[TÓPICO DEDICADO] AMD Ryzen Socket AM4 - Zen, Zen+, Zen 2 & Zen 3

Boa noite, estou montando a seguinte configuração:

ryzen 2600x
MSI tomahawk B450

Na lista de compatibilidade de memoria da placa mãe só bateu com as crucial disponiveis no mercado, a ballistix lt e a ballistix tracer rgb.São boa memorias?

queria colocar gskill trident z ou corsair pro rgb, porém nenhuma da compatibilidade. Alguém poderia me falar se comprar essas poderá dar problemas?
 
^^ Pela lógica de intervalo entre DDR*, DDR2, DDR3 e DDR4 pode até rolar uma margem de erro, mas o DDR5 não deve demorar tanto.
Opinião pessoal, pelos preços das DDR4 sonho que as DDR5 não cheguem tão cedo...
 
^^ Pela lógica de intervalo entre DDR*, DDR2, DDR3 e DDR4 pode até rolar uma margem de erro, mas o DDR5 não deve demorar tanto.
Opinião pessoal, pelos preços das DDR4 sonho que as DDR5 não cheguem tão cedo...
mais os tempos de acesso sera o que agora ?
27-27-27 ?
não podia diminuir isso em vez de so fica trocando de um pro outro (ta tem a vantagem da densidade se maior mais capacidade por chip)
 
Galera, meio off... é mais fácil vender DDR4 RGB Preta ou Branca ??
 
Muito bom pra ser verdade. Acho que não terão este aumento de núcleos todo, ou tendo os preços serão maiores.

Caso se confirme serei um feliz proprietário de um R5 3600(X). Nem preciso de mais núcleos.
 
Post errado
 
Muito bom pra ser verdade. Acho que não terão este aumento de núcleos todo, ou tendo os preços serão maiores.

Caso se confirme serei um feliz proprietário de um R5 3600(X). Nem preciso de mais núcleos.
Na minha humilde opinião:

O custo de produção 7nm é maior. Veja lá uma referência do IEDM 2017:
https://hardforum.com/data/attachment-files/2018/10/164784_8BC218C4-AA0A-4296-AA54-2D148144245C.png

Essa era a previsão da AMD em 2017, na época o plano era utilizar a GloFo (e TSMC) na litografia 7nm. A GloFo desistiu de produzir 7nm, então o único fornecedor é a TSMC.
Fácil notar que 7nm custa muito mais caro que 14nm/16nm (e variantes). Nesse gráfico o tamanho do die é 250mm², coincidência (ou não) é o provável die size do Navi.

Para a AMD colocar 8 núcleos na faixa de ~$200 é necessário, por exemplo:

1 - ótimo yield/preço TSMC 7nm chiplet
2 - excelente yield/preço GloFo 14nm I/O (não é difícil porque a produção na GloFo está maduro, rodando faz tempo)
3 - gestão da cadeia de suprimentos perfeito (por exemplo, chiplet e I/O serão produzidos em fábricas diferentes e montados em outra instalação)
4 - WSA renegociado (já foi feito, assim a AMD não precisa pagar para a GloFo se produzir em outro local)
https://www.anandtech.com/show/1391...th-globalfoudries-set-to-buy-wafers-till-2021


Além disso (para 8 núcleos) apesar da demo (CES 2019) mostrar 1, pode ser utilizado 2 chiplets com defeito parcial na configuração 4+4. Isso reduz o custo de produção. No caso 12 núcleos seria 6+6. Ninguém sabe o impacto disso no desempenho. Alguns pontos interessantes:

1 - É preciso lembrar que a TSMC/AMD colocou no mercado a Radeon VII com um die size 331mm² e clock turbo 1800MHz. Quanto maior o die; maior a complexidade e o número de defeitos.
2 - O chiplet 7nm de acordo com a Anand tem aproximadamente 80mm², então além de tirar mais chips por wafer (que reduz custo), o número de defeitos é menor.
3 - Para a AMD, grosso modo, o Zen 2 é um Lego, se quiser aumentar o número de núcleos é só colocar outra peça (chiplet). Não precisa ter gasto adicional com máscaras e afins.
4 - Intel, por outro lado, precisa de um novo chip/máscara/projeto e isso custa mais caro (por exemplo, 10 núcleos).
5 - Se a AMD conseguir um excelente preço no Zen 2, então pode esperar um Navi com preço (super) convidativo.


Se o desempenho for o esperado, Zen 2 vai complicar a situação da Intel. Agora, se o preço do leak for próximo da verdade, a Intel vai ficar em posição muito mais difícil.

No Architecture Day (dezembro/2018) a Intel mostrou seu plano futuro 10nm, mas não deu detalhe sobre quando será lançado a linha desktop. De acordo com a Anand, a partir de agora a Intel separou a nomenclatura chip/core. Então vai existir (por exemplo) chip Ice Lake + core Sunny Cove. Pelo que eu entendi a Intel vai lançar 10nm mobile em 2019 e desktop no início de 2020. Mas IMHO se bater o desespero pode ter lançamento antecipado (se 10nm estiver rodando certinho).

Novo Socket
2019 10nm Sunny Cove
2020 10nm? Willow Cove
2021 10nm ou 7nm? Golden Cove

Caso o Sunny Cove (e respectivo chip Lake) tenha algum atraso, existe rumor que a Intel vai lançar o Comet Lake. Esse seria 10 núcleos na litografia 14nm :D
https://adrenaline.uol.com.br/2018/...em-linha-comet-lake-s-com-10-nucleos-em-14nm/


Bem, resta esperar, o lançamento está próximo !
 
Última edição:
Certamente, sim. Faltou força... Resolvido, então.
mas aconteceu algo louco, o slot 2 não funciona em dual channel, o pc reiniciou 2 vezes em jogos, to achando que é a fonte (n confio nela) mas eu só tirei a memoria ram e botei denovo e tudo voltou ao normal.
 
AMD: 3rd Gen Ryzen Threadripper em 2019

https://www.overclock3d.net/news/cp...n_reveals_ryzen_3rd_generation_threadripper/1
https://www.anandtech.com/show/14059/amd-3rd-gen-ryzen-threadripper-in-2019

amd-plans-apu-cpu-678_678x452.png


Em uma nova apresentação para investidores, a AMD anunciou um plano de lançamento mais preciso para suas APUs e CPUs para computadores desktop, móveis e servidores. A empresa está se preparando para atualizar toda a sua linha de produtos para diferentes tipos de máquinas clientes e servidores ainda este ano.

Como se vê, a AMD pretende lançar seus produtos móveis da 2ª geração Ryzen Pro para notebooks nesta primavera. A AMD também planeja lançar seus processadores da 3ª Geração Ryzen no meio do ano. Um pouco mais tarde, a empresa está pronta para lançar sua 3ª geração de CPUs Ryzen Threadripper para desktops e estações de trabalho extremas. Os processadores de codinome Rome da AMD para servidores também devem ser lançados em 2019, mas o fabricante não elabora o cronograma exato.

06113040558s.jpg


Da AMD 2 nd processadores quad-core 3000 da série Pro Gen Ryzen são baseados na microarquitetura Zen + e são feitos usando tecnologia de processo 12LP GlobalFoundries, tal como os seus não-Pro homólogos . Os últimos estão programados para se tornarem disponíveis no futuro próximo, por isso vamos aprender mais sobre o que esperar destas próximas APUs em breve.

cpu33_575px.jpg


Os processadores da 3ª geração Gen Ryzen da AMD para desktops contam com o novo design de codinome Matisse . Matisse possui duas matrizes: uma matriz chiplet contendo oito núcleos baseados na microarquitetura Zen 2 e construída usando o processo de fabricação 7N da TSMC; e uma matriz de E / S com pistas PCIe 4.0 e construída usando a tecnologia de fabricação 14LPP da GlobalFoundries.

IMG_20181105_093458_575px.jpg


Os processadores da 2ª geração EPYC da AMD (codinome Rome) e do 3 ° Gen Ryzen Threadripper têm muito em comum. EPYC terá oito chiplets baseados no Zen 2 de 7nm para fornecer até 64 núcleos e um dado de IO. Esperamos que o 3rd Gen Ryzen Threadripper seja construído na mesma plataforma.
No momento, não se sabe quantos núcleos o Threadripper 3rd Generation oferecerá, mas a natureza modular dos projetos da AMD pode permitir que até 64 núcleos sejam entregues no TR4, o mesmo número de núcleos que os produtos EPYC 2nd Generation da AMD.
 
mas aconteceu algo louco, o slot 2 não funciona em dual channel, o pc reiniciou 2 vezes em jogos, to achando que é a fonte (n confio nela) mas eu só tirei a memoria ram e botei denovo e tudo voltou ao normal.
Passei por isso na B350 Plus... acho que já citei aqui... começa a dar mau contato ou algum problema no slot DDR4 e o problema se torna intermitente. perde dual, conta 2x8=8.. e por aí vai.
No final, foi pra RMA e aprovado. Kabum trocou aplaca.
 
Passei por isso na B350 Plus... acho que já citei aqui... começa a dar mau contato ou algum problema no slot DDR4 e o problema se torna intermitente. perde dual, conta 2x8=8.. e por aí vai.
No final, foi pra RMA e aprovado. Kabum trocou aplaca.
então é melhor eu fazer a troca né ? me fala uma coisa, eu to tendo problema pra tirar o cpu do socket, como faço pra retirar sem causar nem dano no cpu ?
 
então é melhor eu fazer a troca né ? me fala uma coisa, eu to tendo problema pra tirar o cpu do socket, como faço pra retirar sem causar nem dano no cpu ?
Pelo visto o cooler está preso no processador, se for isso mesmo, use o computador para esquentar o processador, desligue e tenta retirar o cooler novamente. Espero ter ajudado.
 
Pessoal, boa noite

Vou montar uma configuração com o 2700x.

Gostaria de saber se, depois de alguns meses do lançamento, a compatibilidade dele e das placas-mãe melhorou com RAM 3200Mhz.

E, além disso, ainda é melhor usar Corsair 2400 Mhz CL14 (e fazer overclock até 3000/3200Mhz) ou a Corsair 3200 Mhz CL16? Há uma diferença grande de performance entre elas?

Obs.: citei a Corsair por ser a opção que devo comprar.
 
IPC igual não vai ficar igual nem com overclock absurdo, mas chega perto. A vantagem dos Ryzen é o Multicore.

errado, você está confundindo IPC com desempenho single-core que é IPC x Frequencia, o IPC do ryzen é equivalente (na verdade um pouquinho maior) ao dos CPUs da intel

IPC significa instruções por ciclo, ou seja quantas instruções um cpu faz por ciclo a quantidade de ciclos não influencia em nada nisso, uma analogia seria quantos metros um corredor faz por passada, por exemplo se ele faz 1 metro por passada tendo uma frequência de 60 passadas por minuto então ele corre a uma velocidade de 60 metros/m (ta mais pra uma caminhada)

ou seja se o CPU faz uma instrução por ciclo multiplicado pela frequentaria (clock) você tem a quantidade de ciclos por segundo (desempenho do CPU)

https://www.tomshardware.com/reviews/ipc-cpu-definition,5777.html
 
então é melhor eu fazer a troca né ? me fala uma coisa, eu to tendo problema pra tirar o cpu do socket, como faço pra retirar sem causar nem dano no cpu ?

Pelo visto o cooler está preso no processador, se for isso mesmo, use o computador para esquentar o processador, desligue e tenta retirar o cooler novamente. Espero ter ajudado.
Exatamente isso aí. Pra ajudar mais, dá uma estressada com o AIDA por 2 min. pra aquecer e amolecer a pasta. Para, desliga e tenta remover, girando levemente o cooler para um lado e outro.
 
Sério, Mestre Splinter ?? :john::facepalm:
 
Para um 2600x qual das duas mobo?

Placa Mae Asrock B450m-hdv Am4 Ddr4.

Placa Mae Biostar B450mhc Amd Am4 Ddr4 Ryzen Chipset B450.
 
Vou tentar ajudar.. tive o 1600X. Qual o cooler? Para sabermos o potencial dele.
Apenas desligue o Core boost - imagem 1.
CPU Dvid = +0,072 - imagem 2
Vsoc Dvid = +0,024 - imagem 2
cpu Ratio = 38. Opções de cpu.
Salve, reinicie e verifique clock, Vcore, Vsoc, temp informadas no BIOS.

.

Também estou precisando de umas dicas de over no 1600x. Também precisa de ajuste no LLC?
 
Ma MSI, não sei como é a nomenclatura. Mas, basicamente, você segue o mesmo princípio.
Com esse H7, pode começar 3.9GHz, Vcore 1,36V, Vsoc, 1,10-1,125V, LLC baixo/regular.. Boost desativado.
Conforme sucesso ou não, temp, CPU/VRM, você aperta ou afrouxa o OC. 2 vias: manter clock => baixar/subir Vcore/Vsoc ou manter Vcore /Vsoc => baixa/subir clock.
Temp. cpu (Tdie 75ºC máx estresse) e VRM (máx 70ºC estresse) sempre comandando as decisões. Eles suportam mais, porém, estes aí são valores conservadores.
Em uso 'normal', ainda que pesado, deve ficar uns 10ºC a menos, como em jogos. Se usa para aplicações de 100% carga, como render, então, seja mais conservador ainda.

Judit: @Jerry Adriani
Dá uma olhada como rodava meu ex-1600X... e era um chip mediano.

..


.
 
Última edição:
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo