Ajuda particionando o HD. Qual a mellhor combinação?

Hellkiri

...
Registrado
Não sabia se postava em Soft ou Hard, então vou postar aqui mesmo já que tem a ver com HD.

Tenho um HD Sansumg de 20GB e 5400RPM e tou sem formatar ele faz quase 2 anos. Amanhã vou comprar um HD de 80GB de 7200RPM (provavelmente da Sansumg) que achei por 150 reais aqui em Brasilia. E vou aproveitar e formatar logo o PC. A dúvida é a seguinte:
- Pretendo fazer umas 3 partições no HD de 80GB e mais a partição do HD de 20GB. Seria um partição pra instalar jogos, outra pro windows, outra pra downloads da internet e uma outra pra memória virtual do windows.
- Teria alguma diferença de performance, sobretudo em jogos, se eu instalasse o Windows no HD de 20GB e os jogos no HD de 80GB? Ou seria melhor deixar o Windows e os jogos no HD de 80GB?
- Tava pensando também em deixar o HD de 20GB só pra memória virtual, mas por ele se mais lento queria saber se é melhor fazer assim ou se é melhor deixar a memória virtual no HD de 80GB mesmo.

Desculpem se ficou confuso.

Também estou aberto a outras sugestões.

Grato!
 
Cara... Esse negócio de fazer uma partição apenas para jogos não dá certo, pois o aplicativo precisa buscar alguns drivers na pasta do windows (que vai estar instalada em outra partição) e vai piorar um pouco o desempenho.

O ideal seria você fazer 2 partições:

1st com o windows instalado, programas, jogos e afins.

2nd com seus arquivos pessoais, instaladores dos programas e instaladores de jogos.

Eu tenho 2 hd's aqui e o de 80gb (todo ele) está instalado o windows, aplicativos e jogos, e o outro HD apenas minhas coisas pessoais.

Minha dica ae.

Falow \,,/
 
Cara... Esse negócio de fazer uma partição apenas para jogos não dá certo, pois o aplicativo precisa buscar alguns drivers na pasta do windows (que vai estar instalada em outra partição) e vai piorar um pouco o desempenho.

O ideal seria você fazer 2 partições:

1st com o windows instalado, programas, jogos e afins.

2nd com seus arquivos pessoais, instaladores dos programas e instaladores de jogos.

Eu tenho 2 hd's aqui e o de 80gb (todo ele) está instalado o windows, aplicativos e jogos, e o outro HD apenas minhas coisas pessoais.

Minha dica ae.

Falow \,,/



concordo!!
 
tb concordo :sly:

mas não compra hd da sansung:yucky: não, compra um seagate que é bem melhor:yes:
 
Bom, eu faço um pouco diferente...
Como tenho 1HD só, eu costumo sempre fazer uma partição de 10, 12gb no máximo para Windows e Programas, e deixou ela NTFS.
Ai o resto do HD eu deixo como FAT32 e lá salto todas minhas coisas (musicas, projetos, arquivos, instaladores)...

Obs: Como eu jogo pouco, instalo os jogos na primeira partição também.
Mesmo cendo pequena sempre deu conta.
Se um dia eu precisar instalar mais jogos, eu aumento a partição primária, ou instalo na segunda mesmo...
Quando eu formatar, vou ter q instalar denovo de qualquer jeito =P

[]s
 
Vlw pelas dicas.

Eu também queria pegar um HD da Seagate, mas não achei um com preço tão bom em loja física. A única marca que achei foi a Samsung mesmo. Mas ela é tão ruim assim?
 
não q é taããõoo ruim assim e porque faço manutenção e vi que alguns desses pifam de uma hora pra outra,
*bem pelo menos e o que o povo de que estou fazendo a manutenção fala, muitos tem medo de contar realmente o que aconteceu (queda, desliga o pc so estabilizador etc..)
 
Cara, o negócio é o seguinte:
o teu HD de 20 Gb e 5200rpm é muito mais lento do que o de 80Gb 7200 rpm.
além da velocidade de rotação dos disco, o buffer do de 80gb é no mínimo o dobro, o que melhora a performance.
se colocar o de 20 GB para memória virtual, windows instalado ou jogos, terá perda de perfomance na sua execução/carga.
o melhor é deixar o de 20GB apenas para backup ou para guardar arquivos que não serão usados com frequencia.
 
Vlw pelas dicas.

Eu também queria pegar um HD da Seagate, mas não achei um com preço tão bom em loja física. A única marca que achei foi a Samsung mesmo. Mas ela é tão ruim assim?

Olha... Seagate é uma marca que anda comigo até hoje (4 anos DIRETO 24h sem parar, quase nunca desligo a máquina) e posso recomendar de olhos fechados.

Eu tinha um HD samsung com 20gb no meu antigo (e roubado) PC e nunca me deu problemas, e agora, estou com um SATA da Samsung em perfeito funcionamento (faz 1 mes que comprei :p ).

Creio que todos os HD's funcionam perfeitamente bem se forem BEM cuidados. Não desligar a máquina direto no estabilizador, não ficar sucetivas vezes reiniciando, não formatar todo dia, não instalar programas xulapas, enfim, cuidados.

Falow \,,/
 
brother..
o seu HD de 20GB eh absurdamente mais lento que qualquer hd do mercado
de 80GB.. velocidade de rotaçao, cache, etc..
entao, poe o de 80GB com windows, aplicativos e Jogos..
nao recomendo voce fazer partiçao pra jogos, isso nao eh legal
tem uma serie de fatores que fazem isso "trazer" problemas em alguns casos.
o de 20GB voce poe ele pra guardar os arquivos menos acessados..
partiçoes, sempre em ntfs.. nunca use fat32.. eh bem pior.
com relaçao a tamanho, eu botaria 30, 50 no de 80GB (alias.. nao dah 80GB, dah uns 76GB, seria 26 / 50, se precisar instalar outro jogo, desinstala um
e poe o outro.. nao deixa tudo de uma vez soh, joga ateh enjoar po..)
e o de 20 pra guardar os outros belengos.. Flw?
abraço.
 
Vlw por todas as dicas. Comprei um da Samsung 80GB 7200RPM. 150 reais por ele foi um preço bom?

Terminei de formatar o PC ontem a noite e já senti diferença em algumas coisas. Descompactação de arquivos MUITO mais rápida, tá melhor pra abrir programas e outras coisas.

O HD de 20GB dei uma parte pro meu irmão e tou usando também pra guardar alguns bagulhos que baixo da net.

O de 80GB formatei em 50GB uma unidade e os outros 26GB pra outra.

Mais uma última pergunta. Deixei 768MB fixos de memória virtual na partição de 50GB, que é onde está instalado o windows. Se eu colocar na partição de 26GB vai ter alguma diferença ou dá na mesma?

PS: Finalmente posso deixar Toca 3 + CSS + DOD juntos =D
 
Vlw por todas as dicas. Comprei um da Samsung 80GB 7200RPM. 150 reais por ele foi um preço bom?

Terminei de formatar o PC ontem a noite e já senti diferença em algumas coisas. Descompactação de arquivos MUITO mais rápida, tá melhor pra abrir programas e outras coisas.

O HD de 20GB dei uma parte pro meu irmão e tou usando também pra guardar alguns bagulhos que baixo da net.

O de 80GB formatei em 50GB uma unidade e os outros 26GB pra outra.

Mais uma última pergunta. Deixei 768MB fixos de memória virtual na partição de 50GB, que é onde está instalado o windows. Se eu colocar na partição de 26GB vai ter alguma diferença ou dá na mesma?

PS: Finalmente posso deixar Toca 3 + CSS + DOD juntos =D



Não vai haver diferença nenhuma na performance
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo