[AJUDA] NAS qual o melhor custo beneficio?

denis21sp

know-it-all Member
Registrado
Pessoal eu tenho um HD de 3TB lotados de filmes FULLHD pesados, e vou comprar outro, como é só pra Filmes, pensei em comprar um NAS e deixar os hd´s lá, gostaria de saber de quem manja, qual o melhor NAS hoje em dia? custo beneficio?

Um modelo que aguente pelo menos 30mb de dados por segundo, que é o volume de dados de um Filme Fullhd hoje em dia.
 
Amigo pra falar a verdade o problema destes Nas compactos como da Netgear,Buffalo é que eles podem lidar com seus 30mb de conexão mais se vc esta pensando em deixar um cliente de torrent ativo 24hrs pode esquecer pois ele trava com muitas conexões simultaneas. Modelos da QNAP, EMC Isilon, Lacie (tops) só vendendo a alma pra importar. Conselho? Monte um mini-pc: placa mini-Atx (ou se tiver pra gastar Itx) e processadores de 2 ou no max 4 cores, gabinete ITX ou Mini-Atx. Da pra fazer até underclock se quiser pra baixar o consumo. Sai muito mais barato e da melhores resultados. Se tiver que trocar de roteador poderia comprar um mais robusto e instalar uma filmware alternativa para client de torrent porem não estere desempenho superior.
 
pensei que só ia ver NAS em servidores, mas pra filmes. claro faz sentido tamanhos enormes de GB. vou acompanhar o topico.
 
Amigo pra falar a verdade o problema destes Nas compactos como da Netgear,Buffalo é que eles podem lidar com seus 30mb de conexão mais se vc esta pensando em deixar um cliente de torrent ativo 24hrs pode esquecer pois ele trava com muitas conexões simultaneas. Modelos da QNAP, EMC Isilon, Lacie (tops) só vendendo a alma pra importar. Conselho? Monte um mini-pc: placa mini-Atx (ou se tiver pra gastar Itx) e processadores de 2 ou no max 4 cores, gabinete ITX ou Mini-Atx. Da pra fazer até underclock se quiser pra baixar o consumo. Sai muito mais barato e da melhores resultados. Se tiver que trocar de roteador poderia comprar um mais robusto e instalar uma filmware alternativa para client de torrent porem não estere desempenho superior.

Apollonius então a ideia nem é usar o torrent, é só ter um lugar pra guardar meus filmes mesmo e acessar pela rede.

Pra mim eu acho que judia demais deixar 6TB de Filmes somente no PC e queria compartilhar ele com outros periféricos meu como o celular ou notebook.

Eu só queria algo que não travasse ao rodar um Filme em 1080p , por exemplo senhor dos anéis um filme só tem 36gb e uma taxa de 25mb por segundo, eu tenho medo de comprar um NAS desse de 400 reais e na hora de acessar o filme o mesmo ficar engasgando.

Tem alguma modelo bacana que voce conhece?
 
Também estou nesse dilema, NAS ou um HTPC da vida.

Sei que HTPC sai mais caro (bem mais)
 
Apollonius então a ideia nem é usar o torrent, é só ter um lugar pra guardar meus filmes mesmo e acessar pela rede.


Pra mim eu acho que judia demais deixar 6TB de Filmes somente no PC e queria compartilhar ele com outros periféricos meu como o celular ou notebook.


Eu só queria algo que não travasse ao rodar um Filme em 1080p , por exemplo senhor dos anéis um filme só tem 36gb e uma taxa de 25mb por segundo, eu tenho medo de comprar um NAS desse de 400 reais e na hora de acessar o filme o mesmo ficar engasgando.


Tem alguma modelo bacana que voce conhece?



Os melhores são os Synology, os WD My Book e os Iomega.

Se você só vai guardar arquivos não tem porque montar um PC, você consegue acessar os filmes neles pela Smart TV ou media player e assistir de boa.

Eu uso um Iomega IX2-200 com 6TB e é uma maravilha.
 
Última edição:
Se conseguir importar ou comprar um semi novo, eu recomendo os Synology.

Tive um USB Station e hoje uso um DiskStation e é top.
Gerencia downloads, é media server, pode fazer como ftp ou web server, servidor para camera IP, tem vários apps na comunidade dele pra gerenciar séries e filmes, fazendo download logo que é lançado o novo episódio, etc...
 
Os melhores são os Synology, os WD My Book e os Iomega.

Se você só vai guardar arquivos não tem porque montar um PC, você consegue acessar os filmes neles pela Smart TV ou media player e assistir de boa.

Eu uso um Iomega IX2-200 com 6TB e é uma maravilha.

Gostei, mas estava procurando algo abaixo de mil reais.

No caso esse Lenovo parece atender oque eu procuro.
 
NAS com boa relação CxB, só consigo pensar no D-Link 320L.

Você encontra por 370~450 reais.

Ah, e não vai na onda de montar pc. Vai gastar muito mais com consumo.
 
Apollonius então a ideia nem é usar o torrent, é só ter um lugar pra guardar meus filmes mesmo e acessar pela rede.

Pra mim eu acho que judia demais deixar 6TB de Filmes somente no PC e queria compartilhar ele com outros periféricos meu como o celular ou notebook.

Eu só queria algo que não travasse ao rodar um Filme em 1080p , por exemplo senhor dos anéis um filme só tem 36gb e uma taxa de 25mb por segundo, eu tenho medo de comprar um NAS desse de 400 reais e na hora de acessar o filme o mesmo ficar engasgando.

Tem alguma modelo bacana que voce conhece?

Os melhores são os Synology, os WD My Book e os Iomega.

Se você só vai guardar arquivos não tem porque montar um PC, você consegue acessar os filmes neles pela Smart TV ou media player e assistir de boa.

Eu uso um Iomega IX2-200 com 6TB e é uma maravilha.

De fato para sua aplicação também não vejo necessidade de montar uma maquina para meramente fazer streaming dos videos já baixados. Se a gerencia dos dados alocados no nas não será feita pelo próprio nas o hardware embarcado não precisa ser grande coisa. Sitei as marcas acima justamente pq tem melhores especificações no hardware embarcado. Das marcas que o amigo Belex sitou só a melhor pra min seria a Iomega pq fica pau a pau com a Buffalo. O WD é provavelmente o mais rápido destes 3 mais se vc conhecer um pouco vai saber que nenhuma empresa usa estes nas da WD pq a placa logica deles é uma bela porcaria se assoprar forte ela queima. Creio que pelo valor de investimento que procura não vai dar se puder importar um usado no ebay, os Buffalo de uma baia são até baratos. Sabe meu primeiro nas foi um notebook antigo e era bom não dava Delay e o FTP era excelente.

Link Nas Ebay Buffalo 1 baia: LINK Suporta uma paulada de protocolos // porta Gigabit// gerencia por https/http e dlna.
 
Tinha a mesma duvida e acabei montando um HTPC ( mini-itx ) realmente sai mais caro , mais tudo depende da necessidade hj vc tem 2 hd´s mais creio que com o tempo você adicione mais ...
Eu tenho no meu HTPC : 1xhd 4tb , 2x 2tb + 1xhd de 160gb para boot , tudo cheio de filmes e séries e em breve terei que adquirir mais hd de 4tb para substituir os de 2tb , pois há o limite de portas sata

Prós ao meu ver

Maiores possibilidades de expansão / capacidade
USB 3
rede gigabit
BT
WIFI
( backup de peças : mesma plataforma e peças do meu DESKTOP para jogos )
MODS


Contras

Preço
consumo


Aqui em casa já tenho um RASPBERRY PI com XBMC na sala a intenção e adquirir mais 2 RASP um pro escritório e um pro quarto
Fica show de mais .... no meu MINI-ITX tem 2 placas de rede Gigabit posso até usar ele como Router , pois ele tem WIFI e BT
 
Tenho um SYNOLOGY DS212J que me atende muito bem, faço o mesmo uso que o que você pretende.
Consigo manter torrent 24x7, neste momento está com 168 arquivos compartilhados.
Possui central de mídia própria e diversas funcionalidade que podem ser instaladas como aplicativos.
Possuo nele 2 HD's de 3TB e estou avaliando o upgrade para outro SYNOLOGY de 4 baias.
Aconselho a quem puder ter um NAS para BackUp pessoal, e arquivamento de músicas, filmes e fotos.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo