[DÚVIDA] Adaptador DVI x DisplayPort 1080ti 144Hz

Bigones

Member
Registrado
Olá pessoal.
Essa semana comprei um PC novo, e enquanto estou esperando chegar, to namorando umas informações sobre os componentes. Ao analisar a placa de vídeo e o monitor percebi que a placa possui 3 saídas DisplayPort e uma HDMI, porém nenhuma DVI, enquanto o monitor não possui nenhuma entrada DisplayPort(e os 144Hz só funcionam pelo DVI).

Pesquisei na internet e encontrei alguns adaptadores, porém li a seguinte informação de um vendedor: "Este item só tem o perfeito funcionamento quando utilizado de Displayport para DVI, invertendo as conexões não existe compatibilidade de DVI x Displayport.", e isso me causou algumas dúvidas quanto ao tipo de adaptador usar.

As conexões corretas, em ordem do PC pro monitor seriam:
1. GPU+Adaptador DP macho > Adaptador DVI fêmea+cabo DVI > Cabo DVI + monitor

ou

2. GPU+Cabo DP> Cabo DP+ Adaptador DP femea > Adaptador DVI macho + monitor

ou nenhum dos dois?
E o fato de eu estar usando adaptador interfere nos 144Hz?
Não sei se a pergunta é trivial, mas o conteúdo que eu encontrei na internet mais me confundiu do que ajudou.
 
@Bigones, te resumir que o ideal seria algo direto, similar a isso aqui: DP TO DVI ADAP.

A ordem de qualquer forma seria (da GPU): adaptador DP pra DVI, cabo DVI - DVI macho (no caso, DVI-I ou DVI-D, mas como todos os adaptadores costumam ser DVI-I que é compatível com qualquer um cabo DVI), Monitor.

Mas na questão de garantia de funcionar 1080p@144hz ou ainda qualquer outra resolução, sempre o adaptador ativo vai ser a melhor opção, ainda mais quando falamos de adaptadores DP ou para resoluções acima de 1080p@60hz, pois elimina uma pancada de fatores que influenciam na questão de chances de funcionar em certas placas de vídeo ou monitores.

Pra tua sorte, no mercado livre tem adaptador dp-dvi akasa ativo por 65 reais e alguns outros modelos com preço razoável.
 
Olá, obrigado pela resposta, já me deu uma luz.
É sobre esse cabo aqui que você falou?
Ta escrito no anuncio que roda 4k@30Hz, mas será que funciona 1080p@144Hz? No site deles não tem informação sobre esse produto...
 
DisplayPort para DVI-D Dual Link pode esquecer porque não vai encontrar aqui. Estes que são vendidos no Aliexpress, Mercado Livre são adaptadores passivos Single Link disfarçados de Dual Link.

O que você precisaria é de um conversor ativo, o que é bem caro e raro de encontrar.

https://www.amazon. com/dp/B002ISVI3U
https://www.amazon. com/dp/B00A493CNY/

O adaptador que vem com a GTX 1080 Ti já foi provado que é Single Link (eu já suspeitava disso pela simplicidade).

Active Adapters (Single-Link DVI)

Inexpensive DisplayPort to Single-Link DVI active adapters exist. These are intended for multi-monitor configurations on some older graphics cards which do not support more than two monitors through DVI / HDMI, including DisplayPort to DVI / HDMI passive adapters; these graphics cards are identified here. Generally speaking, any inexpensive DisplayPort to DVI active adapter is Single-Link-only. As with passive adapters, these may appear to have "Dual-Link" connectors on them and may be advertised as "Dual-Link", so it is advised to read the description carefully to look for the maximum resolution and refresh frequency that the adapter claims to support. Single-Link DVI adapters will be limited to 1920×1200 @ 60 Hz or 2560×1600 @ 30 Hz.

Active Adapters (Dual-Link DVI)

A more complex active adapter is required to convert DisplayPort to a full Dual-Link DVI connection. Please note that DisplayPort to Dual-Link DVI active adapters are expensive and generally unreliable, so these should only be considered as a last resort. Even if your monitor has a Dual-Link DVI port, it is usually not necessary to have a Dual-Link DVI connection. Passive and active DisplayPort to Single-Link DVI adapters still function in Dual-Link DVI ports. Dual-Link DVI active adapters should avoided unless the monitor's specifications exceed the limits of Single-Link DVI (listed in the table above).
 
DisplayPort para DVI-D Dual Link pode esquecer porque não vai encontrar aqui. Estes que são vendidos no Aliexpress, Mercado Livre são adaptadores passivos Single Link disfarçados de Dual Link.

O que você precisaria é de um conversor ativo, o que é bem caro e raro de encontrar.

https://www.amazon. com/dp/B002ISVI3U
https://www.amazon. com/dp/B00A493CNY/

O adaptador que vem com a GTX 1080 Ti já foi provado que é Single Link (eu já suspeitava disso pela simplicidade).

Esse link tá off! Estou com mesmo problema! Gpu somente dp e monitor 144hz somente dvi D! Me ajudem com alguma solução! Qual cabo certo comprar?
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo