[TÓPICO DEDICADO] AMD Ryzen Socket AM4 - Zen, Zen+, Zen 2 & Zen 3

@Mushidon :

1- idle 38ºC, não 28ºC (Tdie). 65ºC em carga está tranquilo. VRM já fica 'quentinho' em idle, hien?! ~51ºC fica da minha no PUBG, stock.
2- monitore : Tdie (sensor do R5) e temps. VRM mos/Vsoc mos, Vcore, cpu Vcore soc (sensor da gigabyte)
3- está sem OC na RAM? Se sim, pode baixar Vsoc p/ +0,012 ou menos.. até 'auto'/'normal', se não travar.
4- Vcore pode ir baixando e testando. 3.8 se ficar entre 1,26-1,28V estará bom. Ou tentar os 3.9 .

Mas, mexa 1 parâmetro por vez e teste a cada alteração.

.
 
@Mushidon :

1- idle 38ºC, não 28ºC (Tdie). 65ºC em carga está tranquilo. VRM já fica 'quentinho' em idle, hien?! ~51ºC fica da minha no PUBG, stock.
2- monitore : Tdie (sensor do R5) e temps. VRM mos/Vsoc mos, Vcore, cpu Vcore soc (sensor da gigabyte)
3- está sem OC na RAM? Se sim, pode baixar Vsoc p/ +0,012 ou menos.. até 'auto'/'normal', se não travar.
4- Vcore pode ir baixando e testando. 3.8 se ficar entre 1,26-1,28V estará bom. Ou tentar os 3.9 .

Mas, mexa 1 parâmetro por vez e teste a cada alteração.

.

1 - Isso, agora mesmo em iddle está 34~36 e na bios aparece 27.
2 - Estou monitorando as temperaturas, como comentei o que vai empatar o 3.9 é o VRM, agora em idle está 44ºc, mas usando em 3.8ghz em apenas duas ou três runs do cinebench já bate 70ºC (usando em 3.7 demora um pouco mais pra isso)
3 - Estou usando OC na ram sim, mas com voltagem auto na DRAM, de 2400 pra 2800 usando 16-17-17-39-55, o padrão dela é 16-16-16-39-55 atualmente em sigle channel esperando a outra memória chegar.
4 - O Vcore eu baixei pra 0,054 e abaixo disso o PC congela quando eu dou qualquer run no cinebench, dessa forma que eu to usando consigo fazer vários runs nele + prime95 sem ocorrer qualquer erro foi o mais baixo que eu consegui.

Como comentei o principal de 3.7 pra 3.8 foram as temperaturas, a CPU aumenta de 4 a 5 graus, mas ainda fica num spot seguro entre 64~67, mas o VRM aquece muito, por isso fiquei meio preocupado, o VCORE do processador fica entre 1.25~1.31, e o da placa atualmente em 1.284.
 
Relatório Mindfactory, fevereiro de 2019

mCz4wREr.png

dgWOcAL.png

ttYx3tlr.png

nz68Z7Mr.png


 
@Mushidon , Melhora isso do VRM com: 3 ou 4 dissipadores de VRAM/VRM + thermal pad Arctic 100x20x1 mm. ou equivalente. Que dê para trocar do dissipador do VRM e colocar no SOC.
E uma ventilação direta na região dos VRMs.
 
Última edição:
@Mushidon , Melhora isso do VRM com: 3 ou 4 dissipadores de VRAM/VRM + thermal pad Arctic 100x20x1 mm. ou equivalente. Que dê para trocar do dissipador do VRM e colocar no SOC.
E uma ventilação direta na região dos VRMs.

Sabe me informar onde eu compro? O VRM fica em cima do processador né?
 
6 fases pro CPU somente as placas mais tops. No caso da MSi somente a X470 Gaming M7 possui 6 fases para alimentação do CPU, seguida da X470 Gaming Pro Carbon com 5. O restante, incluindo a B450 Tomahawk possui 4 fases.
De outra marcas também seguem a mesma regra, 6 fases nas mais tops e 4 fases nas mid range.

Sobre a preocupação com a qualidade do VRM pro Ryzen é por se tratar de CPUs com 6 ou 8 núcleos, e mesmo assim qdo falamos dos modelos X ou então em caso de overclock. Diferentemente do que tinhamos até a serie 7 da Intel, qdo o CPU mais top tinha apenas 4 núcleos e qqer VRM conseguia suprir a demanda energetica dele, os CPUs mais novos precisam de mais energia.

Esse modelo da MSi em questão, não possui os componentes do VRM melhores ou piores. Na verdade, ela usa os mesmo fets que a maioria das placas do mercado, porém, o que os testes mostram, é que a MSi projetou suas placas com dissipadores de calor que, devido a maior eficiência, mantém os componentes do VRM mais frios e por sua vez com maior eficiência.

Qdo comparamos a Tomahawk com os outros modelos B450 do mercado, temos a melhor relação custo vs beneficio e não necessariamente o melhor produto. Pra ficarmos na mesma marca, a melhor placa que vc encontrará será a X470 Gaming M7, porem ela custa R$1599 ( R$ 1399 o preço mais barato)
Muito obrigado, era mais ou menos o que eu imaginava.
 
Na minha humilde opinião, muito difícil ser problema no processador duas vezes. Uma vez pode acontecer, mas 2 vezes é acontecimento raro. Os chips são testados de forma individual e a última vez na fase final de montagem (que custa caro).

Congelamento pode ter n causas. Uma delas é fonte com defeito. Mesmo fonte nova pode dar defeito devido a variação na fabricação, por isso existe a garantia de fábrica. Precisa testar cada componente para isolar a causa do problema. Pelo seu relato não foi testado com outra fonte:
http://adrenaline.uol.com.br:80/forum/threads/ryzen-7-2700x-congelando.637928/page-2#post-1073855401

A sua sorte é que fazem a troca do processador "no questions asked". Bem, escolha certinho a assistência técnica para fazer todos os testes da maneira correta. Caso contrário vai ficar fazendo RMA sem necessidade.

No caso de segfault deve ser relacionado a lote com defeito. Meu exemplar é de lote inicial, porém não tem nenhum problema.


Caso resolvido, problema era na placa-mãe, a assistência da loja que comprei condenou a placa. Demorou um pouco por questões da loja não querer me ressarcir em dinheiro e também por que o mercado estava sem opções de placas acessíveis.
Processador novo, placa nova. Memória, vga e fontes "antigas" e o pc bem configurado voando

Abraços
 
aiai entrei pro clube, li bastante aqui e peguei uma:

https://www.asrock.com/mb/AMD/X470 Master SLIac/index.asp#Overview

um ryzen 2700x e 2x8 corsair 3000mhz

acabei pegando a placa mae no mercado livre, ta um inferno achar placa mãe, q isso...tem uma razoavel da gigabyte na kabum, só q lendo os reviews dela na amazon, aorus ultra gaming n sei oq, tem mta gente reclamando da placa morrendo!

esse amd store mi funciona mesmo? fiquei curioso!

A minha foi condenada, peguei uma MSI B450 Gaming Plus, pc voando
 
Boa tarde, estou aqui montando um Pc de um amigo , ele comprou a seguinte configuração
Ryzen 5 1600
Placas mãe asrock A320m
Corsair vengeance 8gb
Fonte Corsair 420w

Ele tentou montar e não estava conseguindo fazer ligar e me trouxe para verificar, você pressiona o power , o Pc liga o cooler gira mas depois de 3 segundos desliga tudo. Tentei ligar sem memória , sem nenhum periférico conectado mas não adianta o resultado é o mesmo. Se remover a alimentação do cpu 4pin o Pc se mantém ligado mas não dá vídeo placa off board, tentei reset de BIOS mas também não teve resultado
Se alguém tiver alguma ideia ficaria grato. Vlw
 
Boa noite, que marca de memória 2x8 frequência, 2666 ou 3000 vocês me recomendam pra um ryzen 5 2600x + MSI tomahawk b450 ?


G.Skill Trident Z RGB 16GB (2x8) DDR4 2666Mhz

Crucial Ballistix Sport LT 16GB (2x8) DDR4 3000Mhz
Corsair Vengeance RGB 16GB (2x8) 3000MHz
Outra?
 
AMD Ryzen 3000 CPU “Zen 2” As especificações e os preços alegados vazam pelo varejista - Ryzen 3850X com 16 núcleos a US $ 560, Ryzen 7 3700X com 12 núcleos a US $ 370, Ryzen 5 3600X com 8 núcleos a US $ 260

https://wccftech.com/amd-ryzen-3000-cpu-specs-prices-online-retailer-ryzen-9-3850x-leak/

https://www.tomshardware.com/news/amd-ryzen-3000-specification-price,38731.html

https://www.bizgram.com/pricelists/001 Bizgram Daily DIY Pricelist.pdf

AMD-3rd-Gen-Ryzen-1030x686.jpg


Os processadores da série Ryzen 3000 da AMD, baseados na arquitetura Zen 2, foram novamente listados por um varejista on-line em Cingapura. O varejista não apenas listou os próximos processadores, mas também mencionou os preços dos processadores que ainda não chegaram ao mercado, o que, se (e um grande se) correto, pode realmente atrapalhar o segmento de desktops mais uma vez.

CPUs AMD Ryzen 3000 listadas junto com preços por varejistas de Cingapura - 16 núcleos por US $ 500, 12 núcleos a partir de US $ 336, 8 núcleos a US $ 200 e 6 núcleos a US $ 110

Pelo visto, esta é a segunda lista que apresenta os mesmos processadores listados por um varejista russo em janeiro. A única diferença é que os processadores agora estão listados com seus preços ou deveríamos dizer, marcadores de posição. Como mencionamos na última vez, as especificações e os CPUs listados pelo varejista parecem ser um marcador de posição, mas como estamos vendo esses serem mencionados em vários canais, pode haver apenas alguma legitimidade para isso. Ainda assim, é aconselhável tomar todas essas informações com um grão de sal até que a AMD compartilhe oficialmente as especificações e os nomes das partes de sua próxima linha de processadores baseados em Zen 2.

Com base na listagem do varejista de Cingapura (via Tomshardware ), parece que a AMD supostamente vai oferecer pelo menos 10 CPUs Ryzen 3000. Assim como da última vez, temos Ryzen 3, Ryzen 5, Ryzen 7 e as novas partes Ryzen 9 que são mencionadas aqui. As partes do Ryzen 9 são obviamente um aceno nas peças Core i9 da Intel, que foram introduzidas em 2018 na plataforma mainstream LGA 1151. A AMD, é claro, quer adotar os principais processadores de contagem de núcleo da Intel com suas próprias ofertas de contagem High Core baseadas no Zen 2 com o dobro de núcleos.

AMD-Ryzen-3000-Zen-2-CPU-Price-Specs-Leak.png


A arquitetura Zen 2 da AMD ofereceria os primeiros processadores para desktop de 7nm, melhorando a arquitetura do chip e aumentando o IPC da geração anterior. A AMD também estará adicionando melhorias de eficiência aos novos processadores alcançados através do novo nó de processo que permite velocidades de clock mais altas.

AMD Ryzen 9 3850X e 3800X - Uma peça AM4 de 16 núcleos com TDP de 125 W e até 4,7 GHz

A linha AMD Ryzen 9 apresentaria duas partes, a Ryzen 9 3850X e a Ryzen 9 3800X. Com base nas especificações anteriormente vazadas, ambos os chips apresentariam 16 núcleos e 32 segmentos. Ambos os processadores terão diferentes velocidades de clock com o carro-chefe 3850X com clock de 4,3 GHz e 5,1 GHz com um TDP de 135W, enquanto o 3800X terá um clock de 3.9 GHz e 4.7 GHz com um TDP de 125W. O Ryzen 9 3850X está listado por cerca de US $ 560, enquanto o Ryzen 9 3800X está listado por cerca de US $ 505.

Enquanto a AMD mostrou uma parte de thread de 8 núcleos, 16, também são esperadas peças de contagem de núcleo mais altas. Em mais tarde chip e morrer tiros, foi confirmado que a AMD poderia apresentar um segundo Zen 2 morrer no chip, o que permitiria até 16 núcleos e 32 segmentos em uma parte mainstream. Houve vazamentos de várias partes de 12 núcleos e, sim, peças de maior número de núcleos nas plataformas principais estão chegando com a série Ryzen 3000.

AMD Ryzen 7 3700X e 3700 - agora com 12 núcleos e freqüências muito mais altas

Com a linha AMD Ryzen 7 3000, a AMD parece estar oferecendo duas novas peças, a Ryzen 7 3700X e a Ryzen 7 3700. Ambas as partes são idênticas na configuração do núcleo com as diferenças nos relógios e no TDP. O Ryzen 7 3700X contará com 12 núcleos e 24 threads, que são mais 4 núcleos e mais 8 threads em comparação com o Ryzen 7 2700X. A CPU terá clock de 4.2 GHz e 5 GHz, combinando a maior velocidade do chip de 8 núcleos mais rápido da Intel em um pacote TDP de 105W.

O Ryzen 7 3700, por outro lado, apresentará velocidades de clock ligeiramente ajustadas na base de 3,8 GHz e 4,6 GHz com um TDP de 95W. Será interessante ver se a AMD combina preços similares para a série Ryzen 7 3000 em suas peças existentes, o que claramente esmagaria a concorrência. O AMD Ryzen 7 3700X está listado por US $ 370, enquanto o Ryzen 7 3700 está listado por US $ 335.

AMD-Ryzen-2nd-Gen_7-1-1480x740.png


AMD Ryzen 5 3600X & 3600 - 8 núcleos agora aprimorados com o Zen 2 e relógios maiores

Em seguida, temos as 5 partes do Ryzen, que também têm um núcleo de atualização de 6 núcleos para 12 segmentos, para 8 núcleos e 16 segmentos. O Ryzen 5 3600X contará com velocidades de clock de 4.00 GHz e 4.8 GHz com um TDP de 95W, enquanto o Ryzen 5 3600 contará com clock de 3.6 GHz e 4.4 GHz com um TDP de 65W. O AMD Ryzen 5 3600X está listado por US $ 258, enquanto o Ryzen 5 3600 está listado por US $ 200.

AMD-Ryzen-2nd-Gen_5-1480x752.png


AMD Ryzen 3 3300X e 3300 - 6 núcleos por menos de US $ 150, o que mais você pode pedir?


Há também a série Ryzen 3, que estará competindo no território do Intel Core i3 com preços abaixo de US $ 150. O Ryzen 3 3300X e o Ryzen 3 3300 apresentam 6 núcleos e 12 segmentos, além de velocidades de clock mais altas. O Ryzen 3 3300X operaria na base de 3,5 GHz e 4,3 GHz, enquanto o Ryzen 3 3300 operaria a 3,2 GHz e 4,0 GHz. O Ryzen 3 3300 teria um TDP de 50W, enquanto o X SKU de ponta teria um TDP de 65W. O 3300X está listado por US $ 145, enquanto o Ryzen 3 3300 está listado por cerca de US $ 110.

AMD-Ryzen-2nd-Gen_6-1480x760.png


Há também as partes da série “G” que apresentam gráficos integrados. Rumores afirmaram que as próximas SKUs “G” da série Ryzen 3000 teriam a arquitetura Navi. O Ryzen 5 3600G com 8 núcleos e 16 threads apresentaria velocidades de clock de 3,2 GHz e 4,0 GHz, enquanto o TDP seria de 95W. O processador apresentaria uma GPU Navi com 20 CUs ou 1280 núcleos. Será interessante ver o posicionamento no dado, já que a AMD poderia usar um dado monolítico para essa parte ou usar matrizes separadas no interposer, o que incluiria um dado Zen 2, um dado de I / O, e um dado de GPU Navi. Esta parte está listada por $ 225 US .

Os outros SKUs da série “G” são o Ryzen 3 3300G, que apresenta 6 núcleos e 12 segmentos. As velocidades de clock seriam ajustadas na base de 3,0 GHz e 3,8 GHz com um TDP de 65W. O chip apresentará gráficos Navi 15 com 960 núcleos e está listado por US $ 145 . Será interessante ver como os SKUs da série “G” se apresentam contra os próximos gráficos de desktop da Intel com a arquitetura Gen 11 da GPU.

9fCNhL2.png


djkVhr2.png


Chipset AMD X570 - Uma nova casa para as CPUs da próxima geração Ryzen 3000 da AMD

Como vimos no X470, havia alguns recursos para os processadores da série Ryzen 2000 que eram suportados apenas por novas placas-mãe, como o Precision Boost Overdrive e o XFR 2.0. Não há dúvida de que a família de processadores Ryzen, baseada no Zen 2 da AMD, viria com novos recursos, mas o principal destaque seria o suporte para o PCIe Gen4. A plataforma X570 seria toda a solução PCIe Gen4, o que significa que provavelmente seria a primeira plataforma de consumidor a oferecer suporte ao novo padrão PCIe.

Isso, no entanto, não significa que a série AMD Ryzen 3000 só seria compatível com as placas X570, já que da última vez, as novas CPUs também serão compatíveis com as placas X470 e X370. Eles certamente não exibirão o mesmo conjunto de recursos que estará disponível na linha recém-lançada do X570, mas contará com funcionalidade totalmente estável para usuários que desejam apenas instalar uma nova CPU e continuar usando seus PCs sem o incômodo de atualizar a placa-mãe e tudo do zero.

Espera-se que os fabricantes de placas-mãe esperem 12 e 16 partes centrais e projetem suas próximas placas-mãe em torno dessas informações. Assim, podemos ver uma melhor entrega de energia e uma operação mais estável para chips com maior número de núcleos. Os OEMs, no entanto, não lançaram nenhuma amostra até o momento, já que espera-se que estejam disponíveis por volta de abril deste ano, antes do início da produção em massa da CPU de 7nm da Mattise.

AMD-Ryzen-2nd-Gen_8-1480x760.png


No geral, a estrutura de preços das próximas peças de mesa da série Ryzen 3000 soa muito bem com as especificações, mas elas ainda não estão confirmadas. Então, temos que esperar por informações da própria AMD para ver o quanto isso é verdade. Um rumor recente destacou que a AMD lançará suas CPUs principais da série Ryzen 3000 e placas-mãe X570 em julho, mais sobre isso aqui .







 
Fica ao lado esquerdo e o SOC acima (sem dissipador na sua placa). Procura nas lojas mais conhecidas e no ML. Se um colega trouxer pra mim do USA semana que vem, eu te falo.
Mas, lá tem uns tops.. $15-20 . Topa ?

Achei no ML o kit com várias, mas se seu colega trouxer manda um pm depois.
Creio que por um top não vai ser necessário, ja que não vou arriscar muito no OC, no máximo 3.9.
Consegui estabilizar em 3.8 com temperaturas muito boas usando aquelas voltagens que tu me passou (consegui diminuir 0.012v do SOC, mas não testei no div porque me contentei ja) e acabou que to usando.
 
@brender pra mim a AMD, como empresa, se auto sabota, com as cpus atingindo esses clocks não tinha necessidade alguma de aumentar a quantidade de núcleos. Bastava colocar uma iGPU em toda linha e elevar os clocks que já venderia fácil. Além de provavelmente proporcionar um lucro maior pra eles...
 
Última edição:
@brender pra mim a AMD, como empresa, se auto sabota, com as cpus atingindo esses clocks não tinha necessidade alguma de aumentar a quantidade de núcleos. Bastava colocar uma iGPU em toda linha e elevar os clocks que já venderia fácil. Além de provavelmente proporcionar um lucro maior pra eles...

Se for verdade essa tabela, bom para nós consumidores né...

Boa noite, que marca de memória 2x8 frequência, 2666 ou 3000 vocês me recomendam pra um ryzen 5 2600x + MSI tomahawk b450 ?


G.Skill Trident Z RGB 16GB (2x8) DDR4 2666Mhz

Crucial Ballistix Sport LT 16GB (2x8) DDR4 3000Mhz
Corsair Vengeance RGB 16GB (2x8) 3000MHz
Outra?

Pela pouca experiência que tenho com over, prefiro sempre maior frequencia da memória no ryzen, dependendo do preço do kit, claro
 
Se for verdade essa tabela, bom para nós consumidores né...

Então...

Para user, que nem nós, que compreende que uma cpu 8/16 já tem núcleos suficientes pros jogos que existem hoje e pros que ainda vão ser lançado nos próximos anos é ok, mas pra galera leiga que só vai ver comparativos do R7 e R9 3000 contra i7 e i9 e empatando ou perdendo nos games vai ser uma baita propaganda negativa pra amd.
Já estou até "vendo" ou melhor lendo...

"Os 6/12 da intel rendem mais que os 16/32 da amd"
"O ipc dos Ryzen 3000 é metade do da Intel"

E por ai vai...

E se não fosse só isso, vemos hoje placas mãe A320/420 e B350/450 com vrm de 4+2 que já vai ao limite e além pra segurar uma cpu de 6/12 ou 8/16 atual, que dirá com esses de 12/24 e 16/32...
Não entendo muito da parte técnica da coisa, mas isso pode complicar um futuro upgrade dentro da plataforma.
 
Então...

Para user, que nem nós, que compreende que uma cpu 8/16 já tem núcleos suficientes pros jogos que existem hoje e pros que ainda vão ser lançado nos próximos anos é ok, mas pra galera leiga que só vai ver comparativos do R7 e R9 3000 contra i7 e i9 e empatando ou perdendo nos games vai ser uma baita propaganda negativa pra amd.
Já estou até "vendo" ou melhor lendo...

"Os 6/12 da intel rendem mais que os 16/32 da amd"
"O ipc dos Ryzen 3000 é metade do da Intel"

E por ai vai...

E se não fosse só isso, vemos hoje placas mãe A320/420 e B350/450 com vrm de 4+2 que já vai ao limite e além pra segurar uma cpu de 6/12 ou 8/16 atual, que dirá com esses de 12/24 e 16/32...
Não entendo muito da parte técnica da coisa, mas isso pode complicar um futuro upgrade dentro da plataforma.
rende so jogando o que hoje não e mais realidade hoje todos gravam ou transmite pra algum lugar e a surra dos Ryzen vem forte
isso de 8/16 e mais ghz amd não e intel mais núcleos melhor e agora com ela ditando ja que cpu não e so pra jogar
seu pensamento e estilo chit art 7700k e 1060 da mais fps melhor "custo beneficio"
não se hoje eles fizeram isso com o 9900k
 
AMD Ryzen 3000 CPU “Zen 2” As especificações e os preços alegados vazam pelo varejista - Ryzen 3850X com 16 núcleos a US $ 560, Ryzen 7 3700X com 12 núcleos a US $ 370, Ryzen 5 3600X com 8 núcleos a US $ 260

https://wccftech.com/amd-ryzen-3000-cpu-specs-prices-online-retailer-ryzen-9-3850x-leak/

https://www.tomshardware.com/news/amd-ryzen-3000-specification-price,38731.html

https://www.bizgram.com/pricelists/001 Bizgram Daily DIY Pricelist.pdf

AMD-3rd-Gen-Ryzen-1030x686.jpg


Os processadores da série Ryzen 3000 da AMD, baseados na arquitetura Zen 2, foram novamente listados por um varejista on-line em Cingapura. O varejista não apenas listou os próximos processadores, mas também mencionou os preços dos processadores que ainda não chegaram ao mercado, o que, se (e um grande se) correto, pode realmente atrapalhar o segmento de desktops mais uma vez.

CPUs AMD Ryzen 3000 listadas junto com preços por varejistas de Cingapura - 16 núcleos por US $ 500, 12 núcleos a partir de US $ 336, 8 núcleos a US $ 200 e 6 núcleos a US $ 110

Pelo visto, esta é a segunda lista que apresenta os mesmos processadores listados por um varejista russo em janeiro. A única diferença é que os processadores agora estão listados com seus preços ou deveríamos dizer, marcadores de posição. Como mencionamos na última vez, as especificações e os CPUs listados pelo varejista parecem ser um marcador de posição, mas como estamos vendo esses serem mencionados em vários canais, pode haver apenas alguma legitimidade para isso. Ainda assim, é aconselhável tomar todas essas informações com um grão de sal até que a AMD compartilhe oficialmente as especificações e os nomes das partes de sua próxima linha de processadores baseados em Zen 2.

Com base na listagem do varejista de Cingapura (via Tomshardware ), parece que a AMD supostamente vai oferecer pelo menos 10 CPUs Ryzen 3000. Assim como da última vez, temos Ryzen 3, Ryzen 5, Ryzen 7 e as novas partes Ryzen 9 que são mencionadas aqui. As partes do Ryzen 9 são obviamente um aceno nas peças Core i9 da Intel, que foram introduzidas em 2018 na plataforma mainstream LGA 1151. A AMD, é claro, quer adotar os principais processadores de contagem de núcleo da Intel com suas próprias ofertas de contagem High Core baseadas no Zen 2 com o dobro de núcleos.

AMD-Ryzen-3000-Zen-2-CPU-Price-Specs-Leak.png


A arquitetura Zen 2 da AMD ofereceria os primeiros processadores para desktop de 7nm, melhorando a arquitetura do chip e aumentando o IPC da geração anterior. A AMD também estará adicionando melhorias de eficiência aos novos processadores alcançados através do novo nó de processo que permite velocidades de clock mais altas.

AMD Ryzen 9 3850X e 3800X - Uma peça AM4 de 16 núcleos com TDP de 125 W e até 4,7 GHz

A linha AMD Ryzen 9 apresentaria duas partes, a Ryzen 9 3850X e a Ryzen 9 3800X. Com base nas especificações anteriormente vazadas, ambos os chips apresentariam 16 núcleos e 32 segmentos. Ambos os processadores terão diferentes velocidades de clock com o carro-chefe 3850X com clock de 4,3 GHz e 5,1 GHz com um TDP de 135W, enquanto o 3800X terá um clock de 3.9 GHz e 4.7 GHz com um TDP de 125W. O Ryzen 9 3850X está listado por cerca de US $ 560, enquanto o Ryzen 9 3800X está listado por cerca de US $ 505.

Enquanto a AMD mostrou uma parte de thread de 8 núcleos, 16, também são esperadas peças de contagem de núcleo mais altas. Em mais tarde chip e morrer tiros, foi confirmado que a AMD poderia apresentar um segundo Zen 2 morrer no chip, o que permitiria até 16 núcleos e 32 segmentos em uma parte mainstream. Houve vazamentos de várias partes de 12 núcleos e, sim, peças de maior número de núcleos nas plataformas principais estão chegando com a série Ryzen 3000.

AMD Ryzen 7 3700X e 3700 - agora com 12 núcleos e freqüências muito mais altas

Com a linha AMD Ryzen 7 3000, a AMD parece estar oferecendo duas novas peças, a Ryzen 7 3700X e a Ryzen 7 3700. Ambas as partes são idênticas na configuração do núcleo com as diferenças nos relógios e no TDP. O Ryzen 7 3700X contará com 12 núcleos e 24 threads, que são mais 4 núcleos e mais 8 threads em comparação com o Ryzen 7 2700X. A CPU terá clock de 4.2 GHz e 5 GHz, combinando a maior velocidade do chip de 8 núcleos mais rápido da Intel em um pacote TDP de 105W.

O Ryzen 7 3700, por outro lado, apresentará velocidades de clock ligeiramente ajustadas na base de 3,8 GHz e 4,6 GHz com um TDP de 95W. Será interessante ver se a AMD combina preços similares para a série Ryzen 7 3000 em suas peças existentes, o que claramente esmagaria a concorrência. O AMD Ryzen 7 3700X está listado por US $ 370, enquanto o Ryzen 7 3700 está listado por US $ 335.

AMD-Ryzen-2nd-Gen_7-1-1480x740.png


AMD Ryzen 5 3600X & 3600 - 8 núcleos agora aprimorados com o Zen 2 e relógios maiores

Em seguida, temos as 5 partes do Ryzen, que também têm um núcleo de atualização de 6 núcleos para 12 segmentos, para 8 núcleos e 16 segmentos. O Ryzen 5 3600X contará com velocidades de clock de 4.00 GHz e 4.8 GHz com um TDP de 95W, enquanto o Ryzen 5 3600 contará com clock de 3.6 GHz e 4.4 GHz com um TDP de 65W. O AMD Ryzen 5 3600X está listado por US $ 258, enquanto o Ryzen 5 3600 está listado por US $ 200.

AMD-Ryzen-2nd-Gen_5-1480x752.png


AMD Ryzen 3 3300X e 3300 - 6 núcleos por menos de US $ 150, o que mais você pode pedir?


Há também a série Ryzen 3, que estará competindo no território do Intel Core i3 com preços abaixo de US $ 150. O Ryzen 3 3300X e o Ryzen 3 3300 apresentam 6 núcleos e 12 segmentos, além de velocidades de clock mais altas. O Ryzen 3 3300X operaria na base de 3,5 GHz e 4,3 GHz, enquanto o Ryzen 3 3300 operaria a 3,2 GHz e 4,0 GHz. O Ryzen 3 3300 teria um TDP de 50W, enquanto o X SKU de ponta teria um TDP de 65W. O 3300X está listado por US $ 145, enquanto o Ryzen 3 3300 está listado por cerca de US $ 110.

AMD-Ryzen-2nd-Gen_6-1480x760.png


Há também as partes da série “G” que apresentam gráficos integrados. Rumores afirmaram que as próximas SKUs “G” da série Ryzen 3000 teriam a arquitetura Navi. O Ryzen 5 3600G com 8 núcleos e 16 threads apresentaria velocidades de clock de 3,2 GHz e 4,0 GHz, enquanto o TDP seria de 95W. O processador apresentaria uma GPU Navi com 20 CUs ou 1280 núcleos. Será interessante ver o posicionamento no dado, já que a AMD poderia usar um dado monolítico para essa parte ou usar matrizes separadas no interposer, o que incluiria um dado Zen 2, um dado de I / O, e um dado de GPU Navi. Esta parte está listada por $ 225 US .

Os outros SKUs da série “G” são o Ryzen 3 3300G, que apresenta 6 núcleos e 12 segmentos. As velocidades de clock seriam ajustadas na base de 3,0 GHz e 3,8 GHz com um TDP de 65W. O chip apresentará gráficos Navi 15 com 960 núcleos e está listado por US $ 145 . Será interessante ver como os SKUs da série “G” se apresentam contra os próximos gráficos de desktop da Intel com a arquitetura Gen 11 da GPU.

9fCNhL2.png


djkVhr2.png


Chipset AMD X570 - Uma nova casa para as CPUs da próxima geração Ryzen 3000 da AMD

Como vimos no X470, havia alguns recursos para os processadores da série Ryzen 2000 que eram suportados apenas por novas placas-mãe, como o Precision Boost Overdrive e o XFR 2.0. Não há dúvida de que a família de processadores Ryzen, baseada no Zen 2 da AMD, viria com novos recursos, mas o principal destaque seria o suporte para o PCIe Gen4. A plataforma X570 seria toda a solução PCIe Gen4, o que significa que provavelmente seria a primeira plataforma de consumidor a oferecer suporte ao novo padrão PCIe.

Isso, no entanto, não significa que a série AMD Ryzen 3000 só seria compatível com as placas X570, já que da última vez, as novas CPUs também serão compatíveis com as placas X470 e X370. Eles certamente não exibirão o mesmo conjunto de recursos que estará disponível na linha recém-lançada do X570, mas contará com funcionalidade totalmente estável para usuários que desejam apenas instalar uma nova CPU e continuar usando seus PCs sem o incômodo de atualizar a placa-mãe e tudo do zero.

Espera-se que os fabricantes de placas-mãe esperem 12 e 16 partes centrais e projetem suas próximas placas-mãe em torno dessas informações. Assim, podemos ver uma melhor entrega de energia e uma operação mais estável para chips com maior número de núcleos. Os OEMs, no entanto, não lançaram nenhuma amostra até o momento, já que espera-se que estejam disponíveis por volta de abril deste ano, antes do início da produção em massa da CPU de 7nm da Mattise.

AMD-Ryzen-2nd-Gen_8-1480x760.png


No geral, a estrutura de preços das próximas peças de mesa da série Ryzen 3000 soa muito bem com as especificações, mas elas ainda não estão confirmadas. Então, temos que esperar por informações da própria AMD para ver o quanto isso é verdade. Um rumor recente destacou que a AMD lançará suas CPUs principais da série Ryzen 3000 e placas-mãe X570 em julho, mais sobre isso aqui .









Se derem uma melhorada boa no IPC, por esse preço o 3700x vai fazer sucesso entre os “gamers”.

Eu mesmo iria fácil nele no final do ano “via EUA”.

Resta saber como vai ser esses 10nm da Intel que supostamente vem lá por junho/julho.

.
 
AMD Ryzen 3000 CPU “Zen 2” As especificações e os preços alegados vazam pelo varejista - Ryzen 3850X com 16 núcleos a US $ 560, Ryzen 7 3700X com 12 núcleos a US $ 370, Ryzen 5 3600X com 8 núcleos a US $ 260

https://wccftech.com/amd-ryzen-3000-cpu-specs-prices-online-retailer-ryzen-9-3850x-leak/

https://www.tomshardware.com/news/amd-ryzen-3000-specification-price,38731.html

https://www.bizgram.com/pricelists/001 Bizgram Daily DIY Pricelist.pdf

AMD-3rd-Gen-Ryzen-1030x686.jpg


Os processadores da série Ryzen 3000 da AMD, baseados na arquitetura Zen 2, foram novamente listados por um varejista on-line em Cingapura. O varejista não apenas listou os próximos processadores, mas também mencionou os preços dos processadores que ainda não chegaram ao mercado, o que, se (e um grande se) correto, pode realmente atrapalhar o segmento de desktops mais uma vez.

CPUs AMD Ryzen 3000 listadas junto com preços por varejistas de Cingapura - 16 núcleos por US $ 500, 12 núcleos a partir de US $ 336, 8 núcleos a US $ 200 e 6 núcleos a US $ 110

Pelo visto, esta é a segunda lista que apresenta os mesmos processadores listados por um varejista russo em janeiro. A única diferença é que os processadores agora estão listados com seus preços ou deveríamos dizer, marcadores de posição. Como mencionamos na última vez, as especificações e os CPUs listados pelo varejista parecem ser um marcador de posição, mas como estamos vendo esses serem mencionados em vários canais, pode haver apenas alguma legitimidade para isso. Ainda assim, é aconselhável tomar todas essas informações com um grão de sal até que a AMD compartilhe oficialmente as especificações e os nomes das partes de sua próxima linha de processadores baseados em Zen 2.

Com base na listagem do varejista de Cingapura (via Tomshardware ), parece que a AMD supostamente vai oferecer pelo menos 10 CPUs Ryzen 3000. Assim como da última vez, temos Ryzen 3, Ryzen 5, Ryzen 7 e as novas partes Ryzen 9 que são mencionadas aqui. As partes do Ryzen 9 são obviamente um aceno nas peças Core i9 da Intel, que foram introduzidas em 2018 na plataforma mainstream LGA 1151. A AMD, é claro, quer adotar os principais processadores de contagem de núcleo da Intel com suas próprias ofertas de contagem High Core baseadas no Zen 2 com o dobro de núcleos.

AMD-Ryzen-3000-Zen-2-CPU-Price-Specs-Leak.png


A arquitetura Zen 2 da AMD ofereceria os primeiros processadores para desktop de 7nm, melhorando a arquitetura do chip e aumentando o IPC da geração anterior. A AMD também estará adicionando melhorias de eficiência aos novos processadores alcançados através do novo nó de processo que permite velocidades de clock mais altas.

AMD Ryzen 9 3850X e 3800X - Uma peça AM4 de 16 núcleos com TDP de 125 W e até 4,7 GHz

A linha AMD Ryzen 9 apresentaria duas partes, a Ryzen 9 3850X e a Ryzen 9 3800X. Com base nas especificações anteriormente vazadas, ambos os chips apresentariam 16 núcleos e 32 segmentos. Ambos os processadores terão diferentes velocidades de clock com o carro-chefe 3850X com clock de 4,3 GHz e 5,1 GHz com um TDP de 135W, enquanto o 3800X terá um clock de 3.9 GHz e 4.7 GHz com um TDP de 125W. O Ryzen 9 3850X está listado por cerca de US $ 560, enquanto o Ryzen 9 3800X está listado por cerca de US $ 505.

Enquanto a AMD mostrou uma parte de thread de 8 núcleos, 16, também são esperadas peças de contagem de núcleo mais altas. Em mais tarde chip e morrer tiros, foi confirmado que a AMD poderia apresentar um segundo Zen 2 morrer no chip, o que permitiria até 16 núcleos e 32 segmentos em uma parte mainstream. Houve vazamentos de várias partes de 12 núcleos e, sim, peças de maior número de núcleos nas plataformas principais estão chegando com a série Ryzen 3000.

AMD Ryzen 7 3700X e 3700 - agora com 12 núcleos e freqüências muito mais altas

Com a linha AMD Ryzen 7 3000, a AMD parece estar oferecendo duas novas peças, a Ryzen 7 3700X e a Ryzen 7 3700. Ambas as partes são idênticas na configuração do núcleo com as diferenças nos relógios e no TDP. O Ryzen 7 3700X contará com 12 núcleos e 24 threads, que são mais 4 núcleos e mais 8 threads em comparação com o Ryzen 7 2700X. A CPU terá clock de 4.2 GHz e 5 GHz, combinando a maior velocidade do chip de 8 núcleos mais rápido da Intel em um pacote TDP de 105W.

O Ryzen 7 3700, por outro lado, apresentará velocidades de clock ligeiramente ajustadas na base de 3,8 GHz e 4,6 GHz com um TDP de 95W. Será interessante ver se a AMD combina preços similares para a série Ryzen 7 3000 em suas peças existentes, o que claramente esmagaria a concorrência. O AMD Ryzen 7 3700X está listado por US $ 370, enquanto o Ryzen 7 3700 está listado por US $ 335.

AMD-Ryzen-2nd-Gen_7-1-1480x740.png


AMD Ryzen 5 3600X & 3600 - 8 núcleos agora aprimorados com o Zen 2 e relógios maiores

Em seguida, temos as 5 partes do Ryzen, que também têm um núcleo de atualização de 6 núcleos para 12 segmentos, para 8 núcleos e 16 segmentos. O Ryzen 5 3600X contará com velocidades de clock de 4.00 GHz e 4.8 GHz com um TDP de 95W, enquanto o Ryzen 5 3600 contará com clock de 3.6 GHz e 4.4 GHz com um TDP de 65W. O AMD Ryzen 5 3600X está listado por US $ 258, enquanto o Ryzen 5 3600 está listado por US $ 200.

AMD-Ryzen-2nd-Gen_5-1480x752.png


AMD Ryzen 3 3300X e 3300 - 6 núcleos por menos de US $ 150, o que mais você pode pedir?


Há também a série Ryzen 3, que estará competindo no território do Intel Core i3 com preços abaixo de US $ 150. O Ryzen 3 3300X e o Ryzen 3 3300 apresentam 6 núcleos e 12 segmentos, além de velocidades de clock mais altas. O Ryzen 3 3300X operaria na base de 3,5 GHz e 4,3 GHz, enquanto o Ryzen 3 3300 operaria a 3,2 GHz e 4,0 GHz. O Ryzen 3 3300 teria um TDP de 50W, enquanto o X SKU de ponta teria um TDP de 65W. O 3300X está listado por US $ 145, enquanto o Ryzen 3 3300 está listado por cerca de US $ 110.

AMD-Ryzen-2nd-Gen_6-1480x760.png


Há também as partes da série “G” que apresentam gráficos integrados. Rumores afirmaram que as próximas SKUs “G” da série Ryzen 3000 teriam a arquitetura Navi. O Ryzen 5 3600G com 8 núcleos e 16 threads apresentaria velocidades de clock de 3,2 GHz e 4,0 GHz, enquanto o TDP seria de 95W. O processador apresentaria uma GPU Navi com 20 CUs ou 1280 núcleos. Será interessante ver o posicionamento no dado, já que a AMD poderia usar um dado monolítico para essa parte ou usar matrizes separadas no interposer, o que incluiria um dado Zen 2, um dado de I / O, e um dado de GPU Navi. Esta parte está listada por $ 225 US .

Os outros SKUs da série “G” são o Ryzen 3 3300G, que apresenta 6 núcleos e 12 segmentos. As velocidades de clock seriam ajustadas na base de 3,0 GHz e 3,8 GHz com um TDP de 65W. O chip apresentará gráficos Navi 15 com 960 núcleos e está listado por US $ 145 . Será interessante ver como os SKUs da série “G” se apresentam contra os próximos gráficos de desktop da Intel com a arquitetura Gen 11 da GPU.

9fCNhL2.png


djkVhr2.png


Chipset AMD X570 - Uma nova casa para as CPUs da próxima geração Ryzen 3000 da AMD

Como vimos no X470, havia alguns recursos para os processadores da série Ryzen 2000 que eram suportados apenas por novas placas-mãe, como o Precision Boost Overdrive e o XFR 2.0. Não há dúvida de que a família de processadores Ryzen, baseada no Zen 2 da AMD, viria com novos recursos, mas o principal destaque seria o suporte para o PCIe Gen4. A plataforma X570 seria toda a solução PCIe Gen4, o que significa que provavelmente seria a primeira plataforma de consumidor a oferecer suporte ao novo padrão PCIe.

Isso, no entanto, não significa que a série AMD Ryzen 3000 só seria compatível com as placas X570, já que da última vez, as novas CPUs também serão compatíveis com as placas X470 e X370. Eles certamente não exibirão o mesmo conjunto de recursos que estará disponível na linha recém-lançada do X570, mas contará com funcionalidade totalmente estável para usuários que desejam apenas instalar uma nova CPU e continuar usando seus PCs sem o incômodo de atualizar a placa-mãe e tudo do zero.

Espera-se que os fabricantes de placas-mãe esperem 12 e 16 partes centrais e projetem suas próximas placas-mãe em torno dessas informações. Assim, podemos ver uma melhor entrega de energia e uma operação mais estável para chips com maior número de núcleos. Os OEMs, no entanto, não lançaram nenhuma amostra até o momento, já que espera-se que estejam disponíveis por volta de abril deste ano, antes do início da produção em massa da CPU de 7nm da Mattise.

AMD-Ryzen-2nd-Gen_8-1480x760.png


No geral, a estrutura de preços das próximas peças de mesa da série Ryzen 3000 soa muito bem com as especificações, mas elas ainda não estão confirmadas. Então, temos que esperar por informações da própria AMD para ver o quanto isso é verdade. Um rumor recente destacou que a AMD lançará suas CPUs principais da série Ryzen 3000 e placas-mãe X570 em julho, mais sobre isso aqui .









Pra vir com esse preço de $336 no 3700 essas CPUs devem estar dando uma surra fudida nas CPUs atuais da Intel.
 
Então...

Para user, que nem nós, que compreende que uma cpu 8/16 já tem núcleos suficientes pros jogos que existem hoje e pros que ainda vão ser lançado nos próximos anos é ok, mas pra galera leiga que só vai ver comparativos do R7 e R9 3000 contra i7 e i9 e empatando ou perdendo nos games vai ser uma baita propaganda negativa pra amd.
Já estou até "vendo" ou melhor lendo...

"Os 6/12 da intel rendem mais que os 16/32 da amd"
"O ipc dos Ryzen 3000 é metade do da Intel"

E por ai vai...

E se não fosse só isso, vemos hoje placas mãe A320/420 e B350/450 com vrm de 4+2 que já vai ao limite e além pra segurar uma cpu de 6/12 ou 8/16 atual, que dirá com esses de 12/24 e 16/32...
Não entendo muito da parte técnica da coisa, mas isso pode complicar um futuro upgrade dentro da plataforma.

Como eu não jogo quase nada quanto mais nucleos/threads melhor ja que estudo com 3D e render, pois o TR4 ainda esta fora do meu orçamento, enquanto isso estou no 2700x .
 
Como eu não jogo quase nada quanto mais nucleos/threads melhor ja que estudo com 3D e render, pois o TR4 ainda esta fora do meu orçamento, enquanto isso estou no 2700x .
pra muitos ainda menos núcleos e mais ghz ainda e melhor
provável que esse 500 dólares venha por 3k aqui
 
Para alguns quanto menos núcleos e com GHz melhor, ok. Mas pensando a longo prazo não seria interessante esses 3700 ? EU só quero saber como serão os chipsets novos e as placas mãe. Se as que saírem para esses processadores novos, valerão para os futuros. Isso contará muito numa futura venda/troca.
 
Para alguns quanto menos núcleos e com GHz melhor, ok. Mas pensando a longo prazo não seria interessante esses 3700 ? EU só quero saber como serão os chipsets novos e as placas mãe. Se as que saírem para esses processadores novos, valerão para os futuros. Isso contará muito numa futura venda/troca.
sim pois quantos mais sobrar mais demora pra trocar por isso devolvi o meu 1800x que tinha o bug e não comprei outro
vamos ver por quanto esse 16/32 vira e da pra ficar décadas com ele
 
Se Zen 2 com 8 núcleos custar na faixa de ~$200 eu ficarei muito surpreso. De qualquer forma será ótimo para todos nós, resta esperar.
Relembrando:

A - O que existe de concreto sobre o Zen 2:

Question and Answer - Lisa Su na CES janeiro/2019

1 - O lançamento do Zen 2 será na metade do ano, por enquanto, sem mês definido.
2 - No momento a AMD está fazendo o ajuste fino (definição de clocks e afins). O desempenho está ótimo.
3 - AMD queria mostrar um comparativo de igual para igual (8 núcleos AMD vs 8 núcleos Intel).
4 - Nesse comparativo o Zen 2 teve desempenho similar consumindo 30% menos. Essa redução pode ser útil para aumentar o clock/desempenho.
5 - AMD sempre teve uma vantagem no número de núcleos em relação a Intel.
6 - Existe "espaço" extra (para mais 1 chiplet).
7 - Pode existir mais de 8 núcleos, mas ela deixou claro "mais de 8 núcleos", não quantos núcleos.
8 - 7nm permite dobrar o número de cores devido a densidade.
https://www.anandtech.com/show/13909/ces-2019-amd-ceo-dr-lisa-su

Zen 2 8 núcleos foi demonstrado no CES 2019
https://www.guru3d.com/news-story/amd-demos-7nm-ryzen-3000-processors-and-kicks-some-ass.html

Zen 2 12 núcleos ES apareceu no UserBenchmark
https://www.guru3d.com/news-story/amd-ryzen-3000-matisse-spotted-12-cores-24-threads.html

B - Sobre preço depende de vários fatores (pode vir barato como caro) por exemplo:

1 - negociação com a TSMC/GloFo do preço de wafer 7nm/14nm em volume (7nm pesa no custo de produção).
2 - impacto do die harvesting (exemplo: 2x chiplets para 8/12 núcleos).
3 - yield do processo, clock alvo onde se tira mais chips por wafer (aumentar o lucro).
4 - WSA foi renegociado com a GloFo, isso ajuda a reduzir o custo e compensar 7nm.
https://www.anandtech.com/show/1391...th-globalfoudries-set-to-buy-wafers-till-2021

C - Ninguém sabe com certeza, mas no caso do Zen 2 a AMD pode fazer o seguinte:

1 - lançar 8 núcleos e não anunciar 12/16 núcleos
2 - lançar 8 núcleos e somente anunciar modelo 12 núcleos
3 - lançar 8 núcleos e somente anunciar modelo 12/16 núcleos
4 - lançar 8 e 12 núcleos e não anunciar 16 núcleos
5 - lançar 8 e 12 núcleos e somente anunciar 16 núcleos
6 - lançar 8/12/16 núcleos



Depois do CES 2019 (para ter uma idéia de preço) fiz este cálculo. Segue o comparativo como curiosidade (my two cents).
Fábrica não divulga dado, por isso é complicado calcular custo. Usando literatura, ibs, icknowledge, anandtech, glofo e outros, tem como fazer uma estimativa para comparar, grosso modo, custo.

Zen
die 213mm² (8 núcleos)
wafer 300mm
defeito 0,1/cm² (glofo)
custo wafer $4000 (ibs)

die = (3,14*((300/2)^2)/213)-(3,14*(300/√¯(2*213)) = 286
yield = 0,99*(1+((0,1*2,13)/8))^-8 = 0,8023
a/p = 20+(0,01*1331) = 33,31
custo = (17,42+33,31+4,4)/0,99 = 55,68 dólares

Existe chip com defeito que é descartado de imediato, assim etapas seguintes só processam chips bons.
No entanto, chip com defeito pontual (que passe no teste) pode ter setor desligado e virar modelo inferior. Assim o custo médio, evidentemente, é menor.

Zen 2
Considerando 7nm 80mm² (anand), 14nm 122mm² (anand), $6500 (icknowledge), montagem etapa única, 7nm 0,3/cm² e 14nm 0,1/cm².

8 núcleos
custo (1x chiplet 7nm + 1x I/O die 14nm) = 57,27 dólares
16 núcleos
custo (2x chiplet 7nm + 1x I/O die 14nm) = 105,75 dólares

1 - Cálculo simples da literatura, existem vários modelos de cálculo (depende do objetivo/processo).
2 - Tem custo adicional, por exemplo: pagamento IP, transporte entre unidade fabril, custo de rodar a cadeia, etc.
3 - GloFo/TSMC não divulga quanto cobra por wafer 14nm/7nm e seu lucro. Assim o preço é maior. Mesmo assim, usando referência, tem como fazer comparativo. Na web tem valor maior circulando.

O interessante é que o custo de produção do Zen/Zen2 14nm/7nm 8 núcleos (grosso modo) é próximo. 7nm é a introdução de nova litografia como 14nm foi no passado. Assim (na minha humilde opinião) existe a possibilidade da AMD manter a segmentação/preço.

12 núcleos vai utilizar 2x chiplets e die harvesting. Assim o custo de produção é menor. De qualquer forma, eventual 16 núcleos não será barato porque exige 2 chiplets 100% funcionais.
 
Última edição:
Comprei uma MSI B450-A PRO, será que leva algum AMD com IPC de i7 8700K? (o preço provavelmente será mais em conta que um 8700k)
 
Se derem uma melhorada boa no IPC, por esse preço o 3700x vai fazer sucesso entre os “gamers”.

Eu mesmo iria fácil nele no final do ano “via EUA”.

Resta saber como vai ser esses 10nm da Intel que supostamente vem lá por junho/julho.

.

Vai vir com pompas de cerimônica do "Academy Awards(AKA Oscars)".
Mas eu acredito que a Intel vai dar o golpe, ainda devem adiar o 10nm por causa do DDR5 que já tem data de comercialização anunciada.
Torcer que o Zen2+ tenha placas híbridas com DDR4/5, embora seja um assunto pra daqui 200 páginas desse tópico.
Torcendo que o DDR5 traga um equilíbrio de forças entre o X_86 e o ARM pra Intel parar com essa palhaçada de ficar fazendo um roteiro de terra encantada toda vez que lança um produto novo, as memórias Optane foram o auge dessa metodologia.
 
Comprei uma MSI B450-A PRO, será que leva algum AMD com IPC de i7 8700K? (o preço provavelmente será mais em conta que um 8700k)
IPC igual não vai ficar igual nem com overclock absurdo, mas chega perto. A vantagem dos Ryzen é o Multicore.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo