Algúem que trabalhe com CLP sabe dizer se existe algum bom lugar para discussões em português?

mrlol

New Member
Registrado
Estou começando agora com programação CLP, IHM e inversores.... Mas me sinto muito sozinho! Diferente de mercados de trabalho como programação voltada para web, engenharia de software etc onde é muito fácil conhecer alguém que trabalhe com essas tecnologias, e existem muitos conteúdos pela internet, locais para se debater, stackoverflow etc.

O "mundo das CLP" parece muito restrito, fóruns só em inglês, e são meio obscuros kkkkk com aparência antiga.
Estou até pensando em mudar de carreira, para trabalhar com engenharia de software, por que pelo menos não parece ser uma carreira solitária. kkkk e tem a facilidade de encontrar soluções, documentações etc.
Por que na automação industrial, mesmo que tenha o suporte do fabricante, ainda não acho fácil de se conseguir informações.

Então se alguém souber de sei la, um grupo de facebook que seja, acho que seria legal. :)
 

Barney

no taxes
Registrado
Tem muito material em português brasileiro sobre como programar em ladder na internet, fora livros, cursos, youtube, faculdades, tecnologos, etc ... Material é o que não falta, mas o fino mesmo é em fórum gringo o EEVBLOG tem uma galera boa do mundo inteiro discutindo eletrônica e automação industrial.


No youtube br por exemplo está aparecendo muita coisa legal sobre ESP32, diversos tutoriais de como vc fazer o seu proprio CLP, programação de inversores de frequencia e conversores de corrente continua, acionamento de servo motor, etc ...

Fora o proprio suporte técnico da WEG, Yaskawa, Allen Bradley e ABB.

Outra dica é o seguinte, compre inversores, soft starter, motores, servos, sensores e clp, monte a sua bancada de estudos e inicie o trabalho. Essa é uma área muito promissora e com falta de profissionais.

Segue no YT o all eletronics e o wr kits, que dali vc vai avançar pra outros lugares com acesso barato a informação.

Resumindo, o que você deve fazer pra começar é focar em ladder, o conversor da abb dcs800 o reboot e o sistema de auto proteção é programado todo em ladder, nunca vi aquele conversor travar.

Mas a caminhada é longa, não vai pensando que é fácil, vai ter que entender muito de como tratar/`filtrar os sinais dos sensores que geralmente são da ordem de 20ma e sofrem muito com ruidos devido ao ambiente industrial e a propria complexidade da máquina (dependendo do caso), bouncing, debouncing, etc ...

Já vi engenheiro chorar meses por causa de algumas flags que faltavam no codigo.
 
Última edição:

Usuários que está vendo este tópico

Topo