• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

ajuda over p5q + Q6600!!

leomaluco

muy guapo
Registrado
Queria o básico rodar a 3.0 o Q6600.sou leiguissimo no assunto,segui o tuto Overclock para novatos no Youtube by Criminal,fsb 300 memorias 853 e foi a 2.7,temperatura em idle ficou em 50,51°,tentei subir mas trava,as opções do tutorial mudam na minha mobo,alguém pode ajudar?
 
nao faz isso nao!!!!!

Aki se deixo tudo em auto... com 3.2 ghz ele joga meu vcore para 1.40v!!! E preciso de somente 1.21v... entao eh perigoso!!!

No seu caso acho q os problemas podem mais estar nas voltagens de NB e SD q nao vou saber falar qual seria o patamar... pq aminha mobo nao tem as opçoes hehehehe
 
Lá vai!

Fera, o Q6600 é ótimo para overclock, no entanto, não são todos que conseguem aumentar a frequência sem ter que mexer na voltagem...

O mais importante é saber se sua fonte vai suportar e se seu cooler conseguirá refrigerá-lo adequadamente, pois de nada adianta ter um overclock animal se a temperatura ficar muito perto do limite(no caso, do Q6600 é 71º).

Muito bem, overclock são tentativas e erros, dificilmente quando iniciante se acerta de primeira um overclock estável. Mantenha a voltagem (CPU Core Voltagem) como está (1,27v) e tente aumentar o FSB de 266MHz para 290MHz. Inicie o Windows normalmente e verifique se não vai congelar a imagem. Se congelar, reinicie o computador, entre na BIOS e modifique o multiplicador(Multiplayer Factor) para 8x.

Sobre o Multiplicador e FSB.
O Multiplicador trabalha em sincronia com o FSB, logo, teremos o seguinte:
2,4GHz = 9x266MHz
Ou seja, para o processador rodar a 2,4GHz, ele irá multiplicar nove vezes sua velocidade "normal", que é de 266MHz, resultando no valor final.

"Ah! Eu posso então diminuir o multiplicador e aumentar o FSB?"
Pode sim, tranquilo. Você poderá ter qualquer combinação que lhe convier.

Por exemplo: Manter 2,4GHz, mas aumentar o FSB.
9x266MHz
8x300MHz
7x342MHz
6x400MHz

Esses são valores "exatos", mas você pode colocar o FSB que quiser, contanto que o processador suporte.

Outro exemplo: Quero colocar o processador a 3,5GHz. Teremos:
9x388MHz
8x437MHz
7x500MHz
6x583MHz

Obs.: Geralmente, um baixo multiplicador com um alto FSB causa uma instabilidade maior, pois vai "forçar" os outros componentes do computador a trabalharem no mesmo ritmo do processador. Placa de Vídeo, Memórias, Placa-mãe e inclusive os Discos Rígidos, por isso muitos recomendam deixar o multiplicador no máximo e aumentar pouco o FSB para chegar na velocidade desejada.

Agora entraremos na parte da voltagem.
Se você tentou mudar apenas o multiplicador e FSB e ainda assim causou instabilidade, está na hora de mexer na voltagem. Não é complicado, apenas delicado. Aumente a voltagem de 1,27v para 1,28v e veja se vai congelar a imagem ou dar a famosa Tela Azul da Morte. Use o próprio Everest para verificar a estabilidade do sistema, ele o fará por tempo indeterminado, ou até que você opte por parar o teste. Geralmente uma hora ou duas é suficiente, mas você pode deixar mais, se quiser.

Obs.: Nunca suba demais a voltagem, de 1,27v para 1,30v por exemplo, pois é um salto muito alto, e muitas vezes seu processador poderia precisar de apenas 1,285v para funcionar perfeitamente, e uma alta voltagem demanda energia, que gera calor, que aumenta a temperatura do processador. Algumas vezes o processador roda com uma VCore tão alto desnecessariamente que a vida útil do processador cai drasticamente. Seja cauteloso.

Mais uma coisa: Sempre, sempre verifique a temperatura do seu processador quando em stock(2,4GHz para o Q6600) nos modos idle(ocioso) e em full(trabalhando a "pleno vapor"), e vá checando se a temperatura aumentou muito.
Não posso dar um valor exato de uma temperatura a uma dada frequência do processador pois varia muito de processador pra processador; gabinete, temperatura ambiente, cooler usado, etc.
 
Lá vai!

Fera, o Q6600 é ótimo para overclock, no entanto, não são todos que conseguem aumentar a frequência sem ter que mexer na voltagem...

O mais importante é saber se sua fonte vai suportar e se seu cooler conseguirá refrigerá-lo adequadamente, pois de nada adianta ter um overclock animal se a temperatura ficar muito perto do limite(no caso, do Q6600 é 71º).

Muito bem, overclock são tentativas e erros, dificilmente quando iniciante se acerta de primeira um overclock estável. Mantenha a voltagem (CPU Core Voltagem) como está (1,27v) e tente aumentar o FSB de 266MHz para 290MHz. Inicie o Windows normalmente e verifique se não vai congelar a imagem. Se congelar, reinicie o computador, entre na BIOS e modifique o multiplicador(Multiplayer Factor) para 8x.

Sobre o Multiplicador e FSB.
O Multiplicador trabalha em sincronia com o FSB, logo, teremos o seguinte:
2,4GHz = 9x266MHz
Ou seja, para o processador rodar a 2,4GHz, ele irá multiplicar nove vezes sua velocidade "normal", que é de 266MHz, resultando no valor final.

"Ah! Eu posso então diminuir o multiplicador e aumentar o FSB?"
Pode sim, tranquilo. Você poderá ter qualquer combinação que lhe convier.

Por exemplo: Manter 2,4GHz, mas aumentar o FSB.
9x266MHz
8x300MHz
7x342MHz
6x400MHz

Esses são valores "exatos", mas você pode colocar o FSB que quiser, contanto que o processador suporte.

Outro exemplo: Quero colocar o processador a 3,5GHz. Teremos:
9x388MHz
8x437MHz
7x500MHz
6x583MHz

Obs.: Geralmente, um baixo multiplicador com um alto FSB causa uma instabilidade maior, pois vai "forçar" os outros componentes do computador a trabalharem no mesmo ritmo do processador. Placa de Vídeo, Memórias, Placa-mãe e inclusive os Discos Rígidos, por isso muitos recomendam deixar o multiplicador no máximo e aumentar pouco o FSB para chegar na velocidade desejada.

Agora entraremos na parte da voltagem.
Se você tentou mudar apenas o multiplicador e FSB e ainda assim causou instabilidade, está na hora de mexer na voltagem. Não é complicado, apenas delicado. Aumente a voltagem de 1,27v para 1,28v e veja se vai congelar a imagem ou dar a famosa Tela Azul da Morte. Use o próprio Everest para verificar a estabilidade do sistema, ele o fará por tempo indeterminado, ou até que você opte por parar o teste. Geralmente uma hora ou duas é suficiente, mas você pode deixar mais, se quiser.

Obs.: Nunca suba demais a voltagem, de 1,27v para 1,30v por exemplo, pois é um salto muito alto, e muitas vezes seu processador poderia precisar de apenas 1,285v para funcionar perfeitamente, e uma alta voltagem demanda energia, que gera calor, que aumenta a temperatura do processador. Algumas vezes o processador roda com uma VCore tão alto desnecessariamente que a vida útil do processador cai drasticamente. Seja cauteloso.

Mais uma coisa: Sempre, sempre verifique a temperatura do seu processador quando em stock(2,4GHz para o Q6600) nos modos idle(ocioso) e em full(trabalhando a "pleno vapor"), e vá checando se a temperatura aumentou muito.
Não posso dar um valor exato de uma temperatura a uma dada frequência do processador pois varia muito de processador pra processador; gabinete, temperatura ambiente, cooler usado, etc.

vou fazer hoje ainda,tenho uma corsair tx 650 acredite que segure o over,to certo?vlw pelas dicas!!
 
mudei o fsb pra 333,sem mexer em nada so botei em manual a parte de over,ficou assim:
shot0000.jpg

a temperatura ta alta,vou baixar pra 300 de fsb,dae vou comprar uma pasta ou cooler melhor,ou tem algum jeito de baixar?
a voltagem ta certa?
 
Tah ai o perigo de quem deixa o vcore em auto... meu... seta essa voltagem ai beeeeem mais pra baixo... isso ai eh pra ficar em media a 1.25v... meu caso para 3.0 ghz eu preciso de 1.15v!!!
 
Posso aproveitar o tópico???

Eu tenho uma P5Q+Q6600 também.

Eu quero deixa em 3.2Ghz.

Deixaria a FSB 355X9???? ou 400x8??????
Preciso mexer na voltagem, o que recomendam?
tenho que cetar o PCI-E tb, e não deixar em Auto correto?
Memorias precisa mexer???? :confused:

Peguei uns tutoriais na net, e vi o video do criminal, mas é tanta coisa, voltagem NB, SB, fiquei totalmente perdido.

Alguem que manje. me dá um exemplo para deixar em 3.2?
 
mudei o fsb pra 333,sem mexer em nada so botei em manual a parte de over,ficou assim:
shot0000.jpg

a temperatura ta alta,vou baixar pra 300 de fsb,dae vou comprar uma pasta ou cooler melhor,ou tem algum jeito de baixar?
a voltagem ta certa?

Deixa o vcore no padrão do seu processador, olha la no coretemp e coloca igual na bios que segura o seu processador em 3.0ghz.
 
agora foi,setei 333 fsb e 1.25 na voltagem,foi di boa,sabem quanto tempo deixar o teste de stress do everest?temperatura ta 55 em full...
 
Nao precisa do prime... pega o OCCT e deixa uns 10 min q vc jah ve a temp maxima... se tudo esta OK deixa de 30 min a 1 hora nele q vc jah ve se tah estavel ;)
 
Nao precisa do prime... pega o OCCT e deixa uns 10 min q vc jah ve a temp maxima... se tudo esta OK deixa de 30 min a 1 hora nele q vc jah ve se tah estavel ;)

qual teste q eu uso no occt? cpu limpack?fiz esse e foi pra 78°,no pico...
mas ta funcionando em média a 40°,45°...
 
Entao... o limpack eh pra literalmente fritar seu cpu... ele eh feito pra isso mesmo hehehehe... bom... se de pico nao passou de 78C e nao resetou ou deu erro... entao ta estavel hehehehe
 
blz,mas só usei o limpack por 5 minutos vi a cpu a 78° dae por motivo de segurança interrompi,qual opção uso?a primeira?
 
Posso aproveitar o tópico???

Eu tenho uma P5Q+Q6600 também.

Eu quero deixa em 3.2Ghz.

Deixaria a FSB 355X9???? ou 400x8??????
Preciso mexer na voltagem, o que recomendam?
tenho que cetar o PCI-E tb, e não deixar em Auto correto?
Memorias precisa mexer???? :confused:

Peguei uns tutoriais na net, e vi o video do criminal, mas é tanta coisa, voltagem NB, SB, fiquei totalmente perdido.

Alguem que manje. me dá um exemplo para deixar em 3.2?

cara fiz e funcionou no meu,como é o mesmo combo,faz assim:355 x9= 3.2 e seta a voltagem pra 1.25...
 
cara fiz e funcionou no meu,como é o mesmo combo,faz assim:355 x9= 3.2 e seta a voltagem pra 1.25...

Blz vou fazer isso. vlw
Você mudou mais alguma coisa no bios??
Voltagem NB, PCI-E ou deixou tudo do jeito que estava e só mudou FSB+Multiplicador+Voltagem do processador?
 
Blz vou fazer isso. vlw
Você mudou mais alguma coisa no bios??
Voltagem NB, PCI-E ou deixou tudo do jeito que estava e só mudou FSB+Multiplicador+Voltagem do processador?

só fsb,não mexi no multiplicador,e setei a voltagem pra 1.25.
 
Tenho o mesmo combo cpu+pl.mãe que vc.

Na bios, tudo que se usa "disable" pra over, eu setei assim. E na parte de voltagem deixei tudo no "auto" e apenas o vcore setei em 1.325V.

Pude levantar na boa 375x9 : 3.4 GHz, super PI deu 15,7 seg com memos DDR2 800 1:1. Temp com prime 65ºC nos dois primeiros cores.
 
Tenho o mesmo combo cpu+pl.mãe que vc.

Na bios, tudo que se usa "disable" pra over, eu setei assim. E na parte de voltagem deixei tudo no "auto" e apenas o vcore setei em 1.325V.

Pude levantar na boa 375x9 : 3.4 GHz, super PI deu 15,7 seg com memos DDR2 800 1:1. Temp com prime 65ºC nos dois primeiros cores.

com cooler box?
 
Tenho o mesmo combo cpu+pl.mãe que vc.

Na bios, tudo que se usa "disable" pra over, eu setei assim. E na parte de voltagem deixei tudo no "auto" e apenas o vcore setei em 1.325V.

Pude levantar na boa 375x9 : 3.4 GHz, super PI deu 15,7 seg com memos DDR2 800 1:1. Temp com prime 65ºC nos dois primeiros cores.

Perai q tem coisa errada... 375x2(DDR) da 750... e nao 800 pra ficar em 1:1 ;)
 
Olá galera,

Fiz o seguinte.
Deixei o PCI-E = 100
multiplicador = 9
FSB = 355
E 1.25625 no processador, a máquina não ligou mais, ae desliguei os cabos e liguei de novo, mas apareceu a mensagem de erro, dizendo que overclock falhou, alguem me ajuda, como deixo á 3.2???
 
cara seta 1.25 cravado na voltagem,e fsb=355,não mexe em mais nada,aqui ta tranquilo...
 
cara seta 1.25 cravado na voltagem,e fsb=355,não mexe em mais nada,aqui ta tranquilo...

Também tentei 1,25 cravado, mas não ligou, se eu deixo á 3.00Ghz ele liga e inicia.... o que pode ser?
Tenho que mexer nas memorias será?
 
Meu querido, nem todo CPU é igual, você está fazendo algo que deu certo num e não quer dizer que dê certo no seu.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo