Ajuda pra melhorar temps do meu gabinete

panda49

Banido
Banido
Peço ajuda ai pra vocês de acharmos juntos uma maneira de resfriar meu sistema. As temperaturas estão OK, mas eu queria abaixá-las ainda mais, já que sinto que é possível.

Vejam meu gabinete e os coolers que ele possui.

2202894c3ca18ead2d795abd4daa1335bed3285.jpg


Eu queria saber a opinião de vocês sobre o seguinte. O ideal aí são os Coolers pequenos A e B puxarem o ar de dentro, enquanto o grandão joga pra dentro ou o contrário?

Outra coisa que gostaria de saber é se existe algum mecanismo de desligar esse cooler maior sempre que eu queira. Pois ele faz um esporro tremendo e só vejo necessidade de utilizá-lo quando estou jogando.
 
"necessidade de utilizá-lo quando estou jogando"

por que ele é necessario quando você está jogando?

Gostaria de saber também, por que você gostaria de diminuir a temperatura interna do seu case se você mesmo disse que ás temperaturas dos dispositivos estão OK?

Minha filosofia é a seguinte:

Se um produto foi projetado para suportar determinada temperatura, contanto que sua temperatura máxima especificada não seja desrespeitada, não há vantagens em diminuí-la em troco de mais mão de obra e barulho.

Por exemplo: Se uma GPU suporta no máximo 120 °C, ela estiver operando em full load a máximos 100 °C em (overclock até) não há motivos para rebaixar sua temperatura em troca de mais barulho e gastos.

Para saber, sigo o seguinte procedimento:

Procuro simular uma temperatura ambiente mais alta que possa existir, por exemplo, no verão, dentro do quarto, talvez passe dos 35 °C

Com essa temperatura ambiente, faço testes de stress em todos os dispositivos: PSU, CPU, PWM, HDD, VGA, etc.

Verifico se os dispositivos que possuem sensor de temperatura, tais como CPU, PWM, Chipset, HDD e VGA, em full load não ultrapassam a temperatura especificada como máxima aceitável pela fabricante. Verifico se, em testes de stress, é reportado algum erro ou se ocorre algum travamento, reboot e etc.

Se nessas condições, de extrema temperatura ambiente e extremo stress do sistema, nada de errado acontecer, não vejo a menor vantegem de baixar a temperatura de qualquer dispositivo. Só há desvantagens, pois gastará mais dinheiro investindo em produtos (fans, heatsinks, pasta témica, etc.) se necessário, mais energia (ventoinha com altas rpm) e o pior de todos: AUMENTARÁ O RUÍDO ACÚSTICO!

Desculpe-me se estou sendo atrevido ou inconveninte, afinal, você não me perguntou isso. Apenas estou mostrando meu ponto de vista e, quem sabe, alguém possa mudar de opinião com isso.

Até logo
 
bom , eu a um tempo atras fikei d olho nos qse 40º q meu HD xegava... takei um cooler da AKASA na parte da frente do gabinete... alem d bonito , foi para os 29º, axei otimo...
recentemente trokei o gabinete , peguei um Virgo da Maxxtro, a ventilação dele eh boa , mas para melhorar , planejo abrir a tampa lateral para um acrilico com espaço para dois coolers de 80mm , e kem sabe ateh akela baia dupla q se poe no lugar dos DVDs para otro cooler, alem d um casemod simples , vou aumentar e MTO a refrigeração no gabinete...

pega essa minha ideia e tenta aplicar no seu , naum sei , talvez seja algo a se considerar...
Spon
eh onde eu pretendo fazer a compra da maioria das coisas... se interessar tae
 
Mas é que eu não quero gastar. Quero achar uma solução melhor dentro do que tenho. Não me decidi no que seria melhor. Os pequenos puxando o ar ou jogando pra dentro. Ou o grandão jogando pra dentro.

Entende?
 
"necessidade de utilizá-lo quando estou jogando"

por que ele é necessario quando você está jogando?

Gostaria de saber também, por que você gostaria de diminuir a temperatura interna do seu case se você mesmo disse que ás temperaturas dos dispositivos estão OK?

É porque eu costumo fazer overs bem cavalares na VGA. E sem temps realmente baixas, a coisa não ajuda.
 
Ouvi dizer q nao é bom dxar os cooler da parte traseira jogando ar p dentro pois eles acabam pegando ar quente q sai da fonte e jogando ele p dentro do gabinete.
 
Aki uso 4 Fans de 80mm atrás(jogando ar pra fora), 2 d 80mm na frente (puxano Ar frio)e mais 1 na Lateral 80mm embaixo (Ar para Dentro), aki foi o melhor jeito, Ambiente 34°c VGA 50° Idle, Mobo 31°c CPU Nucleos 29°c (3.60Ghz)
 
Aki uso 4 Fans de 80mm atrás(jogando ar pra fora), 2 d 80mm na frente (puxano Ar frio)e mais 1 na Lateral 80mm embaixo (Ar para Dentro), aki foi o melhor jeito, Ambiente 34°c VGA 50° Idle, Mobo 31°c CPU Nucleos 29°c (3.60Ghz)

Aqui e quase igual o seu, so que tenho dois atras, doi na frente, um do lado e um encima, o que fica encima joga para dentro tbm, e tbm tenho um exaustor que fica abaixo da placa de video que joga o ar pra fora, ele e muito bom e barato lembro que paguei R$22,00 e compensou muito =)
 
Valeu pelas opiniões aí. Acho que o ideal é realmente deixar os traseiros jogando ar pra fora, enquanto o cooler grande joga ar pra dentro. Farei isso e postarei aqui resultados.
 
Se eu não me engano, você deve fazer o gabinete estar com pressão negativa e evitar o turbilhonamento (acho que é isso).

Então, precisa que saia mais ar do que entra. Mais ou menos assim: Se a soma de CFM das fans insufladoras for x, a soma do CFM das fans exaustoras deve ser maior que x.

O fluxo recomendado é da frente do gabinete para trás e de baixo para cima. Evite usar outro fluxo. Assim, recomendo que tenha mais ar "saindo" do gabinete do que "entrando". Portanto coloque as fans maiores na traseira e as menores na frente.

Espero ter ajudado.
 
Panda meu gabinete é igual ao seu e já testei de várias formas.....a que deixou as temp mais baixas foi a seguinte:

Todos os três collers puxando o Ar quente de dentro e jogando para fora!!! Essa foi a melhor...não quer dizer que pra vc tb seja o ideal é vc testar todas as posições...
 
Valeu ai mais uma vez.

Mas cheguei a conclusão que o ideal é deixar todos os fans desligados :lol: Impressionante como agora no inverno o PC fica 1º mais quente apenas com eles desligados em idle. E, em média, 3º mais quente em full. Agora tô com um PC absolutamente silencioso e ainda com temperaturas OK. Espero que no verão continue mais ou menos assim =)

Dentro todas as soluções, a melhor foi essa que o Luciano me me sugeriu. De colocar tudo tirando o ar quente de dentro do PC. Mas todas deram praticamente no mesmo.

Obrigado pela ajuda. Valeu a todos!
 
Pega esse cooler grande, coloca na frente do gabinete jogando ar pra dentro....
E deixa esses 2 pekenos atrás tirando o ar....

Vai melhorar bastante....

Flw ! :yes:
 
To com o X-Blade e to curtindo pra caramba :eek:
Muito boa a ventilaçao dele. To pensando em adicionar + 2 FANS e 120 em algum lugar dele, mas, pena que ta dificil :huh:
 
Enganei-me sobre deixar tudo desligado. CPU continuou com 45º, mas a VGA logo chegou nos 55º, o que pode atrapalhar meu overclock. Então os liguei e estou com os mesmos 45º na CPU, mas a VGA voltou aos 45º também. Acho que vou deixar assim.

Todos eles puxando o ar quente de dentro. Pareceu-me a melhor solução mesmo.
 
Então está de acordo com o que eu disse lá em cima; a melhor solução é "tirar" ar quente de dentro do case do que "colocar" ar frio para dentro do case.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo