Alerta Asrock Steel Legend B450 BIOS 2.80 não atualize!

Fala galera, comprei uma B450M Steel Legend que tá pra chegar e só agora descobri esse ótimo tópico.
Possuo um Ryzen 5 1600 AF e 2x8 GB 2666MHz, e não penso em fazer OC em nada.
O que vcs me recomendam a fazer assim que a placa chegar? Devo atualizar a BIOS pra mais recente ou deixo na que estiver? Vi algumas pessoas falando que atualizaram alguns Ryzen de 2 geração pra 2.90 e não tiveram problemas mas que a ASRock não recomenda isso... o que eu faço?
Além disso, devo colocar os pentes de memória na partição A2 e B2 e também instalar o Windows em formato GPT, correto? Alguém tem mais alguma recomendação pra eu começar a usar essa placa no “liso”? Haha
Obrigado!

Alguém pra dar uma luz? rs
 
Alguém pra dar uma luz? rs

A minha tava com uma atualizada e foi bem difícil fazê-la funcionar. Dei o downgrade da BIOS para 2.50 que é a última recomendada para a minha e a sua CPU e ainda assim continuei com os problemas, até que funcionou em um momento.

Agora não sei se de fato foi a BIOS que impactou ou foram as minhas memórias.

Tenho grande desconfiança que foram as memórias e sua configuração (XMP).
Mas a princípio seguiria com a recomendação da ASRock.

Como as coisas aqui estabilizaram, não pretendo atualizar a BIOS.

Pelo visto as melhorias da BIOS só refletem nos Ryzen de terceira geração. Não sei se o update do AGESA tem alguma influência nos Ryzen de 1ª e 2ª geração.

Aproveito para dar um relato de que quando ativei o fast boot, aqui as coisas começaram a ficar instáveis e o PC travou. Junto de habilitar o fast boot, também estava testando a entrada P2 frontal. Não sei se de alguma forma as duas coisas influenciaram. De tudo de relato que vi aqui, não duvido de nada.
 
A minha tava com uma atualizada e foi bem difícil fazê-la funcionar. Dei o downgrade da BIOS para 2.50 que é a última recomendada para a minha e a sua CPU e ainda assim continuei com os problemas, até que funcionou em um momento.

Agora não sei se de fato foi a BIOS que impactou ou foram as minhas memórias.

Tenho grande desconfiança que foram as memórias e sua configuração (XMP).
Mas a princípio seguiria com a recomendação da ASRock.

Como as coisas aqui estabilizaram, não pretendo atualizar a BIOS.

Pelo visto as melhorias da BIOS só refletem nos Ryzen de terceira geração. Não sei se o update do AGESA tem alguma influência nos Ryzen de 1ª e 2ª geração.

Aproveito para dar um relato de que quando ativei o fast boot, aqui as coisas começaram a ficar instáveis e o PC travou. Junto de habilitar o fast boot, também estava testando a entrada P2 frontal. Não sei se de alguma forma as duas coisas influenciaram. De tudo de relato que vi aqui, não duvido de nada.

Nos diga sua configuração
Eu tenho 2 SSD M.2
E o meu de 500gb já teve o windows e eu ainda não apaguei a MBR
Toda vez que eu entro na bios o sistema se perde.. Não da mais boot e fica travado
Mas é só eu desligar a fonte do PC, apertar F11 no boot e escolher o HD
Feito isso nunca mais da problema até eu entra na BIOS novamente
 
Boa noite galera, meu pc vem apresentando vários problemas constantes de tela azul.
Minha config é um Ryzen 5 3600, b450m steel legend, memoria crucial ballistix Sport LT,16GB (8GB X 2), 3000mhz, SSD m.2 kingston a2000 250gb e uma gtx 460 de quebra galho.
Depois que montei ele, não consigo configurar as memorias na bios, (declara que ela tem 2400 apenas) e fora que quando eu tento iniciar o CS GO(unico game que acontece isso) ou quando entro em uma aula online, o pc da a tela azul com a mensagem irql not less or equal.
Alguém que tem uma configuração parecida conseguiu arrumar esse problema e conseguiu achar o problema? estou a 2 meses e até agora nada de solucionar isso.

Grato
 
Fala galera, comprei uma B450M Steel Legend que tá pra chegar e só agora descobri esse ótimo tópico.
Possuo um Ryzen 5 1600 AF e 2x8 GB 2666MHz, e não penso em fazer OC em nada.
O que vcs me recomendam a fazer assim que a placa chegar? Devo atualizar a BIOS pra mais recente ou deixo na que estiver? Vi algumas pessoas falando que atualizaram alguns Ryzen de 2 geração pra 2.90 e não tiveram problemas mas que a ASRock não recomenda isso... o que eu faço?
Além disso, devo colocar os pentes de memória na partição A2 e B2 e também instalar o Windows em formato GPT, correto? Alguém tem mais alguma recomendação pra eu começar a usar essa placa no “liso”? Haha
Obrigado!


Também adquiri essa placa recentemente e veio de fábrica com a BIOS 2.70. Uso também com o Ryzen 5 1600 AF e 2x16 Predator 3200MHz. Pois bem, a primeira coisa que fiz foi ativar o perfil XMP da memóra RAM e atualizar os drivers da AMD e Radeon no Windows 10 e sempre quando jogava aleatoriamente perdia o sinal HDMI ou o jogo fechava do nada. Sabia que não era cabo e nem a placa de vídeo porque usava normalmente num setup Intel que vendi. Depois de fazer de tudo como testar vários drivers, remover programas em segundo plano, atualizar a bios para a última 2.90, usar memória sem o perfil XMP e não resolver, decidi voltar para a última BIOS recomendada para os Ryzen de segunda geração que é a 2.50 e os problemas acabaram. Atualmente uso o 1600AF em 3.9GHz em 1.2V e a memória em 3200MHz perfil XMP 1.35V. Então, a primeira coisa que eu recomendo fazer é instalar a BIOS 2.50 caso não tenha vindo com essa versão. Depois, para inicializar o windows mais rápido, desative o CSM na BIOS e seja feliz.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

A minha tava com uma atualizada e foi bem difícil fazê-la funcionar. Dei o downgrade da BIOS para 2.50 que é a última recomendada para a minha e a sua CPU e ainda assim continuei com os problemas, até que funcionou em um momento.

Agora não sei se de fato foi a BIOS que impactou ou foram as minhas memórias.

Tenho grande desconfiança que foram as memórias e sua configuração (XMP).
Mas a princípio seguiria com a recomendação da ASRock.

Como as coisas aqui estabilizaram, não pretendo atualizar a BIOS.

Pelo visto as melhorias da BIOS só refletem nos Ryzen de terceira geração. Não sei se o update do AGESA tem alguma influência nos Ryzen de 1ª e 2ª geração.

Aproveito para dar um relato de que quando ativei o fast boot, aqui as coisas começaram a ficar instáveis e o PC travou. Junto de habilitar o fast boot, também estava testando a entrada P2 frontal. Não sei se de alguma forma as duas coisas influenciaram. De tudo de relato que vi aqui, não duvido de nada.

O meu também estabilizou na BIOS 2.50. A princípio também achei que era memória mas realmente é a BIOS. Não precisa ativar o fast boot para o windows iniciar mais rápido, basta desativar o CSM na BIOS e no windows verifique se está habilitado "ligar inicialização rápida" nas opções de energia.
 
Última edição:
Pessoal boa tarde! Primeira vez instalando um Ryzen. É normal essa folga do backplate com o parafuso do cpu? Estou tomando uma surra para colocar meu Maelstron 240 com o Ryzen. Vi em um tópico aqui que o usuário estava com o mesmo problema mas resolveu simplismente parafusando o bloco. O meu ficou com uma folga absurda. Obrigado
Alguém sabe onde encontro o drive da MB? No site na parte de suporte/Download não acho. Queria setar a velocidade do ryzen fica. Pois ele fica mudando o clocl de 4.2 para 3300 acredito eu para economizar. Eu conseguia desabilitar isso com meu I7. Mas nao aparece a opcão do Ryzen Balanced para mim...
 
Última edição:
Nos diga sua configuração
Eu tenho 2 SSD M.2
E o meu de 500gb já teve o windows e eu ainda não apaguei a MBR
Toda vez que eu entro na bios o sistema se perde.. Não da mais boot e fica travado
Mas é só eu desligar a fonte do PC, apertar F11 no boot e escolher o HD
Feito isso nunca mais da problema até eu entra na BIOS novamente

Aqui está da seguinte forma:


 
Pessoal, um ponto que acabei deixando de lado e agora resolvi voltar a ver de novo.

Fiz uns testes no CrystalDiskMark 7 e percebi que a velocidade do meu SSD NVMe estava bem abaixo do prometido pelo fabricante.

Depois olhando no CrystalDiskInfo e no Crucial Storage Executive, percebi que o SSD estava operando a PCIe 3.0 x1 e não x4.

Tentei procurar alguma configuração na BIOS mas não achei nada.

Alguém consegue me dar uma luz sobre isso?
 
Pessoal, um ponto que acabei deixando de lado e agora resolvi voltar a ver de novo.

Fiz uns testes no CrystalDiskMark 7 e percebi que a velocidade do meu SSD NVMe estava bem abaixo do prometido pelo fabricante.

Depois olhando no CrystalDiskInfo e no Crucial Storage Executive, percebi que o SSD estava operando a PCIe 3.0 x1 e não x4.

Tentei procurar alguma configuração na BIOS mas não achei nada.

Alguém consegue me dar uma luz sobre isso?
Está em qual slot?
 
Aqui está da seguinte forma:



Todo dia é uma caixinha de surpresas. Agora meu PC resolveu dar tela azul.

Fiz o teste de memória do Windows e detectou problema de hardware. Fiz o teste no memtest e não encontrou nada.

A placa chegou a dar 4 bipes em algum momento.

Tentei iniciar a memória com 2933 aí que não foi mesmo.

Agora voltei o perfil XMP mas sem o DRAM Profile.

Vamos ver se fica estável. Hoje tentei jogar e antes de dar esses problemas que relatei, estavam travando e fechando sozinho. Forza 4, Need for Speed Heat e etc.
 
Nossa, pensei em comprar essa mobo, mas depois de ler tantos relatos apontando problemas, acho que vou ficar com a minha atual mesmo, pelo menos aqui nunca deu pau......
 
Nossa, pensei em comprar essa mobo, mas depois de ler tantos relatos apontando problemas, acho que vou ficar com a minha atual mesmo, pelo menos aqui nunca deu pau.....
Eu particularmente não tive problema nenhum com ela. Só esperava mais "steel" rs. Mas hoje com o preço dela eu iria de MSI tomahawk. Aqui está 100% funcional. Recebi com BIOS 2.50 e atualizei para a 2.90. Instalei os drivers do chipset conforme o colega me ajudou e está massa o conjunto com um 3600.

Alguém sabe como desabilitar o AMD turbo nesta placa mãe? Procurei na BIOS e não achei esta nomenclatura.
 
Eu particularmente não tive problema nenhum com ela. Só esperava mais "steel" rs. Mas hoje com o preço dela eu iria de MSI tomahawk. Aqui está 100% funcional. Recebi com BIOS 2.50 e atualizei para a 2.90. Instalei os drivers do chipset conforme o colega me ajudou e está massa o conjunto com um 3600.

Alguém sabe como desabilitar o AMD turbo nesta placa mãe? Procurei na BIOS e não achei esta nomenclatura.

Aqui também, pelo menos por enquanto, não tive maiores problemas... No começo apanhei um pouco, mas foi por falha minha mesmo:

- Primeiro foi as memórias que ficavam somente a 2400 mhz e se habilitasse o XMP na BIOS para rodar a 3200 mhz, a máquina ficava bipando, não iniciava e em seguida resetava automaticamente as configurações da BIOS para voltar a iniciar. Após várias tentativas sem êxito, decidi atualizar a BIOS na tentativa de resolver o problema.
- Atualização da BIOS: baixava o arquivo no site da ASRock para atualizar, dava boot pelo pendrive com o arquivo de atualização, mas a BIOS não detectava o arquivo. Depois de um pouco de pesquisa a respeito, descobri nos fóruns da ASRock que tinha que renomear o arquivo de atualização para um nome padrão de acordo com a versão, feito isso consegui atualizar normalmente a BIOS para a versão mais atual (veio com a 2.30 e atualizei para a versão 2.90);
- Após atualizar a BIOS, as memórias continuavam sem funcionar a 3200 mhz, daí com mais algumas horas de pesquisa e quebra-cabeça descobri que era a posição das memórias na placa mãe, pois, de acordo com o manual da placa, só funcionaria em 3200 mhz se conectasse as memórias nos slots A2-B2 (havia conectado nos slots A1-B1), feito isso bastou habilitar o XMP na BIOS e as memórias passaram a rodar a 3200 mhz tranquilo;
- Depois veio a questão da demora no boot e quando tentava habilitar o Fast Boot na BIOS para agilizar o boot o Windows não iniciava, mas, novamente, o erro tinha sido meu porque tinha instalado o Windows com disco no modo MBR, o que foi resolvido reinstalando o Windows com o disco no modo GPT para a UEFI reconhecê-lo como dispositivo bootável e o Fast Boot funcionar, reduzindo consideravelmente o tempo de boot.

AMD turbo que você fala deve ser o Turbo Boost, né? Se sim, é só desabilitar a função Core Performance Boost que fica no seguinte caminho na BIOS: Advanced -> AMD CBS -> CPU Common Options

Feito isso, seu processador ficará com o clock padrão o tempo inteiro (que no caso do Ryzen 5 3600 é 3,6 ghz). O meu aqui é o 3600x e fica em 3,8 ghz sem o Core Performance Boost habilitado.
 
Última edição:
AMD turbo que você fala deve ser o Turbo Boost, né? Se sim, é só desabilitar a função Core Performance Boost que fica no seguinte caminho na BIOS: Advanced -> AMD CBS -> CPU Common Options

Feito isso, seu processador ficará com o clock padrão o tempo inteiro (que no caso do Ryzen 5 3600 é 3,6 ghz). O meu aqui é o 3600x e fica em 3,8 ghz sem o Core Performance Boost habilitado.

Obrigado meu brother! Devo muito do meu bom sucesso a tuas dicas postadas anteriormente. Eu lí praticamente esse tópico todo! Valeu!
 
Não sei se é o lugar correto, mas existe algum meio de desabilitar HDs e SSDs nessa mobo na bios??
Pois eu quero instalar o Linux no SSD m.2 Sata, porém se eu manter o NVME habilitado, o boot vai acabar indo pra UEFI que já está no NVME.
No meu PC antigo eu simplesmente desativava todos os dispositivos de armazenamento e deixava apenas aquele no qual iria instalar o sistema.
Na bios dessa mobo eu não encontrei nenhuma opção similar.
 
Pessoal, montei meu setup e a minha steel legend está na bios 2.70, tenho um Ryzen 5 1600 AF. Mexi bastante no PC hoje, joguei durante algumas horas e achei que está rodando tudo normal... vcs acham que mantenho assim ou é melhor fazer um downgrade para a versão 2.50?
 
Pessoal, montei meu setup e a minha steel legend está na bios 2.70, tenho um Ryzen 5 1600 AF. Mexi bastante no PC hoje, joguei durante algumas horas e achei que está rodando tudo normal... vcs acham que mantenho assim ou é melhor fazer um downgrade para a versão 2.50?

Ficou meio confuso o topico... o autor do topico tem uma ATX, grande maioria comenta sobre a versão mATX
Aqui (atx) uso o 2.60 com o Ryzen 2700 e funciona perfeito. Da vrs 2.63 pra cima já tenho duvida se vai ter algum bugfix pra ryzen 1xxx/2xxx
 
Atualizando o tópico, percebi outra coisa.
Comprei um headphone SHP 300 e aparentemente ele ta muito baixo na placa mãe, agora não sei ao certo se o problema está sendo com a minha mobo, ou o próprio shp 300 que veio danificado.
 
Eu atualizei a minha aqui pra 2.90, mas tô com dúvidas quanto as memórias. Em DRAM Frequency aparece 1497. Significa que não tá rodando a 3000MHz (frequência que é mostrada no XMP)? O XMP tá ativado na placa mãe.

ram.jpg
 
Eu atualizei a minha aqui pra 2.90, mas tô com dúvidas quanto as memórias. Em DRAM Frequency aparece 1497. Significa que não tá rodando a 3000MHz (frequência que é mostrada no XMP)? O XMP tá ativado na placa mãe.

ram.jpg

Ta normal
É 1500x2, essa variação é normal mesmo
 
Peguei uma 1080ti Strix e não consigo usar ela com essa MB. Alguem ai tem uma 1080 com essa placa mãe? Ela sobe o vídeo mas somente um quadradinho (1:1) no meio do monitor. Udo uma RM650 corsair e um 3600... Pelos meus calculos aguenta de boa ..
 
Peguei uma 1080ti Strix e não consigo usar ela com essa MB. Alguem ai tem uma 1080 com essa placa mãe? Ela sobe o vídeo mas somente um quadradinho (1:1) no meio do monitor. Udo uma RM650 corsair e um 3600... Pelos meus calculos aguenta de boa ..

Pergunta meio idiota, mas tentou usar diferentes cabos?
 
Pergunta meio idiota, mas tentou usar diferentes cabos?
Opa obrigado pela atenção.
-Tentei usar hdmi e dvi (não tenho display port)
- downgrade de bios (fui pra 2.70)
- outro monitor
- coloquei no slot 4x também e nada
- setei o slot pci para Gen3 e Gen2 e nada..
To procurando um tal de CSM para desativar mas não acho.
- formatei e ela seta uma resolução no windows que deixa a tela preta
- minha 1060 funcionando normalmente
Não sei mais o que tentar...

[url=https://postimg.cc/pyptymZn][/URL]
 
Última edição:
Opa obrigado pela atenção.
-Tentei usar hdmi e dvi (não tenho display port)
- downgrade de bios (fui pra 2.70)
- outro monitor
- coloquei no slot 4x também e nada
- setei o slot pci para Gen3 e Gen2 e nada..
To procurando um tal de CSM para desativar mas não acho.
- formatei e ela seta uma resolução no windows que deixa a tela preta
- minha 1060 funcionando normalmente
Não sei mais o que tentar...

[url=https://postimg.cc/pyptymZn][/URL]

Cara, eu uso o mesmo monitor.
Isso é configuração dele.

Vai em MENU / PICTURE ADVANCED / DISPLAY MODE e bota FULL
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo