Cara vcs Tão viajando kkkkkkk PFC aumenta peso de fonte!!! pow se aumentar mais d 150gramas eu jogo tudo q estudei no lixo e esse pesinho comparado ao peso geral do seu gabinete não é 1 decimo?!!. ?O que mais pesa numa fonte são suas bobinas e capacitores q mesmo assim uma fonte com PFC ativo reduz a 1 capacitor no 1º estagio ao invez d 2!!! e alguns componentes q o PFC usa são os que ja existe na fonte! galera vo ter q explicar como esse bagulho funciona bom vo tirar pelo site de gabriel torres q ele fala bem a fundo como funciona.
[/URL][/IMG]
O circuito PFC ativo normalmente usa dois transistores MOSFET de potência. Esses transistores são ligados ao dissipador de calor encontrado no estágio primário da fonte de alimentação.
O diodo do PFC é um diodo de potência, normalmente usando um encapsulamento similar ao usado por transistores de potência (mas tendo apenas dois terminais) e também instalado no dissipador de calor encontrado no estágio primário da fonte de alimentação.
A bobina do PFC mostrada na Figura 16 é a maior bobina da fonte de alimentação.
Em fontes de alimentação com PFC ativo você encontrará um único grande capacitor eletrolítico em seu estágio primário.
O resistor mostrado é um termistor NTC, que é um resistor que muda sua resistência de acordo com a temperatura. Ele é usado para reconfigurar a fonte de alimentação depois de um certo tempo de operação e esteja quente. NTC é a sigla para Negative Temperature Coefficient, ou em português, Coeficiente de Temperatura Negativa.
O circuito de controle do PFC ativo é normalmente um circuito integrado. Algumas vezes este circuito integrado também é o responsável por controlar o circuito PWM (usado para controlar os transistores chaveadores). Este tipo de circuito integrado é chamado “PFC/PWM combo”.
Vamos ver agora alguns exemplos reais. Na Figura 17 nós removemos o dissipador de calor do primário para você ver melhor os componentes. Do lado direito você pode ver os componentes do filtro de transientes que já discutimos. Do lado esquerdo você pode ver os componentes do PFC ativo. Como removemos o dissipador de calor, os transistores e o diodo do PFC ativo não estão nesta figura. Se você prestar atenção você verá que esta fonte de alimentação utiliza um capacitor X entre sua ponte retificadora e o circuito PFC ativo (componente marrom abaixo do dissipador de calor da ponte retificadora). Normalmente o termistor, que é fisicamente parecido com um capacitor cerâmico e normalmente é verde oliva, utiliza uma proteção de borracha, como você pode ver. Como mencionamos, a maior bobina da fonte de alimentação é normalmente a bobina do PFC ativo.
[/URL][/IMG]
Na Figura 18 você pode ver os componentes que são ligados ao dissipador de calor encontrado no estágio primário da fonte de alimentação da Figura 17. Você pode ver dois transistores de potência MOSFET e o diodo de potência do circuito PFC ativo.
[/URL][/IMG]
Espero agora ter tirado a duvida:yes: