AGP X PCI Express (quais as diferenças?)

diogoag

Well-Known Member
Registrado
Olá , sou novo no forum, e nao sou um conhecedor nato de Hardwares, eu estava pensando em comprar uma placa de video nova uma Geforce 6800 GT ou uma ATI x800 XL , mas a maioria das placas que eu vi para vender sao PCI express, e infelizmente minha mobo nao tem PCI Express só AGP, eu gostaria de saber quais as diferenças do AGP pra PCI Express , e tambem gostaria de saber se as placa que eu citei sao faceis de achar com barramento AGP???

Muito obrigado!!!

Pc:
-P4 2.6 overclock-> 3.12
-512 de Ram
- Geforce Fx 5200
- Asus P4p800
 
PCI Tem baixa taxa de transferência entre a VGA e a Placa Mãe, comprometendo o desempenho geral do processamento. Atualmente não são encontrados novos modelos com esse tipo de encaixe, sendo o último modelo encontrado a Nvidia FX 5200 128Mb/128Bits PCI, (Na verdade existe uma 5700 com PCI da Inno, mas nunca vi para vender por aqui). O slot PCI atualmente é usado para encaixe de outros periféricos como por exemplo a placa de som.

http://aopen.jp/products/vga/images/fx5200-v128pci.jpg

AGP O AGP substituiu o PCI e é o encaixe mais comum nos dias de hoje, usado exclusivamente para placa de vídeo devido ao maior taxa de transferência entre a VGA e a Placa Mãe. O AGP evoluiu com o tempo, apesar do encaixe ser igual, podemos encontrar placas mãe com diferentes velocidades para esse slot ? 2x e 4x em placas mais antigas, e 8x nas placas atuais.

http://mh.rodrigues.sites.uol.com.br/Ati_Agp.jpg

PCI Express Lançada há pouco tempo, o PCI Express tende a substituir o AGP no futuro da mesma forma que o AGP substituiu o antigo PCI. Tem uma taxa de transferência ainda maior do que o AGP 8x: 16x e possui outras funcionalidades como a nova tecnologia SLi onde é possível interligar duas placas em paralelo, realizando um duplo processamento, aumentando significamente o desempenho.

http://mh.rodrigues.sites.uol.com.br/forum/PCI-E_SLi_light.jpg http://mh.rodrigues.sites.uol.com.br/forum/x800_xt.jpg
 
boa diogoag!
vendo esse topico eu tambem queria saber qual a diferença REAL entre os 8 e 16x
pq até hj eu nao vi nenhum teste comparando um pc de msm config com placas AGP e PCI-E ( claro q mudando a placa mae, mas pegando uma equivalente ), só sei q o PCI-E é + rapido... mas na hora do vamo ver, a diferença???
valewz!
 
Em termos de desempenho... a diferença é quase nada... Porém, a PCI-E leva vantagem por ter suporte SLi.
 
É a mesma lenda que criaram quando lançaram o AGP8X. Ou seja. Em desempenho, AGP4X, 8X e PCI-E 16X, são quase tudo a mesma coisa. Mas como o mercado exige renovação, todo mundo é forçado a trocar, mesmo sem sair ganhando...
 
vantagem de menor custo de prod. de vgas PCI-X, entao preco menor, ja o SLI é para ricos, não vejo vantagem para a maioria do pessoal
 
compensa comprar uma AGP, ou trocar a mobo e depois comprar uma PCI Express?

Pc:
-P4 2.6 overclock-> 3.12
-512 de Ram
- Geforce Fx 5200
- Asus P4p800
 
pci-e pode evoluir ainda.....

o pci-e 16x nao eh mais rapido que o agp 8x

olhem

barramento pci eh 1/2 (33mhz), e o agp 1/1 (66mhz), 16x1/2=8 e 8x1/1=8, entao chegamos a brilhante fantastica e fenomenal conclusao deque o pci-e 16x e o agp tem a mesma largura de banda no papel aeeeeeeee

mais como ki o agp 8x consegue o mesmo desempenho de um agp4x? simples, a vga deveria se comunicar diretamente com a cpu ai consumiria a banda toda, o chipset breca a comunicacao entre vgaxcpu, o pci-e pode evoluir mais que o agp que como slot chegou no maximo dele oque faltou evoluir foi como usar a banda dele, o pci-e vai ir ateh 32x parece (sli mode 16x,16x) e depois 32xsingle e 24x,24x sli
 
felipe_ctr disse:
pci-e pode evoluir ainda.....

o pci-e 16x nao eh mais rapido que o agp 8x

olhem

barramento pci eh 1/2 (33mhz), e o agp 1/1 (66mhz), 16x1/2=8 e 8x1/1=8, entao chegamos a brilhante fantastica e fenomenal conclusao deque o pci-e 16x e o agp tem a mesma largura de banda no papel aeeeeeeee

mais como ki o agp 8x consegue o mesmo desempenho de um agp4x? simples, a vga deveria se comunicar diretamente com a cpu ai consumiria a banda toda, o chipset breca a comunicacao entre vgaxcpu, o pci-e pode evoluir mais que o agp que como slot chegou no maximo dele oque faltou evoluir foi como usar a banda dele, o pci-e vai ir ateh 32x parece (sli mode 16x,16x) e depois 32xsingle e 24x,24x sli
Assim esperamos. :neutral:
 
Pci-agp

Pelo que soube o PCI-express é bi-direcional enquanto o AGP é Uni-Direcional. Essa seria a principal mudança ( fora o aumento da carga fornecida, de 25w para 75w)e o que fez possivel as placas 6200TC e a palca da Ati ( que não lembro o modelo) possiveis.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo