Air Cooler barato para LGA 1155 e posteriormente AM4

Engenheiro Arthur

Member
Recentemente meu pc parou de funcionar, até criei um tópico aqui pedindo ajuda. Depois de desmontar e limpar com álcool e limpa contato, ele voltou a funcionar.

Só que ao remontá-lo, o processador ficou realmente muito quente.
Não consegui encontrar pasta térmica para comprar aqui na minha cidade (Patrocínio - MG), só uma loja que tinha. E, como já era de se esperar, era aquelas Implastec de R$10,00.

Implastec:
zwY91s4.jpeg

Até considerei comprar uma pasta térmica decente na internet, mas considerando o frete de uma boa, o preço seria quase 1/4 de um cooler na faixa dos R$200,00

Antes da limpeza, o processador estabilizava em cerca de 77ºC em carga, e depois ele começa a subir e a tendência é passar de 100ºC (coisa que não deixei acontecer porque desliguei assim que ele chegou aos 94ºC).

Antes:
bFiPGga.jpeg
Depois:
YkQOBAz.jpeg

Considero que meu gabinete seja até bem ventilado e com bom fluxo de ar. É um Corsair 400r que ao meu ver ainda é bom. Ele tem dois cooler Shark de 120mm na frente, dois Corsair 120mm na parte superior e um 120mm traseiro. Além disso tem um de 80mm na parte interna na baia dos HDs que segue o mesmo sentido de fluxo dos frontais, ou seja, intake.
rlo30Aa.jpeg
17w5pLx.jpeg
jz4qHDy.jpeg

Considerei bastante os Corsiar H45, mas pensando melhor, acho air cooler mais viável simplesmente pela facilidade de troca do fan quando necessário e por ter menos partes eletrônicas passíveis de avarias. Sem mencionar o fato, ainda que improvável, de vazamento dos water cooler.

Pesquisando em posts mais antigos, concluí que o Hyper 212x seria a melhor opção. Mas não encontro para comprar novo em lugar algum.
Outro cooler que vi bastente indicações foi o DeepCool GAMMAXX 400 MCH4-GMX400WH. Na Pichau por volta dos R$200,00

Gostaria de uma sugestão de Cooler para o processador, que não custasse mais que R$200,00 e que futuramente pudesse ser instalado num socket AM4 sem problemas. Atualmente uso o pc da descrição, que trabalha com socket LGA 1155.

Obs.: esses cooler já vem com pasta térmica boa, né?

Última edição:
Seu problema é esse cooler stock da Intel que tem uma refrigeração medíocre.

Dá uma olhada nesses outros de 120mm com ótimo custo benefício:

Contac Silent 12
Masterair MA410P
Frio Silent 12
Freezer 33
Gammaxx 400 (Já citado)

Sim, todos já vem com pasta térmica.

Eu utilizo o Gammaxx 400 aqui no meu computador. Vou dar um relato pessoal, não técnico.

Eu tinha medo por ele ser grande. 155mm é demais pra um gabinete médio. Tive de retirar as duas fans internas da lateral do meu antigo gabinete para colocá-lo. Tudo bem, nem fez diferença mesmo. Mas o problema de aquecimento persistia.
Só depois eu percebi a cagada que eu tinha feito: uma presilha havia quebrado e não estava encaixando bem no processador. Infelizmente para mim passei alguns perrengues, até considerei comprar outro modelo devido a fragilidade dos fixadores disso. Bom, bola pra frente. Pesquisei bastante e encontrei no Youtube um tutorial de um rapaz que ensinava a retirar a presilha e substituir por outra. Não tive dúvidas, retirei as presilhas do maldito coolerbox e coloquei nele, só que infelizmente o problema de aquecimento persistia (claro que com menor intensidade) chegando a 75ºC.
Eu já estava desesperado, não sabia mais o que fazer. Só havia uma explicação para tudo isso que eu estava passando: fluxo de ar interno do gabinete. Depois de um dia inteiro desmontando, limpando e montando novamente as peças, o problema persistiu.
Já perdia as esperanças quando vi um tópico num certo fórum falando que a Implastec que eu tinha era uma merda, mas não dei bola. No mesmo dia voltei atrás em minha decisão e fui pesquisar pastas térmicas boas/excelentes no mercado. Encontrei a Deepcool Z9 com uma promoção de 37 reais na pichau, mas o frete saiu pelo mesmo preço. Ah, foda-se, comprei do mesmo jeito. Quando ela chegou, limpei a pasta antiga e coloquei a Z9, senti um alívio imenso dentro do meu gorduroso coração. As temperaturas da CPU batiam, no máximo, 61ºC. Isso aconteceu em Novembro do ano passado, e há aproximadamente 10 meses que não precisei trocá-la, apesar de ainda possuir o restante.

Resumo da ópera: não adianta só ter um cooler bom. Precisa ter um fluxo interno bom, precisa ter um cooler bom e precisa ter uma pasta térmica boa. Sem um desses o seu problema persistirá ou pior, diminuirá insignificantemente (falsa esperança de ter solucionado).
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Vendo suas especificações acho que estamos em realidades diferentes. O meu i5 suportou bem o Gammaxx 400 com a Z9, mas não posso lhe dar certeza sobre o seu i7. Talvez seja necessário um upgrade maior.

O 212X foi substituído pelos novos 212 Black sem led e RGB.
O sistema de montagem na minha opinião ficou melhor e mais prático de instalar.

O Gammaxx 400 tem outras edições mais em conta, e tem aparecido em promoção com alguma frequencia.
Esse que você viu é pintado de branco.
Mas o sistema de montagem pode não agradar a todos.

Veja o Gammaxx GTE acho que é mais recente possui um sistema de montagem melhorado e mais prático.

Contac Silent 12
Masterair MA410P
Frio Silent 12
Freezer 33
Gammaxx 400 (Já citado)

Acho que eu vou levar esse MA410P, é o mais barato e tem suporte traseiro, coisa que o Gamaxx não tem. Vou entrar em contato com a Pichau, onde é mais barato, porque no site deles só mostra compatibilidade para AMD.

Eu utilizo o Gammaxx 400 aqui no meu computador. Vou dar um relato pessoal, não técnico.

Eu tinha medo por ele ser grande. 155mm é demais pra um gabinete médio. Tive de retirar as duas fans internas da lateral do meu antigo gabinete para colocá-lo. Tudo bem, nem fez diferença mesmo. Mas o problema de aquecimento persistia.
Só depois eu percebi a cagada que eu tinha feito: uma presilha havia quebrado e não estava encaixando bem no processador. Infelizmente para mim passei alguns perrengues, até considerei comprar outro modelo devido a fragilidade dos fixadores disso. Bom, bola pra frente. Pesquisei bastante e encontrei no Youtube um tutorial de um rapaz que ensinava a retirar a presilha e substituir por outra. Não tive dúvidas, retirei as presilhas do maldito coolerbox e coloquei nele, só que infelizmente o problema de aquecimento persistia (claro que com menor intensidade) chegando a 75ºC.
Eu já estava desesperado, não sabia mais o que fazer. Só havia uma explicação para tudo isso que eu estava passando: fluxo de ar interno do gabinete. Depois de um dia inteiro desmontando, limpando e montando novamente as peças, o problema persistiu.
Já perdia as esperanças quando vi um tópico num certo fórum falando que a Implastec que eu tinha era uma merda, mas não dei bola. No mesmo dia voltei atrás em minha decisão e fui pesquisar pastas térmicas boas/excelentes no mercado. Encontrei a Deepcool Z9 com uma promoção de 37 reais na pichau, mas o frete saiu pelo mesmo preço. Ah, foda-se, comprei do mesmo jeito. Quando ela chegou, limpei a pasta antiga e coloquei a Z9, senti um alívio imenso dentro do meu gorduroso coração. As temperaturas da CPU batiam, no máximo, 61ºC. Isso aconteceu em Novembro do ano passado, e há aproximadamente 10 meses que não precisei trocá-la, apesar de ainda possuir o restante.

Resumo da ópera: não adianta só ter um cooler bom. Precisa ter um fluxo interno bom, precisa ter um cooler bom e precisa ter uma pasta térmica boa. Sem um desses o seu problema persistirá ou pior, diminuirá insignificantemente (falsa esperança de ter solucionado).

Vendo suas especificações acho que estamos em realidades diferentes. O meu i5 suportou bem o Gammaxx 400 com a Z9, mas não posso lhe dar certeza sobre o seu i7. Talvez seja necessário um upgrade maior.

Pois é, cara, também vi que essa pasta é muito ruim. Mas era a única opção que eu tinha aqui para comprar. Eu até tinha uma boa, não me lembro mais o nome, mas há anos não encontro ela. Pensei exatamente como você disse, R$39,00 numa pasta, mais o frete alto, não compensa porque já fica quase o preço de um coooler. Considerando que os cooler de marca conceituada já vem com pasta boa, acho melhor negócio.

O Gammaxx 400 tem outras edições mais em conta, e tem aparecido em promoção com alguma frequencia.

Veja o Gammaxx GTE acho que é mais recente possui um sistema de montagem melhorado e mais prático.

Esses novos 212 estão todos acima dos R$200,00, tive a oportunidade de comprar em 2012 um por cerca de R$130,00 mas não comprei. O arrependimento só não é maior do que quando eu tive a oportunidade de pegar um Corsair A70 por menos de R$100,00 quando novo;

Achei nessas lojas (se não pode falar de alguma delas, me escuso)
Na Guerra tem o 400 por R$ 127,50, na Fgtec o GTE por R$ 129,20, na Que Explode o GTE R$ 137,90, na do Pombo o GTE por R$ 147,50, na 1024Gb o GTE tá R$ 155,73, tudo mais frete.

Eu tô de olho nuns da China, mas ainda não decidi...

Qualquer um desses já vai trazer uma diferença absurda em comparação com esse stock, coisa de aproximadamente -10ºC na média... e mais ainda na temp. máxima

Pois é, cara, também vi que essa pasta é muito ruim. Mas era a única opção que eu tinha aqui para comprar. Eu até tinha uma boa, não me lembro mais o nome, mas há anos não encontro ela. Pensei exatamente como você disse, R$39,00 numa pasta, mais o frete alto, não compensa porque já fica quase o preço de um coooler. Considerando que os cooler de marca conceituada já vem com pasta boa, acho melhor negócio.
Se você comprar na Pichau, paga o preço de um frete apenas.
A pasta que vem no cooler é muito, muito pouca. Não dá pra levar direito. Vai por mim, serão os 40 reais mais bem pagos que a sua CPU verá.

Se você comprar na Pichau, paga o preço de um frete apenas.
A pasta que vem no cooler é muito, muito pouca. Não dá pra levar direito. Vai por mim, serão os 40 reais mais bem pagos que a sua CPU verá.

Depende do cooler, tem uns que vem até com mini seringa de aplicação, outros com um sachê q dá pra mais de uma aplicação.
E claro, tem aqueles que vem distribuído na própria superfície.
Eu pessoalmente acho q não compensa pagar frete só para uma pasta térmica. Melhor colocar outro item junto, e nada melhor q unir o útil ao agradável pegar logo um cooler com pasta térmica já inclusa.
Incrível como os chineses conseguem trabalhar com fretes continentais por valores baixíssimos, e no Brasil frete doméstico de um produto de 50 gramas custa +30 mangos.

Como o colega @FS.Eng disse, os melhores coolers em custo-benefício são esses:

"Masterair MA410P
Frio Silent 12
Freezer 33
Gammaxx 400 (Já citado)"

Tenho o Gammaxx e é excelente, tirando o fato que para AM4 tem a maldita presilha que é chato de colocar, mas tem de levar em conta que não fica tirando toda hora, então tá de boa.

Como o colega @FS.Eng disse, os melhores coolers em custo-benefício são esses:

"Masterair MA410P
Frio Silent 12
Freezer 33
Gammaxx 400 (Já citado)"

Tenho o Gammaxx e é excelente, tirando o fato que para AM4 tem a maldita presilha que é chato de colocar, mas tem de levar em conta que não fica tirando toda hora, então tá de boa.

Esses são melhores que o cooler que vem com os Ryzen 1600?
Estou de olho pra trocar aqui, no entanto não tem o Gammaxx 400 sem led na Pichau, e pra mim a Pichau tem o frete mais em conta...

Eles tem esse GAMMAXX GTE RGB, mas não sei se presta...

Estou de olho pra trocar aqui, no entanto não tem o Gammaxx 400 sem led na Pichau, e pra mim a Pichau tem o frete mais em conta...

Veja nas Americanas/Submarino/Shoptime. Comprei o meu lá com um desses cupons de desconto e saiu por R$120 já com frete (tem uns 45 dias)

Que eu saiba é o 400 melhorado. Não só o led, mas o mecanismo de retenção.

Contac Silent 12
Masterair MA410P
Frio Silent 12
Freezer 33
Gammaxx 400 (Já citado)

O MA410P achei pelos seguintes valores: na 1024Gb tá R$ 138,33, na do Pombo por R$ 139,89, na Que Explode R$ 149,90, na Fgtec por R$ 160,65, sempre tendo que adicionar o frete.

Última edição:
Olha na Amazon, lá tem frete grátis nas compras acima de R$150,00 para quem não é prime. Além de parcelar sem juros.

Achei o Cooler Master MA410P RGB por R$ 158,97 com frete grátis, vou pegar lá mesmo porque mesmo que seja um pouco mais caro, acaba compensando pelo frete grátis para mim.

bKvcSxi.jpeg

Meu cooler chegou, comprei o MA410P. Vale a pena ressaltar que chegou em um dia e meio, saindo de SP para o interior de MG.

Antes de falar das temperaturas, só um comentário sobre o sistema de montagem dele.
Ele tem um pino na base, que funciona como trava para a cruzeta de fixação.
No manual não indica nada sobre a posição da cruzeta em relação ao pino, e os vídeos que assisti da montagem dele também não fizeram menção.
Depois de vários minutos, me dei conta que a ilustração do manual exibia o logo da Cooler Master de ponta cabeça. Eu estava tentando montar invertido. Achei contra intuitivo demais isso.

p8BNzu0.jpeg

hDx5GnA.jpeg

Uma coisa que eu não me atentei na compra foi que ele pegaria nas minhas memórias por causa do dissipador alto.
AotO8C3.jpeg

Deixei o cooler um pouco mais alto, passando um pouco para cima da torre. Não é a configuração ideal, eu sei, mas futuramente eu faço um push and pull para ajudar.
RaKZ4l2.jpeg

Por fim, a respeito das temperaturas:
A máxima estabilizou em 60°C graus com o processador em 100% por vários minutos. Em jogos, nem chegou a isso rodando Gears 5 com tudo no máximo em 1440p.
Em idle, por volta dos 35°C~40°C. Vale ressaltar que a temperatura aqui hoje chegou perto dos 36°C, com sensação de 39°C.

KLl6sPi.jpeg

Em resumo, é um ótimo cooler. Não sei porque esperei tanto para comprar um cooler decente para meu processador.

Se quiserem algum benchmark em games, só dizer que eu gravo.

Última edição:
Esse problema dos coolers torre de tocar nas memórias é ainda pior nas placas mATX e ITX.
Tem que checar antes de comprar, não alertei pq achei q seu setup não ia ter problemas.
Tem q fazer uma estimativa de escala da distância nas fotos do fabricante com régua (acredite), pq o único fabricante q informa essa compatibilidade (com todos os modelos de placas do mercado) é a Noctua. Quem tem ITX sofre com isso.

Nem me liguei nisso, procurei a altura dele para ver se caberia no Corsair 400R.
A distancia entre as memórias eu realmente nem me liguei, mas achei que caberia tranquilamente porque era uma placa mãe mid da época.
Enfim, muito obrigado a todos pela ajuda e a todos que comentaram aqui. Estou muito satisfeito com o cooler.

Já tive o 212 similar ao MA410P e placa matx da AsRock com 2 slots ram.
O 212 com a fan frontal coube perfeitamente sem obstruir os 2 pentes de memória que eram high profile.

Mas em outra placa Asus atx padrão, a fan frontal obstruiu o primeiro slot de memória.

Assim só instalando na placa para ter certeza.

Mas de qualquer forma, a fan pode ser pendurada também atrás do dissipador sem obstruir o slot de memória.

Já tive o 212 similar ao MA410P e placa matx da AsRock com 2 slots ram.
O 212 com a fan frontal coube perfeitamente sem obstruir os 2 pentes de memória que eram high profile.

Mas em outra placa Asus atx padrão, a fan frontal obstruiu o primeiro slot de memória.

Assim só instalando na placa para ter certeza.

Mas de qualquer forma, a fan pode ser pendurada também atrás do dissipador sem obstruir o slot de memória.
Não dá na mesma colocar o fan do outro lado do cooler?

Não dá na mesma colocar o fan do outro lado do cooler?
Dá, mas fica muito perto da saída de ar, e não tem filtro lá. Eu já reduzi a velocidade dos coolers frontais. Mesmo com filtro, o gabinete enche de poeira bem rápido. Ainda mais nessa época do ano, mato seco, poeira seca ...

Se a fan do cooler ficar muito próximo da fan traseira, concordo que é melhor deixar na frente.

Já tive o gabinete 300R, sei como é a questão de poeira.
Mesmo com filtros de poeira, não demorava muito para juntar poeira.
Isso foi uma das razões que hoje em dia prefiro evitar gabinetes do tipo air flow e preferir aqueles com painel um pouco mais fechado.

Users who are viewing this thread

Voltar