• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

[AJUDA]Rede com win xp e win 98, micros não se enxergam

tjorssato

know-it-all Member
Registrado
Bom dia pessoal...

Então.. sábado eu estava em um cliente para configurar a rede, pois ele tinha rede com cabo e resolveu colocar em alguns micros rede wireless.. até ai tranquilo, coloquei a placa da wireless configurei e eles estão funcionando.. o problema é o seguinte, ele tem varios micros, alguns com win xp (rede wireless) e outros com win 98 (rede com cabo)... ele precisa que os micros que tem win xp imprima em uma impressora localizada em um micro com win 98... o problema é que os micros com win xp não enxergam o micro com win 98 e vice e versa.. eles estão no mesmo grupo, estão na mesma faixa de ip e estão ligados no mesmo router... não sei pq eles não se enxergam na rede... não sei mais oq posso fazer... nem pingando pelo ip ou nome do micro da certo.. agradeço desde ja quem ajudar ;)
 
Bom amigo vou dar algumas alternativas para você efetuar, tente ao menos :

1. Certifique-se que os computadores estão todos no mesmo grupo de trabalho com nomes válidos. :thumbs_up

2. O Win98 as vezes apresenta a placa de rede Ativa, e mostra até as propriedades do TCP/IP, aplica IP's, gateway, mascara, etc. Mas simplesmente não funciona. Faça o seguinte remova a placa de rede do computador que possuí Win98 instalado, coloque-a novamente e instale, reconfigurando a rede. :thumbs_up

3. Caso a opção 1 não tenha resolvido o problema, tente aplicar o Win98 como servidor, Aplicando IP's na mão mesmo. Faça o seguinte: (Independente se a rede está com o uso de roteador..)
3.1 Atribua um IP fixo à máquina que possuí o Win98, e em seguida crie uma pasta no disco local e compartilhe a mesma, reboot a máquina.
3.2 Configure o restante das máquinas como clientes, e reboot em seguida.
3.3 Tente acessar a Máquina Servidora (Win98) direto na pasta compartilhada, Ex: No Executar : \\Teste.
3.4 Caso consiga acessar a pasta, está funcionando perfeitamente a rede.:thumbs_up

4. Esta opção apesar de ser um pouco remota é apenas mais uma tentativa, efetue a discrição 3 como descrito acima, e ligue as máquinas com Wireless com rede à cabo, e efetue os testes de compartilhamento e veja se realmente estão funcionando. Está é a última opção que se pode adotar, caso persista o problema, pegue um medidor de cabos de rede e verifique o cabo para ver se o mesmo foi bem crimpado, caso esteja Ok com o cabo, cheque ainda uma configuração direta (ponto à ponto) com o PCWin98 + PCWinXP, se ainda persistir o problema, troque as placas de rede, acredito que não chegará à este ponto. :thumbs_up

Qualquer dúvida poste que assim que possível irei auxiliá-lo.
Atenciosamente :wave:

Ne0 :thumbs_up
 
Opa...

mas então, problema no cabo ou placa de rede está descartado, pq antes de colocar os micros do win xp na rede, eu transferi a base de dados de um outro micro com win 98 pra esse onde preciso acessar... antes de clocar os micros com win xp era td win 98 e eles acessavam td normal...

eu tb, por vias de duvidas, ja tinha colocado todos os micros com ip's fixos, configurados manualmente.. inclusive o gateway padrão e mesmo assim fiquei sem acesso

PS.: nesse micro do win 98 tem uma impressora e preciso instalar ela nos micros que estão rodando win xp, acabei de conversar com um amigo meu pelo tel e ele me disse que não vou conseguir instalar a impressora pq o win 98 não da suporte... isso procede???
 
Opa...

mas então, problema no cabo ou placa de rede está descartado, pq antes de colocar os micros do win xp na rede, eu transferi a base de dados de um outro micro com win 98 pra esse onde preciso acessar... antes de clocar os micros com win xp era td win 98 e eles acessavam td normal...

eu tb, por vias de duvidas, ja tinha colocado todos os micros com ip's fixos, configurados manualmente.. inclusive o gateway padrão e mesmo assim fiquei sem acesso

PS.: nesse micro do win 98 tem uma impressora e preciso instalar ela nos micros que estão rodando win xp, acabei de conversar com um amigo meu pelo tel e ele me disse que não vou conseguir instalar a impressora pq o win 98 não da suporte... isso procede???

Cara dá suporte à compartilhamento de impressora na rede no Win98 Sim, este seu amigo disse uma informação totalmente errônea!
À questão é.. você está conseguindo acessar o PCWinXP na rede?
Caso esteja.. aí fica mais fácil, pois tem algumas impressoras que não funcionam em rede Win98 x WinXP mesmo ..mas aí há uma forma de burlar, isto.

Como? Simples!
Tú instala a impressora em cada micro, isso mesmo vai em cada PC, instala a impressora seja USB, LPT1, etc.
Após isso tu vai e coloca a impressora no PC em que a mesma ficará..No seu caso Win98.
Após isto compartilhe a impressora no PCWin98 com um nome (Ex: Imp140708), Após o compartilhamento você notará que no winXP apesar da impressora estar instalada ela estará como Offline.. ;) Ai que entra a parada, tu vai entrar nas propriedades da impressora, e depois em portas..tu vai mudar da porta USB,LPT1, seja o que for para a seguinte porta( " \\PCWin98\Imp140708 " ) ps* Sem aspas :D

E faça um teste de impressão..


Agora se a rede não está funcionando, faça as etapas que eu sugeri uma por uma que você vai encontrar o problema!
 
Se não me engano o Win98 só da suporte a compartilhamento na 2ª Edição, o primeiro Win98 tinha vários problemas de rede inclusive de compartilhamento.
 
Cara dá suporte à compartilhamento de impressora na rede no Win98 Sim, este seu amigo disse uma informação totalmente errônea!
À questão é.. você está conseguindo acessar o PCWinXP na rede?
Caso esteja.. aí fica mais fácil, pois tem algumas impressoras que não funcionam em rede Win98 x WinXP mesmo ..mas aí há uma forma de burlar, isto.

Como? Simples!
Tú instala a impressora em cada micro, isso mesmo vai em cada PC, instala a impressora seja USB, LPT1, etc.
Após isso tu vai e coloca a impressora no PC em que a mesma ficará..No seu caso Win98.
Após isto compartilhe a impressora no PCWin98 com um nome (Ex: Imp140708), Após o compartilhamento você notará que no winXP apesar da impressora estar instalada ela estará como Offline.. ;) Ai que entra a parada, tu vai entrar nas propriedades da impressora, e depois em portas..tu vai mudar da porta USB,LPT1, seja o que for para a seguinte porta( " \\PCWin98\Imp140708 " ) ps* Sem aspas :D

E faça um teste de impressão..


Agora se a rede não está funcionando, faça as etapas que eu sugeri uma por uma que você vai encontrar o problema!
então.. se funciona ou não, não consegui ver ainda... eu continuo com o problema de não enxergar os micros com win 98 e nem os micros do win 98 enxergar os micros do win xp... todos os micros estão no mesmo grupo (MSHOME) e na mesma faixa de ip... o router o ip é: 192.168.0.1 e os micros com win 98 192.168.0.189, 192.168.0.190 e 192.168.0.191 e os ip's dos micros com win xp são: 192.168.0.192, 192.168.0.193, 192.168.0.194 e 192.168.0.195... mas os win xp só enxergam os do win xp, que por sinal estão com rede wireless e os win 98 só acessam os micros com win 98 que estão com cabo... desabilitei o firewall do win xp pra ver se pingava e pingou, mas se eu digitasse, por exemplo, \\micro01 (que seria o nome do micro q pingava) ele fala que não encontrou na rede... ja não sei mais oq fazer...
 
Se não me engano o Win98 só da suporte a compartilhamento na 2ª Edição, o primeiro Win98 tinha vários problemas de rede inclusive de compartilhamento.
então pode ser isso, pq la é só win 98 e não o win 98 SE.. sem contar q tem um server NOVELL.. mas acredito que isso não iria influenciar em não enxergar todos os micros na rede...
 
então pode ser isso, pq la é só win 98 e não o win 98 SE.. sem contar q tem um server NOVELL.. mas acredito que isso não iria influenciar em não enxergar todos os micros na rede...

Só se for isso, me esqueci deste detalhe. se já tentou tudo pode ser isto mesmo !
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo