
System Requirements
* Microsoft® Windows® 98/Me/XP/2000
* PC with 450 MHz equivalent or higher processor
* 128 MB of system RAM
* AOM -> 1.5 GB available hard disk space | AOM:TT -> 450 MB available hard disk space
* 32x speed or faster CD-ROM drive
* 16 MB video card required
* Sound card, speakers or headphones required for audio
* Microsoft Mouse or compatible pointing device
* 56.6 Kbps or better modem for online play

Age of Mythology é um jogo de computador de estratégia em tempo real lançado em 2002. Produzido pela Ensemble Studios, o jogo é uma variação da série Age of Empires, com mais foco em mitologia que com fidelidade histórica.O jogo também vendeu 1 milhão de unidades em apenas 5 meses.
Jogabilidade
Considerado por muitos o melhor jogo de estrategia, Age of Mythology é baseado em construção de cidades, coleta de recursos, pesquisa de tecnologia e criação de exércitos para eliminar civilizações adversárias. O jogador evolui por quatro idades, cada uma com mais construções, unidades e tecnologias, iniciando na Idade Arcaica, seguindo pelas Idades Clássica, Heróica e Mística ao construir certas edificações. Há modos de campanha, cenário aleatório e multiplayer para até doze jogadores.
Existem três civilizações: Grega, Egípcia e Nórdica. Podem-se escolher três "deuses maiores" de cada uma (Zeus, Hades e Poseidon; Ísis, Rá e Set; Odin, Thor e Loki) e ao avançar para o próximo período, escolher deuses menores (dentre eles Afrodite, Bast e Týr), cada um com tecnologias, unidades e poderes divinos únicos que causam efeitos no cenário.
Há quatro recursos utilizados no jogo, alimento (conseguido através da caça, da forragem, do cultivo, da pesca ou do pastoreio; tecnologia e unidades), madeira (recolhida de árvores; usada por gregos e nórdicos para construção), ouro (mineração e comércio; além de tecnologia, unidades e edificações, venda de recursos) e proteção divina (utilizada para melhorias e unidades míticas, com um limite de 100 pontos de proteção exceto para Zeus, com 200; gregos conseguem com aldeões orando em um templo, egípcios construindo monumentos para os deuses, e nórdicos lutando). Recursos podem ser vendidos ou trocados no mercado.
Unidades
Há oito tipos de unidades no jogo, aldeões, que coletam recursos (com os nórdicos possuindo uma unidade extra, os anões, bons na coleta de ouro); soldados humanos, divididos em infantaria, cavalaria e arqueiros que seguem a estratégia do "Pedra, papel, tesoura": infantaria é bom contra cavalaria, cavalaria contra arqueiros e arqueiros contra infantaria, e todas as civilizações tem unidades que são efetivas apenas contra seu próprio tipo; armas de cerco, como aríetes e catapultas, para destruir construções; unidades navais, divididas em barcos de pesca, transporte e de combate, estes divididos em navios de flecha, aríete e de cerco, e também submetidos a um "pedra, papel e tesoura"; heróis e unidades míticas.
Heróis
Os Heróis são unidades efetivas contra unidades mitológicas, e medianas enfrentando unidades humanas, que também podem carregar relíquias que ao serem postas em um templo dão um aperfeiçoamento ao jogador. Os heróis gregos, treinados no centro da cidade e fortaleza, são os presentes nas histórias mitológicas, como Jasão, Teseu, Aquiles, Hércules e Belerofonte. Os egípcios são o Faraó, que cura ferimentos, abençoa construções acelerando sua produtividade e ao ser morto é reposto; e o sacerdote, treinado em templos e centros de cidade, que não abençoam construções e carregam relíquias (exceto os de Rá) mas podem curar unidades, e tem a habilidade de construir Obeliscos. Os nórdicos são os Hersir, uma infantaria especial criada no templo e quartel que gera bênção mais rápido que unidades normais - e o poder divino Ragnarok, do deus Balder torna heróis os anões e aldeões.
Na campanha, os heróis necessários para a história se regeneram, e ao morrer podem ser ressuscitados se uma unidade aliada aproximar-se. Há dez heróis, três heróis gregos treinados no jogo normal que aparecem na trama com habilidades extras (Ájax, que arremessa unidades como o Minotauro; Odisseu; e Quíron, que pode atirar três flechas de uma só vez), quatro heróis mitólogicos (Agamenon, que não possui lança; Setna, capaz de curar como um sacerdote; e Brokk e Eitri, que como anões regulares), e três heróis originais (o protagonista Arkantos, que aumenta a moral e ataque de unidades próximas, como os Einherjar; Amanra, heroína que se lança em combate como um anubite; e Reginleif, uma valquíria de infantaria).
Unidades míticas
Há várias unidades retiradas ou baseadas na mitologia, fortes contra unidades humanas, e dependendo da unidade, contra construções, e fracas contra heróis. Cada deus dá sua própria unidade, com alguns cedendo mais de uma.
Dos Gregos
* Pégasus
* Hipocampo
* Sombras de Hades
* Minotauro
* Cíclope
* Centauro
* Hidra
* Scylla
* Mantícora
* Leão de Neméia
* Colosso
* Quimera
* Medusa
* Carcino
Dos Egípcios
* Anubite
* Wadjet
* Esfinge
* Escaravelho
* Homem Escorpião
* Leviatã
* Roca
* Petsuchos
* Fênix
* Múmia
* Vingador
* Tartaruga de Guerra
Dos Nórdicos
* Einherjar
* Troll
* Gigante de Fogo
* Gigante de Gelo
* Gigante da Montanha
* Valquíria
* Javali de Combate
* Kraken
* Jormungand
* Cria do Lobo Fenrir
* Nidhogg
Unidades normais
Gregos
Deuses maiores
* Zeus, deus dos céus - Raio: Mata uma unidade ;cria Pégaso
* Hades, deus do submundo - Sentinela: Cria quatro estátuas vivas em torno do centro da cidade; cria Sombras
* Posêidon, deus do mar - Chamariz: Cria pedra que atrai animais selvagens; cria Hipocampo
Deuses menores
* Hermes, deus mensageiro - Cessar-fogo: As suas forças de combate não podem atacar as formações inimigas e vice-versa, durante um período de tempo; cria Centauros
* Atena, deusa da sabedoria - Restauração: Restaura na totalidade os pontos de vida das unidades e edificações no espaço do poder; cria Minotauros
* Ares, deus da guerra - Pestilência: O edifício-alvo não pode produzir novas unidades durante um período de tempo; cria Ciclopes
* Dionísio, deus do vinho - Bronze: As unidades-alvo ficam revestidas a bronze, tendo maior proteção; cria Hidra
* Apolo, deus do Sol - Siga sub-mundo: Cria um portal entre dois locais; cria Mantícora
* Afrodite, deusa da beleza - Maldição: As unidades-alvo transformam-se em suínos; cria Leões de Neméia
* Hera, deusa do lar - Tempestade de trovões: Convoca uma tempestade, cujos relâmpagos matam imediatamente as unidades-alvo. Fraco contra edifícios; cria Medusas e Carcinos
* Hefesto, deus da forja - Abundância: Um edifício que gera grandes quantidades de recursos é construído; cria Colossos
* Ártemis, deusa da caça - Terremoto: A terra treme durante um período de tempo,extremamente forte contra edificios,fraco contra unidades; cria Quimeras
Egípcios
Deuses maiores
* Ísis, deusa da prosperidade - Prosperidade : Coleta de ouro mais rapidamente,defende as edificações de poderes divinos
* Rá, deus rei - Chuva : Global. Acelera a coleta de alimentos das fazendas, para todos os aldeões aliados do mapa.
* Set, deus da violência - Visão : Revela uma secção inexplorada do mapa; sacerdotes e faráos podem conjurar animais lutadores
Deuses menores
* Ptah, deus da criação - Areias móveis : Transporta unidades aliadas ou inimigas para qualquer lugar no mapa; cria Wadjets
* Bast, deusa da fertilidade - Eclipse : Transforma o dia em noite, reduzindo o alcance das unidades de arqueiros e de cerco e aumentando o poder das criaturas mitológicas; cria Esfinges
* Anúbis, deus dos mortos - Praga das serpentes : Convoca serpentes para defender uma área, tanto como marinha ou terrestre; cria Anubites
* Hator, deusa dos céus - Gafanhotos : Arrasa as fazendas e barcos pesqueiros dos inimigos; cria Petsuchos e Rocas
* Sekhmet, deusa da guerra - Cidadela : transforma um centro da cidade em uma cidadela poderosa; cria Escaravelhos
* Neftis, deusa da morte - Ancestrais : Ressuscita um exército de soldados ou navios mortos para lutar; cria Homens-Escorpião e Leviatãs
* Hórus, deus da vingança - Tornado : Convoca ventos poderosos para destruir edificações e unidades; cria Vingadores
* Osíris, deus do juízo - Filho de Osíris : Transforma seu faraó em um semideus com um ataque de raio; cria múmias
* Tot, deus da sabedoria - Meteoro : Dizima cidades inteiras com a sua tempestade de meteoros; cria Fênixes e Tartarugas de Guerra
Nórdicos
Deuses maiores
* Odin, deus rei - Grande caçada : Aumenta a população de um grupo de animais; cria corvos
* Thor, deus do trovão - Mina dos anões : Cria uma mina em qualquer lugar no mapa.
* Loki, deus da intriga - Espião : Mire em uma unidade inimiga para ver o que essa unidade vê
Deuses menores
* Freyja, deusa da beleza - Incêndio florestal : Queime totalmente a floresta de um inimigo; cria Valquírias
* Heimdall, deus da vigilância - Escavar : Esmigalhe as muralhas , torres e fortalezas dos seus inimigos; cria Einherjar
* Forseti, deus da justiça - Fonte de cura : Cria uma fonte que cura todas as unidades próximas; cria Trolls
* Skadi, deusa do inverno e da caça - Gelo : Congele o exército inimigo por um período breve; cria Gigantes de Gelo
* Njord, deus do mar e das tempestades - Floresta andarilha : Dá vida a árvores próximas a um inimigo para atacá-lo; cria Gigantes da Montanha e Krakens
* Bragi, deus da poesia e dos bardos - Armas flamejantes : Concede aos soldados armas flamejantes que melhoram o ataque; cria Javalis de Batalha
* Balder, deus da beleza - Ragnarok : Transforma os coletores e anões em heróis; cria Gigantes de Fogo
* Hel, deusa do mundo inferior - Nidhogg : Convoca o dragão nórdico; cria todos os Gigantes
* Tyr, deus da guerra - Fimbul, o longo inverno : Convoca um bando de lobos; cria Lobos Fenrir e Jormungand
Campanha
Ao contrário de Age of Empires e Age of Empires II, Mythology possui uma única campanha, com 32 etapas em que o jogador passa por todas as três civilizações. A campanha, intitulada A Queda do Tridente, segue o general Atlante, Arkantos, passando por alguns mitos reais e outros criados para a campanha.
Tudo começa quando um grupo de piratas tenta conquistar Atlântida, sem uma razão específica (que é desvendada mais tarde com o decorrer da história). Após Arkantos revidar a invasão, este vai para a Guerra de Tróia ao lado dos gregos, dentre eles Agamenon, Ájax e Odisseu.
Após ajudar os gregos a vencerem, Arkantos e Ajax conhecem o centauro Chiron, que pede a eles seguirem o ciclope Gargarensis. O grupo o segue até o Erebus, e descobre que o ciclope quer libertar os Titãs de seu exílio no Tártaro. Após impedirem-no de destruir um dos portões do Erebus, Gargarensis tenta abrir o portão localizado no Egito - Arkantos, Ajax e Chiron seguem-no e conhecem Amanra, uma guerreira Núbia, que une-se a eles, e ajudam-nos a derrotar Gargarensis novamente ressuscitando o deus Osíris.
Gargarensis então decide abrir o portão localizado em Midgard, com a valquíria Reginleif ajudando Arkantos e seu grupo a impedir a abertura dos portões e o ragnarok. Gargarensis retalha prendendo-os em uma vila, tendo de sobreviver a hordas de soldados até a chegada da ajuda de Odisseu.
No meio-tempo, Gargarensis foi atrás do último portão - em Atlântida. Arkantos recebe a ajuda de Zeus para ganhar poderes divinos. Após derrotar uma estátua viva de Posêidon e Gargarensis, Atlântida afunda e Arkantos cai exausto, sendo então imortalizado por Atena, tornando-se um deus.
Considerado por muitos o melhor jogo de estrategia, Age of Mythology é baseado em construção de cidades, coleta de recursos, pesquisa de tecnologia e criação de exércitos para eliminar civilizações adversárias. O jogador evolui por quatro idades, cada uma com mais construções, unidades e tecnologias, iniciando na Idade Arcaica, seguindo pelas Idades Clássica, Heróica e Mística ao construir certas edificações. Há modos de campanha, cenário aleatório e multiplayer para até doze jogadores.
Existem três civilizações: Grega, Egípcia e Nórdica. Podem-se escolher três "deuses maiores" de cada uma (Zeus, Hades e Poseidon; Ísis, Rá e Set; Odin, Thor e Loki) e ao avançar para o próximo período, escolher deuses menores (dentre eles Afrodite, Bast e Týr), cada um com tecnologias, unidades e poderes divinos únicos que causam efeitos no cenário.
Há quatro recursos utilizados no jogo, alimento (conseguido através da caça, da forragem, do cultivo, da pesca ou do pastoreio; tecnologia e unidades), madeira (recolhida de árvores; usada por gregos e nórdicos para construção), ouro (mineração e comércio; além de tecnologia, unidades e edificações, venda de recursos) e proteção divina (utilizada para melhorias e unidades míticas, com um limite de 100 pontos de proteção exceto para Zeus, com 200; gregos conseguem com aldeões orando em um templo, egípcios construindo monumentos para os deuses, e nórdicos lutando). Recursos podem ser vendidos ou trocados no mercado.
Unidades
Há oito tipos de unidades no jogo, aldeões, que coletam recursos (com os nórdicos possuindo uma unidade extra, os anões, bons na coleta de ouro); soldados humanos, divididos em infantaria, cavalaria e arqueiros que seguem a estratégia do "Pedra, papel, tesoura": infantaria é bom contra cavalaria, cavalaria contra arqueiros e arqueiros contra infantaria, e todas as civilizações tem unidades que são efetivas apenas contra seu próprio tipo; armas de cerco, como aríetes e catapultas, para destruir construções; unidades navais, divididas em barcos de pesca, transporte e de combate, estes divididos em navios de flecha, aríete e de cerco, e também submetidos a um "pedra, papel e tesoura"; heróis e unidades míticas.
Heróis
Os Heróis são unidades efetivas contra unidades mitológicas, e medianas enfrentando unidades humanas, que também podem carregar relíquias que ao serem postas em um templo dão um aperfeiçoamento ao jogador. Os heróis gregos, treinados no centro da cidade e fortaleza, são os presentes nas histórias mitológicas, como Jasão, Teseu, Aquiles, Hércules e Belerofonte. Os egípcios são o Faraó, que cura ferimentos, abençoa construções acelerando sua produtividade e ao ser morto é reposto; e o sacerdote, treinado em templos e centros de cidade, que não abençoam construções e carregam relíquias (exceto os de Rá) mas podem curar unidades, e tem a habilidade de construir Obeliscos. Os nórdicos são os Hersir, uma infantaria especial criada no templo e quartel que gera bênção mais rápido que unidades normais - e o poder divino Ragnarok, do deus Balder torna heróis os anões e aldeões.
Na campanha, os heróis necessários para a história se regeneram, e ao morrer podem ser ressuscitados se uma unidade aliada aproximar-se. Há dez heróis, três heróis gregos treinados no jogo normal que aparecem na trama com habilidades extras (Ájax, que arremessa unidades como o Minotauro; Odisseu; e Quíron, que pode atirar três flechas de uma só vez), quatro heróis mitólogicos (Agamenon, que não possui lança; Setna, capaz de curar como um sacerdote; e Brokk e Eitri, que como anões regulares), e três heróis originais (o protagonista Arkantos, que aumenta a moral e ataque de unidades próximas, como os Einherjar; Amanra, heroína que se lança em combate como um anubite; e Reginleif, uma valquíria de infantaria).
Unidades míticas
Há várias unidades retiradas ou baseadas na mitologia, fortes contra unidades humanas, e dependendo da unidade, contra construções, e fracas contra heróis. Cada deus dá sua própria unidade, com alguns cedendo mais de uma.
Dos Gregos
* Pégasus
* Hipocampo
* Sombras de Hades
* Minotauro
* Cíclope
* Centauro
* Hidra
* Scylla
* Mantícora
* Leão de Neméia
* Colosso
* Quimera
* Medusa
* Carcino
Dos Egípcios
* Anubite
* Wadjet
* Esfinge
* Escaravelho
* Homem Escorpião
* Leviatã
* Roca
* Petsuchos
* Fênix
* Múmia
* Vingador
* Tartaruga de Guerra
Dos Nórdicos
* Einherjar
* Troll
* Gigante de Fogo
* Gigante de Gelo
* Gigante da Montanha
* Valquíria
* Javali de Combate
* Kraken
* Jormungand
* Cria do Lobo Fenrir
* Nidhogg
Unidades normais
Gregos
Deuses maiores
* Zeus, deus dos céus - Raio: Mata uma unidade ;cria Pégaso
* Hades, deus do submundo - Sentinela: Cria quatro estátuas vivas em torno do centro da cidade; cria Sombras
* Posêidon, deus do mar - Chamariz: Cria pedra que atrai animais selvagens; cria Hipocampo
Deuses menores
* Hermes, deus mensageiro - Cessar-fogo: As suas forças de combate não podem atacar as formações inimigas e vice-versa, durante um período de tempo; cria Centauros
* Atena, deusa da sabedoria - Restauração: Restaura na totalidade os pontos de vida das unidades e edificações no espaço do poder; cria Minotauros
* Ares, deus da guerra - Pestilência: O edifício-alvo não pode produzir novas unidades durante um período de tempo; cria Ciclopes
* Dionísio, deus do vinho - Bronze: As unidades-alvo ficam revestidas a bronze, tendo maior proteção; cria Hidra
* Apolo, deus do Sol - Siga sub-mundo: Cria um portal entre dois locais; cria Mantícora
* Afrodite, deusa da beleza - Maldição: As unidades-alvo transformam-se em suínos; cria Leões de Neméia
* Hera, deusa do lar - Tempestade de trovões: Convoca uma tempestade, cujos relâmpagos matam imediatamente as unidades-alvo. Fraco contra edifícios; cria Medusas e Carcinos
* Hefesto, deus da forja - Abundância: Um edifício que gera grandes quantidades de recursos é construído; cria Colossos
* Ártemis, deusa da caça - Terremoto: A terra treme durante um período de tempo,extremamente forte contra edificios,fraco contra unidades; cria Quimeras
Egípcios
Deuses maiores
* Ísis, deusa da prosperidade - Prosperidade : Coleta de ouro mais rapidamente,defende as edificações de poderes divinos
* Rá, deus rei - Chuva : Global. Acelera a coleta de alimentos das fazendas, para todos os aldeões aliados do mapa.
* Set, deus da violência - Visão : Revela uma secção inexplorada do mapa; sacerdotes e faráos podem conjurar animais lutadores
Deuses menores
* Ptah, deus da criação - Areias móveis : Transporta unidades aliadas ou inimigas para qualquer lugar no mapa; cria Wadjets
* Bast, deusa da fertilidade - Eclipse : Transforma o dia em noite, reduzindo o alcance das unidades de arqueiros e de cerco e aumentando o poder das criaturas mitológicas; cria Esfinges
* Anúbis, deus dos mortos - Praga das serpentes : Convoca serpentes para defender uma área, tanto como marinha ou terrestre; cria Anubites
* Hator, deusa dos céus - Gafanhotos : Arrasa as fazendas e barcos pesqueiros dos inimigos; cria Petsuchos e Rocas
* Sekhmet, deusa da guerra - Cidadela : transforma um centro da cidade em uma cidadela poderosa; cria Escaravelhos
* Neftis, deusa da morte - Ancestrais : Ressuscita um exército de soldados ou navios mortos para lutar; cria Homens-Escorpião e Leviatãs
* Hórus, deus da vingança - Tornado : Convoca ventos poderosos para destruir edificações e unidades; cria Vingadores
* Osíris, deus do juízo - Filho de Osíris : Transforma seu faraó em um semideus com um ataque de raio; cria múmias
* Tot, deus da sabedoria - Meteoro : Dizima cidades inteiras com a sua tempestade de meteoros; cria Fênixes e Tartarugas de Guerra
Nórdicos
Deuses maiores
* Odin, deus rei - Grande caçada : Aumenta a população de um grupo de animais; cria corvos
* Thor, deus do trovão - Mina dos anões : Cria uma mina em qualquer lugar no mapa.
* Loki, deus da intriga - Espião : Mire em uma unidade inimiga para ver o que essa unidade vê
Deuses menores
* Freyja, deusa da beleza - Incêndio florestal : Queime totalmente a floresta de um inimigo; cria Valquírias
* Heimdall, deus da vigilância - Escavar : Esmigalhe as muralhas , torres e fortalezas dos seus inimigos; cria Einherjar
* Forseti, deus da justiça - Fonte de cura : Cria uma fonte que cura todas as unidades próximas; cria Trolls
* Skadi, deusa do inverno e da caça - Gelo : Congele o exército inimigo por um período breve; cria Gigantes de Gelo
* Njord, deus do mar e das tempestades - Floresta andarilha : Dá vida a árvores próximas a um inimigo para atacá-lo; cria Gigantes da Montanha e Krakens
* Bragi, deus da poesia e dos bardos - Armas flamejantes : Concede aos soldados armas flamejantes que melhoram o ataque; cria Javalis de Batalha
* Balder, deus da beleza - Ragnarok : Transforma os coletores e anões em heróis; cria Gigantes de Fogo
* Hel, deusa do mundo inferior - Nidhogg : Convoca o dragão nórdico; cria todos os Gigantes
* Tyr, deus da guerra - Fimbul, o longo inverno : Convoca um bando de lobos; cria Lobos Fenrir e Jormungand
Campanha
Ao contrário de Age of Empires e Age of Empires II, Mythology possui uma única campanha, com 32 etapas em que o jogador passa por todas as três civilizações. A campanha, intitulada A Queda do Tridente, segue o general Atlante, Arkantos, passando por alguns mitos reais e outros criados para a campanha.
Tudo começa quando um grupo de piratas tenta conquistar Atlântida, sem uma razão específica (que é desvendada mais tarde com o decorrer da história). Após Arkantos revidar a invasão, este vai para a Guerra de Tróia ao lado dos gregos, dentre eles Agamenon, Ájax e Odisseu.
Após ajudar os gregos a vencerem, Arkantos e Ajax conhecem o centauro Chiron, que pede a eles seguirem o ciclope Gargarensis. O grupo o segue até o Erebus, e descobre que o ciclope quer libertar os Titãs de seu exílio no Tártaro. Após impedirem-no de destruir um dos portões do Erebus, Gargarensis tenta abrir o portão localizado no Egito - Arkantos, Ajax e Chiron seguem-no e conhecem Amanra, uma guerreira Núbia, que une-se a eles, e ajudam-nos a derrotar Gargarensis novamente ressuscitando o deus Osíris.
Gargarensis então decide abrir o portão localizado em Midgard, com a valquíria Reginleif ajudando Arkantos e seu grupo a impedir a abertura dos portões e o ragnarok. Gargarensis retalha prendendo-os em uma vila, tendo de sobreviver a hordas de soldados até a chegada da ajuda de Odisseu.
No meio-tempo, Gargarensis foi atrás do último portão - em Atlântida. Arkantos recebe a ajuda de Zeus para ganhar poderes divinos. Após derrotar uma estátua viva de Posêidon e Gargarensis, Atlântida afunda e Arkantos cai exausto, sendo então imortalizado por Atena, tornando-se um deus.

Age of Mythology: The Titans é uma expansão para o jogo de computador Age of Mythology. Ambos os jogos foram publicados pela Microsoft Game Studios. É um jogo de estratégia em tempo real desenvolvido pela Ensemble Studios e lançado em setembro de 2003.
Essa expansão traz uma nova civilização, os atlantes e uma nova era, a Era Titan. Também foram adicionadas novas unidades, edifícios e poderes divinos. O novo sistema de "fileiras automáticas" (auto-queue em inglês) foi adicionado ao jogo. Esta inovação permite o treinamento das unidades indefinidamente contanto que se tenha recursos suficientes.
Deuses-Titãs Maiores
Kronos: Deus do Tempo; Poder Divino: Desconstrução: Desconstrói uma edificação inimiga, exceto centros da cidade e poderios. O jogador que sofreu este golpe terá seus recursos de volta.
Gaia: Deusa da Terra; Poder Divino: Floresta de Gaia: Gera uma pequena floresta, cujas árvores têm mais madeira que as comuns do jogo.
Urano: Deus do Céu; Poder Divino: Estondo: Lança unidades inimigas para longe dentro de um campo de ação, atordoando-as por alguns segundos e causando-as danos desprezíveis.
Deuses-Titãs Menores
Oceano: Deus Titã da Água; Carnívora: Gera uma planta gigante que come humanos; Cria Servos e Caládrias.
Prometeu: Deus Titã da Prudência; Coragem: Transforma algumas de suas unidades em heróis; Cria Prometéicos.
Leto: Deusa Titâ da Invisibilidade; Covil da Aranha: Coloca ovos de aranha que ecodirão e ficarão escondidos em uma toca. Unidades inimigas serão mortas se passarem por elas. Os ovos podem ser destruídos antes de eclodirem; Cria Autômatos.
Hipérion: Deus Titã da Vigilância e Observação; Caos: Torna um grupo inimigo hostil a tudo; Cria Sátiros e Nereidas.
Réia: Deusa Titã da Fertilidade; Traidor: Transforma uma unidade inimiga em aliada; Cria Beemontes.
Téia: Deusa Titâ da Visão; Hespérides: Cria uma árvore que pode criar unidades míticas dríades; Cria Aves do lago Estinfale.
Hélios: Deus Titã do Sol; Vórtice: Transporta todas as suas unidades militares para um local; Cria Gigantes Heka e Belonaves.
Atlas: Deus Titã do Pensamento Audacioso; Implosão: Causa danos em massa a unidades e edificações de um certo local; Cria Argos.
Hécate: Deusa Titã da Bruxaria; Portão Tartárico: Cria uma passagem ao Tártaro de onde saem criaturas inimigas de todos; Cria Lanpadóforas.
Titãs
Na Era Titan se usa o Portal dos Titans para que um deles apareçam. Cada civilização tem um Titan:
Grego: Um monstruoso cão de três cabeças, o lendário Cérbero;
Egípcio: O deus egípcio Hórus ;
Nórdicos: Um troll gigantesco com um martelo de gelo chamado Ymir;
Atlante: Tifão, o gigante formado dos materiais do centro da terra e aparência grotesca.
Unidades Humanas
Não houve inclusão de unidades humanas nas outras civilizações. As unidades seguintes são da civilização atlante:
Civis
* Cidadão: Não deposita os recursos coletados, constrói e repara edifícios.
* Oráculo: É o batedor.Tem uma vista longa, mas nenhum ataque (a não ser que seja transformado em herói).
* Caravana de lhamas: Troca ouro com mercados aliados.
* Navio pesqueiro: Coleta alimentos dos peixes.
* Navio de transporte: Carrega unidades terrestres pelo mar.
Militares
Infantaria
* Murmillo: Infantaria padrão com espada. Bom contra cavalaria e à infantaria. Pode ser treinado no quartel militar.
* Katapeltes: Infantaria média com maça. Bom contra cavalaria. Fraco contra outras infantarias e arqueiros. Pode ser treinado no quartel de combate.
* Fanático: Infantaria leve com duas espadas.Bom contra cavalaria e outra infantaria.Fraco contra arqueiros.Pode ser treinado no palácio.
* Destruidor: Infantaria pesada com tridente. Forte contra edifícios. Fraco contra outra infantaria. Pode ser treinado no palácio.
Arqueiros
* Arcus: Arqueiro padrão. Forte contra infantaria. Fraco contra cavalaria. Pode ser treinado no quartel militar (apenas na idade heróica).
Cavalaria
* Contarius: Cavalaria padrão com uma espada grande. Forte contra arqueiros. Fraco contra infantaria. Pode ser treinado no quartel militar (apenas na idade heróica).
* Turma: Arqueiro da cavalaria que joga lanças. Forte contra arqueiros. Fraco contra outra cavalaria. Pode ser treinado no quartel de combate.
Navios
* Birreme: Navio seteiro padrão. Bom contra navios martelo.
* Navio de incêndio: Bom contra navios de cerco e é fraco contra navios seteiros.
* Birreme de cerco: Bom contra navios seteiros e fraco contra navios martelo (incêndio).
Cerco Terrestre
* Quirobalista: Usa uma balista e tem vantagem contra infantaria e navios.
* Sifão incendiário: Forte contra edifícios.
Unidades Míticas
As unidades míticas atlantes podem ser criadas num templo ou num cais. São todas fortes contra unidades humanas (cavalaria, infantaria e Arqueiro), mas vulneráveis a heróis. A seguir, as unidades míticas dispoíveis na civilização atlante:
* Prometéico: grande guerreiro de barro, que quando é morto, gera dois pequenos descendentes gêmeos, que são rápidos, mas fracos.
* Autômatos: são soldados de ferro da infantaria mítica, que ressucitam ou reparam uns aos outros.
* Caladria: uma ninfa voadora que cura unidades aliadas. Não tem ataque, é fraca, mas rápida.
* Servo: um monstro aquático rápido e não muito forte, que cura unidades aliadas (principalmente navios) e esmaga navios inimigos.
* Nereida: é uma ninfa que viaja sobre um tubarão. Seu ataque especial é devastador. Forte contra navios e contra outras unidades míticas marinhas.
* Sátiro: é um demônio que atira lanças contras unidades inimigas. É razoavelmente forte, principalmente contra soldados humanos.
* Ave do Lago Estinfale (Estínfalo): uma unidade voadora com um poder de ataque bem forte, principalmente contra unidades de infantaria e cavalaria, que lança penas contra outras unidades inimigas (terrestres ou voadoras). É lenta e não muito resistente
* Beemonte: é um monstro lento, resistente e poderosíssimo contra edificações. Regenera danos.
* Argos: É uma criatura estranha, que mata unidades humanas e míticas com um ácido que é capaz de exalar. Não tem muita velocidade, mas é forte e resistente.
* Lampadóforas: monstro sombrio, capaz de converter unidades inimigas em lacaios da natureza, lançar fortes focos de luz e danificar as unidades inimigas próximas com seu sangue quando morre. É cara e não muito resistente, mas bem forte.
* Gigante Heka: é um forte gigante de quatro braços, que é capaz de pular e ao se lançar de volta contra o solo, causar um grande estrondo fazendo unidades inimigas serem lançadas para longe. É caro, forte, resistente, mas muito lento.
* Belonave: é um monstro marinho que dispara de seus tentáculos raios escravizadores. Forte contra navios e outras unidades míticas marinhas.
Edifícios
* Centro da cidade: Os centros da cidade atlante são os edifícios principais em um império. Podem disparar flechas, guardar unidades dentro deles, treina cidadãos e oráculos, e fornecem 15 espaços de população. Os melhoramentos podem ser comprados aqui (nem todos), e pode-se passar de eras. Os centros da cidade podem ser construídos em estabelecimentos livres (assentamentos).
* Solar: Solares substituem as casas para os atlantes. Fornecem 20 de população, mas somente 5 solares podem ser construídos. Até 5 unidades podem ser guarnecidas dentro dele.
* Corporação econômica: Os melhoramentos econômicos podem ser comprados aqui.
* Doca: As docas dos atlantes podem treinar navios de pesca, navios de transporte, birremes, navios de incêndio, birremes de cerco, e unidades míticas navais.
* Torre de vigia: As torres de vigia fornecem uma linha de vista boa. As versões promovidas podem disparar flechas. As unidades podem ser guarnecidas dentro delas, e alguns melhoramentos podem ser comprados aqui.
* Torre de espelho: Uma torre especial que dispara feixes de luz. Lenta, mas mortal às unidades individuais. (Apenas o deus Helio da 4ª era pode dar este edifício).
* Passagem celeste: As unidades podem ser guarnecidas dentro de uma passagem celeste, e podem retirar de outra. Podem ser promovidas para terem ataques à distância (Somente Urano pode dar passagens celestes).
* Templo: O templo pode treinar unidades míticas e oráculos, relíquias podem ser guardadas nele.Alguns melhoramentos podem ser comprados nele também.
* Fazenda: Os cidadãos podem plantar e colher alimentos infinitos.Apenas um cidadão pode coletar de cada vez.Vale ressaltar que as fazendas do povo atlante são mais caras do que as das outras civilizações.
* Quartel militar: Treina murmillos, arcus e contarius. Melhoramentos para estas unidades podem ser comprados nele.
* Quartel de combate: Treina katapeltes, turmas e quirobalistas. Os melhoramentos para estas unidades podem ser comprados nele.
* Arsenal: Tem melhoramentos que melhora os armamentos das unidades, proporcionado-lhes maior ataque ou defesa.
* Muralha: Fornece defesa.Podem ser melhoradas para dificultar a passagem de unidades adversárias.
* Palácio: Os palácios dos atlantes treinam fanáticos, destruidores, e sifões incendiários. As unidades podem ser guarnecidas dentro deles. Os palácios podem disparar flechas.Diversos melhoramentos podem ser comprados nele.
* Mercado: Os mercados atlantes podem treinar caravanas de lhama. Os melhoramentos relacionados podem ser comprados nele.
* Poderio: Um poderio é um edifício grande que tem muita resistência e que se mantido durante sua contagem regressiva, o jogador que o tiver ganhara.
Campanha
No Age of Mythology original, tinha uma campanha chamada "A Queda do Tridente" de 32 capítulos, no Age of Mythology: The Titans tem a continuação "A Nova Atlântida" com 12 capítulos, onde os únicos heróis que sobraram da primeira campanha foi Ajax e Amanra (Arkantos reaparece como deus), e um novo herói, Castor, filho de Arkantos, mas no meio da campanha quando você é atlante pode fazer qualquer unidade humana virar herói.
Desenvolva uma campanha individual totalmente nova; cenários inéditos, novos heróis e unidades mitológicas, além de uma unidade totalmente nova – os Titãs.
Por terem sido anteriormente mais poderosos que os deuses gregos, os Titãs clamam por vingança, tentando suplantá-los. Os recursos Multiplayer e os confrontos trazem algumas vantagens na campanha. Os participantes terão grandes surpresas com a nova arte gráfica, as novas unidades e as partidas diferenciadas. É claro que, nesta altura do campeonato, não podemos revelar todos os segredos do jogo. Podemos antecipar alguns detalhes deste game, que envolve a principal divindade Gaia.
Kronos: Deus do Tempo; Poder Divino: Desconstrução: Desconstrói uma edificação inimiga, exceto centros da cidade e poderios. O jogador que sofreu este golpe terá seus recursos de volta.
Gaia: Deusa da Terra; Poder Divino: Floresta de Gaia: Gera uma pequena floresta, cujas árvores têm mais madeira que as comuns do jogo.
Urano: Deus do Céu; Poder Divino: Estondo: Lança unidades inimigas para longe dentro de um campo de ação, atordoando-as por alguns segundos e causando-as danos desprezíveis.
Deuses-Titãs Menores
Oceano: Deus Titã da Água; Carnívora: Gera uma planta gigante que come humanos; Cria Servos e Caládrias.
Prometeu: Deus Titã da Prudência; Coragem: Transforma algumas de suas unidades em heróis; Cria Prometéicos.
Leto: Deusa Titâ da Invisibilidade; Covil da Aranha: Coloca ovos de aranha que ecodirão e ficarão escondidos em uma toca. Unidades inimigas serão mortas se passarem por elas. Os ovos podem ser destruídos antes de eclodirem; Cria Autômatos.
Hipérion: Deus Titã da Vigilância e Observação; Caos: Torna um grupo inimigo hostil a tudo; Cria Sátiros e Nereidas.
Réia: Deusa Titã da Fertilidade; Traidor: Transforma uma unidade inimiga em aliada; Cria Beemontes.
Téia: Deusa Titâ da Visão; Hespérides: Cria uma árvore que pode criar unidades míticas dríades; Cria Aves do lago Estinfale.
Hélios: Deus Titã do Sol; Vórtice: Transporta todas as suas unidades militares para um local; Cria Gigantes Heka e Belonaves.
Atlas: Deus Titã do Pensamento Audacioso; Implosão: Causa danos em massa a unidades e edificações de um certo local; Cria Argos.
Hécate: Deusa Titã da Bruxaria; Portão Tartárico: Cria uma passagem ao Tártaro de onde saem criaturas inimigas de todos; Cria Lanpadóforas.
Titãs
Na Era Titan se usa o Portal dos Titans para que um deles apareçam. Cada civilização tem um Titan:
Grego: Um monstruoso cão de três cabeças, o lendário Cérbero;
Egípcio: O deus egípcio Hórus ;
Nórdicos: Um troll gigantesco com um martelo de gelo chamado Ymir;
Atlante: Tifão, o gigante formado dos materiais do centro da terra e aparência grotesca.
Unidades Humanas
Não houve inclusão de unidades humanas nas outras civilizações. As unidades seguintes são da civilização atlante:
Civis
* Cidadão: Não deposita os recursos coletados, constrói e repara edifícios.
* Oráculo: É o batedor.Tem uma vista longa, mas nenhum ataque (a não ser que seja transformado em herói).
* Caravana de lhamas: Troca ouro com mercados aliados.
* Navio pesqueiro: Coleta alimentos dos peixes.
* Navio de transporte: Carrega unidades terrestres pelo mar.
Militares
Infantaria
* Murmillo: Infantaria padrão com espada. Bom contra cavalaria e à infantaria. Pode ser treinado no quartel militar.
* Katapeltes: Infantaria média com maça. Bom contra cavalaria. Fraco contra outras infantarias e arqueiros. Pode ser treinado no quartel de combate.
* Fanático: Infantaria leve com duas espadas.Bom contra cavalaria e outra infantaria.Fraco contra arqueiros.Pode ser treinado no palácio.
* Destruidor: Infantaria pesada com tridente. Forte contra edifícios. Fraco contra outra infantaria. Pode ser treinado no palácio.
Arqueiros
* Arcus: Arqueiro padrão. Forte contra infantaria. Fraco contra cavalaria. Pode ser treinado no quartel militar (apenas na idade heróica).
Cavalaria
* Contarius: Cavalaria padrão com uma espada grande. Forte contra arqueiros. Fraco contra infantaria. Pode ser treinado no quartel militar (apenas na idade heróica).
* Turma: Arqueiro da cavalaria que joga lanças. Forte contra arqueiros. Fraco contra outra cavalaria. Pode ser treinado no quartel de combate.
Navios
* Birreme: Navio seteiro padrão. Bom contra navios martelo.
* Navio de incêndio: Bom contra navios de cerco e é fraco contra navios seteiros.
* Birreme de cerco: Bom contra navios seteiros e fraco contra navios martelo (incêndio).
Cerco Terrestre
* Quirobalista: Usa uma balista e tem vantagem contra infantaria e navios.
* Sifão incendiário: Forte contra edifícios.
Unidades Míticas
As unidades míticas atlantes podem ser criadas num templo ou num cais. São todas fortes contra unidades humanas (cavalaria, infantaria e Arqueiro), mas vulneráveis a heróis. A seguir, as unidades míticas dispoíveis na civilização atlante:
* Prometéico: grande guerreiro de barro, que quando é morto, gera dois pequenos descendentes gêmeos, que são rápidos, mas fracos.
* Autômatos: são soldados de ferro da infantaria mítica, que ressucitam ou reparam uns aos outros.
* Caladria: uma ninfa voadora que cura unidades aliadas. Não tem ataque, é fraca, mas rápida.
* Servo: um monstro aquático rápido e não muito forte, que cura unidades aliadas (principalmente navios) e esmaga navios inimigos.
* Nereida: é uma ninfa que viaja sobre um tubarão. Seu ataque especial é devastador. Forte contra navios e contra outras unidades míticas marinhas.
* Sátiro: é um demônio que atira lanças contras unidades inimigas. É razoavelmente forte, principalmente contra soldados humanos.
* Ave do Lago Estinfale (Estínfalo): uma unidade voadora com um poder de ataque bem forte, principalmente contra unidades de infantaria e cavalaria, que lança penas contra outras unidades inimigas (terrestres ou voadoras). É lenta e não muito resistente
* Beemonte: é um monstro lento, resistente e poderosíssimo contra edificações. Regenera danos.
* Argos: É uma criatura estranha, que mata unidades humanas e míticas com um ácido que é capaz de exalar. Não tem muita velocidade, mas é forte e resistente.
* Lampadóforas: monstro sombrio, capaz de converter unidades inimigas em lacaios da natureza, lançar fortes focos de luz e danificar as unidades inimigas próximas com seu sangue quando morre. É cara e não muito resistente, mas bem forte.
* Gigante Heka: é um forte gigante de quatro braços, que é capaz de pular e ao se lançar de volta contra o solo, causar um grande estrondo fazendo unidades inimigas serem lançadas para longe. É caro, forte, resistente, mas muito lento.
* Belonave: é um monstro marinho que dispara de seus tentáculos raios escravizadores. Forte contra navios e outras unidades míticas marinhas.
Edifícios
* Centro da cidade: Os centros da cidade atlante são os edifícios principais em um império. Podem disparar flechas, guardar unidades dentro deles, treina cidadãos e oráculos, e fornecem 15 espaços de população. Os melhoramentos podem ser comprados aqui (nem todos), e pode-se passar de eras. Os centros da cidade podem ser construídos em estabelecimentos livres (assentamentos).
* Solar: Solares substituem as casas para os atlantes. Fornecem 20 de população, mas somente 5 solares podem ser construídos. Até 5 unidades podem ser guarnecidas dentro dele.
* Corporação econômica: Os melhoramentos econômicos podem ser comprados aqui.
* Doca: As docas dos atlantes podem treinar navios de pesca, navios de transporte, birremes, navios de incêndio, birremes de cerco, e unidades míticas navais.
* Torre de vigia: As torres de vigia fornecem uma linha de vista boa. As versões promovidas podem disparar flechas. As unidades podem ser guarnecidas dentro delas, e alguns melhoramentos podem ser comprados aqui.
* Torre de espelho: Uma torre especial que dispara feixes de luz. Lenta, mas mortal às unidades individuais. (Apenas o deus Helio da 4ª era pode dar este edifício).
* Passagem celeste: As unidades podem ser guarnecidas dentro de uma passagem celeste, e podem retirar de outra. Podem ser promovidas para terem ataques à distância (Somente Urano pode dar passagens celestes).
* Templo: O templo pode treinar unidades míticas e oráculos, relíquias podem ser guardadas nele.Alguns melhoramentos podem ser comprados nele também.
* Fazenda: Os cidadãos podem plantar e colher alimentos infinitos.Apenas um cidadão pode coletar de cada vez.Vale ressaltar que as fazendas do povo atlante são mais caras do que as das outras civilizações.
* Quartel militar: Treina murmillos, arcus e contarius. Melhoramentos para estas unidades podem ser comprados nele.
* Quartel de combate: Treina katapeltes, turmas e quirobalistas. Os melhoramentos para estas unidades podem ser comprados nele.
* Arsenal: Tem melhoramentos que melhora os armamentos das unidades, proporcionado-lhes maior ataque ou defesa.
* Muralha: Fornece defesa.Podem ser melhoradas para dificultar a passagem de unidades adversárias.
* Palácio: Os palácios dos atlantes treinam fanáticos, destruidores, e sifões incendiários. As unidades podem ser guarnecidas dentro deles. Os palácios podem disparar flechas.Diversos melhoramentos podem ser comprados nele.
* Mercado: Os mercados atlantes podem treinar caravanas de lhama. Os melhoramentos relacionados podem ser comprados nele.
* Poderio: Um poderio é um edifício grande que tem muita resistência e que se mantido durante sua contagem regressiva, o jogador que o tiver ganhara.
Campanha
No Age of Mythology original, tinha uma campanha chamada "A Queda do Tridente" de 32 capítulos, no Age of Mythology: The Titans tem a continuação "A Nova Atlântida" com 12 capítulos, onde os únicos heróis que sobraram da primeira campanha foi Ajax e Amanra (Arkantos reaparece como deus), e um novo herói, Castor, filho de Arkantos, mas no meio da campanha quando você é atlante pode fazer qualquer unidade humana virar herói.
Desenvolva uma campanha individual totalmente nova; cenários inéditos, novos heróis e unidades mitológicas, além de uma unidade totalmente nova – os Titãs.
Por terem sido anteriormente mais poderosos que os deuses gregos, os Titãs clamam por vingança, tentando suplantá-los. Os recursos Multiplayer e os confrontos trazem algumas vantagens na campanha. Os participantes terão grandes surpresas com a nova arte gráfica, as novas unidades e as partidas diferenciadas. É claro que, nesta altura do campeonato, não podemos revelar todos os segredos do jogo. Podemos antecipar alguns detalhes deste game, que envolve a principal divindade Gaia.
Demo:
Age of Mythology Trial Version - 345mb
Age of Mythology: The Titans Expansion Trial Version - 319mb
Atualizações:
Age of Mythology Update v1.10 - 8mb
Age of Mythology: The Titans Expansion Update v1.03 - 8mb
Extras:
Age of Mythology: The Golden Gift Mini Campaign - 10mb
Titans Fan Site Kit - 20mb
Comprar:
Submarino:
http://www.submarino.com.br/produto/12/183206/jogo+pc+age+of+mythology
http://www.submarino.com.br/produto/12/215141/jogo+pc+age+of+mythology+-+the+titans
http://www.submarino.com.br/produto/12/273529/jogo+pc+age+of+mythology+-+gold+edition
Saraiva:
http://www.livrariasaraiva.com.br/p...he?pro_id=161509&ID=BD4F83C87D905040F0C0B0672
http://www.livrariasaraiva.com.br/p...he?pro_id=120321&ID=BD4F83C87D905040F0C0B0672
http://www.livrariasaraiva.com.br/p...he?pro_id=138537&ID=BD4F83C87D905040F0C0B0672



Última edição: