AMD Ryzen 5 7600x esquentando muito

theendgame

New Member
Gostaria de pedir desculpas caso esteja abrindo o tópico no local errado ou de forma errada.

Pessoal, ano passado, na black, eu adquiri um PC relativamente forte com a seguinte configuração:

• Placa mãe: B650-plus wifi
• Processador: Ryzen 5 7600x
• Water Cooler: MSI Mag core liquid p240
• Placa de vídeo: RTX 3060TI
• NVME: Samsung 980 PRO 1tb
• Fonte: Corsair CX650
• Kit de fan's: Cougar
• Gabinete: XPG Starker AIR

Porém, desde que adquiri essa maquina ela sempre esquentou muito! Em modo de repouso a temperatura sempre fica na casa dos 55 a 63 graus.
Quando abro uma página de internet ou uma pasta por exemplo, do nada sobe 25 a 30 graus em menos de 2 segundos e logo após começa a cair gradualmente.
Na BIOS a temperatura sempre fica entre 60 a 70 graus.
Já fiz testes com AIR cooler a situação só piora.
Testei com outros water cooler tbm e a situação é a mesma
Em stress test a temperatura sobe para 95 graus em menos de 2 segundos e assim ela permanece.
Em alguns momentos o computador reinicia repentinamente.
Já realizei as configurações de PBO e utilização da ECO MOD, mas não surte efeito algum.
Em jogos como Blacky Myht Wukong com gráficos no full por um momento o processador pega a temperatura máxima mas logo estabiliza na casa dos 70 a 75 graus.

Gostaria de saber se este é um comportamento normal deste processador ou dos processadores da linha 7000, subir repentinamente 30 graus ao abrir uma página de internet por exemplo e depois estabilizar.
Poderia me ajudar e tirar essa dúvida?

Imagem-do-Whats-App-de-2024-11-03-s-17-28-24-2786cdef.jpg

opa
esse 7600x é esquentado msm
ele ja sofre com water de 360mm
imagina com seu 240m

oq pode melhorar é fazer undervolt, tem alguns tutoriais no youtube sobre, ae ele mantem em 70 graus +-
como vc tem uma 3060ti q é fraca pra esse processador, nao vai notar baixa de fps

melhorar o airflow do gabinete e trocar a pasta termica por uma de boa qualidade ajuda tbm
qual gabinete vc tem ?

mas no geral é isso, ele bate seus 92~95 graus em stress

7600x é configurado para trabalhar em 95º mesmo ,ta no padrão, o que você pode fazer é ativar na sua bios (verifique de ter a BIOS mais recente e o driver de chipset mais recente também, baixe no site da AMD somente) o ECO Mode , pois esse modo deveria deixar as temperaturas bem mais baixas.

opa
esse 7600x é esquentado msm
ele ja sofre com water de 360mm
imagina com seu 240m

oq pode melhorar é fazer undervolt, tem alguns tutoriais no youtube sobre, ae ele mantem em 70 graus +-
como vc tem uma 3060ti q é fraca pra esse processador, nao vai notar baixa de fps

melhorar o airflow do gabinete e trocar a pasta termica por uma de boa qualidade ajuda tbm
qual gabinete vc tem ?

mas no geral é isso, ele bate seus 92~95 graus em stress
Bom dia, amigo.

Meu gabinete é o XPG Starker AIR.

As especificações da minha máquina:

• Placa mãe: B650-plus wifi
• Processador: Ryzen 5 7600x
• Water Cooler: MSI Mag core liquid p240
• Placa de vídeo: RTX 3060TI
• NVME: Samsung 980 PRO 1tb
• Fonte: Corsair CX650
• Kit de fan's: Cougar
• Gabinete: XPG Starker AIR

A minha dúvida é se estes bursts de temperatura são normais mesmos ou se é algo referente a mal resfriamento.
Pelo que andei estudando referente ao processador, este processo parece ser um comportamento normal dele.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

7600x é configurado para trabalhar em 95º mesmo ,ta no padrão, o que você pode fazer é ativar na sua bios (verifique de ter a BIOS mais recente e o driver de chipset mais recente também, baixe no site da AMD somente) o ECO Mode , pois esse modo deveria deixar as temperaturas bem mais baixas.
Opa, bom dia amigo.

Então, eu ativei a ECO Mode mas não notei diferença na situação relatada.

Realizei a configuração de undervolt também, se a configuração não for brusca a ponto de dropar muito a performance do processador, ele nem sente.
Vou verificar essa questão do driver do chipset para verificar se a ECO irá surtir efeito.

Obrigado pela dica.

Eu sai de um Intel 10700 que mal chegava no máximo ali a 70 Graus em Full Load. Tenho o mesmo CPU que o seu, um 7600X e te digo que é normal.

A própria cpu se empurra para 95 Graus que é a máxima dele. É estranho e assustador, mas foi projetado para isso, se deixar rodando com essa temperatura, repare que não dá throttling. Aqui jogando Cyberpunk fica em torno de 90 Graus o tempo todo.

Eu sai de um Intel 10700 que mal chegava no máximo ali a 70 Graus em Full Load. Tenho o mesmo CPU que o seu, um 7600X e te digo que é normal.

A própria cpu se empurra para 95 Graus que é a máxima dele. É estranho e assustador, mas foi projetado para isso, se deixar rodando com essa temperatura, repare que não dá throttling. Aqui jogando Cyberpunk fica em torno de 90 Graus o tempo todo.
Bom dia, amigo.
Grato pelo seu feedback e resposta!

Fico mais tranquilo com relação ao que venho reparado quanto ao processador e sua temperatura.
Havia pesquisado bastante antes onde a comunidade aparentemente estava bastante dividida com relação a minha dúvida, tanto é que em diversas pesquisas que realizei, vi alguns relatos onde a temperatura em modo de repouso não ultrapassava os 40 ~ 50º.
Vi que o limite turbo dele opera de forma bem agressiva, jogando 142w repentinamente ao processador para qualquer processo que venha a ser realizado para uma melhora de desempenho por um curto período de tempo.

Mais uma vez, obrigado pelo seu retorno assim como os dos outros colegas.

Users who are viewing this thread

Voltar