AMD - Porquê deixei a plataforma!

Status
Não esta aberto para novas mensagens.
Pessoal aqui é engraçado. O cara compra um produto, paga caríssimo, recebe um produto com diversos problemas como relatado, mas não tem o direito de se indignar porque a galera cai matando em cima chamando de fanboy da Intel.

Quem será os verdadeiros fanboys? O cara que posta um tópico se indignando com diversos problemas que teve, descrevendo claramente todos os transtornos pelos quais passou ou a galera que vem defender a qualquer custo a empresa e chamar o cara de fanboy da Intel?

Eu já tive Intel e agora estou com AMD sem ter problemas, mas o fato de eu não ter tido problemas não significa que o produto não possa apresentar problemas com outros usuários e o cara tem toda razão em se indignar por ter enfrentado os problemas que relatou.

Acredito que o relato soa como crítica, o que é apenas pertinente quanto a postura da AMD, mas não quanto ao uso de seus produtos.

Meu 3900x funcionava com ou sem PB, apesar do problema USB ter ocorrido com todos os processadores. Os Ryzen 5000 operavam na mesma condição, porém, com clocks fixos. Creio estar sendo claro quando faço estas afirmações. Inclusive, se não fossem os problemas, eu teria ficado com o 5950x, excelente desempenho em todos os cenários. A "volta" para Intel, se deu apenas por conta disso, sendo que a escolha inicial tinha sido AMD, só voltei pois não tive escolha, a empresa não auxilia seus consumidores.
 
Sim, de fato é um tópico "ista" pois é um tópico REALista. HÁ ... rsrsrs

Bom, deixo claro que sou agnóstico a marcas, busco sempre, o que me atende melhor.

E, pensando assim, optei ano passado, por experimentar AMD e entendam, não houve qualquer resistência gratuita a marca. Eu inicialmente não tive os problemas de reinicialização espontânea, apenas desconexões USB, e "Ok" até aquele momento, parecia algo transitório e, com a chegada do Zen 3, acreditava-se que o X570 seria significativamente melhorado.

Bom, eis que meu 5900x chegou e fiquei maravilhado com o desempenho, especialmente em MT. A eficiência também me agradou bastante. Após alguns meses utilizando-o com clock fixo (4.5) vi que eu poderia alavancar o desempenho, se utilizasse o PBO. Nesse momento, os problemas com USB já me incomodavam bastante, afinal, eu tinha que formatar alguns pen drives em meu notebook e não via solução para o problema.

Mas, ainda era possível tolerar a situação, eis que com os testes utilizando PBO, me deparei com o benefício no desempenho em jogos e aplicações que não se beneficiavam de muitos núcleos, então, seria um cenário positivo, mesmo com a contra parte relacionado ao USB.

Não muitos dias após habilitar o recurso, tomei meu primeiro reboot espontâneo e, ao descobrir a causa, fiquei beeemmm incomodado, uma vez que não havia solução, se não abrir mão do PBO.

Nesse momento eu me incomodei muito, afinal, eu estava me privando de dispositivos USB's de uso diário e também, do algoritmo de boost do processador, então de modo prático, eu tinha uma boa performance, mas não podia navegar tranquilamente na internet e copiar arquivos de/ou para meus dispostivos USB.

Então vamos lá, o que eu tinha em mãos? 12 cores/24 threads mas sem poder navegar na internet e utilizar usb? Sinceramente, não é algo que se abre mão. Testei o PBO por mais um mês e na ocasião, eu havia trocado o 5900 pelo 5950 e a Hero pela Formula. O que estava ruim, ficou pior, quanto mais núcleos, maior a chance de WHEA (Reboot espontâneo) e era isso que ocorria. A noite, bastava LIGAR o PC, sem fazer NADA, que a possibilidade de reboot era alto, ou seja, quanto menor o uso, maior a chance de reboot.

Quando vc reflete que, vc tem em mãos o melhor processador possível e ele AUMENTA as chances de apresentar problema, vc simplesmente deixa de se importar com desempenho. Foi então que fiz o RMA do 5950x. Após informar a AMD sobre o problema, ela prontamente autorizou o RMA e me devolveu o dinheiro (parabéns a Sir Company, empresa brasileira, responsável pelos RMA's da AMD no país) excelente trabalho, respondem prontamente, menos de 15 minutos para cada email enviado após confirmação do aceite de RMA por parte da AMD.

Vou inserir uma imagem pertinente a uma pool feita no overclocker.net, sobre quais processadores ZEN 3 apresentam mais problemas, e o resultado é o comentado por mim, quanto mais núcelos, maiores os relatos. O PBO claramente não consegue gerenciar muitos cores.


Obs: Thread oficial, linkada no primeiro post.

Atento aos fóruns a partir daí, eu me dei conta do FURO ABSURDO nos reviews, NENHUM deles trazia testes FUNCIONAIS, apenas voltados ao desempenho. Cara, quem tem PC, quer o PC pra tudo, pra uso geral, não pra deixar o proc em load contínuo para evitar travamento.

Além destes também tive dores de cabeça com os timings da memória, não era raro perder ou não aplicar, as configurações do XMP. Sabe Deus pq, mas eu já me importava mais.

Em resumo, fiz a troca e reforço novamente o alerta antes de comprarem um produto, busquem testes FUNCIONAIS. Não dá pra comprar produtos AMD sem a comprovação de que funcionam, é necessário validar.

E uma das coisas que mais me deixa triste, é a abordagem contínua dos "experts" do hardware, que não mencionam NADA, além de benchmarks.

Deu-se assim o fim da minha estadia com AMD, 16 Cores, 32 Threads, mas sem algoritmo de boost e JAMAIS a paz interior de abrir um chrome na madruga, navegar de boa e copiar algo para meu SSD externo, haha ... É, era exatamente isso, eu não ficava em paz com o PBO ativo. Ainda hoje, acompanho fóruns, reddit e NÃO há solução, exceto uso de clock fixo.

Não posso dar detalhes, mas faço parte do grupo de Beta Testers dos drivers de GPU AMD, e, em seções internas, falamos sobre os CPU's Ryzen e é sim um problema ainda pertinente, sem solução, o problema de USB é bem mais pontual, apesar de presente, mas o uso de PBO, sem exceções, ainda prejudica a todo proprietário de um Ryzen 5000.

--- Post duplo é unido automaticamente: ---


Ele não sabe o que diz, claramente é um mais um fanboy, apenas.

E reforçando o que vc diz, sim, o 10900k superou tanto o 5900 quanto o 5950x em todos os games que tenho aqui. Curioso que seguindo os reviews, vc pensa que a gen 10 da Intel, não passa de um pedaço de !@#$%¨& ... Algo que DEFINITIVAMENTE não é.

5900x@4650Mhz + 6900xt


5950x@4500Mhz + 6900xt


10900k@5100Mhz + 6900xt


Com exceção de CS Go e Valorant, todos os outros games, quem levou, foi o 10900k.

--- Post duplo é unido automaticamente: ---


Bom, talvez os FATOS não estejam claros para você. O Cenário de erro, ocorre no uso do recurso de Boost. E, eu testei o que a AMD tem de melhor, durante 5 meses com diferentes chips e mobos e você? Além de espernear por aqui, qual é a sua contribuição PRÁTICA?

Se você trouxer alguma evidência de estabilidade de um 5900x e/ou 5950x no uso do PBO + Curve optimizer por 30 dias, eu apago o tópico + R$ 1.000,00 e aí, topa? Eu sei o que estou dizendo e você?

Bom, mas sem deméritos, caso consiga, será um herói para muitos, afinal, nenhuma solução foi encontrada, apenas medidas de contorno.

Abraços!
Justamente, eu venho falando isso há mais de 1 ano no tópico da Intel que o 10900k, 9900k, 10700k, etc ainda ganha em vários títulos de peso dos Ryzen 5000x e inclusive fiz questão de competir com quem tem 5000x e 3080 e quem se habilitou empatou comigo no HZD, mas perderia em alguns outros títulos, coisa que vem sendo dita tbm no OCnet, mas o pessoal acha que o Ryzen 5000x é a perfeição que ganha em todos jogos, não é bem assim.
 
tenho o pc da assinatura basicamente para jogar....

estou montando outro pc dedicado so para fazer captura.
tanto que cheguei a perguntar aqui entre intel e amd, acabei indo de intel, pois eu estava justamente com medo do bug dos usb, ja vi relatos de todos os usb para.
pode parecer bobo, mais em materia de estabilidade intel ainda continua otima.
"intel troca de soquet", sim troca acho que e ate normal na evoluçao de qualquer coisa...
"amd usa o mesmo soquet", e dai se e o mesmo soquet se acontece o mesmo que a intel, o soquete e o mesmo mais nao suporta tal cpu.
todo mundo compra o que quer isso e fato, uns vai ser 1000 maravilhas outros so perrengue isso tambem e fato.

parabens ao autor do topico, infelizmente muita gente nao tem maturidade pra certas coisas.

so pra gelra fica pensando, voces acham que a nasa usa o que no sistema de robos e sondas ??? windos ??? linux ???

nao elas usam um sistema que tem capacidade de rodar mais de 10 anos sem dar um bug se quer, e gastanto uma merreca de energia.
 
eu QUASE mudei da intel pra AMD devido as especificações, por ex. 7nm, overclock em todos os CPUs, aproveita a freq da Ram, usar uma placa mãe por mais tempo que a intel

tinha um i7 6700k, e pesquisei muito entre R5 3600 e o i5 10400f
na época decidi por preço em primeiro lugar, e desempenho em jogos em segundo lugar, e por terceiro a confiança mais na intel que na AMD
apesar da pressão por pegar AMD ser muito alta, ainda fui de intel, e concordo muito que a plataforma é extremamente estável, tudo bem que é um sistema mediano, mas é excelente
daqui a pouco da pra descolar um i7 ou i9 de 10 cores

no fim das contas, o 'amor' pela marca acaba contando mais e cegando muita gente
 
Dois Ryzens aqui em casa, o meu da assinatura e um 7 2700 da minha noiva, nenhum problema até hoje.
 
Quem dera o problema fosse só USB e etc e a performance fosse melhor em jogos (em todos jogos):

GJ9Gdjw.png


gHI3NGt.png

xl7Zyie.png

vkWThXU.png

tFy6Bzk.png

dyvjG9L.png
 
Te entendo. Sempre usei intel e final do ano passado peguei esse 5600X que é um monstro, mas tive 1 mês de pura dor de cabeça que não quero mais nunca.
Tive esse problema do WHEA Logger. Meu PC simplesmente após uma semana de montado não parava de reiniciar... acompanhei alguns tópicos na época, tentei de tudo e nada. Mandei pra garantia, constaram problema e por falta de estoque fui reembolsado.

Na insistência e pq ja tinha uma placa mãe da plataforma acabei comprando outro igual, em outra loja... chegou aqui dando o mesmo problema. Reiniciando q eu nem conseguia ficar no desktop. Testei tudo do outro, varias BIOS.. até q saiu uma mais atual na época e consegui estabilizar. Foi uma dor de cabeça desgraçado. Passei minhas feiras inteira estressado com isso. 2 procc dando o mesmo problema.

Com relação ao USB tb tive uma dor de cabeça; meu teclado Anne Pro 2 simplesmente parou de funcionar aqui... morreu no meu PC.

Enfim.. hoje ta tudo estabilizado (alguns users aqui do fórum me ajudaram demais), mas eu não compro mais AMD. Meu próximo kit eu so olho os intel e GG. Nao sou heavyuser que fica na bios fazendo trocentos tweaks... no maximo pesquiso uma epoca um jeito de tirar um pouco mais proveito das peças, mas nada extremo. Cada alteração q eu fazia/faço na BIOS é um pesadelo.
 
Já comigo a experiência foi totalmente diferente.

Meu primeiro pc foi um k6 II 450mhz, mudei muito tempo depois para um Athlon 64 e migrei para a Intel na época dos Conroe, indo desde um Q6600 revisão g0, aí migrei para um i7 2600k, 3770k, 4770k e 6700k, sendo que fiquei com o 6700k até este ano. Ou seja, depois de 14 anos usando cpus intel, resolvi migrar para a amd.

Q6600 e especialmente o 2600k me deram MUITA alegria. Lembro que meu 2600k fazia nada menos que 5.1ghz NO AR usando 1,392v no vcore enquanto eu usava um Zalman CNPS 9900.

Quando resolvi trocar para o 3770k, os problemas começaram a aparecer. Intel começou a cagar com o IHS de BAIXISSIMA qualidade, algo que persistiu por muitos anos. Me vi obrigado a ir para um hydro cooler comprando um Corsair H100. Troquei para o 4770k e para o 6700k no lançamento pensando que esse problema seria exclusivo dos intel 3xxx mas ledo engano. Dinheiro gasto à toa, sem contar nas trocas de socket.

E para piorar, meu 6700k ia para 95º em QUALQUER aplicação pesada, incluindo alguns JOGOS e sofria MUITO de thermal throttling, mesmo sendo refrigerado por um h100i v2 e tendo usado algumas pastas térmicas diferentes como a mx4, AS5 e cheguei até a usar a Liquid Pro.

OBS: mesmo o 3770k, o 4770k e o 6700k sendo desbloqueados para overclock, nunca fiz oc neles por causa de um pequeno problema.. temperatura. Problema que nunca tive com a intel até a série 2000.

OBS2: sempre usei meu cpus com placas mãe topo de linha, inclusive eu usava uma z170 Maximus VIII Formula com o 6700k.

Com o amadurecimento dos ryzen (fui MUITO cético quanto aos ryzen de primeira geração devido à inúmeras falhas anteriores da amd como os bulldozer e etc), foi me gerando cada vez mais curiosidade até que decidi sair vender o meu 6700k velho de guerra e hoje estou com um 5600x. Sim, depois de 14 anos voltei a usar um amd como cpu.

Até o momento, 0 problemas com as portas usb, nenhum problema com o XMP nem nada do tipo. Ainda estou meio perdido com as opções na BIOS mas aos poucos estou aprendendo coisas novas sobre a plataforma que são muito diferentes da intel. E isso que não passei mais que 1 ou 2 horas vendo o que a BIOS pode oferecer.

E uma coisa que me deixou muito feliz após diversos anos, não estou sofrendo mais com thermal throttling. Rodando o 5600x em 4.75ghz em todos os núcleos com 1.25v e pegando 55 graus de temperatura máxima usando o mesmo h100i v2 do meu 6700k, só alterando da Liquid Pro para uma Thermal Grizzly Kryonaut. Temperatura essa que o meu 6700k pegava em IDLE.


Finalizando. Se eu migro para a intel no futuro? ÓBVIO mas só depende da mesma correr atrás de algumas coisas como litografia, consumo de energia e arrumar o IHS porco que a intel adotou desde os 3xxx. Imagina a pessoa comprar um 11900k e ter que fazer delid para obter temperaturas decentes.

Se eu continuo com a amd? Igualmente ÓBVIO se os ganhos de performance por geração continuarem sendo expressivos como acompanhei ao longo desses anos.


Tanto intel quanto amd tem pontos fortes e pontos fracos os quais precisam arrumar. Quanto à briga de fanboy, achei totalmente desnecessária. Sejam fanboys de vossos bolsos, não de fabricantes X ou Y. Enquanto vocês estiverem felizes com a plataforma que usam, não mudem mas não fiquem cegos para melhorias futuras da concorrente.
 
Sim, de fato é um tópico "ista" pois é um tópico REALista. HÁ ... rsrsrs

Bom, deixo claro que sou agnóstico a marcas, busco sempre, o que me atende melhor.

E, pensando assim, optei ano passado, por experimentar AMD e entendam, não houve qualquer resistência gratuita a marca. Eu inicialmente não tive os problemas de reinicialização espontânea, apenas desconexões USB, e "Ok" até aquele momento, parecia algo transitório e, com a chegada do Zen 3, acreditava-se que o X570 seria significativamente melhorado.

Bom, eis que meu 5900x chegou e fiquei maravilhado com o desempenho, especialmente em MT. A eficiência também me agradou bastante. Após alguns meses utilizando-o com clock fixo (4.5) vi que eu poderia alavancar o desempenho, se utilizasse o PBO. Nesse momento, os problemas com USB já me incomodavam bastante, afinal, eu tinha que formatar alguns pen drives em meu notebook e não via solução para o problema.

Mas, ainda era possível tolerar a situação, eis que com os testes utilizando PBO, me deparei com o benefício no desempenho em jogos e aplicações que não se beneficiavam de muitos núcleos, então, seria um cenário positivo, mesmo com a contra parte relacionado ao USB.

Não muitos dias após habilitar o recurso, tomei meu primeiro reboot espontâneo e, ao descobrir a causa, fiquei beeemmm incomodado, uma vez que não havia solução, se não abrir mão do PBO.

Nesse momento eu me incomodei muito, afinal, eu estava me privando de dispositivos USB's de uso diário e também, do algoritmo de boost do processador, então de modo prático, eu tinha uma boa performance, mas não podia navegar tranquilamente na internet e copiar arquivos de/ou para meus dispostivos USB.

Então vamos lá, o que eu tinha em mãos? 12 cores/24 threads mas sem poder navegar na internet e utilizar usb? Sinceramente, não é algo que se abre mão. Testei o PBO por mais um mês e na ocasião, eu havia trocado o 5900 pelo 5950 e a Hero pela Formula. O que estava ruim, ficou pior, quanto mais núcleos, maior a chance de WHEA (Reboot espontâneo) e era isso que ocorria. A noite, bastava LIGAR o PC, sem fazer NADA, que a possibilidade de reboot era alto, ou seja, quanto menor o uso, maior a chance de reboot.

Quando vc reflete que, vc tem em mãos o melhor processador possível e ele AUMENTA as chances de apresentar problema, vc simplesmente deixa de se importar com desempenho. Foi então que fiz o RMA do 5950x. Após informar a AMD sobre o problema, ela prontamente autorizou o RMA e me devolveu o dinheiro (parabéns a Sir Company, empresa brasileira, responsável pelos RMA's da AMD no país) excelente trabalho, respondem prontamente, menos de 15 minutos para cada email enviado após confirmação do aceite de RMA por parte da AMD.

Vou inserir uma imagem pertinente a uma pool feita no overclocker.net, sobre quais processadores ZEN 3 apresentam mais problemas, e o resultado é o comentado por mim, quanto mais núcelos, maiores os relatos. O PBO claramente não consegue gerenciar muitos cores.


Obs: Thread oficial, linkada no primeiro post.

Atento aos fóruns a partir daí, eu me dei conta do FURO ABSURDO nos reviews, NENHUM deles trazia testes FUNCIONAIS, apenas testes voltados ao desempenho. Cara, quem tem PC, quer o PC pra tudo, pra uso geral, não pra deixar o proc em load contínuo para evitar travamento.

Além destes também tive dores de cabeça com os timings da memória, não era raro perder ou não aplicar, as configurações do XMP. Sabe Deus pq, mas eu já não me importava mais.

Em resumo, fiz a troca e reforço novamente o alerta antes de comprarem um produto, busquem testes FUNCIONAIS. Não dá pra comprar produtos AMD sem a comprovação de que funcionam, é necessário validar.

E uma das coisas que mais me deixa triste, é a abordagem contínua dos "experts" do hardware, que não mencionam NADA, além de benchmarks.

Deu-se assim o fim da minha estadia com AMD, 16 Cores, 32 Threads, mas sem algoritmo de boost e JAMAIS a paz interior de abrir um chrome na madruga, navegar de boa e copiar algo para meu SSD externo, haha ... É, era exatamente isso, eu não ficava em paz com o PBO ativo. Ainda hoje, acompanho fóruns, reddit e NÃO há solução, exceto uso de clock fixo.

Não posso dar detalhes, mas faço parte do grupo de Beta Testers dos drivers de GPU AMD, e, em seções internas, falamos sobre os CPU's Ryzen e é sim um problema ainda pertinente, sem solução, o problema de USB é bem mais pontual, apesar de presente, mas o uso de PBO, sem exceções, ainda prejudica a todo proprietário de um Ryzen 5000.

--- Post duplo é unido automaticamente: ---


Ele não sabe o que diz, claramente é um mais um fanboy, apenas.

E reforçando o que vc diz, sim, o 10900k superou tanto o 5900 quanto o 5950x em todos os games que tenho aqui. Curioso que seguindo os reviews, vc pensa que a gen 10 da Intel, não passa de um pedaço de !@#$%¨& ... Algo que DEFINITIVAMENTE não é.

5900x@4650Mhz + 6900xt


5950x@4500Mhz + 6900xt


10900k@5100Mhz + 6900xt


Com exceção de CS Go e Valorant, todos os outros games, quem levou, foi o 10900k.

--- Post duplo é unido automaticamente: ---


Bom, talvez os FATOS não estejam claros para você. O Cenário de erro, ocorre no uso do recurso de Boost. E, eu testei o que a AMD tem de melhor, durante 5 meses com diferentes chips e mobos ... e você? Além de espernear por aqui, qual é a sua contribuição PRÁTICA?

Se você trouxer alguma evidência de estabilidade de um 5900x e/ou 5950x no uso do PBO + Curve optimizer por 30 dias, eu apago o tópico e transfiro + R$ 1.000,00 pra você. E aí, topa? Eu sei o que estou dizendo e você?

Bom, mas sem deméritos, caso consiga, será um herói para muitos, afinal, nenhuma solução foi encontrada, apenas medidas de contorno.

Abraços!
Cara, esse assunto jamais poderá ser tratado em um fórum onde as pessoas desenvolvem paixões por marcas. Só a paixão explica, pois relatos de incompatibilidades diversas são abundantes.

Aliás, hoje é muito difícil ter qualquer conversa nesse sentido em quase todo lugar. Tudo virou um Lula X Bolsonaro. E se vc tecer qualquer comentário sobre algo que alguém tem, que alguém comprou, nossa, aí é como se vc estivesse agredindo a pauladas a própria pessoa, que parece ter virado uma espécie de acionista majoritário da empresa a partir do momento em que ele compra qualquer produto dela. Em sendo a AMD, então, parece que não é só a pessoa que virou acionista, mas a mão dela também. Mas mesmo Intel também não é muito diferente. Tem de todos os lados esses tipos e são maioria disparada.

É infrutífera qualquer discussão séria aqui. Simplesmente não vale a pena. O ambiente criado nesse fórum para discussões é simplesmente nocivo e infrutífero e não há muito que a moderação possa fazer, pois o problema está para muito além disso. É berço, é lógica, é educação. Aqui funciona bem pra tirar pequenas dúvidas, receber ajuda aqui e acolá e só.

Outro detalhe fundamental que canso de falar em discussões travadas aqui, mas nem estico muito porque simplesmente não vale a pena. O nível geral é baixo e zero tolerante. Combinações perigosas. Comparar qualquer hardware só em relação a performance, esquecendo compatibilidade e recursos, é como comparar carros olhando só a potencia do motor, como se não existisse mais nada relevante para além disso.
 
Eu não tenho Intel há mais de 5 anos, mas pego de clientes e sempre achei melhor, realmente não tem mistério, se quiser usar em stock é fácil, se quiser fazer overclock é fácil, AMD nesse sentido é meio merda mesmo, pra vc fazer overclock de CPU e RAM por exemplo as vezes é um sacrifício, um afeta demais o outro, vc testa pra cacete e parece estável mas no fim não estava, nunca tive isso nos Intel.
 
Recentemente, após mais de 10 anos de intel resolvi experimentar o lado vermelho da força com um 3700x e uma b450m steel legend.

Já tenho um mês com o setup novo e até hoje ainda fico bobo com a estabilidade, desempenho e temperatura do CPU. Também nunca tive esses problemas de USB relatados aqui e, confesso que nem sabia da existencia deles. No entanto, nunca fiz OC, ou ativei PBO. Única coisa que fiz foi ativar o XMP da memória desde que a mesma saiu da caixa e sempre funcionou de boa.

Será que isso não tá relacionado aos drivers USB? No meu caso, instalei apenas os drivers listados no site da fabricante da mobo, ainda que alguns estivessem desatualizados em relação aos fornecidos pela propria AMD, como o driver do chipset, por exemplo.

Pergunto-me também se essas instabilidades não estão relacionadas ao fato da plataforma ser bem customizavel a nivel de overclock e afins (quanto mais liberdade pra mexer, mais a chance de fazer besteira). Diferente dos chipsets de entrada da intel que não te dão tanta liberdade pra ficar mexendo no hardware.
 
Última edição:
Mudei da Intel não faz muito tempo, acabei pegando um 5600x, mas diferente do pessoal, foi a melhor escolha que poderia ter feito, não me arrependo de nada e não tive nenhum bug com relação a USB ou algo do gênero, tudo rodando liso. Não vejo dificuldade em ajustar nada na AMD como os colegas estão falando, tem um tópico muito bom aqui no fórum sobre PBO2+CO e como funcionam.
 
Todo mundo está passivel de ter problemas, isso seria algo a se considerar se todos os usuários que comprassem as cpus o tivessem

Então recall de certos carros é algo irrisório né? Pois, aquele lote pode estar com defeito, porém outros não. Se todos não aparentam ter tais problemas, é mimimi.

E daí? O meu funciona e isso que importa.

Seu nick é o que está lhe faltando. 🤷🏻‍♀️
 
Se eu dissesse que não falta um certo refinamento à plataforma AMD, estaria mentindo, principalmente em GPU e drivers problemáticos que assolaram os donos da série RX 5000.

O consumidor paga caro em CPU e placa-mãe topo de linha e tem infinidade de problemas, ele tem todo o direito de reclamar e criticar a fabricante. Felizmente não tive problemas com meu processador até agora, só com a placa-mãe da Gigabyte.

Ah, e por falar em encaixe, o encaixe dos Intel é muito superior ao mecanismo dos AMD, que tem a chance de mudar isso agora com um novo soquete AM5. Já vi incontáveis relatos de gente que entortou pino do processador porque a pasta térmica tinha colado o IHS no dissipador, puxou com força e veio com tudo. Eu quase fui um desses, mas por sorte saiu ilesa a
Isso quase aconteceu comigo mês passado, até relatei no tópico do soquete AM4.

O PC não dava POST com placa-mãe nova da garantia, tirei o cooler aftermarket para tentar montar de novo, e como a pasta térmica era muito antiga (de 2014), o processador grudou como cola no dissipador e saiu de uma vez do soquete. Eu quase tive um infarto na hora, mas por um milagre não danificou nenhum pino. Até girei o cooler pra ajudar a desgrudar, mas estava muito grudado e não tive como esquentar e amolecer a pasta em um benchmark pois o PC nem iniciava.

Quando li que o soquete AM5 vai ser LGA, ou seja, pinos na placa-mãe, eu fiquei bastante aliviado. O soquete SP3 e suas variações, usados na linha Threadripper e Epyc, são LGA também, o que é o ideal dado o alto preço desses processadores. Soquete PGA, com pinos no processador, é muito arriscado de danificar, eu que tive muita sorte de não ter danificado nada.
 
Última edição:
Te entendo. Sempre usei intel e final do ano passado peguei esse 5600X que é um monstro, mas tive 1 mês de pura dor de cabeça que não quero mais nunca.
Tive esse problema do WHEA Logger. Meu PC simplesmente após uma semana de montado não parava de reiniciar... acompanhei alguns tópicos na época, tentei de tudo e nada. Mandei pra garantia, constaram problema e por falta de estoque fui reembolsado.

Na insistência e pq ja tinha uma placa mãe da plataforma acabei comprando outro igual, em outra loja... chegou aqui dando o mesmo problema. Reiniciando q eu nem conseguia ficar no desktop. Testei tudo do outro, varias BIOS.. até q saiu uma mais atual na época e consegui estabilizar. Foi uma dor de cabeça desgraçado. Passei minhas feiras inteira estressado com isso. 2 procc dando o mesmo problema.

Com relação ao USB tb tive uma dor de cabeça; meu teclado Anne Pro 2 simplesmente parou de funcionar aqui... morreu no meu PC.

Enfim.. hoje ta tudo estabilizado (alguns users aqui do fórum me ajudaram demais), mas eu não compro mais AMD. Meu próximo kit eu so olho os intel e GG. Nao sou heavyuser que fica na bios fazendo trocentos tweaks... no maximo pesquiso uma epoca um jeito de tirar um pouco mais proveito das peças, mas nada extremo. Cada alteração q eu fazia/faço na BIOS é um pesadelo.
Compartilhamos do mesmo feeling. O sentimento é esse, de instabilidade, descontentamento. Você perde tempo "arrumando" o que deveria chegar ok em sua casa.

Quem passa pelos problemas de USB e WHEA, deixa de "confiar" na plataforma, você nunca sabe "quando vai dar o próximo pau" e isso mata qualquer outro aspecto positivo.

Novamente, eu não fiquei infeliz com AMD, fiquei chateado com esses problemas, eu estaria tranquilamente feliz com o 5900x se pudesse utilizar PBO e não tivesse problemas com dispositivos USB, simples.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Q6600 e especialmente o 2600k me deram MUITA alegria. Lembro que meu 2600k fazia nada menos que 5.1ghz NO AR usando 1,392v no vcore enquanto eu usava um Zalman CNPS 9900.

Quando resolvi trocar para o 3770k, os problemas começaram a aparecer. Intel começou a cagar com o IHS de BAIXISSIMA qualidade, algo que persistiu por muitos anos. Me vi obrigado a ir para um hydro cooler comprando um Corsair H100. Troquei para o 4770k e para o 6700k no lançamento pensando que esse problema seria exclusivo dos intel 3xxx mas ledo engano. Dinheiro gasto à toa, sem contar nas trocas de socket.

E para piorar, meu 6700k ia para 95º em QUALQUER aplicação pesada, incluindo alguns JOGOS e sofria MUITO de thermal throttling, mesmo sendo refrigerado por um h100i v2 e tendo usado algumas pastas térmicas diferentes como a mx4, AS5 e cheguei até a usar a Liquid Pro.
Esse ponto me fez evitar upgrade por 5 anos. Adquiri o 2600k em 2012 e mudei para o 6850k em 2017. A linha HEDT, tinha IHS soldado, o que não gerava os problemas térmicos. Na minha opinião, o maior vacilo da Intel, foi esse cometido a partir dos i3 de 3ª geração. Muitas reclamações. Em 2016, a única saída era a plataforma de alto desempenho, e foi para ela que eu fui.
 
Uso AMD pelo custo benefício desde sempre athlon 64 em diante, nunca tive problemas relatados pelo user.
Já tive Intel, na época dos Celerom, também nunca tive problemas.
Hoje, com um 3600 o máximo de problema que tive foi quando deu uma queda de energia e o PC não quis reiniciar.
Solução clear cmos e tudo perfeito e estável novamente.
As vezes mexer naquilo que não sabe/entende achando que sabe, faz exatamente o oposto do que o user almeja.
Tem um vídeo no YouTube sobre os problemas de placa mães highend... Do quanto estão vindo problemáticas em relação as mais modestas e a dita performance e qualidade que no final das contas é tudo marketing...
Depois posto aqui esse vídeo pra quem quiser ver
 
Eu sou dono de AMD, mas o argumento de que "AMD é melhor porque a placa-mãe tem maior vida útil para ser utilizada com gerações posteriores" é simplesmente a maior mentira que existe!

Se o cara pegou um Ryzen 5 1600 manco lá atrás, certamente colocou uma placa-mãe barata nele. Essa placa-mãe barata até talvez aguente o processador de entrada dos Ryzen 2000. Mas, sinceramente, trocar um Ryzen 1000 por um 2000 da mesma categoria não traz ganho absolutamente nenhum. E se o cara pegar um processador de uma categoria superior, que vá trazer ganhos reais, por mais que ele encaixe no soquete, a placa-mãe não vai dar conta dele.


As pessoas têm que deixar de lado esse fanatismo de time de futebol, de torcer por um lado custe o que custar e inventar argumentos vazios pra tentar justificar que o seu lado é melhor.

Eu uso um AMD, um Ryzen 9 5900X, simplesmente porque, na categoria de preço deles, ele é indiscutivelmente superior ao o que a Intel oferece. Simples assim, não tem nem o que inventar de discutir.
Por outro lado, no que diz respeito a GPU, eu utilizo uma Nvidia 3080 simplesmente porque ela é infinitamente superior ao o que a AMD oferece pelo mesmo preço. Ok ok, temos desempenho bruto igual ou até levemente superior pelo lado da AMD perante a Nvidia, porém, sem um monte de recurso que, para GPU high-end, pesam demais como Ray Tracing, DLSS, etc. Não tem como comparar.

Voltando para o lado das CPU, se eu fosse compar uma CPU de entrada ou mesmo usada, certamente eu iria de Intel. Os 9400 e 10400F da vida têm um custo-benefício e desempenho, dentro da sua faixa de aplicação, muito superiores como um todo ao o que a AMD tem.
 
Última edição:
tirei o cooler aftermarket para tentar montar de novo, e como a pasta térmica era muito antiga (de 2014), o processador grudou como cola no dissipador

Pode parecer besteira, mas é por isso que não uso AMD. Não vou pagar caro em algo que pode soltar sendo que era para estar até então "travado". E eu ficar com o preju, pode ter o desempenho que for, tem certas coisas que são o mínimo que se espera. e.e
 
antes de a AMD comprar a ATI, para ter suas próprias GPUs, eles haviam contratado uma boa equipe de software e os drivers eram bons, mesmo tendo também bons processadores a gestão era péssima e tomou rumos errados, perderam a liderança dos Athlons e as fabs. Hoje a equipe de software não é suficiente para atender essa demanda de qualidade, ainda que os produtos estejam evoluindo, provavelmente os AM5 serão melhores nesses pontos.

por conta de não terem produtos competitivos antes dos Ryzen, a AMD também perdeu a atenção das fabricantes de placas-mãe, pois, se um problema acontece na plataforma Intel o reviewer já joga a culpa em outros componentes, mas nos produtos da AMD a culpa é imediata, ainda que nem o fosse. Independente disso, a equipe de software precisa de uma atenção especial para que os produtos trabalhem melhor, por isso a nVidia e a Intel conseguem ter uma melhor visibilidade, seu suporte ao software (drivers) de seus hardwares é bom (não quer dizer que o hardware seja perfeito, pois pode haver bugs que são resolvidos e, muitas das vezes, podem também reduzir a performance em nome da estabilidade).

as gerações 3 a 5 da Intel foram as piores em termos de necessidade da remoção do IHS para resolver a estabilidade com overclock básico (além de sofrerem com inúmeras vulnerabilidades de hardware crônicas e com perda de desempenho), mas a maioria dos reviews não focam em questões que os usuários vão perceber com o uso, as críticas aos produtos testados poderiam ser melhor conduzidas, mas não o são e deixam o consumidor com a falsa impressão de que não haverá problema ou que você tem um problema pontual.

Essa reclamação dos usuários sobre problemas entre drivers e hardware devem ser levados diretamente à AMD, ou outro fabricante, para que o problema seja realmente resolvido. Não basta apenas um RMA para troca de processador, ou corre-se o risco de voltar a perceber as mesmas falhas.
 
Já mudou, LGA 1700 vai ter 3 gerações de CPU.
Já cansei de ver a Intel prometer algo e na hora H não cumprir... então não aposte suas fichas acreditando nessa "possibilidade" que pode não se concretizar.
 
Pode parecer besteira, mas é por isso que não uso AMD. Não vou pagar caro em algo que pode soltar sendo que era para estar até então "travado". E eu ficar com o preju, pode ter o desempenho que for, tem certas coisas que são o mínimo que se espera. e.e

Não diria que é regra porque no meu caso foi culpa de pasta térmica velha, mas o mecanismo de travamento de soquete da Intel é muito melhor que o da AMD, não há dúvidas.

No LGA 1200, a haste ficar bem alojada dentro de um aro e a peça é inteiramente em metal, enquanto no AM4 é só um abinha de plástico. Além da carenagem na Intel que baixa e deixa o processador bem fixado, o que evitaria dele sair junto com o cooler quando gruda no dissipador como aconteceu comigo.

Aliás, acho que fato da CPU no soquete AM4 não ficar fixada com tanta firmeza foi o que evitou os pinos entortarem ou quebrarem. Tomara que no AM5, além de passar os pinos para a placa-mãe, a AMD melhore o mecanismo de fixação e deixei mais robusto e confiável como é na Intel.

article-1280x720.df8f633d.jpg


LTPeJFto3f4dQTUUMg27a7-1200-80.jpg.webp
 
enquanto no AM4 é só um abinha de plástico

Fui montar um PCzin simples com o Ryzen pra minha irmã e na hora de "travar" o processador, notei que o socket meio que vai pro lado, sei lá. Como se usasse pressão pra travar mas meio ineficaz, dado o número de problemas. E foi bem levinho também.

Em comparação com os Intel que uso, parecia que ia quebrar aquela haste metálica na hora de fixar o processador ali. Pro meu uso tanto faz Intel/AMD, são equivalentes, e tendo Intel mais segura e mais barata, vou nela. Mas se os novos AMD de fato vierem LGA ai já é algo a se considerar.

Pq é difícil aceitar que para tirar o cooler tem de aquecer antes, ficar rodando com cuidado, negócio sair grudado, até aquelas coisas de secador. Sei lá, vejo isso como uma falha medonha de projeto.
 
Pq é difícil aceitar que para tirar o cooler tem de aquecer antes, ficar rodando com cuidado, negócio sair grudado, até aquelas coisas de secador. Sei lá, vejo isso como uma falha medonha de projeto.
Isso ai realmente é algo que não dá pra aturar rsrs.
 
Te entendo perfeitamente, meu 3600 no começo foi só dor de cabeça, a 5700xt, também. Tela azul, pc travava sozinho em idle, tela piscando... Enfim, hoje, aparentemente acabaram os problemas, parei de atualizar a bios e só atualizo o driver de video, mas nunca tive tanta dor de cabeça quando usava intel+nvidia.
 
Status
Não esta aberto para novas mensagens.

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo