[TÓPICO DEDICADO] AMD Ryzen Socket AM4 - Zen, Zen+, Zen 2 & Zen 3

Você vai migrar para um ZEN


  • Total de votos
    1,020
Pois é, eu acredito que para não precisar subir muito a tensão ou ao menos controlar a temperatura o uso de pasta térmica de metal líquido seria uma mão na roda. Ainda mais com o calor que temos em nossa terrinha, o consumo aumenta sendo que as pastas térmicas boas e menos caras que uma de metal líquido acabam não dando conta. No meu Haswell eu consegui manter a máquina em overclock com tensão mais baixa do que a comum somente usando pasta térmica também no IHS em sua parte superior tendo contato direto com a base do cooler. E as temperaturas no ambiente subiram bastante, fazendo 35°C facilmente o dia todo, no BIOS marca 40°C em idle por conta do sistema travar o clock apenas. Até agora tenho conseguido 4.6GHz com 1,240v (corsair H45) sendo que o pessoal faz 1,250v no mínimo já com water cooler parrudo.
Mas Intel nem se compara aos Ryzen para OC (em questão de Ghz).
Ainda mais falando do 2700X. Mas os Ryzen 3000 estarão ai logo menos! Vamos ver se isso melhora.
 
pessoal aqui já tentou configuração como essa?
ps3pta.png

https://valid.x86.fr/ps3pta

E verificaram a performance e estabilidade no dia a dia?

Mas Intel nem se compara aos Ryzen para OC (em questão de Ghz).
Ainda mais falando do 2700X. Mas os Ryzen 3000 estarão ai logo menos! Vamos ver se isso melhora.

Não foi fácil estabilizar o clock do Haswell em 4.6GHz com um Corsair H45, se você pesquisar por aí tem gente com Water cooler forte pegando tensão mais alta para estabilizar. Tem muito vazamento de corrente no Haswell além de um consumo monstruoso com a subida de clock que piora e muito devido a tensão ter de ser aumentada consideravelmente. Eu acredito que não posso fazer menos de 1.30v para 4.8GHz e quando usava pasta térmica comum, porém de boa qualidade, não conseguia estabilizar os 4.6GHz nem com aumento de tensão, ainda que já tivesse feito delid e com metal líquido no lugar da que veio. Com o tempo tive de colocar mais metal líquido no contato do processador com o IHS e também na parte superior em contato com o cooler, pois, percebi que o sistema travava ainda que a temperatura não estivesse muito elevada. Essa parte superior do IHS levou bastante metal líquido por conta do formato côncavo que tem e depois de tudo isso fui testando tensões mais baixas em vários parâmetros para reduzir o efeito de vazamento de corrente, agora ainda que as temperaturas estejam elevadas o processador está aguentando. Acima de 4.4GHz em dois núcleos a intel não garante nada nesse processador, a maioria dos reviews que focam na facilidade de overclock dessa geração são exagerados e se trata de testes rápidos onde a maioria dos processadores dão conta antes de danificar.
 
Pessoal, vou trocar minha A320M por uma MB chipset X470 para utilizar um Ryzen 7 2700x + GTX 1080 ti.
Estou em dúvida em 4 modelos, todas na faixa de R$ 1.500,00. São elas:


GIGABYTE ATX X470 AORUS GAMING 7 WIFI
ASRock X470 Taichi
MSI X470 GAMING M7 AC
ASUS p/AMD AM4 ATX ROG CROSSHAIR VII HERO

A Asus parece ser a mais top delas, porém o RMA me deixa com um pé atrás.
Um ponto que achei interessante é a garantia de 3 anos da MSI.

Enfim.. gostaria da opinião de vocês, inclusive quem te esses modelos.

Abraços
 
CH VII ou Taichi
 
Galera, tenho o PC da assinatura e não consigo subir minhas memos a 3000mhz. Quando coloco em 2933(opção que a mobo mais próxima dos 3000) o PC reinicia três vezes e reseta a bios. Já tentei ativar o XMP e fazer de modo manual, mais uma ou outra o PC não inicia. As vezes ele inicia e vai tranquilo, não dando crash nem nada em jogos. Alguém tem alguma ideia pra me ajudar? Atualmente estou usando as memos em 2666 CL 14, sendo que elas são 3000 CL 15. Ah, já tentei usar com 2933 CL 16 mais sem sucesso. Valeu.
 
malucos...pela primeira vez rodei BF1 cravados nos 60 fps! processador em stock...monstrinho! :mdr2:
 
Galera, tenho o PC da assinatura e não consigo subir minhas memos a 3000mhz. Quando coloco em 2933(opção que a mobo mais próxima dos 3000) o PC reinicia três vezes e reseta a bios. Já tentei ativar o XMP e fazer de modo manual, mais uma ou outra o PC não inicia. As vezes ele inicia e vai tranquilo, não dando crash nem nada em jogos. Alguém tem alguma ideia pra me ajudar? Atualmente estou usando as memos em 2666 CL 14, sendo que elas são 3000 CL 15. Ah, já tentei usar com 2933 CL 16 mais sem sucesso. Valeu.
O @Dalai Brahma pode te ajudar nessa, ele que manja nas tensões de over
 
Galera, tenho o PC da assinatura e não consigo subir minhas memos a 3000mhz. Quando coloco em 2933(opção que a mobo mais próxima dos 3000) o PC reinicia três vezes e reseta a bios. Já tentei ativar o XMP e fazer de modo manual, mais uma ou outra o PC não inicia. As vezes ele inicia e vai tranquilo, não dando crash nem nada em jogos. Alguém tem alguma ideia pra me ajudar? Atualmente estou usando as memos em 2666 CL 14, sendo que elas são 3000 CL 15. Ah, já tentei usar com 2933 CL 16 mais sem sucesso. Valeu.
Vai manualmente... 2933 CL 15-17-17-17-35-61 (os 6 primeiros timings) CR 1T (command rata), Geardown mode enable, powerdown mode disable, restante tudo em 'auto', Vdram 1,35V .
Se subir, tenta os 3000 deixando tudo como antes ou 3000 CL16-18-18-18-36-64 e repete restante, Vdra 1,40V (limite max1,45V)
 
Galera, tenho o PC da assinatura e não consigo subir minhas memos a 3000mhz. Quando coloco em 2933(opção que a mobo mais próxima dos 3000) o PC reinicia três vezes e reseta a bios. Já tentei ativar o XMP e fazer de modo manual, mais uma ou outra o PC não inicia. As vezes ele inicia e vai tranquilo, não dando crash nem nada em jogos. Alguém tem alguma ideia pra me ajudar? Atualmente estou usando as memos em 2666 CL 14, sendo que elas são 3000 CL 15. Ah, já tentei usar com 2933 CL 16 mais sem sucesso. Valeu.
Tem vários vídeos sobre oc de memória no yt.
Um vídeo que gostei foi do Peperaio. É completo.


Agora uma dúvida.
Vou montar um pc quase igual ao seu, com exceção do ryzen 2600, que no meu caso será um ryzen 1700.
A pergunta é;
OS SEUS 8 GB DE MEMÓRIA DÃO CONTA NOS JOGOS? NÃO GARGALAM OS JOGOS?
 
ML tá mais caro que as lojas que te dão nota

Ai que tá, não tem em estoque nas lojas o_O
A memória é essa: Corsair Vengeance LPX 1x8GB CMK8GX4M1A2400C14R
 
malucos...pela primeira vez rodei BF1 cravados nos 60 fps! processador em stock...monstrinho! :mdr2:

Eu nunca joguei nem o BF3 em 60 FPS :bua:
I5 2310 + 9800GT :haha:
 
Ai que tá, não tem em estoque nas lojas o_O
A memória é essa: Corsair Vengeance LPX 1x8GB CMK8GX4M1A2400C14R
Igual o modelo da minha RAM.
Ai vc tem duas marcas mesmo que funcionam na certeza. Asus ou Gygabyte. Pode ser que a biostar consiga rodar, mas como não conheço ninguem que tenha, fica dificil saber

Eu nunca joguei nem o BF3 em 60 FPS :bua:
I5 2310 + 9800GT :haha:
Tá na hora do upgrade eim
 
Igual o modelo da minha RAM.
Ai vc tem duas marcas mesmo que funcionam na certeza. Asus ou Gygabyte. Pode ser que a biostar consiga rodar, mas como não conheço ninguem que tenha, fica dificil saber
Então vou ter que partir pra uma dessas mesmo...
Essa GIGABYTE B450 AORUS M é boa? Está com um preço bem legalzinho em um site que o frete pra mim é muito em conta...
Tá na hora do upgrade eim

Por isso estou enchendo o saco de vocês, estou começando a montar o computador novo depois de longos 6 anos :D
 
Então vou ter que partir pra uma dessas mesmo...
Essa GIGABYTE B450 AORUS M é boa? Está com um preço bem legalzinho em um site que o frete pra mim é muito em conta...
Por isso estou enchendo o saco de vocês, estou começando a montar o computador novo depois de longos 6 anos :D
Aparentemente é uma mATX de ótimo custo beneficio, apesar que o VRM da Gigabyte esquenta pra caramba (minha A320 antiga ia a loucura com 120ºc na vrm :wtf2:).
Da uma olhada também na linha Asus B450F prime
 
Aparentemente é uma mATX de ótimo custo beneficio, apesar que o VRM da Gigabyte esquenta pra caramba (minha A320 antiga ia a loucura com 120ºc na vrm :wtf2:).
Da uma olhada também na linha Asus B450F prime

Essa? ASUS ATX PRIME B450-PLUS, eu gostei bastante daquela GIGABYTE, pelo que vi os é 4+3 e melhoraram o dissipador pelo que deu pra ler, tem um áudio bom e é um custo bem menor do que eu tinha previsto... Mas se essa ASUS for melhor acho que vale a pena os 150 reais a mais, ou não?
Olhei alguns tópicos gringos e a "unica" B450 que eles indicam que tem vrm decente é a B450 Tomahawk, que justamente eu iria compra-lá mesmo estando com o preço elevadíssimo...
 
Essa? ASUS ATX PRIME B450-PLUS, eu gostei bastante daquela GIGABYTE, pelo que vi os é 4+3 e melhoraram o dissipador pelo que deu pra ler, tem um áudio bom e é um custo bem menor do que eu tinha previsto... Mas se essa ASUS for melhor acho que vale a pena os 150 reais a mais, ou não?
Olhei alguns tópicos gringos e a "unica" B450 que eles indicam que tem vrm decente é a B450 Tomahawk, que justamente eu iria compra-lá mesmo estando com o preço elevadíssimo...
De longe a B450 Tomahawk é a melhor B450, inclusive no pós venda (no Brasau tem 3 anos de RMA), mas infelizmente pela nossa RAM ser CL14, não sei se funcionaria nela (a CL16 funciona), ela seria minha opção, mas ai apareceu a Strix B450F que paguei nova R$490 com frete gratis (nunca mais consigo esse valor)
 
De longe a B450 Tomahawk é a melhor B450, inclusive no pós venda (no Brasau tem 3 anos de RMA), mas infelizmente pela nossa RAM ser CL14, não sei se funcionaria nela (a CL16 funciona), ela seria minha opção, mas ai apareceu a Strix B450F que paguei nova R$490 com frete gratis (nunca mais consigo esse valor)

Pelo que deu pra perceber a MSI se puxou bem no vrm das b450, uma pena essas memórias não serem compatíveis... Quis fazer um passarinho fiz um corvo nessa minha compra :bua:
Agora não sei o que eu faço, estou cada vez ficando mais desanimado pois quando penso que arrumei alguma coisa vem outra e caga com a situação.
 
Pelo que deu pra perceber a MSI se puxou bem no vrm das b450, uma pena essas memórias não serem compatíveis... Quis fazer um passarinho fiz um corvo nessa minha compra :bua:
Agora não sei o que eu faço, estou cada vez ficando mais desanimado pois quando penso que arrumei alguma coisa vem outra e caga com a situação.
Mas eu só troco essas memorias por uma tridentZ RGB 3200Mhz, elas são excelentes para overclock (Roda até 3200Mhz tranquilamente). Pode ser que elas rodam nas mobos MSI? Pode, mas infelizmente não arrisco dar uma certeza que nao tenho...:vish:
 
Mas eu só troco essas memorias por uma tridentZ RGB 3200Mhz, elas são excelentes para overclock (Roda até 3200Mhz tranquilamente). Pode ser que elas rodam nas mobos MSI? Pode, mas infelizmente não arrisco dar uma certeza que nao tenho...:vish:

Isso que é fo**, eu não sabia que poderia ter esse problema pensei que era só ser DDR4 e a frequência que era de boa...
Essas memórias são single rank pelo menos? Não sei identificar...
Andei pesquisando e parece que da certo nas mobos, tem as b450 tomahawk estou entre ela e a ASROCK X470 MASTER SLI uma ta 750 e outra 850, qual será melhor?
 
Última edição:
Isso que é fo**, eu não sabia que poderia ter esse problema pensei que era só ser DDR4 e a frequência que era de boa...
Essas memórias são single rank pelo menos? Não sei identificar...
Andei pesquisando e parece que da certo nas mobos, tem as b450 tomahawk estou entre ela e a ASROCK X470 MASTER SLI uma ta 750 e outra 850, qual será melhor?
Creio que sejam sim...
Vai de B450 Tomahawk pelo RMA da MSI...
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo