[Ajuda] Dockstation para HD de backup + Cuidados

GustavoDM

know-it-all Member
Registrado
Olá amigos!

Estive pensando nos dados que tenho guardado no HD, como fotos de formatura, fotos da família, arquivos de faculdade e etc, coisas que eu realmente deveria fazer uma cópia de segurança.
Um dos meus 3 discos rígidos já possui 35600 horas de funcionamento (sem nenhum erro, nenhuma lentidão, sempre trabalhando em baixas temperaturas) e como todo equipamento tem uma vida útil, eu não quero arriscar perder dados sensíveis assim.

Decidi finalmente fazer um HD de backup, HD este que não ficará ligado ao meu computador, até mesmo para evitar um ransom ou mesmo um catástrofe (como um raio que caia na energia elétrica e queime tudo)

Queria pedir uma recomendação de Dockstation que seja confiável para esse uso, e sempre que eu precisar, possa acessar facilmente esse HD. Não procuro funções como clonagem ou mesmo ter 2 ou mais baias.
Eu poderia sim usar o SATA da placa mãe para essa finalidade, mas além de todos os satas da minha mobo estarem em uso, a praticidade em poder acessar um HD externamente por um USB 3.0 seria ideal pra mim, principalmente para manter o backup em dia.

Aproveitando também a oportunidade, nunca tive experiência como HD's de backup, mas já tive um HD externo que após muito tempo parado simplesmente parou de funcionar.
Existe algum tipo de cuidado específico na armazenagem (como usar plástico antiestático, temperatura X, etc.) e principalmente, alguma periodicidade em que o HD deva ser ligado?

PS: Outra opção legal que eu vi, mas que não sei o quão confiável é foi essa: https://pt.aliexpress.com/item/4000...earchweb0_0,searchweb201602_,searchweb201603_
 
Última edição:
Recomendo um case para 2 HDs que permita RAID 1 via hardware, como esse da Orico:

Possuo um parecido para HD de 2,5" e é uma solução muito boa para backup.

Não existe cuidados especiais para HD quanto à armazenagem. O maior problema é sempre evitar temperaturas muito elevadas e pancadas porque é um equipamento muito sensível mecanicamente.
 
Recomendo um case para 2 HDs que permita RAID 1 via hardware, como esse da Orico:

Possuo um parecido para HD de 2,5" e é uma solução muito boa para backup.

Não existe cuidados especiais para HD quanto à armazenagem. O maior problema é sempre evitar temperaturas muito elevadas e pancadas porque é um equipamento muito sensível mecanicamente.

Nem a de ligar periodicamente?
Já li vários relatos de HDs que tiveram esse mesmo problema que o meu.

Eu teria preferência por alguma com 1 baia só, até mesmo pelo valor.
Estive olhando essa (da Orico também, que apesar de 2 baias encontrei em solo br), mas pelos comentários do próprio video e autor, não me pareceu uma boa escolha.
 
Já pensou na possibilidade de armazenamento na nuvem? Sei q tem mensalidades e tal mas se quer de fato segurança ele sim seria o ideal.

Eu como mudei pra notebook e comecei a levar ele pra todo lado tbm pensei em backups exatamente pq se me roubarem o note simplesmente perco tudo, então aproveitei alguns HD’s de note q tinha em casa jogado e comprei só case, um faz o backup do Time Machine normalmente... já o outro ele é um clone exato do meu HD de armazenamento, então caso de algum problema ainda tenho meus arquivos no armário

Já pensei tbm em uma Dock dessas pois tbm tenho uns HDs grandes jogados lá de 2TB hehehehe... mas normalmente exige alimentação externa... aí não gosto por não ser prático
 
Já pensou na possibilidade de armazenamento na nuvem? Sei q tem mensalidades e tal mas se quer de fato segurança ele sim seria o ideal.
+1 pra isso. A backblaze tem storage para backups pessoais ilimitados por $60/ano, e também tem o Wasabi ou o B2 da backblaze caso prefira pagar por gb
 
Nem a de ligar periodicamente?
Já li vários relatos de HDs que tiveram esse mesmo problema que o meu.

Eu teria preferência por alguma com 1 baia só, até mesmo pelo valor.
Estive olhando essa (da Orico também, que apesar de 2 baias encontrei em solo br), mas pelos comentários do próprio video e autor, não me pareceu uma boa escolha.

Voce que é bom de ingles, oq o cara disse? Hehe
 
Voce que é bom de ingles, oq o cara disse? Hehe
Comentário usuário 1: is it still working, I saw a lot of bad review on amazon

Comentário autor do vídeo: after using it for months now, i would say the cloning sometimes work and sometimes doesnt and the slot sometimes it cant read 2 hdd/ssd at the same time. need to take one out first, then read is possible. to read two slots, shut down computer, insert the two hdd/ssd before switch on the module, then is able to read upon restart."
 
Comentário usuário 1: is it still working, I saw a lot of bad review on amazon

Comentário autor do vídeo: after using it for months now, i would say the cloning sometimes work and sometimes doesnt and the slot sometimes it cant read 2 hdd/ssd at the same time. need to take one out first, then read is possible. to read two slots, shut down computer, insert the two hdd/ssd before switch on the module, then is able to read upon restart."
Ai é osso
Comprei hoje esse anunciado ai acima, no aliexpress, vamos ver se presta...
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo