• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

AJUDA com Overclock i7 860 + P7P55D PRO

NandOo

Member
Registrado
E ai galera, eu ja tenho este pc a algum tempo mas nunca me cocei pra fazer um over nele. Esta semana comprei um cooler novo e resolvi prequisar a respeito de overclock para esse processador e essa mobo. Pude ver que é uma dupla bastante usada para overclock. Então comecei a estudar a respeito e a coletar algumas informações. Acredito que ainda não cheguei em um ideal, porém acredito estar perto. Por isso vim até aqui, pois sei que tem uma galera muito fera no assunto e que provavelmente saberão responder algumas dúvidas. Este tópico poderá servir como base para muitos outros usuários, pois o que eu mais senti dificuldade por exemplo, era saber quais dados eu deveria saber para que eu pudesse efetuar este overclock. Estou tentando montar uma "receita de bolo". Sei que não é bem assim que funciona, mas o que importa é alem de ser ajudado, poder ajudar a comunidade.

Logo abaixo, segue a descrição da minha máquina e o projeto do overclock. Entre "()" estão algumas dúvidas que surgiram. Se alguem souber responder eu agradeço muito, muito mesmo!




Descrição da máquina:
Mobo -> Asus P7P55D PRO
Processador -> Core i7 860 @2.8Ghz
Cooler -> Cooler Master Hyper 612 PWD
Memória -> 4Gb (2x2) Corsair XMS 3 DDR3 PC-12800 1600Mhz 9-9-9-24 (Notei que ela atualmente trabalha em 1333Mhz)
Fonte -> Seventeam V-Force 650w Reais


Overclock Core i7 860 @2.8Ghz para @3.8Ghz.

AI Overclock Turner Manual
CPU Ratio 21x (O ideal para ter voltagem baixa seria 20 ou 21, certo?)
Intel speedstep(tm) tech Disable (Seria interessante deixar habilitado?)
Extreme Phase Full Enable (Porquê?)
BCLK (Freq.) 181Mhz (Terá efeito sobre a frequencia da memória, não terá?)
PCIE (Freq.) 100Mhz (Porquê?)
DRAM (Freq.) 1600Mhz (Preciso definir manualmente?)
QPI (Freq.) Auto (Porquê?)
ASUS/3º Party 3º party (Porquê?)
DRAM Timing Control 9-9-9-24 (Latência da memória, correto?)
CPU Differential Amplitude Auto (Porquê?)
CPU Clock Skew Auto (Porquê?)
CPU Voltage 1.16v (Começar testando com 1.16v)
IMC/VTT 1.25v (Trabalhar entre 1.25v e no máximo 1.30v)
DRAM Voltage 1.65v (Porque é a padrão da memória? OBS: Essa é a voltagem padrão.)
CPU PLL e PCH Padrão (Ou então CPU PLL 1.8v e PCH Voltage 1.15v. Porquê?)
DRAM DATA REF Voltage on CHA Auto (Porquê?)
DRAM DATA REF Voltage on CHB Auto (Porquê?)
Load-Line Calibration Auto (Porquê?)
CPU Spread Spectrum Auto (Porquê?)
PCIE Spread Spectrum Auto (Porquê?)
Todo o Resto Auto (Todo o resto automático?)


Mais dúvidas :)

Deixei o BCLK o mais baixo possível e o multiplicador o mais alto possível pois li que quanto maior o BCLK, será necessário uma voltagem maior. Eu, por preferência, prefiro deixar o processador com uma voltagem baixa.


Eu vi que a frequência da memória é igual ao resultado da multiplicação do clock da memória pelo BCLK.

(Frequência desejada na memória) 1600Mhz = [Clock da memória] * 181 (BCLK)

Aonde eu defino o clock da memória? Quanto eu deveria colocar? De acordo com os forums que eu li, o clock padrão da memória na Asus P7P55D PRO é 10x. A informação procede?

Tem problema passar da frequência da memória?
Ex: 9 x 181Mhz = 1629Mhz
Ou devo manter sempre abaixo da freqência?
Ex: 8 x 181Mhz = 1448Mhz


Se alguem notar que falta alguma coisa, ou que eu fiz alguma coisa errada, a ajuda seria de bom grado.
Desde já, agradeço a ajuda de todos!
------------
64 visualizações e nada... :feelbad:
 
Última edição:
Mesmo não recebendo ajuda, vou postar o andamento do over...

Iniciei o overclock estabilizando no clock padrão com um vCore relativamente baixo. Ficou assim:

BCLK = 133,33Mhz
Clock Rate = 21x
vCore = 1.04v


A temperatura se manteve assim:
Mínima (iddle) = 47º
Máxima (full load) = 59º
Média (full load) = 57º


Sinceramente achei um pouco alta as temperaturas...


Após estabilizar no clock padrão, parti para um clock um pouco mais alto. Meu objetivo era subir o clock o mais alto possível sem aumentar o vCore. Consegui chegar em @3.4Ghz, porém não considerei estável pois uma das threads em 6 minutos de teste da um erro e o S.O., ou o próprio Prime95, mata o processo daquela thread. Hoje quando chegar em casa vou tentar estabilizar aumentando talvez um pouco o vCore. Assim que houver progresso, eu posto aqui.

Ahh.. Se alguem souber me responder essa, eu agradeço. Como eu faço para abaixar a temperatura do processador? Só abaixando o vCore, ou tem outras propriedades que podem ser alteradas?

Abraço a todos.
 
Cara as temperaturas estao boas sim, sobretudo para essa linha de primeira geração, elas esquentavam bem.... eu tive um i5 750 (inclusive foi onde comecei a fazer OC)

Cara para diminuir a temperatura, ou voce melhora a resfriação ou diminui o Vcore, tem umas outras variantes, mas essas sao as principais

Pelo que entendi por nao estar estavel voce vai ter q aumentar o vcore , mas tenha em mente que ira aumentar a temperatura.... se deiminuir o clock provavelmente voce ire precisar de menos voltagem para deixar estavel
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo