AJUDA!! Trabalho da facu!!!

RaphaCoelho

Hungry Member
Registrado
Ae galera, blz??

Bom, eu preciso da ajuda de vcs em um trabalho da facu...

A matéria é Arquitetura de Computadores II...

Preciso fazer um resumo sobre os seguintes pontos:


- Sistema de Interconexão

- Barramentos

- Temporização/Sincronização de Barramentos

- PCI

- SCSI

- Interrupções

- DMA (Acesso Direto à Memória)

- Memória Externa (Discos)

- Organização Física de Discos

- Políticas de Escalonamento de Disco

- RAID


e depois preciso responder algumas perguntas:


1. Suponha que um dado protocolo de barramento exija 15 ns para que os dispositivos façam solicitações, 20 ns de arbitragem e 30 ns para completar cada operação. Quantas operações podem ser completadas em um segundo?

2. Um barramento SCSI tem quatro dispositivos anexados a ele, com IDs 1, 2, 3 e 4. Se cada dispositovo quer utilizar 30MBytes/s de largura de banda do barramento e a largura de banda total do barramento SCSI é de 80 MBytes/s, quanta largura de banda cada dispositivo será capaz de utilizar? Assuma que quando o acesso de um dispositivo ao barramento, ele tenta novamente até que obtenha acesso.

3. Um disco rígido com 6 pratos tem 2.048 trilhas/prato, 1.024 setores/trilha e setores de 512 Bytes. Qual é a capacidade total deste disco?

4. Das políticas de escalonamento do disco LOOK, FCFS e SSTF, qual seria a melhor em cada uma das seguintes situações (justifique suas escolhas):

a) Um sistema de uso geral no qual a largura de banda é importante, mas qualquer solicitação de E/S tem que ser completada em um tempo razoável;

b) Um sistema no qual se sabe que o programa só fará uma solicitação de E/S por vez;

c) Um sistema no qual a largura de banda é absolutamente fundamental, mas não existe limite sobre quanto tempo uma dada solicitação pode demorar para ser completada.

5. Se o cabeçote de leitura/escrita de um disco está na trilha 100 e o disco tem solicitações pendentes para as trilhas 45, 158, 48, 213 e 170 (nesta ordem), qual é o número total de trilhas que o cabeçote de leitura/escrita terá que cruzar para satisfazer estas solicitações sob as políticas FCFS, SSTF e LOOK? (Para o LOOK, assuma que o cabeçote começa movendo-se da trilha 100 para fora, em direção às trilhas de número mais alto).

6. Liste e defina suncintamente os grupos funcionais das linhas de controle do barramento PCI.



Então galera, gostaria q vcs me mandassem links de sites q me ajudem a resolver esse trabalho... :thumbs_up :thumbs_up :thumbs_up
 
Fácil brother, entra no Google e procura!;)
 
Vc também pode recorrer aos livros:

"Arquitetura e organização de computadores" de W. Stallings
O Tanenbaum tem um tb (aliás... acho q ele deve ter livro até para usar o Skype huahauhauah)
E, eu nunca li, mas sempre me dizem que os livros do Gabriel Torres são bons. Ele tem um site (www.clubedohardware.com.br)
 
povo gosta de vida mansa!
 
Espero que vc não tenha deixado essa mega trabalho pra fazer de última hora :p :lol:
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo