 fps.
 
Opa, então eu tenho um modelo com a RTX 3070 e já fiz o desbloqueio de TGP algumas vezes, só que no meu caso ficou muito instável, a ponto do PCH esquentar tanto e reiniciar a maquina, outro ponto é o carregador que não consegue manter a energia necessária, sendo que a bateria ficava perdendo carga nas jogatinas, fora o barulho insuportável do note. Voltando a versão normal com o TGP de 80w as temperaturas ficam bem tranquilas e o barulho fica no "aceitável". Fiz undervolt e mesmo assim não resolveu. A diferença é que o modelo da gringa com a RTX 3070 e TGP de 130w é de 17 polegadas e tem refrigeração ativa no PCH, integrado ao sistema de refrigeração do note. Já o nosso modelo vem com o PCH "pelado" e muita gente aqui mesmo do fórum está tendo problemas com o aquecimento do PCH, eu inclusive. Como o note é compacto e todos os componentes são ligados a mesma placa o aumento no TPG aumenta as temperaturas tanto da CPU quanto da GPU e por consequência aumenta a temperatura do note inteiro. Ai a escolha de desbloquear o TGP fica por sua conta.

O que eu acho que precisaria pra ser valido o desbloqueio do TPG seria um limitador de consumo da GPU através de software pois teve casos que a minha chegou a bater 150W de consumo com o TGP desbloqueado. Mesmo setando o jogo a 60 FPS, o consumo ainda continua alto, na casa dos 130w a 140w, acredito que se tivesse um modo de limitar o TGP entre 110 a 120W seria perfeito.​

Em relação a performance, eu tenho um monitor QuadHD UltraWide da MSI de 100hz, só que no momento estou jogando só FPS e até agora todos rodaram de boas. Único jogo single player que estou jogando é Jedi Fallen Order e aqui com gráficos no alto roda de 80 a 100 fps, então creio que no seu caso vai rodar bem tranquilo a 60 fps.
valeu demais pela explicação amigo.
no dia que olhei (segunda a noite) o site da acer americana achei uma variaçao que usava tela full hd 17.3 com a mesma fonte de 230W, e existe uma fonte de 330, acha que liberar o tgp e utilizar uma fonte mais potente faça diferença?
se nao me engano tem uma bios que vai até 120W (fonte 230) e uma até 140W (o modelo 17 com fonte 330), chegando ele aqui vou procurar a respeito.

chegando aqui amanha farei as atualizaçoes e testes iniciais nele, reporto por aqui.
 
Aqui com a 3060, percebi que depois da última atualização mudaram isso, antes mesmo limitando o fps a placa puxava tudo que podia e subia os clocks, gastando e esquentando. Agora ela puxa conforme usa, no forza por exemplo, no ultra ela puxa entre 45 e 50w na maior parte do tempo a 60 fps.

Interessante, se eles ajustaram pra utilizar a GPU e o consumo conforme a demanda gráfica vai tornar o desbloqueio do TGP mais viável. Vou desbloquear e fazer os testes. Valeu pela informação amigo.

valeu demais pela explicação amigo.
no dia que olhei (segunda a noite) o site da acer americana achei uma variaçao que usava tela full hd 17.3 com a mesma fonte de 230W, e existe uma fonte de 330, acha que liberar o tgp e utilizar uma fonte mais potente faça diferença?
se nao me engano tem uma bios que vai até 120W (fonte 230) e uma até 140W (o modelo 17 com fonte 330), chegando ele aqui vou procurar a respeito.

chegando aqui amanha farei as atualizaçoes e testes iniciais nele, reporto por aqui.

Tranquilo amigo, estamos aqui para se ajudar.

Então, utilizando um carregador com maior capacidade vai fazer diferença porque você terá mais folga no consumo dos componentes, mas acho que o carregador do predator com 230w pode dar conta caso você limite a CPU entre 30 a 35w e limite a GPU entre 110 a 120w, ai você tem um consumo de 140 a 150w pra cpu e gpu e sobraria, teoricamente, 80 a 90w de energia para os outros componente do note, como ssd, memoria, portas usb, tela, etc...

Sobre a bios com consumo de até 120W eu não tenho informações, para o nosso modelo de rtx 3070 essa bios seria mais interessante que a de 140W.

Pra mim o maior problema do note, além do barulho, é o fato do PCH vir sem refrigeração ativa, o que é muito comum em outros notes, agora não entendo por que um componente que na maioria dos casos esquenta bastante não tenha refrigeração sendo que o mesmo modelo do predator na gringa só que com monitor de 17 polegadas tenha refrigeração no PCH, incomoda bastante pois é um notebook bastante caro. Você raramente encontra hoje no mercado placas mãe de desktop que não tenham refrigeração passiva ou até ativa no PCH, impressiona ver que em notebooks que são projetos bastante compactos e possuem componentes de alto desempenho não tenham muita consideração com esse componente que é vital pro seu funcionamento.​
 
Fiz os testes com mais tempo no helios 300 com 3070. Forza Horizon 5 3440x1440 qualidade alta sem escala de resolução travado a 80fps. rodou até 82graus no cpu e 68 a 74 na GPU travado no modo turbo. joguei hoje um pouco do marvel spider man no 3440 com dlss ativado e sem rt. como os dois rodaram bem no monitor, nao devo mexer no TGP (achei quente demais ir a 80 e 82 graus pq o notebook fica intocavel, só com teclado ou controle mesmo.

vi nos canais de youtube chegando a 90 e 95 e assustei um pouco. vou deixar quieto por hora.
 
Helios 300 rtx 3070 por R$ 6650 considerando AME e Zoom no site da Acer.
Se vc conseguiu fechar por esse preço, fez uma boa compra. Que eu acompanhei é o menor preço.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Helios 300 rtx 3070 por R$ 6650 considerando AME e Zoom no site da Acer.
Você viu que o site da Acer da cashback de 20% pelo Ame, porém, limitado em 1000 reais?
 
Peguei o meu no início do mês com 1TB nvme RTX 3060 e i7 11800H 16GB, devo ler os tópicos anteriores e dar mais informações pra quem quiser. Algumas impressões e configs já feitas:

-atualização de BIOS para 1.12
-abertura e instalação do slot e HD de notebook adicional SATA 3 de 1TB que usava no PC anterior.
-Configs da bios para daily driver que pra mim são essenciais (usuário de linux tb): Desativação de intel VMT, Desativação de Som ao ligar, Desativação de Secure Boot (precisou setar uma senha no setup pra liberar a opção), Desativação de FastBoot e outras besteiras que não recordo, mas basicamente foi isso que mexi no setup (que sempre uso assim em qqr PC por questões pessoais de softwares E OS's que uso)
- NVME 1TB que vem nele da samsung é muito quente, opera sempre nos 60 graus com ou sem uso, achei meio estranho.
-Instalei o Windows 10 (windows 11 pra mim ainda é beta e não presta)
- Testei em vários games, temps padrão são quentes 80~90 porém processador fica sendo usado desnecessariamente no clock total do turbo.
- Configurei o throtlestop para desativar o turbo e outras coisas, temp caiu para 50~60 nos jogos que uso diariamente e foi o suficiente sem precisar de undervolt por ora.

Se tiver mais coisa que eu lembre coloco aqui. No meu uso, trabalho, jogos e lazer o note vai ficar ligado 24/7 no monitor e sendo usado constantemente, será que queima rápido KKKK?

EDIT: Vi que saiu a bios 1.13, é recomendável atualizar? Vejo gente reportando em pcs gamers que as vezes piora porque eles capam mais coisas, se for o caso fico no aguardo de quem puder passar a visão se está tudo certinho. Outro ponto é que vi gente falando que tem modelos desse capados em 80W mas no meu msi afterburner ondisplay a GPU bate 97W + - acredito que já tenha vindo sem limitação.

EDIT2: Pesquisei aqui profundamente e me parece que "SV2" support que colocaram na descrição da bios seja Sun Valley , nova versão do Windows 11 22H2. Estou chutando kkkk se for isso é um update de bios inútil para mim https://answers.microsoft.com/en-us...n-may-24/cbf143c9-4626-4980-acb0-131a62aad8cd
 
Última edição:
Se vc conseguiu fechar por esse preço, fez uma boa compra. Que eu acompanhei é o menor preço.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


Você viu que o site da Acer da cashback de 20% pelo Ame, porém, limitado em 1000 reais?
Vi sim mas no meu app do AME ta 1900 para ser recebido e não 1000. já enviaram pra mim o note, agora so aguardar o cashback do zoom cair
 
Dá pra testar fácil logo depois de receber, aqui só de desativar a placa ethernet a temperatura do sistema cai em quase instantaneamente.


Precisa estar com algo pesado aberto ou isso ai é ocioso mesmo?
 
Koé, botei esse dissipador com um adesivo térmico em cima do chipset, pode dar merda ou tá de boa? As temps do SSD e chipset cairam bem já. O meu é o helios 300

PH315-54​


Chipset 1
Chipset 2
 
Última edição:
Koé, botei esse dissipador com um adesivo térmico em cima do chipset, pode dar merda ou tá de boa? As temps do SSD e chipset cairam bem já. O meu é o helios 300

PH315-54​


Chipset 1
Chipset 2
Fica tranquilo, isso é uma coisa que DEVE ser feita no helios. Pode ate colocar um maior.


Fico puto com a Acer BR, que lança sempre depois de 1 ano aqui. O modelo 2022 está animal. Se bobear até melhor que o Alienware M15 R7




Comparativo com o M15 R7:
 
Última edição:
Fica tranquilo, isso é uma coisa que DEVE ser feita no helios. Pode ate colocar um maior.


Fico puto com a Acer BR, que lança sempre depois de 1 ano aqui. O modelo 2022 está animal. Se bobear até melhor que o Alienware M15 R7


Show de bola, vou curtir agora uma jogatina pra testar essa build nova de gambiarra caseira bem feita hauhauha.
Esse modelo ai demora pra chegar e quando chega vem 6x o preço original, ai até se tornar viável de comprá-lo vira antigo como o caso do meu e assim repetimos o ciclo brasileiro de mercado de eletrônicos padrão.
EDIT: vendo o vídeo ainda reparei que o slot 2 fica muito próximo do heatsink, dará problema também provavelmente pra quem for usar 2.
 
Uso SSD nos 2 slots e também coloquei heatsink na PCH, então realmente ficou encostando no SSD, tem que ser no máximo 20x20mm pra caber ali... O resultado é bom, mas não é o bastante pra usar cabo de rede ainda... Vai de 45 pra 70 graus muito rápido só de conectar o cabo
 
Uso SSD nos 2 slots e também coloquei heatsink na PCH, então realmente ficou encostando no SSD, tem que ser no máximo 20x20mm pra caber ali... O resultado é bom, mas não é o bastante pra usar cabo de rede ainda... Vai de 45 pra 70 graus muito rápido só de conectar o cabo
Aqui eu uso cabo de rede direto há um mês e não tive esse probema, qual seu modelo completo ai?
Queria que se tivesse um link ai de um dissipador pra comprar mais adequado fininho pra quem vai colocar NVME no slot 1 depois pois ai quando eu comprar o futuro nvme eu já compro esse dissipador mais adequado.
 
Última edição:
Fica tranquilo, isso é uma coisa que DEVE ser feita no helios. Pode ate colocar um maior.


Fico puto com a Acer BR, que lança sempre depois de 1 ano aqui. O modelo 2022 está animal. Se bobear até melhor que o Alienware M15 R7




Comparativo com o M15 R7:

Esse not chega aqui no BR por no mínimo 15k :/
Brazil zil zil zil
 
Bom, um ponto que estou vendo agora, bateria. Apesar de ser uma merda, meu uso é tipo profissional/desktop, ou seja, nunca uso a bateria e tá sempre na energia com monitor externo ligado. Pra preservar a bateria, queria um jeito (se fosse por bios seria ótimo) de ter um recurso de preservar a bateria tipo limitar ela em uns 80% Tem alguma forma na bios?
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo