• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

AMD Phenom e FX - Guia do Overclock | Tweaks and Pics

Vixi! Placa limitadíssima.. mas, era pra rodar 4x4GB tranquilamente, fosse 1333 ou 1600. Conheço nada dela, então, é esperar os 'experts' falarem...
@Barr3l rid3r , @Alex Rogers , @rlopes, @cesartoni

Já tive essa placa mas nunca usei com 4 módulos. A BIOS já está na versão mais atual?Tentou selecionar todas as latências manualmente, inclusive aquelas menos usuais que ninguém sabe pra que serve? Só botar manualmente o mesmo valor que ficaria em auto, kkkk. Outra coisa é o comando rate, pode descer pra 2T, antigamente nas DDR2 isso ajudava muito na estabilidade em algumas placas, como esse chipset é antigo, talvez funcione com DDR3 também. Se as memórias são 1.5V, pode tentar com 1.55V~1.6V também, é seguro e talvez funcione.
 
Já tive essa placa mas nunca usei com 4 módulos. A BIOS já está na versão mais atual?Tentou selecionar todas as latências manualmente, inclusive aquelas menos usuais que ninguém sabe pra que serve? Só botar manualmente o mesmo valor que ficaria em auto, kkkk. Outra coisa é o comando rate, pode descer pra 2T, antigamente nas DDR2 isso ajudava muito na estabilidade em algumas placas, como esse chipset é antigo, talvez funcione com DDR3 também. Se as memórias são 1.5V, pode tentar com 1.55V~1.6V também, é seguro e talvez funcione.

Então mano a bios esta na versão mais recente, o problema que com 16gb não consigo fazer over no meu processador, agora com 8 gb eu consigo deixa meu processador no 4.0
 
Pessoal, bom dia!
Ontem por curiosidade fiz OC utilizando o próprio AMD overdrive no meu pc da assinatura, o mesmo depois de efetuar os testes chegou ao clock de 4.7ghz com uma média de 1.35 de vcore.

As temperaturas creio eu ficaram "boas", utilizando o HWinfo mostrava o processador travado em 60° porem minha preocupação é que mostrava o socket do processador batendo quase 70° em jogos.

Tal temperatura é preocupante?


OBS: As fans do WC estavam em modo auto com uma média de 1700rpm em jogos (quase no limite dos 1800rpm citados no site do fabricante).
 
Melhor fazer overclock na BIOS! AMD Overdrive é o melhor fazer o teste só processador.

Até 60°C dos cores é indicada pela AMD. Essa temperatura tá bom. 80°C é preocupa!
 
FX TDP 125W, a temp. crítica é 62,50 ºC cpu e TDP 95W é 71ºC para cpu.
Aqui, trabalhava 64ºC para pico em estresse/teste... 66+ dá throttling. E 58ºC para pico em jogos, já que costumo jogar por 2,3,4 ..6horas.
 
Foi apenas um teste rs
Mas mesmo fazendo pela BIOS, ele tem esse mesmo comportamento, CPU travando em 60° e socket beirando os 70°
Essa temperatura no socket chega a ser preocupante?
 
FX tem o tal offset... meu FX (parado) é 95W e Tjmáx 71ºC.. throttling com ~66/67ºC.. certamente, desarmaria com 70/71ºC
 

Novamente testando OC.
4.2 GHZ com Vcore automático, NB 2400, HT 2600, turbo core e Cool n Quiet desativados chegou nessas temperaturas.
O que da pra ir lapidando pra chegar em uns 4.4ghz "frio"? rs
 

Novamente testando OC.
4.2 GHZ com Vcore automático, NB 2400, HT 2600, turbo core e Cool n Quiet desativados chegou nessas temperaturas.
O que da pra ir lapidando pra chegar em uns 4.4ghz "frio"? rs

Só de conseguir os 4.2 em todos os cores com o vcore automático já e o melhor resultado que já vi. Pode soltar fogos, o meu FX8320e ia até 4.1 com vcore em 1.275v
 
Só de conseguir os 4.2 em todos os cores com o vcore automático já e o melhor resultado que já vi. Pode soltar fogos, o meu FX8320e ia até 4.1 com vcore em 1.275v
Não sei se foi o metodo de teste do prime95 porem é nitido que está rolando um throttling ali (no meu jeito leigo de ver rs) alguns cores não estão a todo momento em 4.2ghz e o vcore caiu para 0.9v rs.
Depois desse teste coloquei em 4.4ghz tbm com vcore automatico, o vcore subiu para 1.33v mais ou menos porem não tive tempo de fazer um teste com o prime95, apenas joguei e in game o processador não passou de 40° (dados do msi afterbuner e teste no GTA 5 e Rise of The Tomb Raider).

Acho que ainda da pra afinar rs
 
Fiz um over leve a pouco tempo no meu phenom x6 1090t não sei se as temp estão boas, aparecem assim jogando por várias horas:
Temperatura cpu máxima: 58°
Tempertura núcleo (Tctl) máxima: 55°
Programa: Hwinfo64

Segundo a AMD o limite das temp dos phenom é 62,5° então não sei bem qual devo me preocupar com a temp do cpu ou a do nucleo.

Meu phenom está com over de 3.45 e com turbo a 3.7 jogando as vezes passam desses valores (para 3.6 e 3.8 turbo respectivamente) e o vcore 1.353 fixado manualmente na bios o que tem também me preocupado é a oscilação de vcore as vezes sobe muito para 1.55 acredito que seja por causa do clock turbo que também está com overclock.
:eek:

Dv1Gyv7.jpg


A propósito sobre o vcore quando estava 1.350 tinha tela azul acrescentei para 1.353 deu uma parada mais ainda estou monitorando. Minha preocupação mesmo é com as temp, se por ventura ainda der telas azuis e ter de aumentar vcore acabarei voltando para stock pois com vcore maior aí aumenta mais a temperatura e meu cooler processador (mymax fox 120mm) acho que ele já não está tão bom em "dissipar calor" até vi alguns no aliexpress com 4 e 6 headpipes com preços bem atrativos.. Dúvidas:
-Será que vale a pena?
-E quanto a temp qual devo preocupar? A do núcleo ou cpu?
-Devo me preocupar com a oscilação alta de vcore?
 
Última edição:
@legendcampos desligue o turbo e faça manual, se não a tensão irá lá pra pqp mesmo... Você vai perceber que até a temp irá baixar!
 
@legendcampos desligue o turbo e faça manual, se não a tensão irá lá pra pqp mesmo... Você vai perceber que até a temp irá baixar!

Já fiz isso a temp caiu, porém a velocidade também ficou um pouco baixa 3.45 o que fiz foi subir um pouco para 3.7 e nesse caso pediu um pouco de vcore para 1.37 por enquanto está estável, e a temp está mediana (em jogos cpu ~55 e núcleo ~48) estarei monitorando. O que gosto no turbo é que ele não utiliza todos núcleos a todo momento acho que no máximo 3 núcleos, pois as vezes o sistema não fica estável a 3.8 com todos núcleos ativos e com turbo dá para chegar nesse valor usando 3 nucleos aleatoriamente, o lado ruim é o vcore que oscila muito.
 
Pessoas do bem, me salvem
Eu tenho um fx 6300 + RX 480 em uma Placa mãe Gygabyte Ga-48LMT USB3.
Se eu overclockar, ganharei uma melhoria considerável?
meu foco é para jogos, jogo bf1, R6..fifa e ate lolzin hahaha
valeu !
 
Sim! Acho que vc consegue 4.0 - 4.2 GHz 1,32 - 1,34 V nessa placa.. e se tiver bom cooler. claro.
 
Última edição:
Pessoas do bem, me salvem
Eu tenho um fx 6300 + RX 480 em uma Placa mãe Gygabyte Ga-48LMT USB3.
Se eu overclockar, ganharei uma melhoria considerável?
meu foco é para jogos, jogo bf1, R6..fifa e ate lolzin hahaha
valeu !
Cara com over consegue sim, mas diria que seja em torno de uns 10% no máximo. Eu tinha um FX8320e e fiz over para 4.0 nos oito núcleos mas mesmo assim não consegui segurar os 60fps nos multplayer do bf1 com minha antiga RX480 8g Sapphire. então a solução foi trocar o kit para ryzen. quando fiz isso o mundo ficou mais belo. Agora meu gargalo é a GPU. Foca o 30 fps nos jogos sungleplayer que é sucesso multplayer vc ver em várias horas sua gpu sobra em torno de 20 a 35%.
 
Pessoas do bem, me salvem
Eu tenho um fx 6300 + RX 480 em uma Placa mãe Gygabyte Ga-48LMT USB3.
Se eu overclockar, ganharei uma melhoria considerável?
meu foco é para jogos, jogo bf1, R6..fifa e ate lolzin hahaha
valeu !
não acha um FX8350 barato por ae não ?
da pra ir ate 4.5 sem adicionar vcore e vai pedir menos que o fx6300
ta com que memória ?
faz um over no HT LINK ?
 
8320E top eu sei onde tem.. manda MP
 
meus caros, peço uma ajuda aos universitários, atualmente com o pc da assinatura estou tentando um OC, consegui colocar em 4.5ghz pelo multiplicador com 0.120v (tentei inicialmente com 0.100 mas rendeu algumas telas azuis), temperaturas atualmente em 45c in gaming. queria saber se consigo aumentar o multiplicador e qual seria uma boa razão entre voltagem e o multiplicador, além disso tem alguma opção que me recomendam desligar/ligar? essa é minha primeira experiência e admito que fico bem perdido.
 
meus caros, peço uma ajuda aos universitários, atualmente com o pc da assinatura estou tentando um OC, consegui colocar em 4.5ghz pelo multiplicador com 0.120v (tentei inicialmente com 0.100 mas rendeu algumas telas azuis), temperaturas atualmente em 45c in gaming. queria saber se consigo aumentar o multiplicador e qual seria uma boa razão entre voltagem e o multiplicador, além disso tem alguma opção que me recomendam desligar/ligar? essa é minha primeira experiência e admito que fico bem perdido.
cara o segredo e 4.6GHZ deu tela azul mais vcore
mais ju subiu as memos ?
ja subiu o ht ?
aqui quando usava o fx8350 o máximo era 4.7GHZ com 0.100V mais que isso chega aos 90ºC na velocidade da luz
 
cara o segredo e 4.6GHZ deu tela azul mais vcore
mais ju subiu as memos ?
ja subiu o ht ?
aqui quando usava o fx8350 o máximo era 4.7GHZ com 0.100V mais que isso chega aos 90ºC na velocidade da luz

vou tentar ir subindo, até quanto de vcore seria um bom limite? qual temp seria ideal?
sobre as memórias, eu tenho 4x4gb de 1866mhz, mas ela só atua em 1600, se eu tento subir esse multiplicador ela não liga nem por nada
o que seria HT?
 
ht link e um recurso de comunicação entre a ponte norte/sul
 
Fala pessoal tudo bem?

Primeiramente meu setup atua é
AMD FX 8120
PLACA M5a78l-le
2X4GB DDR3 1333MHZ
GTX1050 2GB WINDFORCE.
Fonte corsair VS500 white.

Minha dúvida é a seguinte:
Pesquisei muito sobre overclock aqui no fórum e em diversos sites. Meu processador FX8120 roda a 3.1ghz, e posso colocá-lo até 4.0ghz de acordo com o fabricante. Ao setar o CPU RATIO na bios para 20x 4000mhz (ou seja 4.0ghz), o desempenho in-game do CSGO melhora MUITO, mas começo a ter umas quedas bruscas de fps, geralmente de 400 fps para 60-70.
Ao colocar todos os indicadores do MSI AFTERBURNER na tela do jogo, percebo que nessas quedas, minha placa de vídeo cai de 50% de uso para 7%, durante 5 segundos, e depois volta. Isso ocorre geralmente de 40 em 40 segundos.
O que eu pesquisei e que ACHO que possas ser, é questão de tensão da placa mãe, pois eu não mudei em nada.
A minha GPU GTX1050 não tem entrada de cabos para a fonte, ou seja, ela é alimentada diretamente pela placa-mãe. Será que isso atrapalha a voltagem pro overclock e acaba desativando a placa de vídeo?
Se o problema for realmente a tensão (ou voltagem como alguns dizem) do processador, posso ir aumentando aos poucos sem medo? Lembrando que tenho uma fonte de 500w reais.
 
Fala pessoal tudo bem?

Primeiramente meu setup atua é
AMD FX 8120
PLACA M5a78l-le
2X4GB DDR3 1333MHZ
GTX1050 2GB WINDFORCE.
Fonte corsair VS500 white.

Minha dúvida é a seguinte:
Pesquisei muito sobre overclock aqui no fórum e em diversos sites. Meu processador FX8120 roda a 3.1ghz, e posso colocá-lo até 4.0ghz de acordo com o fabricante. Ao setar o CPU RATIO na bios para 20x 4000mhz (ou seja 4.0ghz), o desempenho in-game do CSGO melhora MUITO, mas começo a ter umas quedas bruscas de fps, geralmente de 400 fps para 60-70.
Ao colocar todos os indicadores do MSI AFTERBURNER na tela do jogo, percebo que nessas quedas, minha placa de vídeo cai de 50% de uso para 7%, durante 5 segundos, e depois volta. Isso ocorre geralmente de 40 em 40 segundos.
O que eu pesquisei e que ACHO que possas ser, é questão de tensão da placa mãe, pois eu não mudei em nada.
A minha GPU GTX1050 não tem entrada de cabos para a fonte, ou seja, ela é alimentada diretamente pela placa-mãe. Será que isso atrapalha a voltagem pro overclock e acaba desativando a placa de vídeo?
Se o problema for realmente a tensão (ou voltagem como alguns dizem) do processador, posso ir aumentando aos poucos sem medo? Lembrando que tenho uma fonte de 500w reais.
modelo de tudo descriminado no pc
temperatura do processador ?
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo