Ajuda para enfrentar o suporte de TI da minha faculdade (Internet ruim)

Neo Fahrenheit

know-it-all Member
Registrado
Olá pessoal, como vão vocês?

Moro numa casa de estudante e a internet anda horrível por aqui (Nossa velocidade é de, teoricamente, 5Mb/s). Não era assim antes. Uns meses atrás, ela era boa e estável. Jogava Heroes of the Storm sem problema, assista YouTube em HD sem problemas, etc. Mas, de uns tempos pra cá, a conexão está muito ruim. Ruim de tal ponto que até a navegação à internet ficou comprometida.

Como o RU também ficou fechado por quase um mês e após uma grande vitória pelos estudantes (ressarcimento em dinheiro pelo tempo fechado e outras coisas), foi marcada uma nova reunião com a equipe de TI da faculdade que fornece a internet pra gente.

Como eu sei que provavelmente eles vão tentar nos encher de lorota e informações mentirosas para justificar esta internet deplorável, gostaria da ajuda de vocês pra tentar formar minha base argumentativa. Dicas de programas pra analisar e medir o uso de internet de aplicativos também ajudam! Eles tiveram a audácia de dizer que não deveríamos jogar online porque eles consumiam muita banda... pff. Estudantes precisam se divertir nas horas vagas também!

Aqui na casa não podemos contratar internet de empresas, somos obrigados a ficar com essa fornecida por eles. Eu to querendo lutar pelo direito de poder contratar de uma empresa qualquer e que eles paguem a conta (ou parte dela). Temos disponibilidade de 10Mb/s da OI no nosso endereço e o bom é que eles não cobram franquia. Moramos em um prédio de 9 andares. Moram cerca de 400 pessoas aqui.

O que vocês acham que eu devo dizer, que dados devo mostrar e que testes devo reportar?

Muito obrigado pela ajuda de vocês.
Nos tivemos uma grande vitória pelos RUs fechados e queremos uma vitória com isto também!

Até mais.
 
Última edição:
Mostre testes como tracert, e use o WinMTR para mostrar perda de pacote entre seu link e a outra ponta que desejar.
 
Mostre testes como tracert, e use o WinMTR para mostrar perda de pacote entre seu link e a outra ponta que desejar.

Valeu. Vou pesquisar por esses softwares!
 
Cara como a banda é compartilhada entre vocês, provavelmente a galera ta arrochando no torrent e streaming de video. O que você poderia propor é um limite de banda para cada dispositivo conectado através de configuração de QoS, assim todos terão assegurado um mínimo de banda evitando que outros monopolizem através de downloads e streaming.

Mesmo assim, 5 Mb de net para 400 pessoas chega a ser ridículo, mesmo com controle de banda. A não ser que você se refira a taxa de download de 5MBs (aí seria uma internet de 50Mb) que mesmo assim creio que não seria suficiente para 400 pessoas.

Provavelmente vocês não podem contratar internet ADSL devido a titularidade da residência, uma alternativa seria a contratação de links a radio e planos 3g. Mas não espere que parte da sua conta seja paga.

Eles tiveram a audácia de dizer que não deveríamos jogar online porque eles consumiam muita banda... pff. Estudantes precisam se divertir nas horas vagas também!

Sem querer ser chato, quanto a esta afirmação, eu acho pertinente por parte deles (não sobre o consumo de banda dos jogos que é ínfima, mas sim pelo uso do recurso em si). Você está utilizando um recurso que é arcado pelos impostos de muitos trabalhadores, de forma gratuita para você (estou considerando que você estude em uma instituição pública). Reclamar de um serviço por não atender sua necessidade de entretenimento, sendo que a sua finalidade não seria essa, é antiético.
 
Cara como a banda é compartilhada entre vocês, provavelmente a galera ta arrochando no torrent e streaming de video. O que você poderia propor é um limite de banda para cada dispositivo conectado através de configuração de QoS, assim todos terão assegurado um mínimo de banda evitando que outros monopolizem através de downloads e streaming.

Mesmo assim, 5 Mb de net para 400 pessoas chega a ser ridículo, mesmo com controle de banda. A não ser que você se refira a taxa de download de 5MBs (aí seria uma internet de 50Mb) que mesmo assim creio que não seria suficiente para 400 pessoas.

Provavelmente vocês não podem contratar internet ADSL devido a titularidade da residência, uma alternativa seria a contratação de links a radio e planos 3g. Mas não espere que parte da sua conta seja paga.

Sem querer ser chato, quanto a esta afirmação, eu acho pertinente por parte deles (não sobre o consumo de banda dos jogos que é ínfima, mas sim pelo uso do recurso em si). Você está utilizando um recurso que é arcado pelos impostos de muitos trabalhadores, de forma gratuita para você (estou considerando que você estude em uma instituição pública). Reclamar de um serviço por não atender sua necessidade de entretenimento, sendo que a sua finalidade não seria essa, é antiético.

Bem, o torrent sempre foi bloqueado aqui. Sobre a velocidade da casa inteira, é de 100Mb/s (Megabits). Eles pretendem aumentar essa velocidade para 1Gb/s, agora quando eu não sei.

Sobre a reclamação deles por parte dos jogos online, tenho quase certeza ser totalmente infundamentada. Jogar online requer baixo ping, coisa que eles podem oferecer, já que esses problemas estão acontecendo apenas desde o último mês.

Minha finalidade é estudar, mas isso não significa que eu não tenha o direito de me divertir. A internet é para as necessidades dos estudantes, creio eu. A diversão está entre elas. Não sou um robô de estudos. Quero apenas um ping baixo e uma internet estável para quando chegar em casa cansado depois de um dia cheio de aulas e estudos (ou nas férias), eu poder relaxar, me divertir. Este sistema é sustentado, sim, pelo imposto de muitos brasileiros, inclusive do meu. Acho que tenho o direito disso. Além disso, a internet ruim também prejudica a navegação da internet como um todo, inclusive os estudos (Nada de vídeos-aula no YouTube). Com o problema resolvido e de volta como estava antes, conseguirei jogar em problemas. Não preciso que melhorem, entende, é só concertar.

Essa minha intenção de contratar uma internet de fora e pedir para eles pagarem parte da conta é um plano de última hora para caso eles digam que não sabem qual o problema ou não fazem ideia de como resolver, o que eu acho difícil.

Me desculpe se eu pareci rude com a mensagem acima, não foi esta a intenção. :)
Gosto de trocar ideias e ver pontos de vista diferentes. O que faria se você estivesse aqui?
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo