• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

AMD - Porquê deixei a plataforma!

Status
Não esta aberto para novas mensagens.
Cara, falando especificamente sobre os seus problemas, passou pela sua cabeça q eles são todos de responsabilidade da asus?
A ENTRADA USB Q N DETECTA É DA PLACA MÃE, O CABO SATA QUE NÃO RECONHECE É NA PLACA MÃE, vc fala q trocou de modelo de placa mas manteve a marca?, é óbvio que são problemas da BIOS da asus ou algum problema de hardware dela.
Porque não trocou a fabricante da placa? agora tá ai generalizando uma marca de processador por problemas da fabricante de placa mãe.
Tenho a minha bancada AM4 da amd há 2 anos e meio e nunca tive nenhum problema, porque será? PORQUE A MINHA PLACA MÃE É DA GIGABYTE E NÃO DA ASUS,
Se vc tem hardware a tanto tempo deveria ter neurônios o suficiente pra ligar esses problemas a placa mãe e só criticar a fabricante de processador depois de NO MÍNIMO, TER TESTADO 2 FABRICANTES DE PLACA MÃE NELE.
Se vc gosta da intel, continua lá e sendo fanboy da sua marca, mas continua usando processador QUAD CORE, pq se dependesse da sua empresa estaríamos estagnados nesse tipo de processador até hoje.
 
voce fala de ser fanboy, porem justamente "PORQUE A MINHA PLACA MÃE É DA GIGABYTE E NÃO DA ASUS" fala dessa maneira ???????

ue ????????

o problema dos usb e fato conhecido independente do fabricante da placa mae, dai voltamos a sua coloçao certo ????

mais se acontece independente de quem fabrica a placa mae, basta usar os neuronios como voce mesmo falou para chegar que e uma falha onde mesmo ????

veja tem gente que tem o ou os problemas outros nao.
 
Cara, falando especificamente sobre os seus problemas, passou pela sua cabeça q eles são todos de responsabilidade da asus?
A ENTRADA USB Q N DETECTA É DA PLACA MÃE, O CABO SATA QUE NÃO RECONHECE É NA PLACA MÃE, vc fala q trocou de modelo de placa mas manteve a marca?, é óbvio que são problemas da BIOS da asus ou algum problema de hardware dela.
Porque não trocou a fabricante da placa? agora tá ai generalizando uma marca de processador por problemas da fabricante de placa mãe.
Tenho a minha bancada AM4 da amd há 2 anos e meio e nunca tive nenhum problema, porque será? PORQUE A MINHA PLACA MÃE É DA GIGABYTE E NÃO DA ASUS,
Se vc tem hardware a tanto tempo deveria ter neurônios o suficiente pra ligar esses problemas a placa mãe e só criticar a fabricante de processador depois de NO MÍNIMO, TER TESTADO 2 FABRICANTES DE PLACA MÃE NELE.
Se vc gosta da intel, continua lá e sendo fanboy da sua marca, mas continua usando processador QUAD CORE, pq se dependesse da sua empresa estaríamos estagnados nesse tipo de processador até hoje.
Falou muita bobagem aí:


Logo no primeiro parágrafo menciona que a própria AMD ouviu o feedback no Reddit, mas só após muitas reclamações, reconheceu o problema e desenvolveu uma solução, que não se sabe se resolveu mesmo para todos os usuários ou introduziu novos problemas.
 
entao como ele falou usar os neuronios, mais pra isso tem que ter neuronios ....

essa coisa de fazer cagada em processadores acho ate normal, acerta em um, no outro vira misterio.

intel mesmo ja fez uns processadores pela de ,desculpa mais e verdade, merda.

quem lembra dos ridiculos torradeira que voce era que obrigado a comprar gabinete certificado pela intel ????

ate mesmo agora achei meio fiasco 10900 e 11900, nao estou falando que e ruim, mais sao quase a mesma coisa em performance...
 
Olá a todos.

Antes de me aprofundar, segue uma breve introdução sobre o que pretendo discorrer.

Em Agosto de 2020, após 15 anos de uso contínuo de plataformas Intel, resolvi (devido aos feedbacks de reviewers e usuários em geral) experimentar AMD, na ocasião, ZEN 2+ (3900x) e posteriomente, ZEN 3 (5900x e 5950x) Devido a alguns problemas com o ZEN 3 (X570 + 5900x/5950x) em Maio de 2021, voltei para o time Azul (Z590 + 10900k) Os motivos, serão detalhados nas seções abaixo.

Detalhes técnicos:

Sistemas utilizados no período (08/2020 a 05/2021)

Asus x570 Rog Crosshair VIII Hero + 3900x
DDR4 - Hyper X Savage 64GB(4x16) - HX426C15SBK4/64 | DDR4 - Dominator Platinum 32GB(4x8) - CMT32GX4M4C3200C16
2080 Super

Asus x570 Rog Crosshair VIII Hero + 5900x
DDR4 - Hyper X Savage 64GB(4x16) - HX426C15SBK4/64 | DDR4 - Dominator Platinum 32GB(4x8) - CMT32GX4M4C3200C16
2080 Super | 6800xt | 6900xt

Asus x570 Rog Crosshair VIII Hero + 5950x
DDR4 - Dominator Platinum 32GB(4x8) - CMT32GX4M4C3200C16
6900xt

Asus x570 Rog Crosshair VIII Formula + 5950x
DDR4 - Dominator Platinum 32GB(4x8) - CMT32GX4M4C3200C16
6900xt

Problemas Primários:

USB: Desconectividade e falhas funcionais:
Dois dos meus dos meus dispositivos USB/Storage, deixaram de funcionar.

Gaveta para HD SATA 2.5 - 2139U3 - https://www.oricobr.com/storage/cas...HLdOT7k6KtQkD3S6eySr-Fq_og6FCeusaAjhKEALw_wcB
Passou a não ser possível utilizar essa enclousure em todas as plataformas AMD que testei. Funcionava antes, com meu i7 extreme 6950x e voltou a funcionar com meu 10900k.

Pen Drive HP X750W 64GB, USB 3.1 - HPFD750W-64 - https://www.kabum.com.br/cgi-local/...0ifLFSOwCAMhilUlKueeE_gXUSKuDH6AaAuH-EALw_wcB
Passou a não ser possível utilizar este Pen Drive em todas as plataformas AMD que testei. Funcionava antes, com meu i7 extreme 6950x e voltou a funcionar com meu 10900k.

Assim que me deparei com os problemas, iniciei uma busca na internet e percebi que existe um problema crônico entre a AMD/Agesa e dispositivos USB em geral. Durante todo o período, 4 BIOS (Fevereiro a Maio 2021) para minhas placas mãe (tanto para a Hero quanto para a Formula) traziam em seu release notes, a informação de que os problemas com dispositivos USB, estavam solucionados, infelizmente, não foi o caso.

Aos interessados, existem diversas threads em diversos forúns, mencionando não apenas problemas como os acima, mas diversos outros, basta fazer uma busca por: amd usb connectivity issue.

==============================================================================================================================

WHEA Logger Event ID 18: Meu principal pesadelo e incômodo. Existe uma falha no algoritmo de Boost da AMD (Core Performance Boost/Precision Boost e Precision Boost Overdrive) Quando em idle, devido a redução térmica e consumo, os clocks dos processadores ZEN 3 em uso, recebem um boost além do especificado como boost máximo na caixa e na ocasião, reiniciam o sistema, as vezes com BSOD a vezes sem, mas sempre trazendo o evento 18, no gerenciador de logs do sistema.



Alguns usuários reportaram também o ocorrido, com CPU's Zen 2/Zen 2+. Nunca foi o meu caso, o 3900x funcionava com os recursos mencionados, sem problemas, porém, nunca passava de 4.6, boost máximo especificado na caixa. Já os CPU's Zen 3, 5900x e 5950x, sempre iam além do clock máximo da caixa (4.8 e 4.9 respectivamente) nessas ocasiões, clocks de 5.0~5.1 foram observados em ambos os processadores.

O que ocorre aqui, é que os processadores Zen2, contam apenas com o Precision Boost e não com a versão overdrive, e seu comportamento, raramente chega, no boost máximo especificado, ao contrário do Zen3, que vai além, e talvez por isso, venha a ficar instável.

Bom, uma vez com o problema, a única solução é o uso de clock fixo, sim, ÚNICA, diversos consumidores recorreram ao RMA e mesmo assim, seguiram com o problema, infelizmente, é inerente a arquitetura do Zen3. O Uso de clock fixo implica no fato de que não haverá redução na frequência quando o sistema estiver em idle, e não haverá a vantagem de contar com o boost dos cores ativos, quando o sistema estiver em load (jogos por exemplo)

O principal ônus do clock fixo, é a redução de performance, quando o PBO está ativo (5900x e 5950x) os cores em uso nos jogos, sobem muito bem, indo a frequências bem altas e trazendo desempenho superior (4.7~5.0) O Clock fixo, implica em uma frequência consideravelmente menor (por volta de 4.5~4.6) para todos os cores, ou cores escolhidos. Essa medida, traz benefício para as tarefas multi-thread, mas, prejudica jogos e aplicações que fazem uso de poucos núcleos. E, o que na minha opinião, é inaceitável, é que a AMD não se pronuncia sobre o caso. Ela concede RMA a todos que solicitam informando o problema, mas, segue vendendo um produto com um recurso comprometido. E, sinceramente, isso não se distancia de um crime.

É possível utilizar clock fixo, sim, claro, mas o ponto é, no preço do processador, o custo do recurso, está imbutido e a AMD o vende e faz marketing em cima.

O erro em questão, além de grave, acomete um número altíssimo de consumidores dos Zen3, eu acredito, que TODOS os chips estão comprometidos, porém, muitos usuários apenas não sabem que passam pelo problema, ou, utilizam clock fixo em seus setups.

Da mesma forma que sobre o problema dos dispositivos USB, o problema dos reboots espontâneos também é absurdamente comentado em diversos fóruns, incluindo o da AMD. Esta que por sua vez, mesmo após diversas queixas e RMA's por conta disso, jamais veio a se pronunciar.

Até que, no dia 17/05 a AMD anuncio uma segunda revisão para a Família Zen 3, alegando que esta revisão, trará apenas benefícios associados a logística e produção. Bom, não é de hoje que a AMD tem a postura que tem, então, eu prontamente alertei no fórum AMD, que se trata possivelmente de uma correção para o problema, mas logicamente, sem que a AMD declare isso, evitando assim, uma ação judicial coletiva.

Matéria: https://videocardz.com/newz/amd-con...-no-functionality-or-performance-improvements
Meu post no fórum AMD: https://community.amd.com/t5/proces...-get-a-quot-silent-fix-quot/m-p/471392#M41142

Os resultados de busca no Google, por Whea Event ID 18, são alarmantes. Deixo alguns dos principais tópicos sobre o problema e toda a saga que afeta os prejudicados. A busca por tópicos com WHEA, no fórum AMD, também traz resultados alarmantes.



==============================================================================================================================

Minhas considerações:

Imaginem-se com um 5900x/5950x e uma placa mãe topo de linha lidando com um sistema que NÃO fica estável em idle, te impedindo de fazer o BÁSICO em um computador, que é o uso convencional. Não há desempenho que compense isso. E, sendo bem sincero, mas não querendo tratar este assunto aqui, os processadores das gerações 10 e 11 da Intel, dão um BANHO em maturidade de Chipset e tecnologias de Boost, o nível de controle, é impecável.

Sendo prático e objetivo, obviamente, a principal culpada aqui, é a AMD, especialmente por não se pronunciar diante de tal situação. Intel e Nvidia em situações equivalentes, vieram a público prontamente. Nvidia sobre o problema da GTX 970 e Intel sobre as falhas de segurança encontradas em 2017.

Porém, o que quero trazer com esse tópico, é uma reflexão sobre o mercado de hardware como um todo e uma fraqueza inquestionável, denominada "Review". Migrei cegamente para AMD pois apenas vi reviews dos Ryzen 5000, não aguardando um tempo após seu lançamento e nem mesmo consultando fóruns. Sendo assim, fui me deparar com os problemas assim que recebi meu processador.

E sim, se QUALQUER review, abordasse ESTABILIDADE e uso diário, teríamos este problema relatado em algum momento, mas não é o caso, apenas vemos e ouvimos abordagens voltadas ao desempenho.

Se considerarmos os últimos 12 anos (2009 a 2021) a Intel lançou inúmeros processadores, sockets/chipsets e TODOS, eram estáveis no uso de periféricos e recursos de boost. Acredito eu, que após tanto tempo tendo como única diferença a ser mensurada, o desempenho, os reviewers tenham definido como premissa que essa estabilidade, está presente também em CPU's AMD, o que com certeza, não é o caso aqui.

Então sim, devido a um perfil de review datado, não temos informações claras sobre um produto, e se tratando dos processadores AMD, o único tópico abordado, é o desempenho, sendo assim, MUITO CUIDADO ao considerar uma migração para AMD, pois estes e outros problemas, não foram mencionados em nenhum review.

Alerto também para a qualidade mediana dos reviewers BR, que, nos últimos anos tem se multiplicado, porém, sem acrescentar qualidade ao cenário, apenas fazendo o bom e velho "mais do mesmo". Não vem ao caso mencionar, mas um reviewer BR chamou o 5900x de "Perfeito" e outro reviewer, avaliando uma 6800xt da Sapphire, simplesmente NÃO FALOU, sobre o principal recurso da placa, recurso este, ESTAMPADO na página principal do produto, o TriXXX Boost.

Posturas assim, criam um cenário pobre em termos de conteúdo, fazendo com que muitos consumidores, venham a dar passos errados ou até mesmo, não saber o que um produto tem a oferecer e/ou quais problemas pode trazer. Fiquem atentos.

Eu poderia me prolongar aqui, mas, não vem ao caso, acredito que meu alerta, tenha sido dado. Fiquem a vontade para qualquer esclarecimento.

Abraços!

Eu uso plataforma Intel e AMD

AMD é Ryzen 1600 (primeira geração, foi criticada também no quesito "estabilidade") + Gigabyte B450 Gaming X + 2 x 8 GB Crucial Ballistix

Montei as peças, load default BIOS, o máximo que altero é ativar XMP, SVM Mode pra habilitar virtualização e ordem de boot

Instalei Windows 10, deixei conectado na internet, voltei mais tarde e instalou todos os drivers

Olhei a BIOS, F50, a Gigabyte lançou 4 depois dessa, vou atualizar? Não, porque não? Não tenho nenhum problema, zero problema, não atualizo

Acredito que não é o seu caso, mas você sabe, tem muito usuário por ai metido a engenheiro de hardware

O cidadão acha que entende mais que os engenheiros da AMD e da Intel, altera voltagens, altera frequências, acha que é o ninja do overclock e sai fazendo um monte de merd#

Se eu monto uma configuração igual a sua, coloco load default, ativo XMP (isso pode anular garantia de processadores Intel) deixo o Windows 10 instalar os drivers necessários e o PC fica reiniciando e tela azul, tento identificar o causador e RMA

Na configuração padrão de fábrica o sistema tem obrigação de ser 100% estável, hardware e software, nós pagamos pelo hardware e pagamos pelo software
Não tá estável, RMA... Ahh mas como vou identificar o causador se não tenho peças pra teste, RMA em tudo

Apresentar fórum como comprovação de uma plataforma instável é questionável porque o fórum Intel ta cheio de pessoas fazendo reclamações, ninguém vai no fórum dizer, hey meu sistema está funcionando bem

A AMD reconheceu sim um bug que afetava o funcionamento do USB em placas série 400 e 500 com processadores 3000 e 5000 e lançou, segunda ela, uma correção, que deveria ser repassada pelas fabricantes de placas mãe
O socket AM4 deu suporte a uma lista tão grande de processadores que a quantidade de BIOS virou uma salada
Tem usuário atualizando BIOS de placa AM4 para suportar processador que não é o dele
A BIOS ideal para o conjunto pode não ser a mais atual
 
Aqui que é o tópico dos fanboys da intel que acham ruim que ela não lidera o mercado mais VS os fanboys da amd que se acham "contra o sistema"?
 
cpu-temperature.png


relative-performance-games-1920-1080.png
 
A explicação é simples, Ryzen 7nm o die é menor com maior densidade, fica mais difícil dissipar o calor gerado pro dissipador, logo ele esquenta mais msm sendo uma litografia de menor consumo/temperatura.
 
Em temperatura sem OC continua abaixo dos Ryzen :shrug:
Sim, 1 grau do 11900k pro 5950x faz muita diferença né? :limo:


Em contrapartida, precisa de uma usina nuclear para alimentar o 11900k.
 
galera nao e war intel vs amd ok
 
Sim, 1 grau do 11900k pro 5950x faz muita diferença né? :limo:


Em contrapartida, precisa de uma usina nuclear para alimentar o 11900k.
E o 5800x, 5600x e 5900x?
 
E o 5800x, 5600x e 5900x?

Aqui vou me basear no meu próprio 5600x (que no teste está apenas 3º acima do 11900k, ou seja, dentro da margem de erro. Quanto ao 5800x e 5900x, duvido eles ficarem tão acima do 5950x, mesmo se forem amostras ruins). Aqui o meu está firme e forte stressando com máximas de 55º, rodando em 4.75ghz (diferente do stock do Techpowerup) em todos os núcleos e consumindo 84w de pico. Isso que nem fiz undervolt adequadamente e moro na região norte, aonde não sou favorecido com boas temperaturas ambiente. É bom que dá para ter um parâmetro com usuários do fórum e comparar diretamente.

OMEWIts.jpg
 
Aqui vou me basear no meu próprio 5600x (que no teste está apenas 3º acima do 11900k, ou seja, dentro da margem de erro. Quanto ao 5800x e 5900x, duvido eles ficarem tão acima do 5950x, mesmo se forem amostras ruins). Aqui o meu está firme e forte stressando com máximas de 55º, rodando em 4.75ghz (diferente do stock do Techpowerup) em todos os núcleos e consumindo 84w de pico. Isso que nem fiz undervolt adequadamente e moro na região norte, aonde não sou favorecido com boas temperaturas ambiente. É bom que dá para ter um parâmetro com usuários do fórum e comparar diretamente.

OMEWIts.jpg
Meu 9900ks tbm não perdeu em jogos quando comparei com quem tinha 5900x aqui e meu amigo de 5800x e 3080 tem menos fps e uso de GPU do que eu no Warzone por exemplo, o criador do tópico teve um ganho de fps ao sair do 5950x e 5900x pro 10900k em TODOS JOGOS exceto CSGO e Valorant. Vc acha alguns reviews por aí os 9th, 10th e 11th ganhando em vários jogos da maioria dos Ryzen 5000x. É sabido que os Ryzen 5000 costumam ser mais quentes pelo die menor e com maior densidade devido a ser 7nm, eu tbm imagino que quando a Intel diminuir sua litografia, as CPUs serão mais quente, mesmo consumindo menos.
 
Meu 9900ks tbm não perdeu em jogos quando comparei com quem tinha 5900x aqui e meu amigo de 5800x e 3080 tem menos fps e uso de GPU do que eu no Warzone por exemplo, o criador do tópico teve um ganho de fps ao sair do 5950x e 5900x pro 10900k em TODOS JOGOS exceto CSGO e Valorant. Vc acha alguns reviews por aí os 9th, 10th e 11th ganhando em vários jogos da maioria dos Ryzen 5000x. É sabido que os Ryzen 5000 costumam ser mais quentes pelo die menor e com maior densidade devido a ser 7nm, eu tbm imagino que quando a Intel diminuir sua litografia, as CPUs serão mais quente, mesmo consumindo menos.

Meu relato da mudança de intel para o ryzen 5600x após 14 anos usando intel está na página anterior. Sempre fui muito feliz com a intel em meus q6600 g0, i7 920 e i7 2600k mas sofri MUITO com thermal throttling usando o meu 3770k, 4770k e 6700k por conta do IHS que a intel utiliza desde os 3xxx e eu não sou de fazer delid nos cpus. Lembrando, moro em uma região que castiga o usuário quando falamos de temperatura ambiente. Pensei muito em mudar para a amd de novo (meu último amd tinha sido um athlon 64 antes da era Conroe) mas a intel não ajudou com a litografia que, até hoje, continua nos 14nm, a mesma litografia do 6700k que eu troquei mês passado.

Tirando o fato que eu jogo em 1440p e o peso está majoritariamente na gpu, que por sinal será trocada por uma 3080 ou 4xxx quando os preços melhorarem. Por ora o 5600x está me servindo muito bem, especialmente por ter me livrado do thermal throttling que me perseguiu desde 2012 até este ano.

Torço para que a intel desfaça a cagada do IHS e mude de litografia para eu pensar em migrar de novo para a intel. Não sei se você chegou a ler o meu relato na página anterior. Se não o fez, recomendo fortemente.
 
Minha opinião, já que o é o que mais temos aqui.
Tópico inutil e desnecessário. É apenas mais um espaço para flames dos "torcedores" Intel e AMD.
Tudo aqui repetido, já foi relatado nos tópicos oficiais dos processadores.
Para que comparar mazelas ? queremos soluções e não choradeira inutil.
 
Meu relato da mudança de intel para o ryzen 5600x após 14 anos usando intel está na página anterior. Sempre fui muito feliz com a intel em meus q6600 g0, i7 920 e i7 2600k mas sofri MUITO com thermal throttling usando o meu 3770k, 4770k e 6700k por conta do IHS que a intel utiliza desde os 3xxx e eu não sou de fazer delid nos cpus. Lembrando, moro em uma região que castiga o usuário quando falamos de temperatura ambiente. Pensei muito em mudar para a amd de novo (meu último amd tinha sido um athlon 64 antes da era Conroe) mas a intel não ajudou com a litografia que, até hoje, continua nos 14nm, a mesma litografia do 6700k que eu troquei mês passado.

Tirando o fato que eu jogo em 1440p e o peso está majoritariamente na gpu, que por sinal será trocada por uma 3080 ou 4xxx quando os preços melhorarem. Por ora o 5600x está me servindo muito bem, especialmente por ter me livrado do thermal throttling que me perseguiu desde 2012 até este ano.

Torço para que a intel desfaça a cagada do IHS e mude de litografia para eu pensar em migrar de novo para a intel. Não sei se você chegou a ler o meu relato na página anterior. Se não o fez, recomendo fortemente.
Eu li seu relato, minha escolha por Intel é devido a desempenho em jogos, facilidade no OC, não tem esses problemas relatados pelo criador do tópico (que não é o primeiro que vejo falando isso), OC de RAM liberado ao infinito (não syncado ao IF como é o caso dos Ryzen), não ligo de fazer delid, fiz no 4790k, 7700k e 8700k que tive, mas tbm não nego que deveria ser melhor essa questão, querendo ou não até usando solda como é no caso do i9 9900k e 10900k e vc fazendo delid vc tbm ganha alguns graus usando metal líquido, só não fiz no 9900ks pq vou trocar em breve pelo Alderlake.
 
Respondendo de modo geral, aos pontos em destaque até aqui.

Reforçando a MINHA opinião quanto a compra de QUALQUER produto.

Se me foi vendido X, por mais que eu não use, eu quero que X funcione, ponto. E essa máxima (mais uma vez reforçando o ponto acima) se aplica a toda compra que faço. O que me é vendido, tem que funcionar como me foi vendido.

E falando de Ryzen 5000 (5900 e 5950x precisamente) não é um cenário pertinente, mais uma vez, devido aos dois pontos mencionados no OP, USB's e Reboots espontâneos em Idle no uso do Precision Boost/Precision Boost Overdrive.

A conclusão é simples quando se considera essa premissa, os produtos não entregam em stock, um "dia a dia" funcional. Ou você trabalha com Clock fixo, ou terá que conviver com os reboot's em idle e talvez, com problemas aleatórios em dispositivos usb.

Sendo assim, qualquer "afeto" pelo desempenho/consumo, se vai. Você se vê com um 5950x que não é completamente funcional e quando procura informações, vê que é um problema geral e nada pode ser feito, alguns usuários estão no seu terceiro/quarto RMA e o problema persiste, mesmo quando se troca também os demais componentes.

Trabalhar com clock fixo nos Ryzen 5000, é perder desempenho, quem já comparou clock fixo com PBO, sabe disso.

Uma vez nessa situação, após testar múltiplos chips e múltiplas mobos (fora testes em setups de amigos) ou eu "idolatrava" a AMD pelos reviews pagos voltados a desempenho, ou eu encarava a realidade e buscava um sistema funcional, sendo essa última, a alternativa escolhida.

Então não há mistério ou emoção aqui, em posts meus neste tópico, deixei claro que escolhi AMD e de início, gostei da plataforma. O 3900x funcionava bem, eu tinha o problema do USB que sim, me incomodava, mas "ok" agora, a somatória dos reboots ao problema dos USB's, após migrar para o que AMD oferecia de melhor, não era algo a se aceitar. Eu gastei uma boa grana e esperar que o produto ENTREGUE o que sua PRÓPRIA caixa diz que entrega, é o mínimo.

Quem critica a "Mudança" ou "Retorno" como preferirem, se esquece da exaustão de trocar tudo, comprar de novo, vender ou fazer RMA do que é antigo. Não é um processo satisfatório, longe disso, então entendam, antes de considerar Intel, eu tentei de tudo com a AMD e quando abri esse tópico, abri com a intenção de alertar que INFELIZMENTE, os reviews são péssimas referências de compra, pois consideram apenas desempenho.

Eu não tenho qualquer apego a marcas em si, me interesso por bons produtos e por ética comercial e trabalhando com FATOS aqui, a AMD está MUITO LONGE de uma empresa com boa postura comercial.

Desconsidero AM5? Não, mas, serei muito mais criterioso do que fui quando escolhi AM4.
 
Última edição:
Respondendo de modo geral, aos pontos em destaque até aqui.

Reforçando a MINHA opinião quanto a compra de QUALQUER produto.

Se me foi vendido X, por mais que eu não use, eu quero que X funcione, ponto. E essa máxima (mais uma vez reforçando o ponto acima) se aplica a toda compra que faço. O que me é vendido, tem que funcionar como me foi vendido.

E falando de Ryzen 5000 (5900 e 5950x precisamente) não é um cenário pertinente, mais uma vez, devido aos dois pontos mencionados no OP, USB's e Reboots espontâneos em Idle no uso do Precision Boost/Precision Boost Overdrive.

A conclusão é simples quando se considera essa premissa, os produtos não entregam em stock, um "dia a dia" funcional. Ou você trabalha com Clock fixo, ou terá que conviver com os reboot's em idle e talvez, com problemas aleatórios em dispositivos usb.

Sendo assim, qualquer "afeto" pelo desempenho/consumo, se vai. Você se vê com um 5950x que não é completamente funcional e quando procura informações, vê que é um problema geral e nada pode ser feito, alguns usuários estão no seu terceiro/quarto RMA e o problema persiste, mesmo quando se troca também os demais componentes.

Trabalhar com clock fixo nos Ryzen 5000, é perder desempenho, quem já comparou clock fixo com PBO, sabe disso.

Uma vez nessa situação, após testar múltiplos chips e múltiplas mobos (fora testes em setups de amigos) ou eu "idolatrava" a AMD pelos reviews pagos voltados a desempenho, ou eu encarava a realidade e buscava um sistema funcional, sendo essa última, a alternativa escolhida.

Então não há mistério ou emoção aqui, em posts meus neste tópico, deixei claro que escolhi AMD e de início, gostei da plataforma. O 3900x funcionava bem, eu tinha o problema do USB que sim, me incomodavam, mas "ok" agora, a somatória dos reboots ao problema dos USB's, após migrar para o que AMD oferecia de melhor, não era algo a se aceitar. Eu gastei uma boa grana e esperar que o produto ENTREGUE o que sua PRÓPRIA caixa diz que entrega, é o mínimo.

Quem critica a "Mudança" ou "Retorno" como preferirem, se esquece da exaustão de trocar tudo, comprar de novo, vender ou fazer RMA do que é antigo. Não é um processo satisfatório, longe disso, então entendam, antes de considerar Intel, eu tentei de tudo com a AMD e quando abri esse tópico, abri com a intenção de alertar que INFELIZMENTE, os reviews são péssimas referências de compra, pois consideram apenas desempenho.

Eu não tenho qualquer apego a marcas em si, me interesso por bons produtos e por ética comercial e trabalhando com FATOS aqui, a AMD está MUITO LONGE de uma empresa com boa postura comercial.

Desconsidero AM5? Não, mas, serei muito mais criterioso do que fui quando escolhi AM4.
Você acha sinceramente que todo dono de Ryzen 5950x tem esses problemas?
Seria um escândalo
 
Eu particularmente me arrependi de ter comprado um 5800x, sempre fui usuário Intel, não é questão de Fanboy disso ou daquilo, mas é uma insatisfação com o produto mesmo, é um absurdo os spikes de temperatura que esse processador dá, e toda hora ter o cooler da CPU rodando parecendo que vai levantar voo o gabinete.

Só consegui reduzir deixando o clock fixo em 4500Mhz e perdendo 40 pontos no Single Core de 660 para 620 no CPU-Z, sem dúvida é um produto muito bom, mas ficou claro que ainda faltou um refinamento maior por parte da AMD.

Se fosse montar um novo Setup hoje, eu iria de Intel sem sombra de dúvidas.
 
Você acha sinceramente que todo dono de Ryzen 5950x tem esses problemas?
Seria um escândalo

A menos que se prove o contrário, eu acredito que se não todos, ao menos, 90%. Digo isso pois o diagnóstico do WHEA Logger, é relativamente complexo, você não sabe quando irá ocorrer, sabe apenas que será em idle e, se estiver utilizando PB, por volta de 10 dias e PBO, a partir do terceiro, já pode ter problemas.

Todos os tópicos que eu acompanhei, onde o usuário sabia diagnosticar o problema, tinha seguido com o RMA etc, nenhum deles teve final feliz, todos, ou acabaram deixando clock fixo, ou abriram mão. Sendo assim, é um acompanhamento árduo, não há como dizer nem que sim nem que não, mas, considerando os números, a maioria dos usuários não sabe detectar o problema, entre os que sabem, nem todos abrem um tópico ou reclamação pública, então, além dos que sabemos, muitos outros devem passar pelo problema e não tem o conhecimento, ou não divulgam, o que eleva ainda mais o percentual de casos.
 
A menos que se prove o contrário, eu acredito que se não todos, ao menos, 90%. Digo isso pois o diagnóstico do WHEA Logger, é relativamente complexo, você não sabe quando irá ocorrer, sabe apenas que será em idle e, se estiver utilizando PB, por volta de 10 dias e PBO, a partir do terceiro, já pode ter problemas.

Todos os tópicos que eu acompanhei, onde o usuário sabia diagnosticar o problema, tinha seguido com o RMA etc, nenhum deles teve final feliz, todos, ou acabaram deixando clock fixo, ou abriram mão. Sendo assim, é um acompanhamento árduo, não há como dizer nem que sim nem que não, mas, considerando os números, a maioria dos usuários não sabe detectar o problema, entre os que sabem, nem todos abrem um tópico ou reclamação pública, então, além dos que sabemos, muitos outros devem passar pelo problema e não tem o conhecimento, ou não divulgam, o que eleva ainda mais o percentual de casos.

Eu me referi ao problema com as portas USB e reinicialização/tela azul, isso qualquer usuário percebe
Você se refere a qual?
 
A menos que se prove o contrário, eu acredito que se não todos, ao menos, 90%. Digo isso pois o diagnóstico do WHEA Logger, é relativamente complexo, você não sabe quando irá ocorrer, sabe apenas que será em idle e, se estiver utilizando PB, por volta de 10 dias e PBO, a partir do terceiro, já pode ter problemas.

Todos os tópicos que eu acompanhei, onde o usuário sabia diagnosticar o problema, tinha seguido com o RMA etc, nenhum deles teve final feliz, todos, ou acabaram deixando clock fixo, ou abriram mão. Sendo assim, é um acompanhamento árduo, não há como dizer nem que sim nem que não, mas, considerando os números, a maioria dos usuários não sabe detectar o problema, entre os que sabem, nem todos abrem um tópico ou reclamação pública, então, além dos que sabemos, muitos outros devem passar pelo problema e não tem o conhecimento, ou não divulgam, o que eleva ainda mais o percentual de casos.
vai montar intel entao nao use o cooler box, vai ser igual como era no seu amd....

quando eu tinha 9400f o cooler box disparava quando ia jogar hahahahahah

meu 9900k so ficou calmo com water cooler ahahahhahaha
 
Status
Não esta aberto para novas mensagens.

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo