[ajuda] não consigo acessar arquivos do NAS

xleox

Hungry Member
Registrado
Pessoal, boa tarde.

recentemente adquiri um NAS trendnet (infelzimente não acho quase nada sobre ele na net), e nos últimos 3 meses que estou com ele estava me atendendo muito bem (apesar de apanhar um pouco no começo para configurar). Ele possui 2 discos e estava organizando normalmente minha biblioteca por lá, até que, nos últimos dias, simplesmente não consigo mais acessar os discos.

Eu faço o login no programa do NAS e quando clico nos discos dele nada acontece (deveria abrir a pasta principal deles), então vou manualmente nos discos da rede e quando clico dá uma mensagem do windows dizendo que o SMBv1 não é mais suportado e tal. Procurei na net um jeito de contornar isso e achei como habilitá-lo, mas, mesmo habilitando, continua a mesma mensagem e não consigo acessar os discos.

estou sem um norte do que fazer, será que existe jeito de contornar isso? e se eu instalar um outro programa tipo truenas, será que seria uma boa? funcionaria ou ele é smbv1 tbm? o NAS aqui tem uma porta usb, acho que faria por ali né?

o que estou conseguindo no momento é baixar os arquivos pelo programa da trendnet, mas não consigo faze-los rodar como se fosse um hd normal, para up também eu consigo fazer lá pelo programa, porém um arquivo por vez (ele pede flash player instalado para mais que um, mas ninguém mais está utilizando o flash né).

não sou um heavy user, só queria uma forma de ter meus arquivos protegidos e na rede mesmo, talvez instalar um emby neles tbm seria bom, então não preciso de nenhuma solução muito profissional.
 
Esses Nas costumam ser estáveis e eles ja tem um Linux embutido. O TrueNAS é para servidores bare-metal por isso acho difícil conseguir ele nesse seu storage. Qual o modelo do equipamento? Quantos hds estão nele?
 
Não conhecia esse modelo. Achei ele com bons recursos e relativamente fácil de configurar. Mas não acho que seja possível instalar algum outro sistema nele.

Para verificar o estado dos hds você vai em Center > Disk > S.M.A.R.T. Pode ser que um deles esteja com problema, por isso você perdeu acesso ao RAID (array) com seus dados. Vamos torce pelo contrário, mas poste os resultados para a gente analisar.
 
Não conhecia esse modelo. Achei ele com bons recursos e relativamente fácil de configurar. Mas não acho que seja possível instalar algum outro sistema nele.

Para verificar o estado dos hds você vai em Center > Disk > S.M.A.R.T. Pode ser que um deles esteja com problema, por isso você perdeu acesso ao RAID (array) com seus dados. Vamos torce pelo contrário, mas poste os resultados para a gente analisar.
sim, ele é bem simples, mas eficaz, de fácil configuração.

fiz esse teste de S.M.A.R.T e ambos os hds passaram.

acredito que o problema não seja do nas em si ou dos hds, e sim do windows que andou atualizando e talvez tenha travado o modo de acesso ao NAS. Inlcusive, outra coisa que mudou é que antes eu não conseguia acessar as aplicações (no menu de configuração do nas) e agora consegui, criei um DLNA e consigo assistir os videos na minha tv. Inclusive consigo acessar os arquivos de video agora no pc tbm pelo dlna criado dele, mas os discos mesmo (no formato normal, como pastas) continuam a dar erro quando clicado

segue um print mostrando o dlna dele + os dois hds e o erro

2021-10-22.png
 
Oq seria um NAS? Rs
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo