Alguém sabe Pascal?

fmaciel

Hungry Member
Registrado
Boa noite galera .
Estou com uma pequena dúvida aqui.
Quando mandei compilar esse programa , olhem o que aconteceu.
http://img23.imageshack.us/img23/6120/programpascal.jpg

Bom queria saber de vocês o seguinte sei que teria que fechar essa variavel mas mesmo mandando fechar dar erro no end.
Alguém saberia como me ajudar , pois estou fazendo faculdade e preciso saber um pouco sobre isso.
 
Dae, tudo bom?

Bem, minha principal dica é, identação, vc tem que identar seu programa, senão não acha mesmo aonde estão os problemas.

Assim, deposi de cada begin você obrigatóriamente tem que fechar com end, por isso dá erro, e depois do IF tem que ter THEN. (Se, então). Senão não dá certo...

Mas para que serve esse programa? Não vi sentido nele... hehehe...

Se você psotar o código aqui posso ajudar, faz uns 10 anos que não mexo com Pascal (nem programação) mas acho que nisso consigo ajudar. :)
 
Bom amigo vlw pela ajuda.
Chegar em casa darei um olhada , pois agora estou no trampo.
Sobre o programa , ele se refere as aulas de programação que estou tendo.
 
Eu acho que o erro está nos Then.

if: Se
Then: Então
Else: Senão

Duas vezes você fez: Then Else (então senão)
Não lembro corretamente de Pascal, mas acho que isso não pode.

Você deve ter ações entre o Then e o Else
Exemplo:
IF (a > b) then
C:= C+A;
Else C:= C+B;

Se A for maior que B, então C recebe C + A, senão C recebe C + B.
 
Olá rapaz, blz? Também não entendi muito o que esse programa faz hauhauah

Acho que tem alguma coisa haver com o número de dias de cada mês não é isso? Diz mais ou menos o que o programa tem que fazer pra nós termos uma idéia.

O que o senomaR disse é essencial, ta faltando identação no programa. Com identação fica muito mais fácil entender o código e achar os erros. Outra dica é usar o menos de begins que você puder. O begin só é necessário quando se tem mais de 1 comando dentro de outro comando. No caso do if se você for usar apenas um if dentro do outro entao nao precisa colocar begin!

Além do que já falaram em relação aos begin's e then's tem outro problema aí, após o if só pode ter expressão lógica, ou seja, expressões que tenham valor de verdadeiro ou falso. Exemplos: a > 1, b = 2, (a > 0) and (a < 12) e etc....

Você colocou por exemplo "if (28-d) then".

28-d não retorna verdareiro ou falso e sim um valor numerico então o compilador vai acusar erro também.

No caso da imagem é só olhar lá embaixo o erro: "Erro 57: THEN expected". O compilador está te dizendo que um THEN era esperado na linha acima do cursor.

Tenta dá uma arrumada na identação e acertar essas coisinhas qualquer dúvida posta ae! Valeu!
 
faz terminho que nao mexo tb, mas nao falto os END de cada IF ?
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo